CLASSIFICAÇÃO "REAL"

SPORTING-BELENENSES:
Se a grande penalidade assinalada no início da segunda parte se aceita como uma decisão correcta, já o primeiro golo do Sporting está claramente ferido na sua legalidade.
Hélder Postiga, no momento em que a bola é passada, tem apenas entre ele e a linha de baliza um único jogador do Belenenses. Uma vez que o guarda-redes está adiantado, o avançado leonino parte de posição irregular, e o golo deveria ter sido anulado.
A dúvida que poderia oferecer a colocação de um terceiro defensor azul junto à bandeirola de canto fica totalmente dissipada pela imagem parada, onde se vê que a sua sombra.
Não se sabe como seria o jogo a partir daí, caso o Sporting não se visse tão cedo em vantagem. Mas para efeitos “reais” o resultado que contará é o 1-0, não havendo assim lugar a subtracção de pontos.
Como tem sido habitual, aqueles que se queixam são os mais protegidos. O Sporting viu ser assinalado um penálti contra si, num jogo que estava resolvido, desenvolveu uma implacável campanha – em que já se vai tornando especialista – contra a arbitragem, e eis que nas duas jornadas seguintes, dois erros clamorosos a seu favor o empurram para a liderança da tabela, perante o silêncio e a passividade de todos.
Veremos se Paulo Bento tem coragem (ou desplante ?) de falar de arbitragem antes do derby. Tenho-o por uma pessoa inteligente, e estou certo de que não o fará.
Resultado Real: 1-0

RIO AVE-F.C.PORTO:
À excepção dos mais facciosos (eventualmente a maioria…), os leitores sabem que na elaboração da classificação “real” normalmente não confundo desejos com realidade. É verdade que há lances que se podem ver sob diferentes pontos de vista (por exemplo, o suposto penálti sobre Aimar em Vila do Conde), mas aquele que eu adopto, tenta ser, por norma, independente daquilo que eu desejaria que fosse a realidade (como foi o caso do exemplo que recordei).
É difícil fazer este exercício, mas só com ele é possível ter, lá mais para o final da época, conclusões efectivas sobre quem é mais ou menos favorecido, sobre quem tem mais ou menos razões de queixa.
Seria fácil optar por, na dúvida (já nem digo mais), defender o próprio clube. Mas isso é o que toda a gente faz, sem que se chegue, obviamente, a qualquer conclusão.
Não é isso que tento fazer, e decerto que os leitores mais ponderados o reconhecerão sem dificuldade.
Lembro tudo isto a propósito do lance ocorrido na área vila-condense já na segunda parte do jogo de ontem, em que na sequência de um livre apontado por Bruno Alves, a bola ressalta do poste para o braço de Gaspar. Por mim bem gostei que Pedro Proença não assinalasse nada, mas em consciência, e seguindo o princípio acima enunciado, mesmo não se tratando de um lance de análise óbvia e rectilínea, devo dizer que, ignorando as camisolas, a grande penalidade deveria ter sido assinalada.
Análise diferente faço do lance também reclamado pelos portistas na primeira parte, no qual Sílvio também toca a bola com o braço, mas desta vez sem qualquer intenção de o fazer, até porque está de costas para a bola no momento do remate.
Deste modo há pois que restituir dois pontos à equipa azul e branca.
Resultado Real: 0-1

