ORDENS DE GRANDEZA

"Após quinze anos de decepcionantes resultados desportivos, alguns têm procurado fazer crer que o Benfica seria hoje um clube com menor vitalidade, e que a sua grandeza, outrora reconhecida de forma unânime, estaria agora definitivamente posta em causa. Essa ideia, por muito que o pretendam, não corresponde à realidade.
É verdade que os títulos não têm aparecido com a frequência que desejávamos, mas a dimensão de um clube não se mede exclusivamente pelos critérios da bola que bate no poste ou do penálti não assinalado. Há muito Benfica para além dos resultados do futebol, embora – não o neguemos - seja esse o âmago da actividade do clube, e resida aí o principal motor da sua popularidade e o catalisador mor da militância dos adeptos.
Importa contudo analisar estes quinze anos, e através desse exercício perceber o principal significado do Benfica actual. Importa lembrar os riscos que corremos, e verificar como o rumo entretanto tomado tem, pouco a pouco, reconduzido o clube, enquanto entidade global, ao nível que a sua centenária história exige - sendo este, naturalmente, um processo dinâmico, no âmbito do qual muito há ainda por fazer.
Em meados da década de noventa o Benfica entrou numa perigosa rota de descaracterização que, então sim, por pouco não o levou a uma decadência sem retorno. Desorganização interna, ruína económica, perda de referências e, consequentemente, o criminoso oportunismo de dirigentes sem escrúpulos. Já no novo século, o nosso clube encetou um caminho de regeneração notável, que em poucos anos o colocou em condições de voltar a orgulhar os seus adeptos. Recuperar a credibilidade institucional foi o primeiro passo, ao qual se seguiu o investimento infraestrutural, o cativar de milhares de novos sócios, uma criativa gestão comercial capaz de gerar novas receitas, a aposta forte no ecletismo e, por fim, a requalificação da equipa de futebol, que voltou, com maior ou menor êxito, à discussão dos títulos.
Hoje somos o clube que mais sócios congrega em todo o mundo, dispomos do maior e melhor estádio português, de um moderno e funcional centro de estágio e de dois excelentes pavilhões, mas somos também o clube que participa em mais competições de mais modalidades, o que conseguiu o maior número de medalhas olímpicas alguma vez alcançado em Portugal, e o único no país capaz de lançar um canal de televisão próprio. Continuamos também a ser, com naturalidade, o emblema luso que mais audiências desperta no espaço mediático, e aquele que arrasta maiores paixões nos mais variados locais do mundo, por onde, de resto, se espalham os inúmeros núcleos e casas do clube. No plano organizativo o Benfica é hoje uma estrutura profissionalizada, com as contas equilibradas, e com as potencialidades futuras absolutamente intactas.
Tudo isto é o Benfica, tudo isto constituem motivos de orgulho para nós e para os nossos filhos, nada disto deslustra o legado que nos foi deixado. Tudo isto são realidades que, ainda há pouco tempo atrás, ou não existiam, ou estavam perigosamente postas em causa. Somos, por tudo isto, o clube mais odiado pelos nossos principais adversários, que depois de chegarem a sonhar com o nosso declínio, verificam agora, com inquietação, que os tempos mudaram de forma irreversível.
É evidente que queremos mais. Queremos o principal que é a hegemonia que o futebol nos deu ao longo de décadas. Neste particular foram cometidos alguns erros – de onde ressaltam decisões precipitadas quanto a dispensas de jogadores e treinadores -, mas as condições estruturais entretanto criadas permitem-nos hoje acreditar que o futuro venha a corresponder à ambição dos nossos sonhos. É bom que todos os benfiquistas se lembrem sempre de onde vieram, e pelo que passaram, para juntos conseguirmos chegar onde queremos. O caminho está diante de nós, e o destino espera-nos. Avancemos!"
LF em "O Benfica" 6/3/2009

14 comentários:

Anónimo disse...

O vosso problema é a maldição que vos foi lançada, muitos anos atrás, por Béla Guttmann:
“Sem a minha pessoa estes gajos nem daqui a cem anos voltam a ser campeões europeus!”

Anónimo disse...

Grande Post

Eu ADOREI!!!!!!!!!

