O MERECIDO DESTAQUE

Pouco me importa se tem 14 carros, centenas de namoradas, ou milhões de euros no banco. Para mim, Cristiano Ronaldo é um extraordinário jogador de futebol, e seguramente o melhor português que alguma vez vi jogar.
Nunca me ouviram uma palavra negativa sobre ele, mesmo na sequência de exibições menos conseguidas na selecção - ao serviço da qual, aos 23 anos, tem já 21 golos marcados, estando bem posicionado para bater todos os recordes. No meu ponto de vista, muitas das críticas que lhe são feitas têm origem numa estranha e bem portuguesa inveja social, que nos faz olhar de soslaio para o sucesso do vizinho (neste caso compatriota).
Ronaldo é um jovem proveniente de um ambiente sócio-económico muito modesto, não teve grande escolaridade, e é perfeitamente natural que por vezes se perca nalguns excessos. Devemos ser suficientemente humanos para perceber o porquê de uma ou outra atitude de maior vedetismo, até porque muitos de nós, perante a mesma dose de sucesso, teríamos possivelmente comportamentos bem surpreendentes.
Não sei se Ronaldo é boa ou má pessoa. Assim como nada sei sobre Messi, Pele, Platini e outras grandes estrelas de agora e de sempre do futebol ou de outras actividades. Muitos terão uma imagem pública bem diferente daquilo que são em privado. Quantas vezes não nos surpreendemos com a simpatia de uma figura pública que julgávamos arrogante, e vice-versa? Não é isso que me interessa em Cristiano Ronaldo, nem em Messi, nem em qualquer jogador de futebol. Interessa-me o que lhes vejo no relvado. E aí, Ronaldo é um ás.
Mas se querem um testemunho pessoal sobre ele, recordo-me bem de o ver treinar, no estágio da selecção para o Mundial 2006 em Évora, onde era o primeiro a chegar ao relvado, o último a abandoná-lo, e mesmo nos momentos de espera ou pausa, nunca largava a bola, nunca deixava de lhe dar toques e de com ela brincar, enquanto os colegas permaneciam sentados ou deitados indolentemente em seu redor. Lembro-me de pensar: "como ama este rapaz o futebol…"
É certamente o português mais conhecido em todo o mundo. Isso já seria suficiente para merecer a minha admiração. Na época passada cheguei a compará-lo a Eusébio. No Euro decepcionou-me um pouco, mas ainda terá muitas oportunidades.
Não sei se neste momento é ou não o melhor do mundo. No ano passado foi-o, e por isso bem merece a distinção.

OUTROS "BOLAS DE OURO" QUE VI JOGAR AO VIVO: Matthaus, Papin, Baggio, Sammer, Ronaldo, Zidane, Rivaldo, Figo, Owen, Nedved, Ronaldinho, Cannavaro e Kaká.

11 comentários:

Anónimo disse...

Rapaz merece de facto o premio!

penso que vai ganhar mais alguns...ja marcou o futebol portugues e ja entrou numa espécie de galeria de imortais, daqueles que havemos de falar durante mt tempo...

eu, pessoalmente, nao sou adepto do seu futebol, sou reconhecedor das suas imensas capacidades assim como por exemplo, a maioria das pessoas detesta o futebol italianos e tal, mas reconhece que sao bons, pois ganham e ganham e ganham...

a vida dele nao me interessa mt, como figura publica, sujeita-se a que todo o zé da esquina tenha opiniao...nao misturo...do mesmo modo que destesto o Paulo Sousa pelo que fez ao meu Benfica, sou um admirador do seu fantastico futebol...nao misturo!

Penso que existe muito extra-futebol nestas coisas dos prémios...nao os valorizo muito...

a bota de ouro é prémio que valorizo, é baseado no numero de golos e ai, nao ha simpatias!!

melhor jogador portugues que tive o prazer de ver jogar ao vivo, em portugal e no estrangeiro, de seu nome Rui Costa, pautou a sua carreira pela descrição....tivesse ele perfil mediatico, tipo Figo ou do Cristiano e teriamos na galeria dos premiados mais um portugues!

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

Em termos de habilidade pura também prefiro o Rui Costa.
Mas se entrarmos em linha de conta com poderio físico, velocidade, remate, jogo de cabeça, bolas paradas etc, creio que Ronaldo leva vantagem.

Anónimo disse...