PAÇOS DE FERREIRA-BENFICA:
Antes de mais há que dizer que foi um jogo duríssimo. Do mais duro que vi em Portugal nos últimos tempos.
Perdi a conta aos jogadores de um lado e de outro que ficaram estatelados no relvado em resultado de entradas violentas, a roçar a agressão. Só do Benfica recordo-me de Carlos Martins (duas vezes), Cardozo, Aimar, Reyes e Jorge Ribeiro.
Pode-se dizer que Nuno Gomes deveria ter sido expulso. E é verdade. Mas se puxarmos o filme atrás vemos duas entradas absolutamente assassinas de Filipe Anunciação, em lances imediatamente anteriores, e que terão eventualmente feito perder a cabeça ao avançado encarnado.
O lance do cartão amarelo a Maxi Pereira, é outro dos que poderia merecer uma punição maior, apesar de, neste caso, falta ser cometida na disputa de bola, e de frente para o adversário. O critério do árbitro foi o de tentar levar o jogo só com amarelos, e acabou por conseguir. Podia ter expulso Maxi, Nuno Gomes, Filipe Anunciação e mais uns quantos. Decidiu optar por alguma permissividade. O espectáculo ganhou com isso.
Sob o ponto de vista técnico Bruno Paixão esteve quase perfeito. A grande penalidade assinalada é indiscutível, e o lance reclamado pelos pacenses (Ruben Amorim sobre um avançado do Paços), só por fanatismo pode ser entendido como penálti – no máximo jogo perigoso, e consequente livre indirecto, mas quanto a mim nem isso. O livre que dá origem ao segundo golo do Paços também está a ser questionado mas, com franqueza, precisaria de ver de novo a lance para o analisar devidamente, ficando assim o benefício da dúvida para o árbitro.
Seja qual for o critério a utilizar para os lances mais duros, as expulsões não são passíveis de alterar o resultado “real”.
Tratou-se, em suma, de uma arbitragem muito boa em termos técnicos, e assim-assim em termos disciplinares. Erro grave de Bruno Paixão, interferência de Bruno Paixão na classificação, aconteceu em Braga, onde transformou um penálti contra num livre a favorecer o Sporting.
Resultado Real: 3-4

CLASSIFICAÇÃO REAL
SPORTING 7 (- 2 pts pelo penálti de Braga)
F.C.PORTO 7 (+2 pts pelo penálti de Vila do Conde)
BENFICA 5 (sem qualquer erro de prejuízo ou benefício objectivo em termos de golos ou penáltis)

26 comentários:

Anónimo disse...

o resultado de paços - benfica esta falseado... o maxi pereira expulso.. já não marcava.

não concorda?

Anónimo disse...

www.aguiamoribunda.blogspot.com

o unico blog isento da blogosfera

Aurelio Estorninho

Anónimo disse...

Não sei se viu o jogo, mas há um fora de jogo muito mal assinalado ao ataque do Rio Ave já em períodos de descontos. E instantes antes há uma entrada muito feia de Lucho que merceria ser assinalada falta e o respectivo cartão amarelo que seria o segundo e consequente expulsão.
Se viu os resumos é natural que não tenham passado estes lances. Eu não vi os resumos mas vi o jogo.

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

No lance do Maxi apesar do espetaculo da queda, depois de se ver a repetição, vê-se que o Maxi nem sequer tocou no Tatu!!! O Brasileiro antecipou o contacto e saltou!!!
Não concordo que o Paixão tivesse bem tecnicamente, por exemplo marcou duas faltas ridiculas ao Carlos Martins(entre outras), que em vez de protestar, riu-se(ainda bem!!!)...
Ainda no lance do segundo golo do Paços, a falta marcada ao Sidnei em 99% das vezes é sempre marcada ao avançado!!!
Já agora faça-se uma estatisca da quantidade de faltas ofensivas que as equipas fazem, e também se pode analisar a quantidade de livres com cruzamentos para área que uma equipa sofre. Em 3 jogos o Benfica teve até ao momento 1 livre frontal, ao jeito do Cardozo, repito 1, em 3 jogos, foi em Vila do Conde...

Não vi o jogo do FCP, mas pelo que li, por exemplo no MaisFutebol, o Lucho fez uma falta para amarelo(pelo menos) que era o segundo, e que não foi marcada porque ficaram duvidas se era dentro ou fora da área!!!(foi fora da área)(e não apareceu nos resumos!!!)

Não tenho problema nenhum em afirmar o meu Benfiquismo, e se para ganhar alguma fama de imparcial, tenho que dizer, que o Aimar não sofreu penalty em Vila do Conde, então desisto...

Anónimo disse...

Caro LF...

o facto do clube nortenho ter, na sua contabilidade, uma grande penalidade a seu favor nao lhe atribui automaticamente os pontos..pois estas tb se falham...ou os guarda redes defendem, parece que somos meros acessorios por vezes...

foras de jogo mal assinalados, livres perigosos, penaltis...é logo dado adquirido que é golo marcado....

tente rever la isso...é apenas uma sugestão..

saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

hehehehehehehehehehehehehehe.....
outra vez:
hehehehehehehehehehehehehehe.....
mais uma:
hehehehehehehehehehehehehehe.....
não dá p'ra resistir:
hehehehehehehehehehehehehehe.....
isto é que é humor, e do bom.....