Anónimo disse...

hahahahahahha!!! São enormes mesmo! O maior numero de sócios não me admira, com as operações coração e os packs grátis até o cascalheira entrava para o guiness. Esse livro inútil de records ridículos que se compram para propaganda do próprio livro. Tal como aconteceu com o vosso record. Há clubes no brasil com milhões de adeptos ao contrários dos vossos 6 milhões ( que são uma mentira pegada! ) Será que esses sócios todos pagam as cotas? Claro que não! Talvez convenha fazer uma actualização de associados pagantes como fazem outros clubes..
O clube com maior nuero de medalhas olímpicas? Essa é para rir. Comprem mais uns atletas para o judo porque tradição e formação de atletismo olímpico não têm e nunca tiveram. Agora que o futebol é o que se tem visto nos últimos largos anos já se vaglorizam com as outras modalidades..ha pois é!! eheheheheh. A tristeza é fodida!! Gastem mais uns milhões me vedetas para as modalidades todas que é a vossa sina! O maior estádio do país? Ainda nem o pagaram e só o fizeram com o financiamento exterior. Esse quartel dos bombeiros é uma palhaçada sem qualidade nenhuma. Basta ver os acabamentos comparados com outros do país, basta ir aos vossos mijatórios. Ficas-lhe bem! Vocês são mesmo ridículos! Sempre arrogantes, aldrabões e cínicos porque roubam tanto ou mais que qualquer um e mesmo assim não ganham nada!

Ricardo Campos disse...

grandeza? só se for do galinheiro!
ainda gostava de saber o que o benfas fez para o nelson evora e a vanessa fossem campeões???
o benfas apenas lhes paga para eles publicitarem o clube...
ou será que estou errado?

Anónimo disse...

ORDENS DE ALDRABICE!!!

TÍPICO DOS LAMPIÕES QUE ALDRABAM TUDO SEMPRE PARA SEREM OS MAIORES!!

O SCP é a nivel mundial, o Clube com mais medalhas e vitórias em competições olímpicas. É também o segundo Clube europeu com mais títulos conquistados no conjunto de todas as modalidades sendo só superado pelo FC Barcelona.

AINDA BEM QUE SE ACHAM OS MAIORES!!

LF disse...

Será que isso é...azia ?

Anónimo disse...

Azia são textos como este após as desilusões do benfas! Realmente é hilariante escreverem coisas destas para ficarem todos felizes. Agora até são os maiores em olimpismos. Os lagartões que sem dúvida são os campeões do cross até já foram ultrapassados. É uma anedota esse vosso clubeco. Depois do Guiness agora as medalhas olímpicas dos campeões comprados! O Prof. Moniz Pereira deve ser lampião também..Força lampiões, dediquem-se à pesca desportiva..

Anónimo disse...

Relativamente aos numeros de sócios basta consultarem(os que tem duvidas) o relatório em contas do clube e compara-lo com os outros!
as receitas de cotizações é bem superior!
Relativamente ao estádio é o melhor para a prática de futebol e para o seu espetáculo!
Estive no estádio do dragão de inverno e jurei para nunca mais... é um ventania...
Relativamente à grandeza está aos olhos de toda a gente... basta constatar que num blog benfiquista todos comentam (portistas, sportinguistas e claro os BENFIQUISTAS)!
Eu não tenho interesse absolutamente nenhum nos blogs dos lagartos e muito menos nos blogues do corruptos!
P.S.- estive no drgão este fim de semana e adorei os canticos depois do clube da casa ter marcado...Sempre a pensarem no Benfica!

sestrela disse...

Tás a fazer um favor a muita gente...
assim não me admira que escrevas no jornal do benfica.que decepção..

Anónimo disse...

É sempre um prazer vir aqui..Nos intervalos do trabalho, nada como vir aqui espreitar os desabafos lampiões. E claro que me faz rir as belíssimas análises que aqui são colocadas sobre o vosso clube. No Porto não temos guiness book nem somos campeões de medalhas olímpicas. Eu digo graças a Deus porque é anedótico estes vossos feitos. Mas estão no bom caminho, parece-me que sim...

BoyGenius disse...

SOMOS GRANDES EM TUDO!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Para essa malta do norte que tem um clube do caraças graças á corrupção (comprovada e já julgada), digo-lhes só e apenas que o Benfica está em 8º no Ranking do Melhores de Sempre na Liga dos Campeões.

Ps: Nem vou explicar o que são as 3 estrelas na camisola em cima do símbolo.

Filhos duma granda puta

Anónimo disse...

É isso, são os maiores! É continuar assim que a gente gosta! :D

Anónimo disse...

Calma anónimo (dois comentários acima), que não somos teus irmãos, nem mesmo por parte da mãe; logo, não somos filhos da puta.