MAS É CLARO QUE VAI SAIR

O jogador sonha, a família aconselha, o empresário pressiona, o clube precisa. Alguém tem dúvidas que João Neves vai sair do Benfica? Alguém tem dúvidas que qualquer profissional, a quem seja oferecido um salário cinco vezes maior, sai logo a correr? Ou pensa que os clubes portugueses conseguem viver e manter-se competitivos sem a receita extraordinária da venda dos seus mais preciosos talentos (aqueles que o mercado efectivamente valoriza)? Ou que qualquer instituição portuguesa tem condições de recusar 50, 60 ou 70 milhões de euros?
Não. Não haja ilusões. As coisas são o que são, e não o que gostaríamos que fossem. Portugal é um país periférico, e tem uma Liga miserável que ninguém vê em parte nenhuma do mundo (a não ser nos PALOP's, que não têm dinheiro). Está, e vai estar sempre, exposto a este modelo, que é o único que ainda permite alguma competitividade, e é elogiado na Europa.
Até 31 de agosto, quase cortava uma orelha em como o jovem algarvio vai partir para a sua independência financeira, e o Benfica vai embolsar uns quantos milhões - que lhe permitirão manter-se economicamente saudável. E não fosse uma intervenção cirúrgica (a juntar à ausência da Champions e do Euro), diria exactamente o mesmo de Gyokeres.
Quem atacar o presidente por vender o jogador, ou é profundamente ingénuo e não percebe como funciona o futebol moderno, ou está simplesmente de má fé. Digo mais, é provável que Rui Costa diga e repita que não vende, para esticar o preço o mais possível, até chegar ao maior valor possível e voltar com a palavra atrás. É assim que se negoceia. É assim que se defende o interesse do clube, no meio deste lago de tubarões em que estamos metidos.
Quem não gosta disto, dedique-se aos Iniciados do Polo Aquático enquanto é tempo. Aí ainda não circulam milhões, não são precisos orçamentos exorbitantes, nem salários estratosféricos de fazer qualquer um perder a cabeça. 

23 comentários:

Alberto João disse...

Não passas de um propagandista do regime, repetindo sempre as mesmas falsas ideias.

Já aqui te disse e repito: se o João Neves é o melhor jogador do Benfica deve estar no teto salarial e não no rés-do-chão. Se tivesse no teto as ofertas não seriam 5 vezes o seu salário, mas duas vezes. O que permitiria mantê-lo motivado pelo menos mais 2 anos. É isso que fazem na Europa clubes da dimensão financeira do Benfica e com um terço da sua dimensão social.
E não está porquê? Porque o que interessa é vendê-lo para as comissões e a conversa que é para sustentar o clube é treta! Se fosse para isso não se teria gasto mais de 100 milhões em contratação de jogadores que agora só se consegue despachar por um terço o valor.
O Benfica não é para dar ganhos comissionais aos seus dirigentes, mas para estes fazerem o esforço máximo de montar equipas competitivas na Europa. Assim nunca será possível!

YouNeverWalkAlone disse...

Bem vista a questão de Rui Costa. Algum pessoal que por aí anda e até jornalistas, não se cansam de dizer que RC está refém da promessa (?) feita há uns tempos. A essa gente que não percebe nada de negociações - excepto os jornalistas que entendem muito bem, o que eles querem sei eu - RC deveria desde logo e gratuitamente afirmar que se houver uma boa oferta o jogador X sai?? Tino, gente. Tino!

LF disse...

Sim...e ele ficava motivadíssimo a ganhar metade....e continuar a jogar na liga portuguesa, nos estádios do Arouca, do Moreirense etc. À espera de se lesionar e comprometer o futuro. Ora.

Manter equipas competitivas na Europa é ir aos quartos-de-final três anos seguidos, coisa que ninguém valoriza, mas que o Benfica conseguiu. Isso sim, um milagre, num país periférico e numa liga paupérrima.

No futebol internacional de hoje o Benfica é um clube pequeno. Quem se recusar a aceitar esta evidência, nunca irá perceber mais nada.

O único modelo possível é vender em alta, e comprar (e formar) para valorizar. Nuns casos acerta-se (Darwin, Enzo etc) noutros não (Jurasek, Cabral). Mas estruturalmente o modelo é consistente e aguenta essas falhas naturais - e que acontecem em todos os clubes (Fresnada, Sanchez etc)

francisco disse...

