FACILIDADES DESAPROVEITADAS

Esta noite fiz algo que não tenho por hábito: assisti a um jogo completo do F.C.Porto.
Adoro futebol, vou frequentemente aos estádios e passo muitas tardes de sábado diante da televisão deliciando-me com as ligas espanhola e inglesa. Sigo o futebol português, e se tiver tempo sou bem capaz de assitir a um Olhanense-Rio Ave ou um V.Setúbal-Marítimo, por muito pouca qualidade que tenham. Sempre que posso vejo o Sporting no campeonato (pelo menos até marcar o primeiro golo), faço-o quase sempre nas provas europeias, e se me encontrarem em Alvalade (ou no Restelo, ou no Bonfim, e, antes, na Reboleira) não se admirem. Por vezes até assisto a jogos das divisões secundárias. Mas quando joga o FC Porto, normalmente mudo de canal.
Na época passada vi os dois confrontos com o Benfica, vi os jogos com o Sporting e a eliminatória com o Manchester United. Tive sorte: 4 empates, 1 derrota e 1 vitória (do mal o menos, em Alvalade) De resto, que me recorde, só resumos (e só para conferir a arbitragem). Apenas entrei no Estádio do Dragão uma vez, aquando do jogo de abertura do Euro 2004 com a Grécia. No antigo, por acaso, até cheguei a pisar o relvado.
Não se trata de fanatismo, nem de superstição. Há algo de enjoativo, que não sei explicar, e que me causa repulsa quando vejo aquela equipa em campo. Julgo que me ficou desde os tempos do insuportável trompete que se ouvia nas antigas Antas. Depois, confesso, o facto de o Porto ganhar quase sempre (ao contrário do Sporting) retira-me o principal atractivo que poderia encontrar nos seus jogos. Particularmente no campeonato português, a forma como os adversários entram em campo deixa desde logo antever o desfecho final. É um pouco como nas touradas espanholas, em que se sabe à partida que o toiro vai morrer. Estando pelo toiro, torna-se inútil (e penoso) aguardar pela estocada final.
Hoje, dizia, abri uma excepção.
Não foi um grande jogo, nem parecia de Liga dos Campeões.
O ritmo foi baixo, a chuva não ajudou, e o Chelsea pareceu sempre demasiado confiante - a espaços mesmo displicente. A equipa de Ancelotti aguardou tranquilamente que o golo acabasse por surgir, e quando surgiu, supôs talvez que o FC Porto não iria ser capaz de reagir, e que o jogo estaria resolvido. Ia-se enganando.
Até meio da segunda parte o FC Porto foi Helton e pouco mais. Mas a reacção final mostrou uma equipa forte e segura de si, quase ao nível da que se viu na época passada em Old Trafford. Talvez com aquele onze desde o início, o resultado tivesse sido outro. Mas o empate caseiro do Atlético de Madrid dá sinais claros de que a equipa de Jesualdo é, juntamente com o Chelsea, amplamente favorita para seguir em frente. Uma vitória sobre os madrilenos na próxima jornada, põe o FC Porto com um pé nos oitavos-de-final.
Hoje há um apetitoso Inter-Barcelona, ainda que nesta fase ninguém acredite que qualquer das duas equipas venha a ser eliminada.

5 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Na realidade também eu assisti ao jogo do Porto. Nada de especial, aliás nem sei quem eram aquelas rapazes de laranja, se os comparar com uns rapazes de camisola azul que jogam num estádio do Norte talvez a tentarem enganar os apoiantes do PSD no Porto, porque diga-se de passagem que a Elisa Ferreira na Camara do Porto faria um jeitão a Pinto da Costa.

Mas continuo a achar que nada de especial existe neste e em outras equipas do FCP desde que os tempos em que era dirigido por Mourinho. Não passa de uma equipa vulgar que só ganha por motivos secundários ao jogo como Alex Fergusson diz e muito bem.

Não sei se é o Atletico que não está em boa foma ou se é o Apoel que está em muito boa forma, logo veremos.

Sim, tal como você não consigo olhar para o Porto sem pensar em tudo o conheço e que em alguns casos ouvi de pessoas muito chegadas a Pinto da Costa , apesar de ter grandes amigos apoiantes do FCP que me fazem fortalecer o meu amor pelo futebol e desbastar o meu clubismo não consigo olhar para os atletas como olho para as equipas treinadas por Benitez ou Fergusson, para o Real ou para o Barcelona.

Enfim há-de haver um dia que Deus será justo

Anónimo disse...

"Depois, confesso, o facto de o Porto ganhar quase sempre (ao contrário do Sporting) retira-me o principal atractivo que poderia encontrar nos seus jogos...." Estava a ler o seu post, e a pensar q ia responder isto...mas não foi preciso...Verifico q foi sensato e sincero. Muito bem.

RIVUS disse...

Corroboro o seu pensamento: também nunca vejo jogos dessa escumalha, por diversos motivos, mas o amigo citou um deles e para mim o mais importante; torna-se, na verdade, enjoativo e vomitivo mesmo ver tal gente a jogar. Ganham sempre? Oh, porque será? Reconheçamos que é um facto, mas não deixa de ser um miserável facto. Não interessa a qualidade do plantel que tenham ... ganham sempre. Eu só queria entender a razão de assim acontecer mas, pensando melhor, acho que entendo muito bem. Odeio batoteiros por que me enojam como os parasitas que chupam o sangue e o suor dos outros, e indignam-me sobremaneira, mesmo quando a batota é bem feita e subtil. Creio que num jogo sem trapaça, essa canalha traria sempre de Londres com equipa como o do Chelsea, um resultado superior a três! Essa á que seria a realidade!

Silva Barqueiro disse...

Chega ser penoso ver os comentarios... Que o LF diga que não gosta de ver os nossos jogos com+reende-se, pois pelo menos baseia-se, mal ou bem... Agora estes pacóvios que vêm para aqui e dizem o que foram ensinados desde pequenos, sem pensar por si proprios, é de pessoas dementes... Dizer que o Porto é uma equipa vulgar? Só quem nada entende de futebol...

Hugo disse...

Muito triste o ódio que vai por estas bandas.