ATÉ SEMPRE !
Foi um profissional de excepção e um dos melhores guarda-redes do Benfica nos últimos anos. Apanhou o clube da Luz no pior período do seu historial, e ainda assim ficou na memória dos adeptos como aquele que afastara males maiores. Só algum azar com as lesões impediu que a sua carreira posterior tivesse chegado tão longe quanto as suas capacidades anunciavam.
Lembro-me bem da sua frieza na baliza, tão contrastante com o insuportável calor da dor que agora o fez desistir de tudo. Nunca sorria, o que sempre atribuí à espartana mentalidade alemã – sobretudo de leste, como era o caso. Recordo-me como entrava em campo, e de rosto fechado acenava aos adeptos batendo duas palmas para cada lado da baliza.
Substituiu Preud’Homme – talvez o melhor guarda-redes que alguma vez jogou em Portugal -, e, mesmo muito jovem, rapidamente o fez esquecer. Terá sido esse o seu maior título no Benfica.
Teve alguns momentos menos felizes. Lembro-me de um “frango” com o Dínamo de Bucareste numa noite chuvosa na Luz (uma das maiores chuvadas que apanhei, sem protecção, num estádio de futebol). Lembrarmo-nos de um “frango”, de um só “frango” de um qualquer guarda-redes, é, diga-se, bem revelador da sua qualidade.
Esteve em Vigo, mas, por extraordinário que pareça, saiu inocente da derrocada. Esteve no sexto lugar de 2001, mas também aí não merece quaisquer culpas - pelo contrário, o que teria sido sem ele? Segurou com as suas mãos algumas vitórias sobre o Sporting (aquela do livre de Sabry, a dos 3-0 com José Mourinho) e sobre o FC Porto (uma também com pontapé do egípcio, outra com dois golos de Van Hooijdonk). Faltou-lhe uma melhor equipa à sua frente para que o registo pudesse apresentar outro colorido quanto a títulos. Era um dos únicos quatro grandes jogadores que o Benfica tinha na altura, como refere o "Special One" na sua biografia.
Lamentei a sua saída, mas percebia que, face àquele Benfica, tivesse outras ambições. Chegou ao Barcelona, à selecção da Alemanha, mas infelizmente não atingiu, nem na Catalunha, nem na Mannschaft, o nível que prometia. E foi no campeonato do seu país que voltou às grandes exibições.
Dizia-se que queria voltar ao Benfica. Julgo que ainda tinha uma casa perto de Lisboa. Não foi possível regressar.
O sofrimento da perda de uma filha – porventura o mais duro teste de resistência que um homem pode ter de enfrentar na vida –, ter-se-á revelado demasiado pesado para ele.
Parte aos 32 anos, mas continuará presente na nossa memória.
Descansa em paz, Robert.
38 comentários:
enke tinha tanto de bom guarda redes como de burro!
podia ter sido um "Deus" no benfica, mas a ganancia e talvez ás más companhias levaram-no a fugir para o Barcelona cuspindo no prato que lhe deu de comer.
Perdeu-se um grande guarda redes, agora na minha opinião não se perdeu um grande homem.
O homem não resistiu; 1-0 à Naval, só?!!!!!
A que horas passa o combóio?
Zás!.....
Robert sempre transmitiu algo de inexplicável para nós, o olhar a expressão facial fez com que rapidamente se tornasse parte da familia. Que descanse em paz e seria bonito uma ida de alguém do Benfica á despedida final. Boas defesas lá onde estás..
É sempre constrangedor vermo-nos confrontados com situações de mortes prematuras. Pelos que partem e pelos que ficam sem eles.
Recordo igualmente um enorme talento na baliza do Benfica, ainda por cima muito jovem e substituindo Preud'home.
Gostava de ver o Benfica a marcar presença na sua despedida.
A vida não lhe sorriu.
Que possa descançar em paz.
Foi talvez este o pontapé mais dificil de defender: a ambivalência entre a vida e a morte. Enke escolheu partir, espero que lá do céu ele veja a sua filha e assista ao Benfica campeão.
Não resisti a publicar os dois primeiros comentários acima.
