NOITE DE LUZ

Com uma exibição deveras convincente, o Benfica venceu com toda a justiça o derby lisboeta, e aproximou-se do topo da tabela classificativa da Liga, ficando inclusivamente em condições de tomar de assalto o primeiro lugar já na próxima semana.
Mais do que a vitória e os importantíssimos três pontos, a equipa encarnada demonstrou uma força colectiva e uma solidez de jogo que ainda não lhe tinham sido vistas esta temporada. Com as linhas muito bem desenhadas e juntas entre si, com basculações rigorosas, com um sentido de entreajuda constante, o Benfica foi na noite de hoje efectivamente uma equipa de futebol, acabando por se superiorizar com clareza a um Sporting muito menos audacioso do que se esperaria.
Já na primeira parte o Benfica tinha sido, no meu entender, a melhor equipa em campo. Uma ou outra falha defensiva não ofuscavam uma exibição colectiva muito bem conseguida, quase sempre por via de uma maior agressividade sobre a bola, e de uma movimentação bastante mais harmonizada do que seria de supor nesta fase da época, atendendo à quantidade de alterações que o plantel encarnado sofreu no último defeso - neste particular não se viu qualquer diferença entre as duas equipas, o que abona muito em favor de Quique Flores, e o que terá desde logo começado a escrever o destino do jogo.
Desde cedo se percebeu alguma fragilidade do Sporting pelos corredores laterais, onde, sobretudo um super-Reyes, mas também Ruben Amorim e Maxi do lado oposto, iam conseguindo gerar desequilíbrios sem que contudo Nuno Gomes e Cardozo se mostrassem capazes de lhes dar continuidade dentro da área. Mais ao centro, Yebda ia recuperando bolas sucessivas, o que permitia um domínio territorial que, sem ser asfixiante, não deixava de ser evidente.
Foi contudo na segunda parte que os encarnados alcançaram os golos, a vitória e mesmo algum brilhantismo exibicional. A entrada de Katsouranis fortaleceu e disciplinou o meio-campo, e depois de um curto período de maior controlo de jogo por parte do Sporting, a equipa da Luz partiu para uma recta final empolgante, capaz de vulgarizar em certos momentos um adversário que, não o esqueçamos, partia para este jogo com algum favoritismo do seu lado.
Os golos acabaram por surgir em apenas cinco minutos, colocando logo aí um ponto final nas hipóteses leoninas de discutir o resultado. Primeiro um remate fulminante de Reyes, e pouco depois um cabeceamento imparável de Sidnei, precisamente dois dos melhores jogadores em campo – Yebda também esteve muito bem -, selaram o triunfo encarnado, reflectindo no marcador a incontestável superioridade da equipa da Luz.
Paulo Bento fez o que tinha a fazer, com as entradas de Derlei e Liedson, mas o sentido do jogo não se alterou muito. Nem o Sporting conseguia fazer perigar de forma efectiva a baliza de Quim, nem o Benfica deixava de lançar venenosos contra-ataques que, mesmo já com Carlos Martins – muito voluntarioso mas pouco feliz - fora do campo, sempre foram ameaçando a eventual goleada, algo que, diga-se, também não seria fidedigno face ao que se passara em campo até então.
2-0 é assim o resultado que espelha bem o que aconteceu na Luz. É o resultado que permite ao Benfica vencer o seu primeiro clássico em dois anos, e que lhe dá uma nova alma, tão necessária para o confronto da próxima quinta-feira diante do Nápoles.
A equipa de Quique cresce a olhos vistos, e mesmo privada de alguns elementos importantes dá sinais de confiança a todos os benfiquistas em relação a um futuro que, se calhar, até pode ser mais próximo do que se pensaria. O trabalho táctico está à vista de todos, e uma ou outra individualidade vai revelando categoria, sendo talvez os casos de Yebda e Sidnei os mais surpreendentes.
Do Sporting esperava-se mais. Pareceu sempre uma equipa acomodada ao empate, e quando se viu em desvantagem não demonstrou qualquer capacidade de reacção. Mas, claro está, uma equipa joga o que a outra lhe permite. E o Benfica esteve muito bem.
A arbitragem foi algo tendenciosa, equivocando-se na marcação de faltas, e perdoando alguns cartões amarelos. Houve um lance de penálti dentro da área do Sporting, que face ao resultado final não teve consequências, mas não deixa de ser importante de referir. Até porque de um juiz que assinala penáltis como o de 2001 sobre Jardel, não se pode aceitar que, diante do seu nariz, deixe passar uma falta como a de Postiga sobre Yebda, quando ainda havia 0-0, e a história do jogo podia tomar todos os rumos.
Na próxima jornada, em caso de empate no clássico de Alvalade, e vitória benfiquista em Matosinhos, aí teremos a equipa de Quique Flores a comandar o campeonato. Algo que se me afigurava extremamente difícil de imaginar há umas semanas atrás.