LF disse...

A classificação real levada a cabo por este blog baseia-se em critérios objectivos.
Considera-se os golos mal anulados, os golos ilegais invalidados, os penáltis mal assinalados, e os penáltis por assinalar. Mais nada.

Tudo o resto é subjectivo.
Há equipas que ganham em inferioridade numérica, há faltas a meio campo por marcar das quais nunca se saberá as consequências, etc,etc.

A única forma de fazer uma classificação deste género é deixar de fora tudo o que é subjectivo, por muito que se possa achar que influencie os jogos.

São estas as regras. E são iguais para todos.

Anónimo disse...

O relatorio que ele fez para assumir que o Porto foi roubado... E agora ja dizes que ficas-te contente pelo penalty nao ter sido assinalado? Mas quando é contra ti já é corrupção e já não ficas contente...

Anónimo disse...

Oh Silva Barqueiro, vá lá plantar batatas, por favor. Gente como você não faz falta aqui.

Então compara o desejo (natural) do LF em querer que o Porto não beneficie de um penalty por falha técnica de um árbitro COM actos de corrupção!??!?

Oh amigo, estou a ver que faz alguma confusão com conceitos básicos. Tipo, honra e seriedade, já ouviu falar?

Em miudos:
A malta gosta que o Porto perca. O Porto é nosso rival. Quando o rival perde, é bom para nós.

A malta (a minha malta, pelo menos) não gosta é de corruptos. Sejam lá de que clubes forem, percebe?

Chiça... parem lá de defender os mafiosos, porra!! Depois aumenta o crime violento e queixam-se. Não entendem que a defesa de quem anda aí a ROUBAR gera um sentimento de impunidade para a ladroagem?!?!
Caramba, para bem do país... defenda lá o seu clube, mas ajude-nos a mandar os bandidos para a prisão!!!

Anónimo disse...

enfim!!
o clube fascista continua a ser levado ao colo...
a rtp uma vez ofereceu -lhes o futre, agora a PT oferece-lhes um canal de TV.
Benfica, sempre acima da lei

Anónimo disse...

A "bomba" de Jorge Ribeiro acabou por ser decisiva na vitória do Benfica na Mata Real. Um golaço que está longe de ter sido um chouriço. Ninguém percebia muito bem como é que JR andava na sombra do veterano Léo. Com este golaço, o irmão de Maniche afirmou-se definitivamente no onze do Benfica, para mim num jogo intensíssimo, onde aconteceu um pouco de tudo. É bem verdade que tudo podia ter sido mais difícil para o Benfica se Bruno Paixão expulsa Maxi Pereira - 3 minutos antes do golo que...marcou - e se faz o mesmo com Nuno Gomes, em lances mais para o vermelho que para o amarelo, ainda assim com alguma margem para a discussão. O Benfica esteve a ganhar 3-1 e 4-2 e, curiosamente, nunca teve o jogo controlado! Contas feitas, 53% de posse de bola no Paços, 47% para o Benfica e não foi por estratégia que o Benfica teve menos bola, foi mesmo porque não conseguiu ter mais. Não seria estranho o Benfica não ter vencido marcando 4 golos - mas Quim finalmente apareceu na derradeira carga da brigada comandada por Paulo Sérgio. Com isto, os encarnados colam-se ao FC Porto e têm pela frente uma boa oportunidade para não deixar o Sporting fugir e para conseguir arrancar o campeonato sem os atrasos do costume, que normalmente são fatais.

Publicada por Eugénio Queirós

Anónimo disse...

gostaria de saber de que actos de corrupção o fc porto foi condenado...

gostaria de saber se invadir o recinto de jogo e agredir á má fé um fiscal de linha faz parte da boa conduta desportiva.

aurelio estorninho
www.aguiamoribunda.blogspot.com

Anónimo disse...

"...clube fascista..."

irra, que ha gente estúpida!!!