Não deveria fazê-lo, mas acho que espelham bem o nivel das personagens que os escreveram.
São um espelho para eles, e uma evidência para nós.
Coitados...
Sem dúvida um excelente guarda-redes... Daqueles que tinha pena que não fosse do Porto. Ainda tive ilusões quando à uns anos se falou que poderia vir para o Dragão. Pena, não veio...
P.S.: Vitoria, à uns posts atrás perguntou(suponho que fosse uma pergunta) se jogo perigoso na área é penalty. Pois bem, não é... É livre indirecto. Se não sabe aprenda antes de dizer barbaridades...
LF,
a maior parte das vezes não concordo com as tuas análises. Temos cores diferentes. Visões diferentes. Acho-te faccioso. Mas perante coisas realmente importantes como esta tenho de dizer, ENKE tinha muito de bom guarda-redes mas muito mais de Homem. Foi um campeão fora dos relvados. Infelizmente as pessoas desconhecem as suas preocupações sociais. E julgam os outros antes de se julgarem a si mesmas.
Ao Aurelio Estorninho e ao eduardo só digo isto:
Que lhes aconteça o mesmo e sem hipocrisias.
RIP!
Também assisti ao "frango" frente ao Dinamo de Bucareste e levei uma grande molha...
Era enorme na baliza, mas ainda era maior fora dos campos de futebol...
Espero que tenha encontrado a sua filha, num outro local...
Paz à sua alma...
Tou pasmado com os 2 primeiros comentários... Como é possivel haver tanta merda junta numa cabeça só??
Ao primeiro não me restam duvidas que não é sequer um homem é...quanto mais grande...! e ao segundo espero sinceramente que se atravesse à minha frente fora da passadeira... ZÁS!!!
Tou pasmado com os 2 primeiros comentários... Como é possivel haver tanta merda junta numa cabeça só??
Ao primeiro não me restam duvidas que não é sequer um homem é...quanto mais grande...! e ao segundo espero sinceramente que se atravesse à minha frente fora da passadeira... ZÁS!!!
O Robert Enke chegou ao Benfica como provável suplente do Bossio mas logo soube agarrar o lugar com defesas impossíveis e conquistou o 3ªanel, recordo-me bem desse jogo com o rapid bucareste caro LF tb lá estava chovia a potes e os malucos dos romenos andavam em troco nu com uma chuvada daquelas.Nessa altura via treinos do Benfica com frequência e o Robert era muito exigente consigo mesmo,quando não efectuava um exercício correctamente gritava para ele mesmo e logo a seguir tentava e tentava até fazer bem.Era muito educado e aprendeu rápidamente o português, ficou célebre numa conferência de imprensa na Luz o palavrão que disse em português e que põs em gargalhada todos os presentes.Sobre as suas qualidades humanas já o Toni e os seus colegas jogadores de então o referiram.Os filhos nunca devem morrer primeiro que os pais e o Robert infelizmente não resistiu.O Benfica deve-se fazer representar no funeral deste grande jogador e homem. Até sempre Robert Enke nunca serás esquecido pela família Benfiquista.
P.S.-Os comentários dos portistas são bem o exemplo da falta de nível que paira naquele clube mas tb diga-se de passagem o exemplo que vem de cima tb nunca ajudou.
O comentario do Aurélio Estorninho é uma opinião dura e que choca por ser um dia depois do sucedido,mas que tem de se aceitar...não revela sensibilidade nenhuma, mas é uma apreciacão legítima (que eu de resto não partilho).
A do eduardo é reveladora do nível da criatura...não vou dignificar esse personagem com mais uma linha que seja, apesar de ter muitos adjectivos a pedir para serem escritos...
Quanto a Robert Enke, concordo com tudo o que o LF escreveu. Também eu estive no dilúvio da Luz, junto à baliza onde Enke sofreu esse golo, e lembro-me como hoje do apoio que a bancada lhe prestou, e da forma como ele respondeu. Apesar das trevas que foram esses anos, momentos como este são também o meu Benfica...
Meu caro LF
Compreendo as razões pelas quais publicaste os comentários dessas aventesmas que dão pelo nome de aurelio estorninho e eduardo!
