FANTAAASTICO !

Começar melhor era impossível. Uma vitória clara, uma grande exibição e toda a confiança renovada, numa jornada que mostrou que Portugal é inequivocamente a melhor equipa do seu grupo.
Depois de uma fase de apuramento periclitante, e de alguns jogos particulares menos conseguidos, foi até de certa forma surpreendente o modo categórico e brilhante com que a equipa nacional se exibiu, o sentido colectivo que foi capaz de patentear, e a evidente superioridade que manifestou, face a um adversário forte, como o são praticamente todas as selecções presentes nesta fase final. Não se esperaria tão grande articulação de conjunto, tanta frescura física (Petit e Moutinho, por exemplo, correram e lutaram como heróis) e tanta segurança em todos os capítulos do jogo.
Desde o primeiro minuto que Portugal tomou conta da partida, instalou-se no meio-campo turco e os lances de perigo foram surgindo. Uma bola no poste e um golo anulado foram os momentos em que Portugal esteve mais perto do golo, mas não foram os únicos lances de perigo da equipa nacional. Nos segundos quarenta e cinco minutos o domínio português ainda se intensificou mais. A pressão da equipa de Scolari tornou-se asfixiante, as segundas bolas eram constantemente conquistadas por um meio campo em alta voltagem, e o golo tornava-se cada vez mais uma questão de tempo. Mas sabe-se como o desperdício se torna por vezes implacavelmente ingrato, e a bola parecia efectivamente não querer entrar na baliza turca. Até que Pepe, após primorosa assistência de Nuno Gomes, conseguiu enfim marcar, tranquilizando dez milhões de almas. Estava reposta alguma justiça no marcador, ainda que a ampla superioridade lusa justificasse mais golos. Até final, Nuno Gomes (com uma excelente exibição à qual faltou apenas um golo) voltou a estar perto de marcar com um desvio de cabeça para a trave, e pouco depois foi Nani a rematar com perigo, após magnífico lance individual.
Faltava apenas aparecer um homem. Aquele de quem todos mais esperavam. Foi já no tempo de desconto que Ronaldo, numa arrancada com a sua marca pelo lado esquerdo, desmarcou João Moutinho na área, e este com um pormenor de grande classe deixou Raul Meireles de cara com o golo. O portista não perdoou, e acabou com o jogo da melhor forma para as cores nacionais.A força da nossa selecção foi o colectivismo e a concentração competitiva – uma marca que Scolari imprime como poucos. No plano individual todos estiveram bem, com particular destaque para Pepe, João Moutinho, Nuno Gomes e Bosingwa. A espaços Deco também brilhou. Apenas Paulo Ferreira teve algumas hesitações, mas sempre sem consequências para a baliza de Ricardo. Cristiano Ronaldo teve alguns momentos de classe, mas todos nós esperamos naturalmente muito mais dele.
Quanto à arbitragem, esteve bem no golo anulado a Pepe na primeira parte. De resto não gostei de alguma permissividade disciplinar, nem da quantidade de faltas assinaladas, que ainda assim não comprometeu a qualidade de um belo jogo de futebol.
Agora venha a República Checa, que nesta primeira jornada pouco mostrou além de uma grande felicidade. VEDETA DA BOLA estará em Genève para contar tudo sobre esta partida, que poderá praticamente decidir o apuramento de Portugal para os quartos-de-final.Viva Portugal !!!

20 comentários:

Anónimo disse...

Boa crónica/resumo do jogo de hoje.
Este jogo n era nd facil pois os Turcos sao mt aguerridos, e grande parte deles sao bastante fortes fisicamente.
Tenho de dar a mao à palmatória, n esperava uma jogo assim por parte de Portugal; uma verdadeira equipa a jogar à bola.
A jogar assim... eu acredito...

Resta me desejar-lhe boa viagem a Genève, e que a sua presença no estádio seja sinónimo, de + uma grande vitória!!

Força Portugal!!!!

Anónimo disse...

Um grande jogo de Portugal, aconteça o que aconteçer neste Europeu, muito obrigado Scolari por toda a magia criada a volta da nossa seleção

Anónimo disse...