Saudaçoes Benfiquistas

M.

Anónimo disse...

estupidos eram aqueles que apoiavam o benfica e eram apoiantes do governo de salazar...

FASCISTAS!!!
PORCOS FASCISTAS

Anónimo disse...

Esta de contar um penalty como golo, sinceramente! Desde quando? Os guardas-redes estao la para que?
Nao e para defender?

Quanto muito faca-se uma media ponderada de, por exemplo, 75% de penalties convertidos em golo.

Saudacoes B.

Manuel disse...

Quanto aqueles idiotas e mentirosos que continuam a chamar fascistas ao SLB lembro que o Estadio das Antas foi inaugurado com a presenca de Oliveira Salazar e do presidente Craveiro Lopes, se nao me engano em 1952. Alem disso, foi pago em parte pelo estado fascista de Salazar.

Que eu saiba o Estadio da Luz nao teve a "honra" da presenca dessas personalidades aquando da sua inauguracao. Nem qualquer contribuicao do estado fascista.

Por isso, os fascistas sao os portistas. E obvio, nao? Mentirosos!

Saudacoes Honestas, Benfiquistas e Nao Fascistas

Anónimo disse...

Os portistas que veem para qui chamar fascistas ao SLB, para alem de idiotas sao mentirosos.

O estadio das antas foi inaugurado com a presenca de Oliveira Salazar e do presidente da altura Craveiro Lopes. Alem disso o governo de Salazar contribuiu com parte dos custos da construcao do dito estadio.

Aquando da inauguracao do Estadio da Luz, nenhuma das personagens representantes do estado esteve presente. Para alem disso, o estado portugues nao contribuiu com qualquer dinheiro para a sua construcao.

Por isso, os fascistas sao os portistas. Nao e obvio?

Mentirosos!

Saudacoes Honestas, Benfiquistas e Nao Fascistas.

Anónimo disse...

Já afirmei que não vi o jogo de Vila do Conde, mas hoje alertarm-me para mais uma cotevelada do Bruno Alves, desta vez a vitima foi o Evandro!!!

Sobre o lance do Maxi, se por acaso existisse uma imagem que mostrasse o contacto, já a teriamos visto mais de 1000 vezes...

Anónimo disse...

Linda classificação... Vermelhos perdoados a maxi e a nuno gomes... (Maxi já não marcava golo algum), penalty perdoado após pontape nas costas dentro da área (jogo perigoso???? jogo perigoso foi o golo (ir)rgular do mantorras em rio ave quando foram (???) campeoes...)

Es mesmo doente vermelho....

Anónimo disse...

O MAXI marcou um golo quando antes devia ser expulso.É um lance completamente "assassino".Assim qual seria o resultado?Os media deviam ter vergonha de tanta PARCIALIDADE pró-Benfica.O Jesus diz:o fairplay é uma treta, eu digo moral,qual moral?

Peyroteo disse...

LF:

Acho que estou a perder tempo a escrever neste blog, de qualquer forma, apesar de escreveres bem, dizes contradições ridículas!

Dizes que:

"uma vez que o guarda-redes está adiantado, o avançado leonino parte de posição irregular, e o golo deveria ter sido anulado.
A dúvida que poderia oferecer a colocação de um terceiro defensor azul junto à bandeirola de canto fica totalmente dissipada pela imagem parada, onde se vê que a sua sombra."

Mas no jogo do Porto:

"mesmo não se tratando de um lance de análise óbvia e rectilínea, devo dizer que, ignorando as camisolas, a grande penalidade deveria ter sido assinalada."

PALMAS!!! LOL

São efectivamente lances "óbvios e rectilíneos". Não me faças rir!

Em Alvalade, ninguém, nem os jogadores Belenenses se aperceberam.

Em Vila do Conde: vê o lance à velocidade normal e diz-me se descurtinas penalty???

No jogo do teu Benfica, só te pergunto... e não é preciso mais, quem marcou o 2-1???

O da SACHOLADA, o Maxi.

Também houve penalty, seria assim tão tão evidente?

Não será por isso que aceitas o de Vila do Conde? Por ter sido um braço também?

Não terás medo de ser confrontado com: se um é, o outro não???


