APREENSÃO !

As notas dominantes do primeiro dia de trabalho do plantel benfiquista no Seixal foram a apresentação das novas camisolas – sobretudo a alternativa cor-de-rosa, que parece uma aposta de marketing bem interessante -, e a praticamente certa saída de Karagounis, que vai obrigar o clube da Luz a procurar mais um médio para então fechar o plantel.
Deixando de lado o acessório (os equipamentos, bem bonitos por sinal, não fosse o azulado logotipo da PT estragar mais uma vez a tonalidade), centremo-nos no essencial (o plantel) para dizer que a saída de Karagounis é uma baixa importante, e na actual conjuntura (momento, disponibilidade financeira etc) não se vê como possa ser colmatada a curto prazo sem alguma perda de qualidade, isto numa altura em que a permanência de Manuel Fernandes ainda não é totalmente garantida – sendo que, mesmo com Manelelé, as opções são poucas.
Aliás, nos últimos dias as más notícias sucederam-se: Anderson quer sair (com o estranhíssimo argumento de não jogar na sua posição…) e parece estar em vias de ver satisfeito esse propósito, Miccoli afinal está muito perto do…Palermo, Cardozo levantou muitas interrogações com uma paupérrima exibição na primeira jornada da Copa América, e agora o médio grego, uma das unidades de maior rendimento na temporada transacta, abandona o clube (eventualmente a custo zero). Verdadeiros buracos na construção do plantel.
De um lote de jogadores fortíssimo, muito naturalmente capaz de se assumir como principal candidato ao título, o Benfica perde num fim-de-semana três potenciais titulares, vendo o lote de alternativas reduzido até níveis próximos dos que na época passada impediram a conquista de qualquer troféu, com a agravante de não ver um cêntimo com essas saidas.
É óbvio que a nova temporada ainda é uma criança, e até ao fim de Agosto ainda há possibilidade de inscrever jogadores. Mas se por um lado a compra de Cardozo terá deixado os cofres da Luz demasiado leves para qualquer aventura, o tão almejado desejo de Fernando Santos de contar com todo o plantel para o início da pré-época esvai-se por entre um desejo grego, uma quimera italiana e a imprudente planificação de uma equipa directiva demasiado ausente. Aliás, se descontarmos os dispensados (mesmo os que ainda não têm clube), a confirmarem-se estas saidas o Benfica tem hoje, por agora, um plantel ainda mais curto que o anoréctico grupo de trabalho que na época passada tanto desiludiu, com a agravante de manter ainda um elevado número de jogadores com credenciais inteiramente por confirmar – como são os casos de Dabao, Romeu Ribeiro, Sretenovic, Coentrão etc.
Lembremos o plantel benfiquista, considerando as saídas de Karagounis e Anderson:
GUARDA-REDES- Quim, Moreira e Moretto (?)
DEFESAS – Nelson, Luisão, David Luiz, Léo, Zoro, Sretenovic e Miguelito
MÉDIOS – Petit, Katsouranis, Manuel Fernandes (?), Rui Costa, Nuno Assis e Romeu Ribeiro
AVANÇADOS – Cardozo, Bergessio, Nuno Gomes, Simão, Mantorras, Dabao (?) e Coentrão
Para além da falta que a criatividade de Miccoli pode fazer no ataque, a defesa e o meio-campo parecem claramente deficitários de alternativas de qualidade. E caso não sejam ainda reforçadas poderão ser elas, mais uma vez, as tábuas de um caixão de desilusão.
Não é com equipamentos cor-de-rosa, com posições em estatísticas irrelevantes ou todo o foguetório habitual sempre que cada época começa (em especial desde que os títulos começaram a escassear na Luz), que devemos esquecer aquilo que é verdadeiramente importante.
Os benfiquistas esperam não ver cometidos mais uma vez, item por item, todos os erros que na época passada tiveram os resultados que se conhecem.
É nestes momentos – e nestes pormenores - que se formam as equipas campeãs.
Exige-se pois cuidado. Muito cuidado.

5 comentários:

Anónimo disse...

LF

Sabia-se que Karagounis estava para sair, para ser o Luisão, ou o Simão, antes ele

Concordo que o plantel po agora está muito curto, em algumas posições, senão vejamos :

GUARDA REDES
Quim
Moreira

DEFESAS DIREITOS
Nelson
Marc Zoro

DEFESAS CENTRAIS
Luisão
David Luíz
Sretenovic
(Marc Zoro, pode fazer de central)

DEFESAS ESQUERDOS
Léo
Miguelito

MÉDIOS DEFENSIVOS
Petit
Faz falta outro jogador, que tal, Diego Sousa
(Katsouranis e M. Fernandes podem fazer o lugar)

MÉDIOS CENTRO
Katsouranis
Manuel Fernandes
Nuno Assis
Faz falta outro jogador
(Rui Costa, pode fazer o lugar)

MÉDIO OFENSIVO
Simão
Rui Costa
(Nuno Assis, pode fazer o lugar)

2º PONTA DE LANÇA
Gonzalo Bergessio
Nuno Gomes

PONTA DE LANÇA
Oscar Cardozo
Mantorras
Faz falta outro jogador
(Nuno Gomes, pode fazer o lugar)

Por estas contas, faltavam uns 3 jogadores,
1- Médio Defensivo (nº6)
1- Médio Centro (nº8)
1- Avançado (nº9)

Penso, que com o actual plantel, pode-se fazer um bom 11 e ter algumas alternativas, no entanto, já se contava com mais um avançado (Miccoli) e com a saida confirmada de Karagounis, tem de entrar mais um médio,

O FS não está preocupado com o lugar de médio defensivo, como ele próprio disse o Katsouranis pode fazer esse lugar, o M. Fernandes e até o Marc Zoro o pode fazer

Estou confiante, que podem vir, ainda, mais 2 jogadores

LF disse...

e falta um central.
Não acredito em Sretenovic...

Com Anderson, Karagounis, Diego Souza e Miccoli, o Benfica seria, quanto a mim, o principal candidato ao título.

Infelizmente, não se está a aproveitar uma vez mais as ocasiões para reforçar efectivamente o plantel, mas apenas substituir jogadores bons por outros cujo valor se desconhece.

O Benfica ficou em 3º lugar. Tinha o plantel mais fraco dos três grandes. Se não colmatar essas fraquezas vai ser mais uma época igual a quase todas as últimas 15.

Paulo Santos disse...

Apesar de ser grande apreciador de Karagounis, não considero a sua saída assim tão dramática - temos Assis e Fernandes para o substituir.

Quanto a Anderson, não sou daqueles que começaram a fustigar o jogador com críticas após a asída de Luisão do 11, contudo, penso que Zoro e David Luiz são excelentes jogadores e Sretnovic tem alguns indicadores interessantes, a ver melhor.

Ontem por exemplo tive oportunidade de ver duas excelentes exibições de dois reforços do Benfica: Coentrão e Cardozo. Espero que tenhas visto, pois foram mesmo muito boas.

Saudações benfiquistas

LF disse...

Já estão publicados dois posts onde falo deles...

Anónimo disse...

LF

O Strenovic, nunca vi jogar, agora um defesa central com 1,93m é sempre de aproveitar, vai aprender muito com o Luisão e com Marc Zoro (formado na escola italiana)

Uma equipa formada pelo Luisão (1,92m), Strenovic (1,93), Oscar Cardozo (1,92m), David Luiz (1.85m), Marc Zoro (1,82m), Katsouranis (1,83m) tem de reinar nas alturas