La anda o PC e os seus servos e vassalos com azia... ai ai maldito Scolari

Anónimo disse...

Maniche??? Estamos bem servidos com o Petit e o Moutinho.

Anónimo disse...

"A espaços Deco também brilhou" - Não concordo... Deco teve uma exibição desastrada:

- Mais de 15 perdas de bola, apenas conseguiu alinhar 3 ou 4 passes, todos inconsequentes

- Originou três contrataques perigosos do Turcos

- Não defendeu...

É incompreenssível que Scolari, sendo Brasileiro, só o tenha retirado nos últimos minutos, felizmente a tempo de permitir o
2º golo.

De resto foi um grande jogo. Mais uma vez Scolari excede as expectativas, conseguindo motivar e colocar os jogadores em campo de forma convincente.

E Quaresma - ninguém se lembra dele... De facto é um jogador que pouca falta faz... Muito conflituoso, marca um golo de trivela em cada dez jogos e nos restantes nunca joga para a equipa... O próprio PC está mortinho por o vender...

Termino chamando a atenção para as arbitragens - Se ontem fomos prejudicados imaginem e estejam atentos com o que vai aconteccer daqui para a frente...

Anónimo disse...

A exibição dá-nos esperança de um Europeu à medida dos nossos desejos.
FORÇA PORTUGAL!

Anónimo disse...

exibição desastrosa de Deco? não vi o mesmo jogo entao... é que eu nao via o deco a jogar tao bem desde o euro 2004... sinceramente, acho que jogou muito, nao foi constante, mas jogou, e passes falhados? quem nao os falhou ontem... vamos ver tambem as coisas boas ok?

deco jogou e jogou como à muito não se via...

Parabens Portugal! e parabens pelo excelente blog lf...

Peter disse...

Foi uma vitória justa e até podia ser mais dilatada.No entanto depois de uma fase de qualificação abaixo do nosso nível o jogo a que assistimos ontem foi muito bom. No entanto não devemos entrar em exageros e pensar que já somos campeões da europa porque há ainda um longo caminho a percorrer.Nesse aspecto as declarações do J.Moutinho e do Simão revelaram elevação, "temos que ter os pés bem assentes na terra e pensar jogo a jogo". Quanto àqueles que dizem mal dos críticos e eu sou muito crítico digo-vos o seguinte.Só com a crítica construtiva é que se pode evoluir,camuflar erros é permitir que estes continuem.A discussão dos problemas nunca fez mal a ninguém, pelo contrário até é uma demonstração de uma sociedade aberta e democrática.Factor esse que pelos vistos ainda incomoda muita gente apesar de vivermos á 34 anos em liberdade.E nesse aspecto o sr.Scolari ainda tem muito que evoluir e os seus fiéis seguidores também.Também acho que o Deco não jogou tão bem como se anda aí a dizer.Na 1a parte sim, mas na 2ª a quantidade de bolas que perdeu através de maus passes(aspecto em que ele era exímio não só no fcp,euro2004 e no Barcelona nas 2as primeras épocas) foi preocupante.Acredito que ele vá melhorar mas ainda não está ao seu nível que é muito mais elevado do que apresentou ontem.

Anónimo disse...

Uma exibição memorável que nos permite sonhar ir longe, mas é preciso ter calma. Pensar jogo a jogo...
No jogo de ontem um dos melhores jogadores foi Bosingwa, que fez talvez o seu melhor jogo pela selecção. Aliás, contribuiu em muito para que não tivéssemos sofrido um golo, memso quando já merecíamos estar em vantagem...

FORÇA PORTUGAL!!

Anónimo disse...

Caro Gustavo:

Aconselho-o caso lhe seja possível, a revisão do jogo tendo em atenção a acção do Deco...

Aliás esta exibição do Deco vem na linha das suas exibições durante todo o apuramento para o Euro 2008.

Noutro Blog alguém já reparou que ele ainda não aprendeu o Hino e isso é sintomático...

Esperemos que melhore... Não é difícil...

zephirus disse...