O prémio é inteiramente justo pelo que fez na época passada.Agora eu quero é que ele jogue na selecção como joga no manchester.E outra coisa que revela é que é 1 jogador ainda bastante imaturo. As suas reacções perante a adversidade, na Luz há 3 anos,no jogo contra a Albânia e mais recentemente em Villa Park contra o Aston Villa, desculpe que lhe diga são de puto mimado.O Figo aqui há uns foi massacrado em Barcelona e nunca perdeu a compostura. Ele que fosse jogar ao campo dos sacríficios na Musgueira com estas atitudes e você via logo o que é lhe acontecia. O Cristiano pelo nível que atingiu deve ser um "role-model" e não o eterno menino da mamã. Quanto á sua vida privada isso são novelas da imprensa cor-de-rosa que eu não alimento e estou-me pouco borrifando.O que eu quero é que o Cristiano faça o mesmo que o Maradona fez na selecção argentina em 86.

LF disse...

Também eu gostaria que Ronaldo fizesse um dia o mesmo que Maradona. E ainda tenho esperança.
Não sei é se podemos exigir a algum jogador do mundo que faça o mesmo que Maradona...

Anónimo disse...

sim, concordo....ha de facto, uma serie de caracteristicas nas quais a diferença é, diria mesmo, incomparável!

talvez se resuma ao gosto de cada um ou ao modo como se vê futebol e ao que valoriza mais..

pessoalmente, adoro o futebol como jogo colectivo!

tecnica apuradissima para mim é toda aquela que funciona em prol da equipa, em progressao, sem travar nada....tecnica nao é habilidade, é inteligencia.

tecnica nao é a trivela do quaresma usada por tudo e por nada...é a capacidade do simao, em velocidade, deixar um defesa sem saber se vai pela esquerda ou pela direita..e se virmos mais ao pormenor, correndo o risco de ser "maltratado", técnica é esta capacidade que falei do simão, nao são as imensas danças do cristiano em cima da bola...que a maior parte das vezes, nao dão em nada.

posto isto, a capacidade do Rui não é, na minha opinião, habilidade...é estratégia, é inteligencia, é pensar, nao no drible, mas no fazer a equipa jogar..os espaços livres, as aberturas, desmarcações jogar e fazer a equipa jogar...a unica habilidade que o Rui tem...é ter pés para executar o que, primeiro que todos os outros, pensou!

nao menosprezo (so se fosse estupido!!!)as habilidades no futebol, sao cor e alegria, sem duvida...(ai aimar, ai o passe em guimaraes..)mas so mesmo o Maradona, seguido de perto pelo Zidane, é que me fazem "perder a cabeça"por fazerem ambos....O Rui e o Baggio vêm logo, logo a seguir...

saudações Benfiquistas

M.

angelodias disse...

Aurélio, grande abraço!

Ricardo Campos disse...

o cristiano ronaldo só é bom no manchester...
queria ver o cristiano ronaldo pegar na selecção as costas e levar-la a um titulo, assim como fez pelé, maradona e zidane...

o ronaldo não passa de um produto de marketing.

Anónimo disse...

e voltamos a estar de acordo, meu caro aurélio!

Avô Maltine disse...

Vamos ver se com a «Bota de Ouro» e a «Bola de Ouro» garantidas, Cristiano Ronaldo ganha o FIFA World Player of the Year 2008, que resulta da votação dos seleccionadores nacionais e capitães de equipa das 207 federações inscritas na FIFA.

A entrega é a 12 de Janeiro mas acabo de ouvir o locutor da SporTv a dizer que já ganhou, não estará a faser confusão, aliás pelo que tenho ouvido e lido não será o unico

Anónimo disse...

Temos uma espécie de Hi5 só para nós Gloriosos Apaixonados do maior clube do mundo.

Acho que vão gostar:
www.aguiasdobenfica.com, uma rede social só para nós que já temos:
31 Campeonatos
27 Taças
4 Super Taça Cândido de Oliveira
2 UEFA Champions League

e agora uma rede social
www.aguiasdobenfica.com

SLB! Glorioso SLB!
Até já,

Anónimo disse...

Mais um caso branqueado


Pelo que foi público na comunicação social, após o empate do Vitória de Setúbal na cestinha de pão, Rui Costa foi ao túnel de acesso aos balneários para tirar satisfações ao árbitro do jogo.
Mais uma vez esta situação passa impune.
E já não é a primeira vez que o protagonista é Rui Costa.

Quem não se recorda do relato da perseguição a Lucilio Baptista até ao balneário do estádio do Bessa ou quando no final da época passada tinha abordado Jesualdo Ferreira na época passada, no final do jogo com o F. C. Porto.

Resta saber se o ábitro escreveu no seu relatório o conteúdo da conversa mantida com Rui Costa, o dirigente que ainda há poucos dias afirmou numa entrevista:
"Não basta fazer desporto, tem de se saber fazer desporto, tem de se ter cultura desportiva. Um dos problemas que nós vemos muito hoje em dia, em Portugal, e não só, é a situação de os jogadores serem indisciplinados, o público ser indisciplinado, tem a ver com cultura desportiva