34 comentários:

Anónimo disse...

e o nacional nao joga?

Kid Bengala disse...

Oi? Lagartos e Tripeiros não comentam esta? Porque será? Então o benfica não é só mancos com jogadores que só têm nome (reyes e aimar)? Entao e o benfica não foi beneficiado neste? Entao senhor paulo bento não comenta a arbitragem??? Pois é pois é, já começamos a calar muita gente, engulam em seco meus amigos e rezem, rezem porque se continuamos assim, só mesmo rezar é que vos safa (e mesmo assim).
Cumprimentos

Anónimo disse...

pronto, dêem a taça aos homens; se eles se vêem com uma exibição de merda e dosi goloa.... afinal é a melhor merda que conseguiram fazer nos últimos muitos anos;
a realidade regressa dentro de momentos e depois, como sempre, as vossas mulheres é que pagam...

Anónimo disse...

Acho que depois deste jogo, mais importante que a vitória, foi o Quique ter percebido que ao jogar com o Katsouranis ao lado do Yebda, o meio campo do Glorioso fica com uma maior capacidade de pressão e segurança defensiva.
Ouvi qualquer coisa do Aimar no final do jogo, ainda não li os jornais, espero que não seja nada de grave, porque o Pablito faz falta para o jogo com o Napoles e sobre tudo porque naqueles pés a bola sai sempre redonda.
Grande Benfica, grande Sidnei e grande Reyes.

Saudações

Anónimo disse...

Antes de mais não esquecer que o Nacional se vencer os seus 2 próximos jogos continua em primeiro.Quanto ao jogo em si apesar do sporting ter tido logo no 1º minuto uma grande oportunidade através do Djaló o Benfica foi sempre melhor equipa,correu mais 5km do que o adversário, houve uma solidariedade entre os jogadores muito grande que só a espaços o Sporting incomodou através do inconformismo do Postiga, único jogador dos leões que dignificou a sua camisola.Quando vi a equipa inicial do Quique estranhei a ausência do Léo e do Katsouranis e achei arriscado demais num jogo desta natureza o Benfica jogar com 2 centrais de apenas 19 anos.No entanto Quique demonstrou audácia e que neste Benfica já não há lugares marcados nem titulares indiscutíveis,ora bem isso reflectiu-se no resultado final.O destaque individual vai para o Reyes que mesmo que não tivesse marcado tinha sido o melhor em campo do Benfica.Individualidades á parte o que eu gostei mesmo foi do colectivo.Quanto á arbitragem foi claramente má, em caso de dúvida o sporting foi sempre beneficiado(em lançamentos de linha lateral e cantos foi gritante),não entendo como é que o Rochembak numa entrada daquelas sobre o Reyes não viu o cartão amarelo, o Moutinho devia ter visto 1 amarelo mais cedo e não no final do jogo.Há um penalty claro do Postiga sobre o Yebda.Quanto ao Sporting esperava uma equipa que desse mais luta tendo em conta que é uma equipa formada há 3 épocas com o mesmo treinador e com 3 aquisições cirúgicas para esta época.O Benfica se manter a "humildade" que o Quique fala pode ir longe realmente já esta época.


P.S. Aos adeptos do sporting não desesperem, as únicas derrotas desta época foram contra campeões europeus e ainda há muito campeonato.Mas se jogarem assim contra o fcp vão perder outra vez.

Anónimo disse...

Agora para o anónimo, então afinal quem é que ficou com uma cabeçorra que nem conseguia sair de casa no dia seguinte?

Anónimo disse...

vi o jogo ao lado de um ex vice presidente do benfica, e confesso que gostei do jogo.

Brytto disse...

O resultado foi o mais importante. Por favor não transformem esta vitória numa esplenderosa exibição! Este é um dos grandes males da grandeza do Benfica: Basta uma vitória ou duas para os comentadores logo aproveitarem a satisfação natural dos seus adeptos para venderem as suas edições, espalhando aos quatro ventos que agora é que temos uma equipa imparável...filme já visto e revisto inumeras vezes...