No entanto deixa-me que dizer-te que, na minha modesta opinião, fizeste mal. Há muito que por que aqui sabemos de que "massa" são os dois feitos. Assim, julgo que fizeste mal em publicar o regurgitado destes ressabiados.
Senhores Aurélio e Eduardo, sinceramente, há momentos em que as pessoas deveriam estar caladas ou quietinhas. Inacreditável!
O último "keeper" do Glorioso. Depois dele nunca mais tivemos um de jeito.
Paz à sua alma.
Será impossível perceber, estando felizmente por fora, o desgosto de perder uma filha. E ninguém sabe como reagiria, portanto que as críticas se deixem para outras coisas.
Engraçado como várias pessoas (e eu inclusive) se lembram desse jogo. A molha terá ajudado a memória. Foi mais um momento que todos partilhámos, dalguma forma, juntos.
Paz à sua alma.
Off topic: Espero que os dois primeiros comentários tenham sido enfim a gota de água para impedir que esses MERDAS continuem a consporcar o seu blog. É que ainda por cima não espanta ninguém este comportamento.
Luis
Muito bem em publicar os dois primeiros comentários. Tudo a condizer a falta de respeito pela morte a falta de respeito pelo sexo feminino, a imagem confragedora que dão de si próprios.
Deus vai perdoar porque eles não sabem o mal que fazem a eles próprios
Uma noticia bastante triste...
Que descanse em Paz...
"Certas pessoas sentem-se mais seguras a ofender do que a ajudar. Procuram no ódio pretexto para não sentirem gratidão".
Séneca, o Filósofo.
Os 2 primeiros comentários tinham de ser de andrades. Nunca se conseguem esconder, e revelam-se sempre! E sempre pelos piores motivos. Até na desgraça alheia chafurdam e encontram razão para se sentirem felizes! Gente tão vil e cínica!
Burros são os estorninhos (que nome de merda!). As opções de vida têm de ser respeitadas, mesmo que não tenhamos a mesma opinião. Ele não tinha más companhias. As suas más companhias eram a namorada, os outros jogadores do seu clube e os cães vadios, que recolhia e alimentava. Os imbecis são tão estúpidos que nem as qualidades alheias conseguem reconhecer.
Eu acho bem que o LF deixe os comentários dos crápulas ficar. Para que os benfiquistas NUNCA se esqueçam com quem têm de lutar. Não são adversários, são inimigos. E contra inimigos temos de estar em alerta constante. E vigiar as costas.
"O ódio é a vingança do covarde, por se sentir intimidado". Bernard Shaw.
Saudações Benfiquistas
"Quando se tem vivido uma vida já longa, e, sobre longa, intensa, de trabalhos, de fadigas, de inquietações, até de sonhos, o caminho que percorremos fica ladeado de numerosas cruzes - as cruzes dos nossos mortos. E se essa vida foi sobretudo colaboração íntima, soma de esforços comuns, inteiro dom das qualidades nobres da alma, eles não ficam para trás: continuam caminhando a nosso lado, graves e doces como entes tutelares, purificados pelo sacrifício da vida, despidos da jaça da terra, sublimados na serenidade augusta da morte. Na verdade, há mortos que não morrem: desaparecem no seu invólucro terreno, na sua figuração humana, na fragilidade e nos defeitos e nas limitações da carne; mas o espírito continua a brilhar como as estrelas que se apagaram no céu há cem mil anos, vincam-se mais na terra os sulcos que o seu exemplo abriu e parece até que os seus afectos não deixam de aquecer-nos o coração. Nem de outra forma se compreenderia que a Providência suscitasse tantas vezes almas extraordinárias, cumes de beleza espiritual, e lhes não conceda mais que uma breve aparição, como voo de asa que corta o céu, botão que murcha sem revelar ao sol da manhã a graça do perfume da rosa. Há mortos que não morrem, e nós todos que viemos de longe ou de perto, em saudosa peregrinação, somos os que testemunhamos que este não morreu."
