EMPATAS

Não pude naturalmente ver o clássico de Alvalade – mais um disparate da Liga ao permitir a marcação quase simultânea de dois jogos de candidatos, ambos televisionados - , mas a opinião quase unânime é que se tratou de um jogo fraco e de um empate lisonjeiro para os portistas, que se terão ressentido da ausência de Anderson.
Pelo que observei no resumo alargado da TVI terá sido um jogo repartido, embora com melhores ocasiões de golo para os leões, o que não me surpreende, pois tenho para mim que o Sporting é neste momento melhor equipa que o F.C.Porto (ou Pedro Emanuel regressa depressa, ou com aquela defesa não irão muito longe), e mais a mais jogava em casa.
Este empate é o resultado que melhor serve o Benfica, que se vê assim pela primeira vez esta época envolvido nos primeiros lugares – se ganhar o jogo que tem em atraso em casa com o Belenenses fica em igualdade pontual com Sporting e F.C.Porto.
O grande derrotado da jornada terá sido portanto o Sporting, que perdeu a ocasião de se destacar na liderança.Apenas 37 mil pessoas em Alvalade para um jogo que colocava frente a frente os dois lideres só me vem dar razão quanto aos disparatado preço dos bilhetes. Aliás o estádio Alvalade XXI ainda não encheu numa temporada que já incluiu jogos com o Inter, Bayern e F.C.Porto. Ontem, eu era um dos que, com preços razoáveis, à saída da Luz até teria passado pelo outro lado da rua para ver a segunda parte.

6 comentários:

Anónimo disse...

37 mil em Alvalade! Ouvi 45 mil… e 10 mil na Luz? Não merece nenhum reparo do Vedeta?
Nunca Alvalade registou tão baixa assistência...O mínimo de Alvalade foram 20 mil.

LF disse...

Na Luz, frente ao último classificado, estavam 26.048 pessoas.
Em Alvalade, perante o primeiro, 37 mil e qualquer coisa (umas centenas menos que no jogo com o Bayern, as duas maiores assistências da temporada).

Não sei quem é que disse isso dos 10 mil.

As assistências mais baixas de sempre na Luz foram de 15 mil, por duas vezes, contra Oriental e Oliveirense há dois anos para a taça, em jogos a meio da semana.
Depois houve uns 18 mil uma vez com o Beira Mar, também para a taça numa segunda feira à noite em 2005, e o resto é tudo para cima de 20 mil.
As de Alvalade não sei em rigor, apenas sei que só encheu nas três vezes que lá foi o Benfica, com o Porto na época passada na decisão do título, e na inauguração com o Man.United (à excepção do Euro 2004, naturalmente).

Em 3 anos de existência, a Nova Catedral teve em 45 (quarenta e cinco !!!) ocasiões, mais espectadores que neste Sporting-Porto. Em apenas três anos, repito.

Por 23 ocasiões (vinte e três !) levou mais de 60.000 espectadores.
Dá uma média de oito enchentes por ano...
Não são realidades comparáveis.

Anónimo disse...

Foi o Rui Santos que falou em 10 mil.
Os 37 mil de Alvalade devem ser pagantes. Na luz os critérios serão os mesmos, ou serão totais?
Sim não se compara, em Alvalade duvido que se baixe a fasquia dos 30 mil.

Anónimo disse...

Logo vi que tinha sido o Rui Santos ou alguém como ele.

O Rui Santos certamente que não entra na Luz há muitos anos. Nem faz lá falta, diga-se.

Os critérios, na Luz, em Alvalade ou em qualquer estádio moderno são as pessoas que passam os torniquetes.
Se calhar o Sporting vendeu 45 mil bilhetes, incluindo as game boxes, mas só lá foram 37 mil.

Estes são os números oficiais.

No Benfica também houve cativos que não foram, pois este ano julgo que terão sido vendidos cerca de 30 mil lugares anuais (cativos, camarotes e centenários)

Anónimo disse...

A grande diferença é que Alvalade leva 48 mil pessoas, e a Luz 65 mil.
Além disso o facto de em Alvalade as cadeiras serem coloridas faz o observador desatento pensar que com 25 mil pessoas o estádio está cheio, enquanto o mesmo número de pessoas na Luz aparenta um recinto quase vazio, avultando as clareiras bem vermelhas.

Por isso só os números oficiais permitem chegar à verdade, e não os simples olhares, mesmo que bem intencionados (o que no caso de Rui Santos nunca sucede, diga-se).


Há outros aspectos a considerar nesta realidade, e que se prendem com a manifesta diferença sociológica entre adeptos dos dois clubes. Só isso torna possível o facto de o número de cativos vendidos ser semelhante entre ambos, quando o Benfica tem quase o triplo dos sócios e adeptos.
Basta passear pela Luz e por Alvalade em dias de jogo para se perceber bem o que quero dizer.
Os preços de Alvalade eram impraticáveis na Luz.

Anónimo disse...

Sporting-F.C.Porto 37.146
Benfica-Amadora 26.048