É deixá-lo ir quer enriquecer a força pois que enriqueça se o Schmidt o tivesse deixado na sombra Neves não teria dado nas vistas e batia com a mão no peito jurando toda a fidelidade ao clube por mais alguns anos, Neves é igual a todos os outros o amor ao clube é secundário o dinheiro está primeiro, estamos a falar dum jovem de 20 anos qual a pressa em sair, eu entendo os clubes portugueses tem que formar e vender para sobreviver mas aos 20 aninhos não me lixem os Neves e os ramos desta vida, podiam esperar mais algum tempo mas calculo que sejam as famílias que lhes ensaboam o juízo para irem embora rápido porque o tal comboio não passa duas vezes para mim bullshit quando se é bom o comboio passa sempre.
Vai Neves que sejas feliz outro irá ocupar o teu lugar o Benfica não acaba outros melhores que tu partiram o Benfica continua só o que me irrita é a cegueira pelo dinheiro sendo muito jovem.

Luis disse...

Concordo o Benfica está numa da treta em que se valorizam os trauliteiros e arruaceiros, uma liga em que os adeptos do Benfica são impedidos nos jogos fora de levar adereços do seu clube ,uma liga miserável, quanto ao João quem o quiser tem de pagar e bem!

Anónimo disse...

Jogamos para competir, não jogamos para ganhar. Mai nada.
LF é um propagandista desta direcção e das outras anteriores.

Anónimo disse...

Sem tirar nem pôr... Mas os propagandistas acham que todos são idiotas e todos tem que alinhar e gostar da palha que lhes dão!!!
O Benfica há muito que deixou de ser um clube de futebol e passou a ser uma empresa!!!

Sócio SLB Nº 9583 disse...

O jogador sonha e todas as pessoas sonham. Ele está num Clube de sonho, e tem muitos anos à sua frente para cumprir outros sonhos (ganhar outros salários). A família pode aconselhar o que quiser, ele não é um puto de dez anos, é maior e vacinado, e é inteligente para pensar pela sua própria cabeça. O empresário pode pressionar o que quiser, ele é um empregado do jogador. O que o Clube precisa é fazer de tudo para não vender o seu melhor jogador, e isso significa que ou batem a cláusula de rescisão (mas batem mesmo! A pronto, sem facilitar um cêntimo) ou não queremos vender. E ponto final.
E essa conversa da motivação obriga outra vez a puxar pelos exemplos do Ricardo Horta e do Palhinha (este com ida a Munique e tudo para depois não sair de onde estava. E agora, onde está? Arrependeu-se? Fez birra?)…
O modelo até pode ser esse de se vender em alta, mas não a jogadores que fazem uma época e meia, ou uma época (ou meia, como no caso do Enzo). Estamos a falar de jogadores que nem 20 anos têm. Ou não acreditam que daqui a uns anos podem valer mais, e aí sim, com (pelo menos) uns 3 ou 4 anos de equipa principal, no clube que os formou, a ganharem títulos, a irem a grandes eventos de seleções, a valorizarem. Medo de algum dói-dói, como foi a venda do Renato Sanches antes (?) de um Europeu? Por favor…
Entretanto vemos Bruno Costa e Gonçalo Inácio (para nem falar de Gyokeres que, ou muito me engano, ou num certo clube fazia 6 meses e "até qualquer dia"...), jogadores de seleção, que já vão em 5 anos de equipa principal! Mistério

Alberto João disse...

O interesse do jogador é um e o interesse do clube é outro. Os dirigentes estão para defender os interesses do clube. Obviamente que os interesses económicos tem de ser defendidos, mas não podem estar acima dos interesses desportivos. E foi para defender esses interesses económicos e equilibrar com os interesses desportivos que se fazem clausulas de rescisão, que esta nos 120 milhões. E parece que vai sair por 70 milhões. Isto chama-se abrir as pernas! Ninguém está a falar de mais do que dois anos, mas que fazem absoluta diferença no ciclo desportivo. A não ser assim estamos sempre a formar equipas novas. Estamos a falar de um jovem de 19 anos que podia fazer perfeitamente mais um ou dois anos no clube. O normal é os jogadores saírem aos 21 de campeonatos ainda mais periféricos do que o português e em clubes que o Benfica vai comprar por 20 milhões, como o holandês por exemplo, e mesmo os clubes do meio da tabela nos campeonatos de topo só vendem quando entendem que estão protegidos desportivamente. Há algum risco nessa estratégia? Claro, acima de tudo para os comissionistas, mas é o que se necessita fazer para sermos competitivos na Europa, porque se não nem passas a fase de grupos, quanto mais ir a quartos de final.

Anónimo disse...