António de Oliveira Salazar, discurso em memória de Duarte Pacheco, 15 de Novembro de 1953, in Discursos e Notas Políticas, V, Coimbra.
Caro,
Eu estava atrás da baliza nesse jogo com o Bucareste e ainda hoje não percebo como a bola lhe passou entre as mãos. Esqueci-me da molha mas nunca me esqueci desse lance. Porque me ensinou uma lição, mais uma que o futebol ensina, que nunca se devem julgar as pessoas pelas primeiras impressões. Deu um frango nos primeiros jogos, mas depois disso o lugar de guarda-redes ficou bem entregue. E o Michel reformou-se descansado.
Na baliza era craque e eu pelo menos nunca esquecerei o "Róbérenka". Há jogadores assim que ficam sempre connosco e que por isso não morrerão jamais.
PS: Quanto ao Auréola de Passarinho e Companhia, é deixá-los a falar sozinhos no seu mundo de fantasia. Nunca discutir com idiotas, levam-te para o nível deles e ganham-te em experiência.
tinha que ser o camelo do aurelio burrinho,criatura sem prestar vai vigiar,grande monte de merda mal cheirosa,deves ser a ovelha ranhosa da familia,tua mae teve um grande desgosto quando vi uma impola destas,vezitas do padre frederico volta sempre com baboseiras,burro es tu
Uma triste notícia o desaparecimento de um bom homem que partilhava a paixão pelos animais.
Descansa em paz.
Votos de um adepto de outras cores.
ora bolas; eu até fiz uns comentários posteriores, que o LF resolveu eliminar, como quem diz que a reprimenda moral que ele deu surtiu efeito; assim não vale; lá está, tenho que te chamar hipócrita e desleal; bom desleal, já sabia, basta ler os posts na diagonal;
e,
para o GLORIOSO: rapaz, para ti, o dobro, sempre o dobro, do que me desejares....
para "o teu maior pesadelo": tinhas que os ter no sítio,... mas, azar, és benfiquista; não podes querer tudo....
sou sportinguista, mas as coisas mais importantes da vida não englobam, de certeza, o futebol.
ainda estou estupefacto com os dois primeiros comentários.
é por isso que defendo a publicação de todos.
as palavras ficam para quem as diz.
assim como as acções.
por acaso tenho-os bem no sitio... e por acaso moro no porto... e por acaso até sei quem és...fico à espero de novo acaso!!
Sendo este o ultimo topico postado no blog tenho de fazer aqui esta observação, para que seja lida...
O ano passado, talcez por esta altura o lf fez mais um daqueles tristes comentarios em que dizia que o Lucho por este (aquele) andar ia ser o melhor marcador da liga, pois tinha muitos penaltys convertidos... Pois bem, não é que este ano o cardozo ja leva 11 golos e 5 sao de penalty??? Assim fica facil ser o melhor marcador realmente... E ele ainda falhou 2 senao levava 7 em 13, o que daria mais de metade dos golos... E já agora, aquelas estatisticas dos clubes mais beneicados com penaltys nao saem? Porque será?
Ah! E aquela imagem do inicio do campeonato em que o emblema do Tetracampeão estava rodeado de outros emblemas? Não estava lá o do Belenenses? E o do Paços? Já não me lembro... Se o lf pudesse dar aqui um link para esse artigo pf...
Ira!!! Santa ignorância!!! Como é que perante uma morte trágica, ainda que por opção do próprio, alguém, unica e exclusivamente tulhido por valores clubísticos, consiga proferir tamanha monstriosidade de opinião.
Foi alguém, que ainda na minha tenra idade, deixou marcas enquanto futebolista. Recordo-o como um excelente guarda-redes.
Pegar na sua morte e fazer graçola, é de uma profunda falta de sensibilidade, de gosto e de humanidade.
Eduardo, tenha vergonha e retrate-se.
Não apaga o que disse, mas revelaria vestigios da existência de consciencia.
Descansa em Paz Robert e desculpa este bronco!!!.
Nojo, profundo nojo!
LF, por favor e a bem da sanidade de quem segue o seu blog, elimine estes canalhas, mal-formados e estreitos de valores do seu blog.
