CLASSIFICAÇÃO REAL

Jornada de clássico é quase sempre jornada de polémica. Este não fugiu à regra, ainda que a superioridade do Benfica e a justiça da sua vitória, de tão clara e evidente, tenha contribuído para dissipar grande parte da discussão.

P.FERREIRA-SP.BRAGA
Não vi o jogo, nem me chegou nota de qualquer erro com influência no resultado
Resultado Real: 0-1

NAVAL-SPORTING
Pelo resumo percebe-se que há um penálti sobre Saleiro, cometido pelo guarda-redes da Naval. Julgo não terem existido mais casos graves.
Resultado Real: 0-2

BENFICA-FC PORTO
No clássico os casos foram muitos, e os erros também.
No aspecto disciplinar ficaram por mostrar cartões amarelos a Falcão, César Peixoto, Fernando e Javi Garcia, conquanto que os exibidos a Saviola e David Luíz pecaram por excesso. Mas o caso mais grave foi a expulsão perdoada a Cristian Rodriguez, num lance digno de artes marciais, que não se percebe como não foi devidamente punido.
Quanto aos erros técnicos, o mais grave teve o mesmo protagonista. Cristian Rodriguez cometeu um dos penáltis mais claros de todo o campeonato, que só o condicionamento a que Lucílio Baptista estava sujeito (Taça da Liga, etc) evitou que fosse assinalado. Eis um dos motivos pelos quais esta nomeação não era compreensível. Não teve consequências porque o Benfica ganhou o jogo, mas se porventura o FC Porto empatasse nos últimos minutos, tínhamos o caldo entornado, e bem entornado.
Quanto aos outros lances reclamados, não parece existir motivo para falta: Peixoto tenta apenas cobrir a bola de Hulk, e Cardozo vê a bola tocar-lhe no braço sem que faça qualquer movimento para isso.
O golo é precedido de um lance irregular, é certo, mas se contarmos (e eu contei), a bola toca em quatro jogadores portistas, desde o momento do calcanhar de Urreta até ao remate final de Saviola. É pois abusivo considerar que esse fora-de-jogo influiu directamente no golo. Se formos por aí, qualquer erro do árbitro nos primeiros minutos condiciona todo o desenrolar do jogo daí em diante. Quando David Luíz cruza, a defesa do Porto está colocada (depois de ter afastado o perigo anterior), é um novo ataque, é um novo lance, e então Saviola aparece em jogo para marcar.
Maxi Pereira está caído sobre a linha de golo, e se alguma interferência poderia ter, essa seria evitar o golo do Benfica caso a bola lhe embatesse.
Resultado Real: 2-0 (considerando o penálti de Rodriguez)

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 36
Sp.Braga 28
FC Porto 27
Sporting 23

10 comentários:

xpto disse...

Ora nem mais...

Anónimo disse...

Como??? Ai é possivel rasteirar para proteger a bola??? Como??? Então um fora de jogo claríssimo que desestabilizou a defesa toda do Porto, n teve interferencia no golo??? Como?? Então atirar deliberadamente a bola à cara do Fernando n é agressão??? Como?? E o lance em que o David Luis salta com o braço em cima do Varela, dentro da área?? Como?? Então a entrada do Carlos Martins de pé levantado que até virou o Meireles no início de jogo n dá amarelo???
O LF a comentar arbitragens dá-me vontade de rir!

Sry Lanka disse...

1º. Fora de jogo do Urreta 10 segundos antes do golo, é óbvio que devia ter sido assinalado, e consequentemente, já não haveria aquele golo. Golo procedido de irregularidade.

2º. O canto que deu origem ao penalti do Cristian, não era canto...mas sim pontapé de baliza! Quem põe a bola fora é o Weldon. Mas o lucílio amigo viu canto. Se calhar por isso, e não pla taça da liga, não assinalou o penalti claro.

3º Pontapear a bola intencionalmente contra um adversário q está no chão, não é uma agressão?? (Javi a Falcão)

4º Cristian salta pró colo do Javi...é entrada violenta? Agressão?

5º Amarelo ao David Luiz exagerado. Peso de consciência por ter fechado os olhos ao pontapé de Javi contra Falcão, e ao agarranço de camisola de Peixoto a Hulk plas costas.

Nuno Figo disse...

Deixo como prenda de Natal uns factos curiosos, a propósito dos "benefícios" dos árbitros ao Benfica durante esta (quase) primeira metade da Liga.