Ricardo Campos disse...

gostei de ver o benfica jogar... tb vi o jogo na companhia de um ex candidato a presidente do benfica...
acho que ele não ficou muito contente com a vitoria, mas isso são outros quinhentos...
MERECEU GANHAR E JOGOU MUITO MELHOR QUE O SPORTING!!!

agora não é por ganharem um jogo que já são campeões...

Ricardo Campos disse...

o que terá acontecido aos jogadores do benfica?
sofreram uma metamorfose enorme... contra ao FC Porto ao fim de 60 minutos não se aguentavam em pé, desta vez aguentaram 90 e jogariam mais 120 m se fosse preciso...

será q o departamento medico do ciclismo foi transferido para o futebol???

Anónimo disse...

Chama-se treino e preparador físico competente, Pako Ayestarán.

Anónimo disse...

Bom, se formos rigorosos, o jogador que mais correu ontem do sporting foi o djaló...5,3km e no benfica o sidnei ou o maxi com uns 6km.
Não vou contestar se têm uma boa preparação física, mas o jogo nunca teve uma grande intensidade e foi jogado a "10 à hora", ou seja bem devagar. Ora se numa liga dos campeões, os jogadores dos grandes clubes europeus chegam a fazer 10km num jogo, está provado porque é que por exemplo o sporting em barcelona...rebentou!!!
O ritmo do nosso campeonato não se compara para mal dos nossos clubes...6km em 90 minutos, é ritmo de futebol de há 20 ou 30 anos...

ASS: Fernando

Anónimo disse...

aposto que alteraram a fórmula do pó, mas há que melhorar, porque ainda não dé bem para todo o jogo; pena o nuno assis não possa beneficiar da novidade lá pela cidade berço; ele que foi sempre tão esforçado para correr os 90....

Anónimo disse...

Se querem falar de doping, é ver nos anos 80 a capacidade anaeróbia dos jogadores do FCP...posta em causa até por um sr. chamado Demol...que dizia que lhe davam umas coisas a beber...assim estranhas e que depois sentia que o coração batia que nem um cavalo...mas pronto...como já se viu não é preciso droga nenhuma para fazer uns 6km em 90 minutos de jogo...

ASS: Fernando

Anónimo disse...

realmente mais uma calinada do sr. LF... anda mesmo a perder qualidades. Entusiasmou-se tanto com a vitória que já vê o Bnefica em primeiro lugar, ainda que para isso seja preciso haver empate em Alvalade, o Benfica vencer em Matosinhos e, mais difícil que tudo, o Nacional não fazer dois pontos em dois jogos... Va la, mais uma vez lhe digo que pense antes de postar...

Anónimo disse...

estranha-se é o silencio do sr. LF quando é chamado à razao... foi assim no post anterior e volta a se-lo agora... Quando não ha argumentos...

Anónimo disse...

Pako Ayestarán??
esse senhor ja trabalhava no benfica quando o Campeões nacionais foram lá jogar?

doping? anos oitenta?demol?

pensei que estavas a falar da cocaína do mozer, que passou a ser do hernani para o mozer poder ser transferido...ou do Veloso.
ou então do Nuno Assis, mais um caso que foi branqueado...

acho que a nivel de doping o benfica esta anos luz de todos os outros clubes de portugal...
alguma vez se soube como morreu o feher???

quanto ao jogo, parabens ao benfica, correu mais do que o sporting e jogou muito melhor, seré que chega para o segundo lugar??

João Vale e Azevedo
ex presidente do benfica e ex presidiario

Anónimo disse...

apesar de ser portista e defender com unhas e dentes o meu clube ha uma coisa com que nao posso concordar... é que os portistas venham para ca dizer que os benfiquistas ja andam todos contentes só com uma vitoria... caramba um classico é um classico e se vencermos para a semana não vai ser mt diferente... há que pensar no que se escreve, tal como o sr. LF o deve fazer tambem...

Anónimo disse...

O penalty do Postiga é exactamente igual à marcação do Rubem Amorim ao Djalo em 2 cantos consecutivos! Pq nao falam desses lances? E pq nao foi Sidnei para a rua? O SCP jogou mal... o meio campo não existiu, o treinador esteve a dormir, as substituições foram uma miséria... mas dai a dizerem que fomos beneficiados... é anedota! Para os vermelhos os meus parabéns... já ganharam o vosso campeonato... Agroa já são muito bons... como nas pré-temporadas.

