ÁGUIA A VOAR ALTO

É preciso recuar até aos tempos da primeira passagem de Eriksson por Portugal (82-83 e 83-84) para encontrar um Benfica mais forte nas primeiras dez jornadas do campeonato. Daí para cá, só em 1990-91 (novamente com Eriksson, e novamente campeão) os encarnados conseguiram os mesmos pontos nesta fase da prova, ainda assim com pior diferença de golos que a actual.
Em sentido contrário, nos últimos trinta anos só por duas vezes (87-88 e 92-93) o Sporting perdeu tantos pontos em dez jornadas como agora, mas em ambas tinha melhor diferença de golos. Este é pois o pior Sporting que consta nestes registos.
O FC Porto tinha na época transacta o mesmo número de pontos que tem nesta (antes disso apenas Octávio Machado fizera pior). Mas só em 1983 tinha uma maior distância do primeiro lugar do que aquela que tem agora.
Bons sinais para o Benfica. Mas é preciso lembrar que, neste período, em nove ocasiões, o lider à décima jornada não se sagrou campeão. O Sporting de 1990-91, por exemplo, somava dez vitórias (o pleno), ainda conseguiu mais duas, mas veio a terminar o campeonato em terceiro lugar.

4 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Sim concordo com o que diz ainda mais porque vejamos o seguinte. O Porto nos últimos anos, fruto da venda de jogadores, tem vindo sempre a construir equipas na fase inicial do campeonato, e em simultâneo cria os "puppets on strings" com muitos jogadores emprestados e cujo salário é pago pelo FCP e treinadores que assumidamente querem um dia chegar ao Dragão. As designadas equipa sensação: Braga, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Leixões e Braga novamente. Esta estratégia tem permitido ao Porto construir a sua equipa, enquanto a equipa sensação vai tirando pontos, mesmo em alguns anos ao próprio FCP. Esta estratégia bloqueia a chegada do Benfica e do Sporting, ao primeiro lugar. Esta linha permite ao Porto ganhar o campeonato ir à Champions e ganhar mais uns milhões com a liga milionária e vender jogadores e encher, não o cofre o FCP, mas sim os bolsos de alguns membros do FCP. Ou seja isto tem permitido ao Porto fazer o seu jogo dentro e fora das quatro linhas.
Este ano as coisas podem ser diferentes: a) Se não aparecerem mais árbitros do sistema, o que poderá ser possível se o mega processo da viciação da classificação começar a mexer; b) Se, no Porto, a luta entre as diferentes facções for mais importante que os interesses do clube.
Vamos ver, porque a maior aquisição do Benfica, não foi Jorge de Jesus, como dizem, mas sim Luís Filipe Vieira, em minha opinião

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

o líder é o Braga....

:)

angelodias disse...

Bons tempos quando as mulheres ainda falavam do que realmente dominavam como fazer tricot e passar a ferro...
De bradar ao céus...

eduardo disse...

vitória do benfica, andas rebarbada, mulher...