COMO É POSSÍVEL? parte 2

Em lances que não deixam dúvidas, numa mesma jornada, Sporting viu serem-lhe oferecidos dois pontos, e o Benfica, pelo contrário, viu serem-lhe sonegados outros dois pontos.
Na 29ª jornada da época passada aconteceu algo de muito parecido: o Benfica vinha de vencer 1-4 no Dragão e era líder isolado do campeonato, parecendo caminhar para o título. Recebeu o Arouca na Luz, e o Sporting deslocava-se aos Açores (como desta vez).
O Benfica também teve culpas próprias (como desta vez) e deixou-se empatar 2-2 no tempo extra (como desta vez). O primeiro golo do Arouce nasceu de um penálti (como desta vez) que, nesse caso, até o VAR reverteu, mas António Nobre (e é bom pormos nomes aos...) insistiu em marcar - o lance de Otamendi  (rasteira com a cabeça ?!?) de que todos nos lembramos. Na mesma ronda, na véspera (como desta vez), ficara um penálti claro contra o Sporting por assinalar (o VAR era Hélder Malheiro). Os leões (como desta vez) venceram tangencialmente. Na classificação o Benfica podia ter ficado então com quatro pontos de vantagem (a cinco jogos do fim, sem precisar sequer do dérbi). Ficou em igualdade pontual e desvantagem no confronto directo - obrigado, portanto, a vencer o dérbi. Essa jornada subverteu o campeonato.
Ora agora, mesmo com todas as insuficiências que quisermos apontar à exibição do Benfica, a verdade desportiva colocaria os encarnados em segundo lugar, à frente do rival lisboeta. Ficou em terceiro, a três pontos do Sporting e a seis do FC Porto.
O VAR na Luz era um tal João Bento - que não sei de onde vem, nem ao que vem. Nos Açores o fiscal-de-linha, maior responsável pelo erro, era um tal Ângelo Carneiro - que também não sei de onde vem, nem ao que vem.
Nem vale a pena falar da Taça de Portugal. Mesmo no Campeonato, o que se passa é muito grave e está à vista de quem quiser ver. Há um "Manto Verde" a condicionar resultados, que adulteram classificações, o que depois provoca crises nos clubes.

Agora digam-me como é que Rui Costa pode evitar isto. Desde 1983 até 2013, com vários presidentes, levámos com décadas de roubos, então a favorecer descaradamente o FC Porto. E talvez os métodos de Luís Filipe Vieira, só esses, tão questionados e tão questionáveis, fossem os únicos capazes de reverter a situação - como de resto aconteceu, durante um certo período, até ao caso dos e-mails.
A verdade é que vivemos na lama, e não é honesto, nem justo, exigirmos ao presidente do Benfica que se meta nela. Na época passada pode alegar-se que a comunicação pecou por tardia. Nesta já se comunicou, já se barafustou, e continua tudo igual. Varandas aproveitou um período em que o Benfica estava envolvido em processos judiciais, e o FC Porto perdia dinheiro e influência, para encher os orgãos de decisão de acólitos do Sporting. Estes Joões Bentos e Ângelos Carneiros, que ninguém conhece, foram promovidos por quem? Pelo Rui Caeiro? 
É preciso ir ao fundo da questão, e não é fácil resolvê-la.

6 comentários:

Anónimo disse...

E o pênalti do Antônio silva? Mais um desse prodígio! Não falas não é? É uma vergonha andarmos a discutir penaltis num jogo contra o casa pia

Anónimo disse...

O penalty cometido pelo António Silva é igual ao cometido por um jogador do Moreirense no dia 8/2/2024 que ficou empatado; só que nesse jogo arbitrado pelo André Narciso, era a fvr do Benfica , e neste, arbitrado pelo obtuso Gustavo Correia que desconhece a Lei, e era contra o Benfica; mas se está a referir -se a outro lance do agarrão com um avançado do Casa Pia que acabou por cair na área então é tão obtuso com o bosta do Gustavo Correia!

Anónimo disse...

Quanto a este jogo com o Casa Pia, eu que me farto de "bater" em Rui Costa também tenho de honestamente reconhecer que a culpa principal deste mau resultado se deve aos merdosos dos jogadores pois aí á meia hora de jogo tinham a obrigação de estar a ganhar por 4 ou 5 a zero e já pouca importancia teria o malfadado penalty. Mas não, eles só servem para auferir grandes ordenados e ganhar mais num mês que eu ganhava em 1 ou 2 anos de trabalho.

M Vilhena disse...

O Benfica já deveria ter exigido o áudio do VAR. Depois, exigir a sua suspensão com fins imediatos de tal personagem por um período nunca inferior a meio ano. A irradiação seria o ideal. Há dolo, a não ser que alegue que estava na casa de banho ou que as comunicações estavam interrompidas, coisa que não foi mencionada…Rua.

Alberto João disse...

Mas isso tudo já vinha de trás e tu votaste na continuidade...bem podes continuar a perguntar como é possível que no fim do ano perdeste o campeonato e a ida à Liga dos campeões e abriste a porta a uma crise financeira que vai aumentar a rotação de jogadores e treinadores! Bem podes continuar a repetir a ideia que acreditas mais na possibilidade de mudar de quem está lá dentro há 17 anos e nunca mudou de que num novo presidente que teria de começar do zero, como se isso por exemplo tivesse afectado o Varandas..., que vais continuar a assistir ao mesmo, até ao dia que finalmente abriste os olhos, mas já vais tarde!

Anónimo disse...

Os jogadores que foram escolhidos por…