Anónimo disse...

lol, os verdes e azuis sao tao ridiculos...

semedo, andre, bandeirinha, pacheco... todos carecas aos 28 anos... curioso, semedo saiu a mal, foi logo apanhado com doping... lol

Anónimo disse...

o luisao nao é careca?

Anónimo disse...

Já ganharam o campeonato deles. Na 5ª são eliminados da UEFA e voltam à realidade.
Ainda bem que existem lampiões para animar o campeonato!

LF disse...

Quem é que falou do Nacional ????
Ora !!!

O que eu tinha dito é que o Benfica podia, matematicamente, passar para a frente da classificação na próxima jornada.
Pode ou não pode ?

LF disse...

Os olhos com que se vê a qualidade da exibição do Benfica dependem das expectativas que se tinham para o jogo.

Eu pensava que o Benfica dificilmente poderia ganhar. Pensava que o Sporting iria dominar o jogo por completo.

Não se viu nada disso.

A forma como a equipa do Benfica se movimenta em campo tem já algo de grande equipa, o que é notável com tão pouco tempo de trabalho.

Recorde-se que jogámos com uma dupla de centrais de 19 anos, com um lateral adaptado e outro estreante (ou quase).

Para mim jogar bem não é necessariamente criar 15 oportunidades de golo.
Jogar bem é notar que toda a equipa se movimenta como um bloco, que defende e ataca de forma harmoniosa, e este Benfica já parece, incrivelmente, capaz de o fazer.

O mérito vai todo para Quique, que está a conseguir o verdadeiro milagre de pegar num lote de jogadores que não se conheciam, e criar com eles uma ideia de futebol colectivo do mais interessante que se tem visto nos últimos tempos em Portugal.


É claro que foi só um jogo. Mas o que vi fez crescer fortemente a minha confiança.

Ricardo Campos disse...

caro LF:

eu confesso que vi e gostei do jogo que vi... mas como é que a imprensa portuguesa pode dizer que o benfica em um plantel equilibrado se nem um defesa direito têm?

Anónimo disse...

"Na próxima jornada, em caso de empate no clássico de Alvalade, e vitória benfiquista em Matosinhos, aí teremos a equipa de Quique Flores a comandar o campeonato."
Foi isto que screveu... O problema é exactamente não ter falado no Nacional... Quem lê isto e não souber a classificação actual julga que basta um empate em Alalade e uma vitória encarnada para o benfica ficar líder. É verdade ou não é? Aqui não fala de matematicamente nenhum... Já parece o Seara a deturpar o que diz...
Ao menos assuma os erros... Ou entao deixe de postar.

Anónimo disse...

Como as meninas pouco fizeram nos 90 minutos e como as queixas sobre a arbitragem apenas podem ser feitas pelo benfica, as lagartixas lembraram-se de falar de... doping!!
Muita piada!

Foi um jogo relativamente pobre e apenas se salva o facto de o Glorioso ter ganho um jogo importante. Notas positivas para: Yebda, REyes, Katso, Sidnei,
Vitor, Aimar.

Rui

LF disse...

Há duas interpretações diferentes para a frase "ter um plantel equilibrado".
Há os que dizem isso referindo-se ao equilíbrio titulares/suplentes, e nesse aspecto acho que o plantel do Benfica está de facto mais equilibrado.
Outra interpretação possível é a do equilíbrio entre sectores, e nese aspecto não acho o mesmo.
O Benfica está bem apetrechado do meio campo para a frente, mas atrás falta-lhe qualquer coisa. Se bem que as prestações de Sidnei e Miguel Vítor estejam a disfarçar essas lacunas.

No lado direito falta alguém, mas só quando Maxi Pereira se lesionar - lagarto, lagarto, lagarto - se falará no assunto. É sempre assim.

LF disse...

O Barqueiro,
Deixe lá o Nacional em paz !

Se no fim da próxima jornada o Nacional ficar a frente, e o Benfica em segundo, ficarei satisfeitíssimo.

Não vamos perder tempo com preciosismos semânticos.

Anónimo disse...

Sr. Silva Barqueiro:

Pedir a alguém que deixe de postar num blog que lhe pertence revela uma atitude extremamente deplorável em quem quer seja. Neste caso é facilmente explicada pela sua cor clubística e em linha com a mesma direi.

A si aconselho-o a postar o que quiser no seu blog e deixar de comentar em blogues que visivilmente o incomodam.