(fonte: maisfutebol)

Clube com mais faltas sofridas:
- Benfica, 203
- Braga, 186
- FC Porto, 182

Clube com menos faltas cometidas:
- Benfica, 154
- Olhanense, 157
- Marítimo, 158
- Paços de Ferreira, 160
- FC Porto, 162

Clubes com menos cartões amarelos:
- Marítimo, 24
- FC Porto, 25
- Académica, 26
- Braga, 27
- Belenenses, 29
- Rio Ave, 31
- Benfica, 31

Clubes com menos cartões vermelhos:
16º FC Porto, ZERO
7º Benfica, 2
1º Leixões, 8

Clube com melhor ataque:
- Benfica, 2.7 golos/jogo
- FC Porto, 1,9 golos/jogo
- Marítimo, 1,6 golos/jogo


Conclusões? As que quiserem... As minhas? O Benfica é, como em várias coisas, uma aberração estatística:
- correlacionando a produção do seu ataque com o número de amarelos, sai da norma (FCP e Marítimo, com 2º e 3º melhor ataque, são 1º e 2º com menos cartões).
- Apesar de ter o menor número de faltas cometidas, é 10º no top de cartões amarelos mostrados e 7º no top de vermelhos.

Olhemos agora, só para matar outro mito, os jogadores com mais faltas cometidas:
1º Bruno Gama, 31
7º João Moutinho, 27
9º David Luiz, 26
18º Fernando, 23

Afinal, parece que David Luiz, apesar de 7º, faz MENOS faltas que... João Moutinho, por exemplo. Mas não se safa dos seus 5 amarelos, perfazendo 1 amarelo a cada 5 faltas.
Como referência, Moutinho tem 3 amarelos, ou seja, um cartão em cada 9 faltas.

Feliz Natal!

pedro araujo disse...

Resultado Real: 2-0 (considerando o penálti de Rodriguez)

deves ser muito fraco de ideias ou melhor deves ser mt burro ao escrever isto. o penaltie do hulk, o golo em fora de jogo, etc,etc.
por estas e por outras é que a blogosfera anda assim

tem juizo

Anónimo disse...

Só tu.
Carrega Lucilio!

Anónimo disse...

Se alguém tem dúvidas da sua honestidade... ficaram desfeitas então golo do Benfica não é antecedido de um fora de jogo claro? E pelo facto de passar por 4 jogadores do Porto legítima o golo? Parece mentira.

Vasco Portugal disse...

O Urreta só estaria em fora de jogo se o Saviola tivesse tocado na bola... Como não tocou o lance é legal...

Editor deste blogue disse...

Jesus! O Benfica já está a 9 pontos do Porto? É obra Sr LF, melhor só o Mourinho.

Quanto ao lance anterior ao golo, até o mais triste dos ignorantes do mundo sabe que se a infração tivesse sido assinalada, o lance seguinte, o do golo, não existia, nem os toques que fala por parte dos jogadores do Porto, o que faz com que o golo tenha sido ilegal, mas esse critério não é considerado na sua "classificação real" uma vez que prejudicaria o cavalgante avanço que o Benfica leva neste momento.

«não se percebe como não foi devidamente punido» também, o mesmo jogador que veio a marcar o golo, quando deliberadamente pisa Fucile no relvado, ou pelo menos naquilo que chamam o relvado da luz!

iBenfiquista disse...

Só vou falar de uma situação. Houve um lance entre o Falcão e o David Luis por volta dos 15 min da 1ª parte, em que aquele foi claramente à perna do D. Luis, sem intenção de ir à bola, numa falta um pouco parecida, mas não tão violenta nem espectacular, como a famosa falta do Bynia, que devia ser mostrado cartão VERMELHO ao Falcão. Nem amarelo foi. Foi uma falta que podia ter partido a perna ou um osso do pé ao DL. Foi um falta claríssima e que se vê muito bem na TV. Em Inglaterra estas faltas dão sempre cartão vermelho.

Tem piada, não vi esta falta falada nem na TV nem mesmo nos blogues benfiquistas e foi, na minha opinião, uma falta muito mais feia, mas não tão espectacular, como a do Rodrigues contra o Javi já no fim do jogo.

Quanto à falta do Rodrigues sobre o Javi, há aqui um andrade que diz que o Rodrigues se atirou para o colo do Javi e que por isso não foi falta. Só lhe faltou gritar, MAMÃÃÃ!!! LOL. Ao que chegam a cegueira e o fanatismo. Foi uma "pancadinha de amor", dada a época do ano em que nos encontramos, não foi? Será que as pessoas não pensam quando falam?

Saudações Benfiquistas