FOLGA INESPERADA

Pode uma equipa ganhar um jogo por 5-0, e dizer-se que o conseguiu com sorte? Pode, e a prova é o Marítimo-Benfica desta noite.
Durante meia-hora os encarnados pouco ou nada mostraram. Não sei se por uma questão estratégica (chamar a equipa contrária para o seu meio-campo, de modo a aproveitar os espaços nas suas costas), se por deficiente abordagem ao jogo, a verdade é que durante esse período saltou à vista um predomínio madeirense na fatia do terreno por onde a bola andava, e simultaneamente alguma passividade benfiquista, um pouco à semelhança do que se viu em Olhão, e na primeira parte de Vila do Conde.
Não há campeões sem sorte, mas a verdade é que o Benfica seguramente não contava com os sucessivos golpes de fortuna que o bafejaram desde os trinta minutos até ao intervalo, e que resolveram o jogo. O golo no primeiro lance de perigo criado, a primeira expulsão, novo golo no segundo lance, nova expulsão, penálti, mais um golo e tudo decidido.
A partir do intervalo (e só faltava um auto-golo, que de pronto surgiu), com os importantes três pontos nas mãos, assistiu-se a um autêntico treino de descompressão para o Benfica, que permitiu poupar alguns elementos, e fazer descansar mesmo aqueles que continuaram em campo.
É difícil analisar um jogo com estas características. Podemos falar apenas da eficácia concretizadora dos encarnados - mais visível na primeira parte, pois na segunda, difícil seria não marcar - e da dignidade do Marítimo, que mesmo reduzido a nove elementos, mesmo contra um placar pesadíssimo, nunca deixou de lutar, chegando até a criar mais do que uma ocasião de golo, e evitando, senão a goleada, pelo menos a catástrofe (0-9?, 0-10?) que se chegou a desenhar no início da segunda parte.
O árbitro teve um trabalho complicado. Terá deixado um penálti por marcar para cada lado, e terá poupado mais uma expulsão ao Marítimo (João Guilherme). No lance do terceiro golo benfiquista, quando dá ordem de entrada a Di Maria a bola está do outro lado do campo, o que chega para o ilibar. O trabalho de João Ferreira foi fraco, mas não justificava as incompreensíveis palavras de Peçanha no final do jogo. Afinal de contas, nem sequer houve qualquer golo de voleibol a adulterar o resultado a poucos minutos do fim.
Disse, antes do jogo com o Olhanense, que a sequência de jogos que ia desde aí até ao final deste mês de Janeiro poderia ser decisiva para apurar o campeão, e a verdade é que se o Benfica tem ganho também esse jogo teria agora oito pontos de avanço sobre o FC Porto, que na próxima jornada joga na Choupana. Quando o fiz não contava com o Sp.Braga, que jornada a jornada se vai revelando um candidato de corpo inteiro, e começa a causar apreensão. Para o FC Porto a vantagem começa a ser significativa, ainda que seja muito cedo para qualquer triunfalismo (até porque o Benfica terá ainda de jogar no Dragão, e como tal qualquer derrota benfiquista deixará a equipa de Jesualdo apenas dependente de si própria). Três coisas tenho como certas: uma é que haverá emoção até ao fim, outra é que o Benfica está no bom caminho, e a terceira é que teremos de contar com o Sp.Braga.

10 comentários:

João Davim disse...

Acho que o Braga vai cair principalmente se o FCP continuar mal... O FCP precisa da champions para continua à tona da água, mesmo que como se viu com o SCP começar a champions na segunda pré-eliminatória seja um risco...

Quanto ao Benfica, acho que uma vitória na próxima semana pode ser muito importante para fechar este ciclo complicado para o campeonato, porque depois, até 7 de março, vêm 5 adversários, que, não estando a menosprezá-los porque têm de ser encarados com respeito, são fracos: Setubal, Belem, Leiria (em casa), Leixões e Paços, e acho muito provável e importante que nesta série o benfica faça 15 pontos, enquanto os adversários perderão sempre pontos entre eles:
Há:

Porto vs Braga
Sporting vs Porto
Braga vs Maritimo

pelo meio...


PS: pelo meio também volta a liga Europa 18 e 23 de Outubro, pelo que jogadores como Amorim, Weldon, Nuno Gomes, Carlos Martins, Airton (para mim O mais importante reforço de inverno), Miguel Vitor, Sidnei, Felipe Menezes serão importantissimos para ajudar a equipa, assim saiba Jesus gerir a equipa

Slbgloslb disse...

"O trabalho de João Ferreira foi fraco"... não concordo, pq nos lances fulcrais apitou sempre e decidiu bem. Pode-s alegar excesso d zelo na 1ª expulsão, mas só ele olberdam e saviola sabem o q realmente foi dito, dai q apenas s poded especular se teve bem ou n em expulsar o jgdr.

Qts aos outros 2 penalties q ficaram por marcar creio n serem assim tao claros pra s dizer q errou.

Fiquei surpreendido pla positiva pla forma cm decidiu e conduziu a partida após as pressões e suspeitas d q foi alvo plos tripeiros na semana anterior.

FORÇA SLB rumo ao 32º!

Anónimo disse...

golos de voleibol?por acaso nao é daqueles que acredita que o golo do falcao foi com a mao pois n?bem com as suas palas vermelhas ja nada me espantava.

Vitória do Benfica disse...

Boa Tarde Luís Fialho

Sinceramente não gostei do Benfica. Gostei muito do primeiro golo. Há muito tempo que não via um golo do Benfica marcado com aquela frieza, com que Cardozo ia agarrando os ressaltos, até encontrar alguém, claro o suspeito do costume, para marcar o golo.

