UM AVANÇADO BASTA

Quando é do nível de Pavlidis. 
E eu tenho um certo orgulho em afirmá-lo, pois desde que o vi jogar pela primeira vez, percebi que estava ali jogador. Podia ter-me enganado. Não sou scouter. Mas neste caso concreto, contra muito cepticismo de muita gente nos primeiros três ou quatro meses, sempre defendi acerrimamente o grego. E agora só lamento que daqui a poucos meses tenhamos fatalmente de nos despedir dele. É jogador a mais para uma liguita miserável como a portuguesa. 
Ao contrario de outros avançados que correm como cavalos, mesmo no tempo extra, e depois acabam aos pontapés e murros a tudo o que encontram pela frente, Pavlidis é um jogador requintado, que nem precisa de correr muito para cumprir a sua missão. Marca, joga e faz jogar. E com ele em campo, Mourinho pode dar-se ao "luxo" de acabar um jogo com o Estoril, em casa, com cinco trincos, como ele gosta, e como vamos ter de nos habituar - isto se quisermos dar-lhe o tempo de que necessita para construir um tanque de guerra ganhador, como fez quase sempre nas equipas que treinou, e em grande parte delas com o sucesso de que todos nos lembramos.
Vamos ter de nos habituar também a esquecer as notas artísticas de Jesus, alguns períodos de Lage e alguns períodos de Schmidt. Com Mourinho joga-se exclusivamente para o resultado. Em largas fatias das partidas com dez atrás da linha da bola, e com risco mínimo nas saídas, independentemente de se ouvirem aplausos ou assobios. Quando as coisas não correram bem, foi devido (uma vez mais) a erros individuais.  Colectivamente já se vai percebendo alguma identidade na equipa. E com o tempo só pode melhorar. 
Para este tipo de futebol é imprescindível ter um matador na frente. Ele existe. Ele vai provavelmente deixar de existir em Julho.  Espero que Mourinho fique e seja salvaguardada a substituição do grego.
Gostei muito da estreia de Sidny. Confesso que não conhecia, e impressionou desde logo pela confiança com que entrou, assumiu bolas paradas, e teve duas excelentes arrancadas, culminando uma delas no golo da tranquilidade. Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão. Sidny aproveitou em pleno, e mostrou ser opção credível para esta equipa.
Uma palavra final para os aplausos a Pizzi. É bonito ver as bancadas respeitarem um jogador que tanto deu ao Benfica, que foi quatro vezes campeão na Luz, que marcou dezenas de golos e bem merece ser assim recebido. Era um daqueles casos de ódio nas redes sociais. Mas como temos visto, as redes sociais, no Benfica,  valem o que valem - que é pouco ou nada, e ainda bem. Assim fosse noutras áreas da nossa vida colectiva. 

11 comentários:

Alberto João disse...

Um tipo cria um blog e não ter espírito crítico, vendo tudo pela positiva é muito estranho. Sim o Pavlidis é um bom avançado, que vai ser vendido rapidamente (até tu já percebeste o que a casa gasta), mas basta para quê? Para estarmos a 10 pontos? Para um futebol paupérrimo? Mais um ano sem ganhar o campeonato? Para nos ajudar a distrair, junto com um District que vai desviar do clube para cima de 400 milhões de euros, quando pouco ganhamos? Então e o voto online correu bem? E a comunicação do clube, ultrapassada pelo próprio jogador na comunicação de uma lesão? Vamos todos ao Marquês porque vamos fazer dinheiro com o Pavlidis e gastá-lo no betão!

Anónimo disse...

Estou no Marquês á vossa espera para festejar o Benfica district...não se demorem

LF disse...

Bastou para ganhar o jogo. Como tem bastado para ganhar outros jogos. Numa perspectiva táctica que permite a Mourinho preencher o meio-campo.
O Benfica chegou ao terceiro golo com os 4 defesas mais Manu, Aursnes, Sidny, Barreiro e Rios. À Mourinho, digamos assim.
Era esse o sentido do título. Lamento se não me fiz entender.
Quando critico o Benfica, ou alguém do Benfica, faço-o de forma construtiva. Para deitar abaixo acho que já há gente suficiente.
By the way, abstive-me na questão do Benfica District. Por culpa minha, não consultei toda a informação que estava disponível sobre o projecto, e preferi deixar a decisão para quem estivesse mais bem informado.

Benfiquista disse...

Foi um jogo competente, e o estoril também jogou bem. Têm alguns avançados rápidos ainda que pequem um bocado na defesa.
O golo que sofremos, como o mourinho disse, não pode acontecer. Marcar um e sofrer 30segundos depois é descabido, mesmo que a jogada deles tenha sido boa.
Espero que o Manu agarre o lugar, dos novos jogadores esta época aquele que penso que tem sido mais irregular é o enzo, numa posição fulcral. É muito macio às vezes....

Benfiquista disse...

Já agora, na jogada do penalti, mais penalti que aquilo é impossível. Um agarra durante não sei quanto tempo, o outro cai-lhe em cima. Ir ver à tv acaba por ser um cúmulo tamanha não foi a evidência....

Anónimo disse...

Deves estar é no Parque Eduardo VII

Anónimo disse...

Aí está a tua mamã

Anónimo disse...

Não havia mais informação sobre o District.
A informação dada aos sócios era precisamente essa: não sabemos quanto custa, quanto vai render, quem são os parceiros, onde jogarão as modalidades durante a obra.

Votámos nisto. Numa ideia assente em grossas estimativas matemáticas e pressupostos nada científicos.

Com muitos a votarem com base na confiança absoluta que serão chamados a votar novamente quando houver project finance. Embora ninguém tenha prometido isso.
São estranhos fenómenos em que a malta acredita nos seus sonhos, como se fossem realidade.


Enfim, votámos sim, como alegres ovelhas em que nos tornámos.

Tanto pode ser um sucesso. Como uma Alvalaxia, ou um Lyon.
Ninguém sabe. Mas não interessa. A razão não importa na religião.

Anónimo disse...

Méééé

Anónimo disse...

Pavlidis é o último dos nossos problemas. Excelente jogador. Sempre foi.
Não ficará cá muito tempo, sim. Mas não porque o campeonato é fraco. Mas sim porque é um jogador valorizado, cuja venda trará mais-valias.

A justificação será o habitual “não podemos cortar as pernas ao jogador”.

joão carlos disse...

o manu recupera mais bolas e faz rodar o jogo mais rapidamente que o enzo mas depois não é tão bom como o enzo nas compensações e foi esse um dos motivos do lado esquerdo ter sido um enorme buraco é que o dahl tem muitas limitações e o sudakov consegue criar mais perigo na nossa área do que na área adversaria.
e depois o kokçu é que não prestava.

não existe quem não tenha gostado do lopes cabral, mas foi só um jogo, alias uns minutos, agora é preciso é consolidar o que fez.

o mourinho que não comece a fazer gestão do rios rapidamente que vai no mesmo caminho do aursnes na condição física e como consequência nas exibições.

off topic para quem queria acabar com toda e qualquer ag, e que estas não deveriam de existir, agora nem uma palavra sobre mais uma.

já agora será que o especialista da bola a serio já descobriu que o samuel soares esta lesionado à mais de quinze dias.