Depois rimos com esta:

"Erro grave de Bruno Paixão, interferência de Bruno Paixão na classificação, aconteceu em Braga, onde transformou um penálti contra num livre a favorecer o Sporting."

Vamos rir... ou chorar?
Viste o Paços - Benfica apitado pelo Paixão? Os erros graves não serão antes em Paços de Ferreira?

O Maxi foi vergonhoso!
O Nuno Gomes??? LOL então não se pedia Sumarissimo para o cebola por uma patada bem mais suave na Luz?

...


Finalmante o Lance de Meyong em Braga.
Já aqui solicitei a tua Honestidade, mas não a tens. Falta de coragem? De medo de voltar com a palavra atrás?
Vê o lance TODO e verás que instantes antes, Meyong faz falta sobre Abel quando o empurra para o Chão.
Porque não dizes a verdade e dizes que foi essa falta que o Paixão marcou.
Não cortes o lance a meio.

E ainda te poderia dizer que antes de Postiga cair em cima do Meyong, este acertou-lhe com a mão na cara, lesionando-o, tendo Postiga estado 5' fora do campo a ser assistido.
É verdade ou mentira?
Porque não teve pressa de voltar com 1-0 tão renhido? Não foi como o costume: sairem a gritar e chegando lá fora acontece o milagre da cura instantânea.

HAJA HONESTIDADE E PACIÊNCIA!

Santinni disse...

Grande critério. Segundo a tua classificação real, um clube que ganhe 10 a zero, porque um dos golos é considerado ilegal retiras 2 pontos. Em vez dos 3 pontos fica com um ponto, apesar do resultado real (segundo a tua opinião) ser 9-0.
Por outro lado expulsões que deveriam ser assinaladas (também baseado na opinião) e que fragilizavam a equipa, não existe qualquer penalização. Se o jogo em causa, acabou 4-3 com o Benfica encostado às cordas, não me parece que com menos 2 jogadores (que sinceramente nem vi os lances para ter opinião) fosse fácil ao Benfica ganhar...

Santinni disse...

Relativamente ao SLB estar associado ao regime de Salazar há a esclarecer o seguinte.

O SLB nunca foi directamente conotado com o governo fascista. Mas não quer dizer que não fossem criadas condições para o SLB ganhar. Isto é, vivendo nós numa ditadura, o povão ter de ser alimentado. Segundo o Salazar o alimento do povo seria pão, vinho e as vitórias do Benfica. Assim e sendo o SCP um clube associado a uma classe elitista e mais instruída (médicos, juízes, empresários, etc.) e com ligações a alguns monárquicos o governo da altura "apoiou" na sombra a formação e manutenção da super equipa do SLB dos anos 60 - que praticamente não dava grandes hipóteses entre portas e fazia boa figura lá fora. O FCP que sempre foi potenciado com o tecido empresarial do Norte (Entre eles o presidente Armando de Sá, "amigo" de Salazar e posteriormente deputado pelo CDS PP) não tinha nem simpatia nem expressão para fazer o papel do SLB e na altura era um clube de Bairro sendo ultrapassado pelo Setúbal, Barreirense/CUF, Académica ou o Beleneneses).

popyfm disse...

nao sabia que a marcação de uma grande penalidade é golo garantido...

Então o Sporting, e segundo a pessoa que postou isto, (so hoje conheci este blog por isso não sei como ficou esse assunto aqui tratado na epoca passada) no ano passado deveria ter mais pontos do que os que teve.

Anónimo disse...

Eu acho piada de toda a gente falar do lance do Maxi Pereira e isto tem a ver com a comunicação social, que só mostra as imagens que interessam para contaminar a opinião pública. Ninguém falar da entrada do jogador Pedrinha sobre salvo erro sobre o Reyes no início do jogo. Aliás, Pedrinha teve mais uma outra entrada e, sem fazer pesquisa, penso que conseguiu sair do jogo sem nenhum cartão amarelo quanto mais vermelho.

Anónimo disse...

não se pode esquecer do Penalty escandaloso que LUcho fez no último minuto do jogo mas que nenhuma TV mostra no seu resumo!!

Isto sim é o sistema!!