Tenha caridade de nós e de si.
Não leia, uma linha que seja, do que estes nojentos, fracos e deprimentes escrevem.
Ainda que seja somente metafóricamente, mate de uma vez por todas esta gente, aplique-lhes o tal "Zás".
Olá,Caro LF
De facto,é uma tragedia,ver desaparecer alguem assim tão jovem,com tão bom coração,com tanto talento...Mas é impossivel qulaquer um de nós supor ou fazer uma pequena ideia do que seria o seu sofrimento....
Espero que estejas bem agora,descansa em paz,Robert...
Obs:É incrivel como nestas alturas os "suspeitos do costume" não conseguem disfarçar a sua inferioridade e tacanhez,aproveitam um momento de luto para atacar com frases no minimo infelizes.
Realmente houveram más companhias que o tentaram desencaminhar mas ele preferiu ir pra Barcelona em vez do antro corrupto,há homens assim,que não se regem pelo dinheiro,dai a tua frustração,Aurelio...
Joao Dias Pereira
Sabes que há uma regra no futebol que diz que se sofreres falta dentro da area é penalty,não sabes?Pelo menos devias saber.O que te causa estranheza é o facto de FINALMENTE se marcarem os penaltis que o Benfica sofre mas compreendo que para quem ganha campeonatos com fruta e cafe(isto se fores corrupto) ou se andares todo contenete com os 2.ºs lugares deixados pelos corruptos(se fores um submisso)então percebo a tua reacção.Queres que te conte um segredo que ninguem sabe?O Salazar tá vivo e manda nos arbitros!E o Calabote tambem,a ver vamos se ele,num qualquer jogo nos dá mais 3m pois é assim que se corrompe em Portugal,dás 3m a mais e a outra equipa é campeã!Santa paciencia para aturar isto...
E vais-me explicar em que parte do post é que se fala em penaltis ou algo do genero,este post é de tudo menos futebol,é uma homenagem a um homem,RESPEITA-O!!!
benfica - bla bls bla...
tu és burro ou nao sabes ler? Eu em alguma parte do meu comentario disse que neste post se falava em penaltys? So disse que ia escrever neste post porque era o ultimo publicado pelo lf e era mais facil de ser lido. Tu do me leva a crer que sejas a segunda hipotese...
E é engraçado como quando os penaltys sao para esses lados sao SEMPRE bem marcados, para outras equipas é pura corrupção... Metem-me pena, e nao se esqueçam que ainda nao ganharam nada... E a partir de Janeiro, carrega Quaresma! E quem sabe se não carrega o McCarthy também...
Enke era um guarda-redes brilhante, fantástico, o melhor que vi depois de Bento e Preud'homme.
Lamentáveis os comentários que aqui se fazem sobre o ocaso da vida do Robert.
LF, podes pf publicar no teu próximo post, um post/comentário/artigo sobre o grande Homem e jogador que foi Pavão?
Creio que o Robert Enke e todos os bons Homens e bons adeptos do futebol te agradecerão por tal.
Obrigado.
joao pereira dias, sinceramente não percebo qual é o teu problema...
Sem contar com o penalty assinalado contra o nacional, diz lá então que penaltys, a favor do Benfica, foram mal assinalados?
tssssss....
cada um tem o direito de fazer da vida o que entende, inclusivamente por-lhe termo; foi o que sucedeu; respeito o gesto e admiro a coragem, poruqe de insanidade se não tratou;
lamento, sim, os que morrem sem querer nem contar, como acontece diariamente nas estradas, nas muitas guerras que grassam por esse mundo fora, às mãos das mais diversas doenças, etc.
Henke decidiu acabar com a vida, e levou a cabo essa decisão, como, de resto, fazem diariamente dezenas, centenas, milhares de pessoas....
um acto voluntário;
de repente, surgiu um "coro das velhas"e virgens púdicas, talvez frustrados por lhes faltar um pouco da coragem que o Alemão teve (será uma das diferenças entre uns e outros?); quem diria, hemim, Sérgio Godinho?
e por falares em acaso, ó pesadelo, já nem durmo de noite, com o temor....
Enviar um comentário