21/07/09

JAVI GARCIA E O SEU PREÇO

Ao invés de se satisfazerem com a solução encontrada para um problema concreto da equipa, muitos benfiquistas parecem mais preocupados com o custo da transferência do jovem espanhol.
7 milhões de euros é um valor elevado, mas certamente que o Benfica só o pagou porque o podia pagar, e só o pagou porque não podia trazer o jogador por menos dinheiro. Os dirigentes do Benfica já salvaram o clube da ruína, e como tal merecem (sobretudo na área financeira) todo o crédito dos sócios, da mesma forma que o merecem – e isso é claro – por parte da banca.
A aquisição de um jogador internacional de 22 anos permite, em condições normais, recuperar o valor investido. Além de que, não sendo o valor da compra um custo (mas antes um investimento, o que em termos contabilísticos é totalmente diferente), o mesmo não se reflecte de forma directa na demonstração de resultados, ou seja, no apuramento do lucro ou prejuízo anual. O seu efeito é um aumento do activo e do passivo, precisamente na mesma medida, o que, não sendo totalmente inócuo, também não tem a relevância que por vezes lhe é atribuída pelos leigos.
Simplificando, esta contratação apenas poderia ser um problema financeiro se o jogador viesse a desvalorizar bastante o seu passe, algo que ninguém pode, para já, afirmar como previsível ou expectável. Se aconteceu com Balboa, não aconteceu, por exemplo, com Ramires, que mesmo sem jogar já vale hoje (fruto da presença na selecção) muito mais do que o montante pelo qual foi contratado.
Muitos perguntam: com este dinheiro, porque não ficou o Benfica com Reyes?
A explicação é simples: além de que a necessidade de um médio defensivo se sobrepunha claramente à de mais um extremo, a verdade é que o que terá inviabilizado a manutenção do agora jogador do Atlético foi mais o valor do seu salário (esse sim, um custo financeiro, e com reflexos na gestão do balneário), do que propriamente o valor do seu passe. Não creio que Javi Garcia venha auferir o mesmo que Reyes.
Se o Benfica conquistar o título, serão as receitas da Liga dos Campeões a equilibrar as contas. Se não o conseguir, Javi Garcia terá, em condições normais (sem lesões, mantendo a titularidade, etc), as portas do mercado espanhol sempre abertas, e o valor agora investido poderá, a qualquer momento, ser recuperado.
Mesmo com esta contratação, o Benfica está ainda longe dos montantes investidos nas duas temporadas anteriores. Até agora gastou, no total, cerca de 22 milhões, o que em termos de mercado internacional não é nenhuma fortuna. Não há portanto que dramatizar.
O Benfica precisava de um trinco. Pois aí o tem.

20 Comments:

Blogger Bacalhau_com_belgas said...

Caro LF,

Não me vou alongar muito, só deixar dois ou três pontos rápidos:

1 - Não critico o valor em absoluto, nem o jogador concretamente: critico o balanco entre o investimento e as referencias que este jogador traz (a mim não me convencem, devo dizer).

2 - É verdade que a posicao 6 fica preenchida, mas também é verdade que com este investimento haveria outras alternativas (o próprio LF apontou aqui algumas bem interessantes e quer-me parecer que javi garcia não lhe terá passado pela cabeca na altura).

3 - Não fiquei chateado por termos um trinco, mas a cultura democrática que sempre existiu no SLB não deve ficar refém do "vamos ter fé". É assim que as coisas comecam, e não aceito ir nesse sentido. Vejo sinais que me comecam a preocupar, e embora LFV tenha méritos está muito longe da isencão a críticas.

4 - A questão do Reyes não me preocupa e concordo que a sua saída se poderá dever de facto a outros factores como o salário que auferia.

5 - A gestão financeira de LFV (aparentemente positiva, embora eu seja um confesso ) não deve ser confundida com a gestão desportiva, onde além de não ver resultados, tardo em ver uma linha de rumo.

