O TUDO OU NADA EUROPEU

Afastado da Liga dos Campeões, longe do F.C.Porto na Liga Portuguesa, o Benfica tem hoje em Donetsk a derradeira hipótese de poder prosseguir nas competições europeias, e de manter de pé a esperança numa época bem conseguida. Este jogo tornou-se pois, dados os resultados desta semana, numa tábua de salvação para os encarnados, e deve portanto ser encarado com total disponibilidade física e mental, se tal for possível num contexto de jogos decisivos de três em três dias em que o Benfica tem estado mergulhado.
A Taça Uefa, sendo o parente pobre das competições europeias, tem, no reverso da medalha, o condão de permitir enfrentar adversários mais dóceis, e assim possibilitar chegar mais longe. Como pontua para o ranking da Uefa com a mesma ponderação da Champions, uma boa prestação não é, de modo algum, negligenciável. Creio mesmo que clubes como o Benfica e o Sporting, e mesmo o F.C.Porto (como se viu em 2003) têm aqui uma chave para o sucesso europeu que a milionária Champions manifestamente lhes proíbe e sistematicamente lhes nega. É assim extremamente importante que o Benfica consiga vencer na Ucrânia, e manter-se de pé na Europa futebolística.
Estará em condições de o fazer ? É uma incógnita.
Mais do que o rendimento do Benfica na ressaca de uma comprometedora derrota doméstica, desconheço em absoluto o que fez com que o Shakhtar, depois de um início de prova esmagador, em que se posicionou muito bem face ao apuramento, tenha depois somado três derrotas consecutivas, 2 golos marcados e 9 sofridos, parecendo afundar-se numa crise extensível também aos resultados internos, e que o fez inclusivamente perder a liderança do seu campeonato. Será que este Shakhtar está mais fraco do que o que venceu na Luz, onde de resto foi bastante feliz, perante um Benfica em situação desportiva bem mais frágil que a actual ? Se assim for, suponho que o Benfica tem fortes hipóteses de conseguir dar uma alegria aos seus apaniguados. Caso contrário, se a equipa ucraniana aparecer ao seu mais alto nível, não creio que seja possível ao Benfica encontrar forças para o derrotar, num estádio esgotado por um público entusiasta, num relvado cheio de neve, com 10 graus negativos, e levando em conta que o Shakhtar nem sequer jogou no fim-de-semana, dedicando naturalmente toda a atenção e energia a esta partida, ao contrário, como sabemos, da equipa de Camacho.
O facto de o Shakhtar alimentar ainda o sonho da continuação na prova máxima pode ser uma vantagem estratégica para o Benfica. Dificilmente os ucranianos jogarão para manter o empate, sobretudo se sentirem algum estímulo vindo de…Milão, onde o Celtic joga à mesma hora.
Por outro lado, a ausência de Rodriguez é um rude golpe na equipa benfiquista. O uruguaio tem feito uma época extraordinária, e dificilmente o jovem Di Maria – que muito prometeu, e tanto tem desiludido nas últimas semanas – o poderá fazer esquecer.
Veremos pois o que sucede, sabendo que um afastamento do Benfica vai seguramente gerar nova onda de desconfiança em redor da equipa, algo que parecia dissipado há poucos dias atrás. Por agora, há que dar lugar à esperança.
Equipas prováveis:
SHAKHTAR DONETSK – Paytov, Srna, Kucher, Chygrynskiy, Rat, Lewandowski, Ilsinho, Jadson, Fernandinho, Brandão e Lucarelli.
BENFICA – Quim, Luís Filipe, Luisão, David Luíz, Léo, Petit, Katsouranis, Rui Costa, Maxi Pereira, Nuno Gomes e Di Maria.
PROBABILIDADES (1X2) - 40% ; 20% ; 40%

1 comentário:

Anónimo disse...

LF

Esta equipa pode fazer tudo, um grande jogo (AC Milan), ou um mau jogo (fcp), o problema pode estar na condição física de alguns jogadores

Depois, 10º negativos, neve, gelo e tudo mais que se pode encontrar na Ucrânia nesta época do ano, não pode ser nada bom para o Benfica, a missão da equipa era muito complicada com bom tempo, agora assim, é práticamente impossivel

O plantel do Benfica, não tem qualidade física/táctica para dicidir a época em 8 dias, 2 jogos da Champions e o jogo contra o fcp, importantissimo para a nossa liga

Em relação a este jogo contra o Shaktar, só desejo, em 1º lugar que o Benfica vença, cláro, depois, que não se lesione mais nenhum jogador, pois estas condições atmosféricas, são meio caminho andado para lesões musculares

LF, não estou optimista para este jogo, vai ser muito complicado, embora tambem perceba que, sendo o Shaktar uma equipa com muitos brasileiros e que por sinal são os seus melhores jogadores, tambem se vão ressentir do mau tempo