Isso não é bem assim porque:
- vi na cmtv que o psg oferece apenas 60+ 10 milhões o que merecia logo um retundo Não. Então o ano passado o mesmo psg bateu a cláusula do ugarte e pagou 60M. Se ugarte ( um caceteiro com a sua equipa a ficar em 4. Lugar) mereceu 60 M, o Neves vale muito mais.
- o presidente do Benfica só tem de responder a esses catares que nunca venderá o neves por menos de 90M totais e sem objectivos. Se eles ano passado deram 60M pelo ugarte e deram 100M ao mbappe para jogar lá apenas 1 época agora estão a esmifrar um craque de 19 anos?
- agora a parte do João Neves: essa história de ser legítimo forçar a saída para ganhar 5x mais não é aceitável pq para o Benfica apostar no João neves quantos rapazes da idade dele ficaram para trás e hoje se calhar estão a jogar nos distritais. Ele, como todos os jogadores da formação do Benfica que chegam aos seniores e a equipa principal deverão estar eternamente só Benfica por ter apostado neles. Se o Benfica não apostasse no João a época passada , hoje ainda andaria pelos juniores a ganhar 1000 euros por mês.
- questão de ser obrigatório o Benfica vender já o neves: palhinha a época passada, ricardo horta são 2 bons exemplos em que os clubes não deixaram sair os jogadores e eles tiveram que continuar a dar o máximo para poderem jogar e se mostrarem e estes até teriam mais razões para forçar as saídas pq já tinham mais de 27 anos e o neves só tem 19 e muitos anos futuros para ganhar essas fortunas.
- sobre a obrigação dos clubes venderem pq precisam de dinheiro: isto é que é completamente errado, esse é o pensamento de vender as jóias para pagar salários absurdos e obscenos a velhos como Di Maria, otsmendi, João Mário, todos sem valor de mercado futuro e para pagar contratações e comissões de erros de casting completamente absurdos como foram as contratações do picanha, do juracek, kokcu ( à apenas 1 ano), de cebolinha, weigl, rdt, Pedrinho, walschimdt, neres, etc etc

Está aqui dada a minha opinião.
Por 60+ 10 - não
Só por mais de 90M e nada das tretas de objectivos que isso é para gente com pouco e não gente que se dá ao luxo de dar 100M a um jogador para lá jogar 1 só época

Benfiquista a serio

Anónimo disse...

É claro que o rapaz tem que ir embora. Temos cá o Romeu e Julieta ou quê! Mas qual amor ao Benfica qual quê! Deixem-se de tretas, mas porque razão os meus amigos todos, ou pelo menos a maioria, joga no euromilhoes? Se por acaso tiverem a sorte de lhes sair por acaso continuam a trabalhar para o patrão pelo amor que lhe têm? Se fosse um filho vosso diziam-lhe para ele continuar no Benfica andar de Clio e morar num apartamento em vez de ir para o PSG andar de Porche e habitar uma mansão? Deixemo-nos pois de hipocrisias, outros Neves virão e o Benfica continua se Deus quiser.

joão carlos disse...

o que interessa é falar do acessório para desviar as atenções do mais importante que é não a necessidade de vender mas a corda na garganta que obriga a vender nem que seja por valores muito inferiores aqueles que poderiam ser feitos por um jogador desta qualidade se ele se mantivesse mais um ano ou dois.

e tem de ser o neves porque não pegam em mais minguem nem no mais melhor bom central do mundo o senhor silva.

Anónimo disse...

Mais um João Félix na calha ... a contribuir para a reforma milionária dos paizinhos e a marimbar-se para aquilo que o clube lhe deu. Vai começar a via sacra dos empréstimos ... até ao apagamento final (vd. Renato Sanches, João Félix e outros que a ganância e ingratidão vão atirando para o esquecimento. Bonne Voyage!

LF disse...

Não estou a propagandear nada. Apenas a enunciar factos.
Não queiram lutar contra a matemática. É derrota certa.

LF disse...

Sim. Estou com a direcção. Mesmo cometendo erros, está a fazer o melhor que pode. Mas, acima de tudo, vejo muita gente a gritar, e não vejo nenhuma verdadeira alternativa sustentada e credível. Recordo que o Noronha nem sequer apareceu nas últimas eleições.

Sim, estive com Vieira, pelo menos até ao último mandato - que foi, de facto, muito mau.
De 2003 a 2017 o Benfica teve uma evolução absolutamente fantástica em todos os aspectos. Só quem não se lembra do período anterior poderá ter dúvidas sobre isso.
Se tirou umas comissões para o bolso, não fez mais do que toda a geração de dirigentes que tivemos durante décadas, em todos os clubes. Mas que fez crescer o Benfica em termos de profissionalização, infraestruturas, criação de receitas e conquista de títulos (único tetra da história, duas finais europeias, títulos europeus nas modalidades, etc), isso é absolutamente inegável.
Podia ter saído como um herói. Infelizmente, não soube sair na altura certa, o que foi mau para o Benfica, e péssimo para ele.