6 - Espero genuinamente que Javi Garcia e LFV me obriguem a calar, e apoiarei o SLB bem como os seus profissionais (todos eles) sem reservas enquanto o trabalho é desenvolvido. Sei que as coisas demoram tempo, e que portanto há que ser paciente. Também sei que desse ponto de vista, as declaracoes costumeiras de LFV e até Jorge Jesus ("vai ser dificil parar este Benfica") só nos fragilizam quando as derrotas aparecem. Como disse antes, mais calculismo e menos populismo!

Acabou por ser um post maior do que pensei inicialmente (e ainda teria mais para dizer)...

21.7.09  
Blogger Bacalhau_com_belgas said...

No meu post anterior faltou um adjectivo: "um confesso cínico" é que está bem.

21.7.09  
Blogger Saci Pererê said...

Sem estar em desacordo consigo, tal como tenho sérias dúvidas de algumas ligações do meu clube a personagens como António Araújo, também me levantam suspeições estes negócios do Benfica com o Real Madrid.

Senão vejamos, o Balboa nunca fez nada e custou mais que Falcão, quase o mesmo que CR10, e quanto mais que Di Maria?

Não se fala muito disto, mas em Madrid corre o boato que o Saviola negociava já a sua desvinculação do Real, quando o Benfica entrou em cena.

Não ponho em causa o valor de Javi Garcia, mas parece-me demasiado dinheiro para alguém que não tem nada no cv. Mas Marchena já mostrou que esta jogada pode ser valiosa para o Benfica.

Espero que assim seja, o futebol português necessita bons jogadores, e bons negócios.

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Só tu. És primo do Luis Filipe Vieira?

22.7.09  
Blogger portodocrime said...

para se ganhar,
é preciso perder.
normal.
reis?
simão?
paulo"bendido"assunção?
at madrid?
fraco.
muito fraco.
sr.lf,
sejam um bocadinho mais fortes.
abraço.

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Nunca na vida o benfica pagaria 7 milhões por um jogador destes. Acho que um dia vamos assistir à entrada da PJ e Guardia Civil nas instalações do benfica e RM por causa dos negócios entre o LFV e o seu sócio na imobiliária, Florentino Peres.

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Não podia adormecer sem deixar este comentário no ar, no fim de semana passado no jogo de apresentação do sporting-feyenoord, no qual o sporting perdeu, não achei piada o sporting perder, eu sei que ninguém gosta de perder mas era um jogo de amizade, não havia nada em disputa, acho uma falta de simpatia e respeito a equipa adversária, pelo menos um empate...

Agora o jogo de apresentação do meu Querido e Amado Benfica, tenho o mesmo comentário, mas POR AMOR A DEUS, NEM NUM JOGO A FEIJÕES, COM 60 MIL SIMPATIZANTES TEMOS OS ARBITROS A PREJUDICAR O BENFICA????? MAS QUE MERDA É ESTA, desculpem a minha linguagem, BASTA....

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

http://www.biologosnaarea.blogspot.com/

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Claro LF, o único problema é que estes activos têem tendência a variar de valor. Se é verdade que em alguns casos o valor aumenta, tb n é mentira que é mais facil aumentar o valor de um activo de 2 milhoes que o de um de 7 milhoes. Sobretudo qdo, como se tem visto nesta e na ultima época, a aquisiçao de "activos" tem superado em mto a venda de "activos", o que cria um pequeno desequilibrio chamado "défice".
Qdo for preciso reequilibrar, corre-se o risco de, sem resultados desportivos, o Benfica se ver obrigado a vender os activos para reequilibrar as contas, e se por azar os activos n se tiverem valorizado de forma a superar o seu valor de compra+premios+salarios (duvido que este jogador venha ganhar menos de 1 milhao por época...), vai ser complicado...
Volte-se a lembrar que o passivo do Benfica vai na casa dos 300 milhoes...

