COMO VAI O DEFESO
F.C.PORTO: Com as saídas de Bosingwa, Paulo Assunção e provavelmente Quaresma (veremos se ainda Lucho), a estrutura tri-campeã sofre algum abalo. Ou os sul-americanos contratados são mesmo bons (e só conhecemos um), ou poderemos estar perante um ano de transição no dragão. Mas recordo que da última vez que utilizei estas palavras, chegaram Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez…
SPORTING: Se Paulo Bento ficar, e ficarem também Miguel Veloso e João Moutinho, o Sporting será um fortíssimo candidato ao título nacional. Reforçou-se pouco e bem, como mandam os manuais, e mantém a estrutura base de há dois/três anos. Trabalha-se bem lá para os lados de Alvalade.
BENFICA: Se as coisas continuarem como estão (sem Aimar, Miccoli, Belletti etc etc), o Benfica parte em clara desvantagem para a nova época. Em primeiro lugar porque foi o que mais alterou a sua estrutura (a começar pela equipa técnica), depois porque sofreu perdas significativas (Rui Costa e Rodriguez eram basilares), sendo manifestamente, de entre os três, aquele que dispõe do plantel mais fraco, por muito que “A Bola” nos tente convencer do contrário.
BENFICA: Se as coisas continuarem como estão (sem Aimar, Miccoli, Belletti etc etc), o Benfica parte em clara desvantagem para a nova época. Em primeiro lugar porque foi o que mais alterou a sua estrutura (a começar pela equipa técnica), depois porque sofreu perdas significativas (Rui Costa e Rodriguez eram basilares), sendo manifestamente, de entre os três, aquele que dispõe do plantel mais fraco, por muito que “A Bola” nos tente convencer do contrário.
5 comentários:
Na minha opinião o sporting parte como favorito uma vez que a manterem-se Veloso e moutinho, e com os reforços que conhcem a casa e que vieram acrescentar sobretudo mais equilíbrio à equipa, e também com a esfera das atenções centrada no Benfica (Aimar e caso apito Final) e Porto (caso apito final e insatisfação de quaresma) o Sporting tem grandes possibilidades este ano de conquistar o título.
Quanto aos Corruptos saíram dois jogadores que a meu ver eram extramamente importantes na dinâmica de jogo da equipa (assunçao e bosingwa) ou os reforços (que não os conheço) são de facto mais valias ou esta época não será tão fácil como a anterior.
Quanto ao meu Benfica se não vier Aimar ou outro elemento que eleve quer experiência quer a qualidade do plantel, será mais um ano de sofrimento e até mais algumas desilusões. Espero que esteja enganado e que tanto Quique como Rui Costa consigam fazer deste plantel uma grande equipa de futebol.
Concordo em absoluto com o Mário.
O Sporting (mantendo-se o plantel até ao arranque) parte em vantagem, com uma equipa estável, sem "buracos" (falta um ponta de lança para jogo directo e um Guarda-Redes com estaleca), misturando juventude com experiência. Restará saber como se arruma o meio-campo.
Um onze com Rui Patrício; Caneira, Polga, Tonel, Grimi; Veloso, Rochemback, Moutinho, Vukjevic; Liedson e Postiga/Derlei é forte.
O Porto vai sofrer a falta de Paulo Assunção, que sempre considerei o jogador nuclear deste Porto. Assunção era o pivot que libertava Meireles e Lucho, dando-lhes espaço de manobra e alongando a equipa. Sem Assunção, o modelo terá que ser repensado. Bosingwa e Quaresma resolveram jogos e farão falta, mas não têm tantas implicações na "equipa". Duvido que Lucho saia... mas quem sabe Aimar virá para o seu lugar. Tem buracos no plantel (defesa-direito, extremos).
O clube corrupto apresenta também muitas novidades, pelo que se desconhece como funcionará.
Terá também o "extra" de uma massa associativa hiper-manipulada, vibrante com as derrotas do seu arqui-rival (a quem não interessa o processo continuar em curso ou terem visto o nome do clube cair na lama).
Um onze com 2 interrogações: Helton; Fucile, Bruno Alves, Pedro Emanuel/Rolando, Lino/Sapunaru (?); Tomás Costa/Bolati (?), Meireles, Lucho; Rodriguez, Tarik/Farias, Lisando. Menos forte que na época passada, mas ainda assim de peso.
O Benfica parte atrás. Com buracos por preencher, sem um modelo muito óbvio... A saída de Rui Costa vai ser dificil de resolver, mas poderá criar uma equipa mais equilibrada e menos dependente de um jogador. Veremos. Muitas, muitas interrogações. Duvido que seja ano de vitórias... mas espero que seja ano de construção.
O onze que consigo ver, para já: Quim, Nélson/Maxi, Luisão, David Luiz, Leo; Petit, Katsouranis, Ruben Amorim, Di Maria; Nuno Gomes, Cardoso.
Para rematar, uma contagem dos portugueses nos "meus" onze:
Sporting: 6
F.CorruptoPorto: 3
SLB: 4
Relamente o sporting tem uma optima equipa, um plantel muito equilibrado. Olhem se o aimar n vier tanto melhor porque eu ja estou farto de todos os dias nas capas dos jornais ser sempre a mesma foto e noticia. O Benfica tem é k começar a olhar para o k tem dentro de casa, formar uma equipa equilibrada e bem compacta e com um estilo de jogo bem definido! Força benfica
Ó Nuno, só paa informar que já transmiti as suas lições técnico-tácticas ao Prof. Jesualdo o qual, devo confessar-lhe, suspirou de alívio, pois não sabia como suprir as saídas e articular as presenças; bem-haja;
ah, por falar em manipulação (e porque o pior cego é sempre o que teima em não.....), incline a cabeça par baixo e um pouco mais para dentro, e reveja toda a vossa história pós Fernando Martins; e o mais curioso, perturbante até, é que teimam em continuar assim; quanto a mim, vou teimando em gostar da postura do vosso clube.
Um bem haja também para si, caro Eduardo. :)
A minha análise não pretendia ofender ninguém, lamento que se tenha picado.
A importância de Paulo Assunção no Porto é apenas e só uma opinião minha (se bem que partilhada por muitos outros... por exemplo, Lucho e Lisandro). Mas posso estar enganado, quem sabe?
Quanto ao comentário da massa associativa, confesso que não entendo o seu pedido de "acto de contrição". No Benfica tem-se manipulado a massa associativa? Certamente, q.b.. Mas não vejo comparação com o que é feito no FCP.
Basta olhar para o suporte oficial (para não falar do que é feito pelas sombras) feito às claques de um e outro clube. Ou para a forma como toda a massa associativa do FCP aceitou, sem um vislumbre de protesto, o facto de não terem recorrido para tribunal perante a sentença de corrupção.
De qualquer forma, para serenar ânimos, repare que não estou aqui a defender os adeptos "ultras" (na verdadeira acepção da palavra) de qualquer clube. O comportamento desses, condeno por igual, seja qual for a camisola.
Na esperança que seja possível falar como gente civilizada com adeptos rivais, um abraço,
Nuno
Enviar um comentário