Sim, estou com a maioria das direcções, enquanto duram os mandatos, pois defendo a estabilidade do clube. O Benfica para mim é demasiado importante para brincar às direcções às eleições ou aos poderes. E unido é muito mais forte, mesmo quando os seus dirigentes tomam atitudes ou decisões com as quais não concordamos.
Em cada eleição tomo a minha posição, e nunca a escondi, nem esconderei. A partir daí, defendo quem representa a maioria dos sócios.

Só não estive com Vale e Azevedo (desde o primeiro momento), pois além de vigarista era um impostor, uma fraude enquanto gestor, e totalmente incompetente em todos os aspectos. Ia destruir o Benfica, e tornar-se dono dele.

Ed 404 disse...

Os exigentes petardeiros gritam e a caravana passa! Só eles é que renunciariam a salários incomparavelmente melhores, só eles ficariam para sempre no Benfica... não passam de uns tristes alucinados!

Excelente texto LF.

joão carlos disse...

cada um acredita no que quiser mas vir com argumentos que não são substanciados em factos apenas para sustentar a opinião não é serio.
ao contrario do que afirma o pico de valorização dos jogadores não é aos dezanove anos, quer o renato quer o neves se ficar valeriam mais no ano seguinte como aconteceu ao ruben dias.

o único argumento que pode utilizar é se os jogadores não evoluírem como se espera, ou que a valorização não corresponda à verdadeira qualidade como no caso do antonio silva, ficarem mais tempo não os valoriza, mas no caso do neves não é de todo o caso.
ou então terem uma lesão.

e já agora gosto tanto do argumento do roubo não tem problema que fez obra.

Frank disse...

Mais um comentario desculpa se me torno chato, pensei no Luisao fez toda uma carreira no Benfica e esta riquissimo com uma mansao no Brasil secalhar outra em Portugal nao foi preciso reemigrar para os samssugas dos psgs idem Joao Mario com um ordenado altissimo Arthur tambem Rafa foi embora mas ja ganhava bem, sendo Joao neves um talento nato porque Rui Costa lhes paga uns miseraveis 500.000 euros por ano porque nao lhe paga o que paga ao Joao Mario so assim o puto nao estava com o foguete no cu para se ir embora tao rapido, mas eu estou vendo o filme todo as putas das comissoes a que encher o cu ao mendes com meia duzia de palavras e passa pra ca uma fortuna,mas todos os anos e a mesma coisa isto so se passa no Benfica o crackao do Gyokeres nao esta assim tao apressado para ir embora, nem o super Diogo Costa isto no Benfica e praticamente a mesma merda todos os anos a um Gonçalo um Renato um Joao Neves doidinhos da vida para irem embora quanto mais depressa melhor estou ficando farto destas novelas anuais, mais sao formados no Benfica o amor deles pelo clube e inexistente quem ama o Benfica verdadeiramente somos nos que queremos ganhar ganhar ganhar repito ate jogava de borla se tivesse o talento deles, eu sei nao me digam mais e a familia pois a familia o Benfica nao os deixava morrer a fome.

Anónimo disse...

"Sim, estive com Vieira, pelo menos até ao último mandato...
Se tirou umas comissões para o bolso, não fez mais do que toda a geração de dirigentes que tivemos durante décadas, em todos os clubes."

O tipico ele rouba mas faz!!!

Quem nao gostar nao ama o clube!!!

Rapaz nem todos gostam de comer a palha que lhe e servida!!!

LF disse...

Porque motivo tem o Benfica uma situação financeira tão sólida?
Será por manter amarrados, e de má vontade, jovens jogadores cujo sonho é a independência financeira e a conquista da Champions?

Anónimo disse...

E os comentários continuam a dar por adquirido o que é contado pelo Correio da Manhã.

Mas quem vos garantiu que a proposta de melhoria salarial do Benfica, a João Neves (que foi, recorde-se, aumentado há menos de 1 ano) foi para “apenas” 1 Milhão? E que o assunto ficou fechado?

Foi a Tânia Laranjo que disse? O Vilar? A Sofia lagarta? O Dani?
Ricas fontes, para tanta certeza…

Anónimo disse...

Sim LF, concordo que é uma “fatalidade”. Por outro lado, é possível manter os melhores durante algum tempo - vide Rúben Dias.

Neves vai sair. Resta tentar gerir o quando. Que não é fácil.

Anónimo disse...

Nunca cheguei a perceber qual o lugar do J Neves na equipa. Corria ... corria, estava em todo o lado e lá vinha de vez enquando um golito! Vamos lá ver se agora no PSG consigo perceber a verdadeira posição e classe do João!