JACKPOT

Quando ao intervalo, com uma exibição medíocre, o Sporting não ia além do empate a zero diante do Basileia, e ao mesmo tempo, na Ucrânia, o Shakhtar vencia o Barcelona, os leões estavam objectivamente eliminados da Liga dos Campeões.
Cinco pontos de desvantagem para o principal adversário - depois de o mesmo ter ganho na Suiça e ao Barça - seriam seguramente um ponto final nas aspirações do Sporting à passagem, pela primeira vez na sua história, aos oitavos-de-final da mais importante competição de clubes da Europa. E pelo que se via em campo, as coisas não tendiam a mudar muito de feição.
Mas na segunda parte, eis que a sorte sorriu ao leão. Primeiro num golo às três tabelas de Romagnoli (ou do defensor suíço ?), num momento em que o nervosismo já tomara conta das despidas bancadas de Alvalade. Depois em Donetsk, onde entre o minuto 87 e o 94, Lionel Messi marcou dois golos (o primeiro numa falha inacreditável do guarda-redes Piatov) e colocou o Sporting em igualdade pontual com o Shakhtar, mantendo assim tudo em aberto face à qualificação.
Depois fortuna de outros, na véspera, que lhes poupou uma goleada (ainda mais) histórica e humilhante, o Sporting teve também na jornada de ontem a protecção da fada madrinha, o que lhe permitiu, com muito pouco futebol, relançar a sua posição na prova.
Espera-se que hoje o Benfica possa também ter a sua dose de sorte, pois dela bem necessita para seguir em frente na UEFA.

5 comentários:

Anónimo disse...

Desde há um ano e tal que acompanho este blog todos os dias via Google Reader.
Já houve um tempo em que eu, sportinguista, lia com vontade todos os posts deste blog, onde encontrava uma imparcialidade rara (apesar do assumido benfiquismo), associada a análises bem feitas e bem explicadas, que muitas vezes alertavam para aspectos que me escapavam: Um exemplo de blog que se mistura com bom jornalismo de opinião.
Nos últimos tempos, apenas passo os olhos por alguns textos, que são cada vez mais parciais: este blog está a deixar de ser um blog de futebol para ser apenas um blog do benfica.
Nada de errado, bem pelo contrário.
Mas antes de me "ir embora", e como leitor fiel de há mais de um ano, achei-me no "direito" de aqui deixar a minha opinião. Não me considero muito atento ou entendido, mas chamou-me a atenção ultimamente conseguir detectar imprecisões, parcialidade, às vezes até ressabiamento, onde antes não existia.
E este post "Jackpot" é mais do mesmo. Tive a felicidade de assistir a este jogo no estádio, o que é raro, e vim para casa ver o resumo alargado em seguida.
Como comentário ao jogo, resumi-lo a um mero capricho da sorte é desonesto e falso. É certo que muito falhou no Sporting e pairou no ar a hipótese de uma humilhação em casa. Mas o Sporting mostrou bom futebol na 2ª parte e conseguiu várias oportunidades claras de golo, incluindo duas bolas no ferro, um golo (bem) anulado por fora de jogo, entre outras. O Basileia só por uma vez acertou com verdadeiro perigo na baliza, com defesa de Rui Patrício.
É verdade que houve sorte até nos dois golos. Mas o jogo não se resumiu a esses dois momentos.

Volto a dizer, o autor tem o óbvio direito de fazer o que bem entender com este espaço. Mas uma vez que também deixa espaço para as manifestações dos leitores, deixo a minha opinião. Houve uma manifesta mudança para um blog de Benfiquistas. Fico com pena que se perca um espaço interessante, que noutros tempos segui fielmente, porque blogs parciais são mais abundantes. Como este blog já foi é que são mais raros.

E pronto.

Boa sorte para logo.

Bruno A.

LF disse...

Caro Bruno,

Este blog assumiu desde o início a sua inspiração benfiquista.
Ninguém está aqui para enganar ninguém.

Apesar dessa realidade, nunca deixei de comentar jogos de Sporting, Porto, selecção nacional (que acompanhei com todo o entusiasmo no Mundial 2006 e no Euro 2008), finais de Champions, e pontualmente até mundiais de sub-20, copa américa, CAN, etc etc, e inclusivé o "meu" Juventude de Évora, da 3ª divisão.

Muitos foram os posts onde critiquei fortemente o meu clube, a sua direcção, e alguns dos seus treinadores.
Alguns posts valeram-me mesmo acusações de benfiquistas descontentes com a minha postura menos facciosa, dizendo justamente o contrário de si (que isto não era carne nem peixe e assim não interessava, etc etc).

Em questões de arbitragem, a prova da minha isenção (a possível, naturalmente, pois sou humano como qualquer de vós) é que o F.C.Porto comanda a classificação "real".
E acredite que gosto bem menos deles que do seu clube.

Como é óbvio, em semana de derby, a rivalidade adensa-se, e aí, meu amigo, sei muito bem de que lado da barricada me ei de colocar.
Se tiver de usar este espaço para defender o meu clube, se achar que o devo fazer, faço-o.
Depois de passado o derby e as suas emoções, tudo volta à normalidade, embora não tenha querido deixar passar em claro a questão da estatística - que diabo, se Paulo Bento a usa, porque não poderei eu, modestamente, responder ?

Quanto ao jogo de ontem, recordo-me de falar ao telefone com um amigo ao intervalo, e dizer que estava a assistir ao pior jogo da Champions que alguma vez me lembro.

Creio bem que caso aquela bola não tivesse entrado daquela forma, o 0-0 seria quase inevitável. O segundo golo surgiu quando o jogo já estava partido, e com 0-0 nunca seria possível acontecer um golo daqueles.
Depois, a reviravolta em Donetsk, nos últimos minutos, foi outro facto que favoreceu, e muito, o Sporting - recordo-me, por exemplo, de o Benfica ter sido eliminado há dois anos por via de um penálti falhado pelo Manchester United em Glasgow no último minuto de descontos.

Acho que foi uma noite de sorte, sendo que a sorte faz parte do jogo.
Lamento, mas é a minha opinião.

Espero que não deixe de aparecer por aqui. Fazem sempre falta adeptos civilizados e educados como parece ser o seu caso. Mesmo que seja para discordar.

Peyroteo disse...

E que tal referir as bolas aos ferros que o Sporting mandou?
É que assim de repente, quem ler este post, até fica com a ideia que o Sporting não mereceu vencer.
LOL
Foi "sorte".

Amigo,
apesar de não ser um bom jogo, o Sporting mereceu inteiramente a vitória, que poderia ser bem mais dilatada.

Anónimo disse...

Acho que, mais uma vez, o Hélder Postiga beneficia duma posição de fora-de-jogo para participar de forma determinante no lance do primeiro golo.
Não vi o jogo, mas nos resumos fico com essa sensação.
Alguém pode confirmar ou desmentir esta minha percepção?
Bom resultado do Sporting, que tem boas hipóteses de passar este grupo.

Anónimo disse...

somos mesmo grandes... o LF nao resiste a falar de nós nos seus posts, por muito que se esforce para evitar. Afinal somos TRICAMPEOES NACIONAIS carago...