O arbitro esteve bem se comparado com outros , bem melhor que Lucília Batista, e bem melhor que Jorge de Sousa, ou que Artur Soares Dias o ano passado, este último onde depois do penalty distribuiu cartões amarelos a meia equipa do Benfica.

Continuo a considerar que o Benfica não tem jogadores ou não desenha estratégias para colocar jogadores em campo, capazes de fugirem a marcações feitas pela maioria das equipas do campeonato português.. Di Maria esteve bem, já considero Ramires pouco bem, César Peixoto mal e Aimar cansado. E continuo a pensar ss não arranjamos um substituto para César Peixoto vamos mesmo perder o campeonato.

Tenho pena de este resultado, não ter sido com o Nacional, afinal é muito mas muito mais satélite do Porto que o Marítimo. Agora se o Presidente do Nacional, vai para a Liga de Clubes( lá iremos ter mais um lacaio)

Quanto ao Sporting de Braga, um que foi levado ao colo no nosso jogo com eles em Braga. Se Jorge de Sousa tivesse sido o arbitro que devia nós teríamos mais três pontos que eles. Afinal, nunca mais há relatório de um arbitro que mente.

O Braga para mim ainda não é candidato sério, só depois do resultado com o Sporting é que eu considero, se ganharem preocupante, mas só temos de nos preocupar connosco. Estranho o Renteria cedido pelo Porto. e Luís Aguiar.

LFV, disse e muito bem, nós somos o país, e só ganhamos um campeonato nos últimos quinze anos. Isto só prova que os Portugueses são honestos.

BENFICA SEMPRE

João Davim disse...

Queria corrigir-me, no meu comentário anterior, é óbvio que a Liga Europa não volta em Outubro, mas sim 18 e 23 de Fevereiro...

Jotas disse...

Foi uma vitória de mão cheia do Benfica, num resultado que não espelha as dificuldades iniciais pelas quais o Benfica passou.
Um jogo que se esperava complicado e que foi facilitado pela acção dos jogadores maritimistas, factor esse de que o Benfica não tem culpa, a não ser para aqueles que conseguiram saber o que disse Olberdam e que entendem que contra o Benfica qualquer jogador adversário pode defender com as mãos no interior da sua área.

LF disse...

Eu acho que o Braga começa a procupar.
Esta vitória em Coimbra foi um passo importante.
O Luís Aguiar e o Renteria vão fortalecer o plantel.
E não me admiro que, dentro de semanas, eles tenham dois milhões de adeptos.

Ainda me lembro bem do Boavista...

João Davim disse...

Renteria falha imensos golos nesse aspecto é parecido com Nuno Gomes e parece que no Brasil não era utilizado, e Luís Aguiar vem de muito tempo parado na Rússia. Já conhecem os cantos à casa, mas vêm ambos com falta de ritmo gritante...

Depois outra questão:

Quem sai da equipa para eles entrarem?

Hugo Viana? Mossoró? Matheus? Alan?
Meyong? Paulo César? Até Adriano está no banco ou nem isso...

É notável a qualidade do plantel do Braga, está sem dúvida ao nível do do SCP, mas não podem jogar todos ao mesmo tempo, e o Braga já só joga no campeonato e na taça...

E mais que Luís Aguiar e Renteria precisam de um substituto de Vandinho, se ele falha naquele meio-campo falha a equipa toda, e não me digam que entra o Madrid que eu caio da cadeira a rir...
E se vendem o Rodriguez aquele centro da defesa também deixa de ser de betão...

LF disse...

João,

A questão é que começam a ter muitas alternativas no plantel, aspecto que normalmente distingue os candidatos ao título dos outros.

Estão já em condições de resistir a lesões, castigos e desgaste (que aliás para eles vai ser bastante menor, pois não estão na Europa).

Tenho alguma esperança que na altura das grandes decisões as pernas tremam um pouco aos seus jogadores. Mas se assim não for, creio que temos aqui um problema.

João Davim disse...

Não estou a dizer que não, aliás eles fizeram o que o Benfica devia fazer que é ignorar a taça da liga. Mas eles estão a desequilibrar o plantel, para uma quantidade absurda de criativos só têm um trinco e 3 centrais (não estou a contar o paulão que acho que mal jogou este ano), e toda a gente sabe que se o Porto quiser o Rodriguez vai, não têm substituto para Evaldo (Tiago Pinto pfff...), os efeitos da saída do João Pereira ainda não são quantificáveis...

Mais, têm 23 golos, ao nível do Nacional, Leiria e Maritimo e muitas vitórias por 1-0 (contam 3 pontos na mesma)... Ou seja, se mexem na consistência defensiva vão sofrer, assim como vão sofrer por enfrentar equipas mais fechadas... E não voltam a ganhar aos 3 grandes... Aliás se calhar nem ao Benfica ganhavam se não fosse a canhalisse e o jogo fora das 4 linhas...

Mas admito que ambos estejamos a esgrimir argumentos que se equivalem, e que apenas o ponto de vista nos separa. Apenas o jogo de sexta (acho eu) com o SCP pode ajudar a ver quem tem mais razão, fazendo eu votos que o SCP ganhe (estou a fazer mais que muitos sportinguistas que comentam no record, e que querem a derrota do SCP para o Benfica não ser campeão, mas isso são contas de outro rosário).

Mas isso de nada conta se não ganharmos ao Guimarães que mais uma vez vai comer a relva porque o jogo é contra nós...

PS: Espero que Rui Costa e Jesus isolem a equipa da pressão que lhe vão meter em cima a partir de 4ª ou assim, porque se a jornada pode correr muito bem, mas também pode não correr, e convém que quando o benfica subir ao relvado e já souber os resultados dos rivais, ignore isso e faça o seu jogo, e pense só no que se passa no relvado, porque se o fizer ganhamos de certeza..