Antes que diga que estou a ter a mesma atitude que você deixe-me acrescentar que creio que o meu pedido é muito mais correcto e justificável que o seu, e deste modo eu teria o prazer infinito de nunca mais ter a infelicidade de cruzar os meus olhos em suas palavras (pois como é óbvio nem eu nem um milésimo do numero de pessoas que visita este blog faria questão de ler o seu hipotético blog).

Espero que não tenha de perder mais tempo no futuro a tentar descodificar estas palavras para seu entendimento.

Anónimo disse...

*visivelmente

Anónimo disse...

Caro LF,

O jogo foi de facto uma boa surpresa: pelo resultado, naturalmente, mas acima de tudo pela exibição.

- Gostei de ver o meio campo, finalmente, a funcionar. Yebda e Carlos Martins tiveram óptima dinâmica, Katso trouxe grande consistência (e note-se, nos últimos 15 minutos, Carlos Martins saiu lesionado e pouco se notou a sua ausência... Yebda e Katso chegam claramente para as encomendas). Reyes, na ala esquerda, foi sempre excelente (Di Maria tb entrou bem), Amorim cumpriu.
- A defesa esteve segura e, à parte o primeiro lance do jogo, muito organizada ("sacou" 7 foras de jogo). Ao contrário de outras vozes da desgraça, penso aliás que não tem havido grande descalabro defensivo no Benfica. Os golos sofridos em Nápoles e Paços envolveram ressaltos infelizes, erros nas bolas paradas e um "passageiro" mau momento de Quim. Jorge Ribeiro mostrou ser opção para Leo, embora prefire o brasileiro.
- O ataque terá sido o sector menos feliz, com Nuno Gomes algo distante do jogo (mas importante na pressão) e Cardoso a ficar muitas vezes abandonado. Aimar "abanou" o jogo e, no final, mostrou capacidade de sacrifício a fechar a ala direita, com a ausência forçada de Carlos Martins.
- Melhor ainda, como já explicou, foi ver a ligação entre os sectores a funcionar bem.

De qualquer forma, lembro as suas próprias palavras: este é um ano de transição. O resultado foi bom, a vitória moraliza, mas mantenho as minhas expectativas "por baixo", relativamente ao campeonato. Há que ser realista...

Mais importante, agora (e antes), é um bom resultado contra o Nápoles. A haver um mau resultado nesta 5ª feira (cruzes canhoto), para além do prejuízo financeiro e a tristeza, cria-se também uma enorme dor de cabeça a Quique Flores: com a UEFA, será possível gerir o plantel, apostar na rotatividade e manter todos os elementos motivados. Sem jogos a meio da época, o balneário poderá tremer um pouco mais (o eventual benefício do menor desgaste físico sem UEFA não me parece trazer mais valor acrescentado).

Quanto à arbitragem... não me chocou. Não foi excelente, mas já vi bem pior. Falhou no lance da grande penalidade sobre Yebda (Duarte Gomes afirma que o francês fez carga sobre Postiga antes do agarrão do avançado sportinguista), terá havido um fora-de-jogo por tirar (Sidnei resolveu com um excelente corte) e o critério disciplinar foi "brando" (mas a verdade é que o Benfica beneficiou do mesmo no jogo em Paços). Sobre um possível lance de grande penalidade contra o Benfica, envolvendo Sidnei e Derlei, penso que decidiu correctamente: o defesa ganha vantagem com o corpo (já ouvi sportinguistas a falar de um braço de Sidnei a empurrar Derlei... não vejo onde. E mesmo havendo, repesco o critério dos mesmos para as velhinhas actuações de Marco Aurélio, o homem com asas).

Destaco ainda o seguinte: ao rever o jogo, os comentários da Sport TV foram de uma tristeza confrangedora. No intervalo, só faltava pedirem aos espectadores para mudar de canal... Um absurdo. No mesmo canal, no Domingo, falavam-se maravilhas de um AC Milan vs Inter que ainda estou para entender o que teve de mais emcionante...

Anónimo disse...

se é preciosismo semântico ter como dado adquirido que o Benfica seria líder se duas condiçoes se satisfizessem, esquecendo que há outra equipa em jogo tudo bem... Mas seria melhor admitir que se esqueceu do modesto Nacional... Ficava-lhe melhor.

Anónimo disse...

Sr.silva barqueiro

Ontem em resposta a um comentário dum adepto benfiquista o cebola irritou-se e um qualquer 'capanga' agrediu-o.


Terá sido silva barqueiro? É que como tenta calar aqui LF se calhar anda a tentar calar-nos a todos...!


P.S.:Peço-lhe novamente para fingir que vai escrever no seu blog e desaparecer daqui.