Não que conte muito mas pode dizer alguma coisa. Sobre o DECO, no jogo com a Turquia e em relação a passes:

Passes curtos: 7/11 64%
Passes médios: 21/34 62%
Passes longos: 6/11 55%

Anónimo disse...

não esqueçam de tomar umas pastilhinhas para a azia enquanto assistem aos jogos da selecção de Portugal, já que na mesma quase só brilham muitos jogadores que são ou foram do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
AVÉ.

Anónimo disse...

Realmente há mesmo opiniões para todos os gostos! O Deco para mim, juntamente com o Pepe e o João Moutinho, foram os melhores...

Quanto a brilharem apenas os jogadores que foram do FCP parece-me também uma opinião muito destorcida, então e os formados em Alvalade, que estão entre os melhores do mundo…

Anónimo disse...

Tomem lá a corrupção:

BOSINGWA
RICARDO CARVALHO;
PAULO FERREIRA;
PEPE (1 golo);
DECO;
RAÚL MEIRELES (1 golo);

deve ser por isto que os vossos comentários são meros "pius".

Anónimo disse...

Estes comentários deste Eduardo são absolutamente vergonhosos, e mostram bem onde chega o fanatismo dos seguidores de PC.
O Porto o Benfica e o Sporting estão de férias ! Ainda não percebeu ?

Anónimo disse...

É nesta manipulação da justiça que assenta a defesa do FCP no Tribunal Arbitral do Desporto:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/06/eles-bem-tentam-mas-uefa-no-os-ouve.html

TOCA A DIVULGAR... Pela JUSTIÇA!!!!

Anónimo disse...

caro francisco,

não é preciso, para mim, rever o jogo. Na minha opinião o Deco fez um jogo fabuloso, como já não o via jogar desde 2004, inclusivé no Barcelona,talvez devido ao sistema táctico que não lhe dá tanta liberdade como pela selecção, porque com jogadores como Moutinho e Petit nas costas, o deco consegue desenvolver melhor o seu futebol...

e em relação ao hino, é melhor não irmos por aí, porque se repararmos pelo menos 40% da população portuguesa não o sabe, e o Deco não tem obrigação de o saber.

sejamos justos...

abraço

Anónimo disse...

de férias? calculo, agora já não interessa observar os reflexos da realidade vivida; foram estes, entre outros, os argumentos que fizeram do FUTEBOL CLUBE DO PORTO o melhor, o inigualável, vencedor dentro das 4 linhas; é claro que esta conversa não vos interessa; que percurso têm, afinal, para exibir? nenhum! E esta evidência, esse clube de actuação verme, ninguém apaga; claro que dá muito jeito falar de corrupção... e de férias.....
tic- tac doc, tic-tac doc;
de resto, pouco tempo falta para recomeçarem a envergonhar o futebol luso com as vossas costumeiras actuações nas competições europeias das equipas a sério.

Anónimo disse...

bem quem parece estar de férias é o autor do blog... Falta um post sobre a memorável vitória de hoje sobre a Rep. Checa... Neste jogo o Deco veio 'calar' aqueles que o criticaram no jogo anterior. O Homem do jogo sem dúvida... E é definitivamenteirónico o facto de invocarem que ele não sabe o hino... Sinceramente... Há mais jogadores na Selecção que não o cantam, o que não quer dizer que não saibam. E mesmo que ele não saiba, que tem isso de mal?

FORÇA PORTUGAL!

Peter disse...

Caro Bruno Oliveira toda a gente tem direito de criticar seja o que for.E também de elogiar quando assim tem que ser.Ontem o homem do jogo foi claramente o Deco e não o C.Ronaldo como a UEFA atribui.Agora ontem o próprio Deco admitiu que na 2ªparte do jogo com a Turquia já estava cansado e que não tinha jogado tão bem como na 1ª parte desse jogo(no flash-interview da sportv).
A crítica da minha parte nunca tem a ver com embirrações como muitos fazem, é por factos objectivos.No jogo de ontem acho que o Petit e o João Moutinho foram os que tiveram pior por exemplo.isso tem alguma coisa de mal.Eu quero que Portugal seja campeão da europa mas quando vejo coisas menos boas só tenho é que criticar porque sei que os jogadores têm talento para fazer sempre melhor.E não é camuflando essas situações que os jogadores evoluem ou melhoram.Custa muito perceber?