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Ó sr. Saci Perere, isso é para rir não? O sr. deve pensar que está a escrever num blog para pessoas com um grau de inteligência igual ás do seu clube, ou não? O Balboa custou 4M Euros por 100% do passe, ou seja pertence na TOTALIDADE AO CLUBE, enquanto o Falcão custou 3,9M de Euros por apenas 60% do passe, o restante deve pertencer a alguma sociedade off-shore, típica nos negócios do seu clube

Saudações DESportistas

22.7.09  
Anonymous Tiago Pereira said...

"Até agora gastou, no total, cerca de 22 milhões, o que em termos de mercado internacional não é nenhuma fortuna". Esse dinheiro todo gasto pelo benfica esta época pode não ser nenhuma fortuna mas é uma factura elevada para quem não participou na champions no ano passado, não vai participar este ano e para mais não vende qualquer jogador.

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Saci pererê,
ès tão ridiculo como o teu nick! o (como tu lhe chamas) cr10 custou ao porto 7 milhoes de euros por 70% do passe!
Era de bom tom que fizesse parte da lista apresentada pelo LF.

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

Tentem saber que fica a pagar grande parte dos ordenados.
E tentem saber porquê.
Já agora comparem os impostos em Espanha e Portugal.

Portanto nos 7 milhões mais de matede é ordenados a pagar pelo Real porque o ordenado pago em Espanha sai mais barato.

22.7.09  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Eu acho muito bem a compra do Javi. e Existe uma diferença o Javi foi escolhido pelo Rui Costa e o Balboa pelo Quique flores.

Não sei se o Florentino tem negócios com o LFV.

Só sei é que o dinheiro do Benfica não vai para off-shores ou para pagar cafés e frutas, ou viagens de avião, mais quinhentinhos. Nem para pagar cafés a arbitros antes dos jogos

22.7.09  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Mas que nick Saci Pere

O Real Madrid é um grande clube e ainda bem que o Benfica escolhe grandes clubes internacionais como referência.

è que o Porto só se liga a clubes como o Lyon ligado ao Bernard Taipie ou o Chelsa de onde não sabe bem de onde vem tanto dinheiro

22.7.09  
Blogger eduardo said...

Pode ler-se o jornal "A MArca":
"Hay que hacerle un monumento a Pardeza, porque sacar 7 millones por el chico este es de master."

22.7.09  
Blogger Paulo Pires said...

Parece-me muito dinheiro, não sei, quero acreditar que vou engolir as minhas palavras mas parece-me um exagero.

Cumprimentos

22.7.09  
Anonymous Peter said...

Sinceramente acho o jogador caro (e isso nada tem a ver com o seu valor até pode ser bom) tendo em conta o valor com que o Benfica vendeu o katsouranis e a compra do Ramires que é titular na selecção brasileira enquanto o Javi na sub-21 de espanha, ainda mais depois do Balboa espanhóis do R.Madrid com pouco nome e currículo é humano desconfiar caro LF.Esperamos realmente que ele valha esse valor, veremos.

22.7.09  
Anonymous Anónimo said...

o miudo so pode ter valor o rui costa nao anda a brincar o problema do benfica tem a ver com empresarios ainda vai vir mais um avançado

22.7.09  
Anonymous Nuno Figo said...

Excelente Post, caro LF.

É algo trivial para quem pensa friamente (e conhece o mínimo de finanças), mas nem sempre este tema é claro para todos. Ainda para mais, com a terrível comunicação social e jornalismo desportivo que temos.

Revisitando o seu post, fique claro: a compra do passe destes jogadores é investimento. Não é custo.
Exemplo: quando compramos uma casa, pagamos uma casa e, em contrapartida, ficamos com uma casa. Que vale... uma casa (que poderá vir a valer mais ou menos, no futuro). Simples.

O custo é o que pagamos de salário, por um lado; e de juros (para fazer face à despesa da contratação), por outro.

Não há petróleo na Luz. Há simplesmente bons parceiros financeiros.

22.7.09  

Enviar um comentário

<< Home