COMEÇO A ACHAR GRAÇA A ESTE MIÚDO

O Benfica não ganhou este jogo, mas também ainda não perdeu em toda a pré-temporada. Pavlidis marcou em todas as partidas, o que demonstra aquilo que sempre tenho defendido: um jogador maduro, e com qualidade, não necessita de qualquer período de adaptação. Jonas, na estreia a titular, fez um hat-trick. Obviamente não acho que Pavlidis seja Jonas (bem gostaria que fosse...), mas é um avançado, um bom avançado.
É fantástico voltar a ver um ponta-de-lança no Benfica. E é uma pena que não se tenha saltado directamente de Gonçalo Ramos para este grego. No ano passado, volto a dizer, o problema (ou, pelo menos, o maior problema) residiu precisamente nessa posição, onde quase sempre faltou qualidade e eficácia. Qualidade a Tengstedt e, vamos ser simpáticos, eficácia a Arthur Cabral. Quanto a Marcos Leonardo, além de muito jovem, parece funcionar até melhor no apoio a um verdadeiro "9" - como se tem visto nestes jogos.
Mas a grande surpresa (ou semi-surpresa, porque já se tinha mostrado em Águeda) foi a exibição de Prestianni. Que tinha bom toque de bola, já toda a gente suspeitava. O que se viu esta noite não foi propriamente um "brinca na areia" (como eu temia), mas um verdadeiro jogador de futebol, com técnica, garra, velocidade e critério no passe. É claro que tem muito para crescer, e não sei se na sombra de Di Maria, Neres e, eventualmente, Félix, terá espaço para o fazer. Mas que está ali uma pérola, parece ser um facto. Que tenha juízo e humildade, pois talento não lhe falta. Começo a achar-lhe graça. Muita graça.
Ficam pois boas indicações. Faltam dois jogos de preparação, falta chegar quem ainda está de férias, falta um médio (para o lugar de Neves, pois Barreiro parece mais outro Florentino, o que não é uma crítica) que bem poderia ser Renato Sanches. Se também vier Félix, melhor ainda.
Falta sobretudo união e apoio dos adeptos. A época passada foi muito complexa nesse aspecto, e não pode repetir-se, sob risco de se acentuar um ciclo negativo em torno do clube e da equipa.
Como disse Schmidt, quem não apoia devia ficar em casa. O Benfica não aguenta a turbulência que alguns "pseudo-adeptos" "pseudo-exigentes" têm lançado sobre ele - quer nas plataformas digitais, quer, pior ainda, dentro dos estádios.
Fica o meu apelo aos benfiquistas mais descontentes: quem não gosta da direcção, quem não gosta do presidente, trabalhe serenamente, intensamente até, se quiserem, e de preferência na sombra evitando o espalhafato mediático, para encontrar uma alternativa credível para as próximas eleições. Esse sim, seria um bom serviço prestado ao clube e à sua democracia interna, e uma excelente forma de manifestar o tal descontentamento ou a tal "exigência" por mais e melhor. Esse sim, será o momento certo para avaliar Rui Costa e a sua equipa dirigente, e para aparecerem as verdadeiras alternativas visando o futuro. Não é com insultos e veneno, ou com a crítica mais destrutiva, que o Benfica irá ser mais forte.
Aos que só sabem dizer mal de tudo e de todos (menos deles próprios, claro), lançando veneno e insultos, aos que só buscam protagonismo e visualizações, aos que estão ressabiados por terem sido corridos do clube, aos que estão ressabiados porque queriam entrar no clube e não entraram, para esses não tenho nenhum conselho. Espero apenas que não se lhes dê a importância que não têm. O Benfica não é deles. É nosso. De todos nós.

10 comentários:

Anónimo disse...

Excelente

Anónimo disse...

Excelente!

jota disse...

Duas certezas..: o verdadeiro "espalha brasas,está no SLB. A outra; os arbitros, descaradamente gozam com o Maior de PT....SLB forever!!!

Herr Kommandant disse...

Bem, vamos lá ver se conseguimos segurar o Pavlidis até 31 de agosto Já se sabe que o modelo utilizado não facilita nada nem ninguém, e pode não dar para o aguentar até à janela de transferências de Janeiro…
#FicaPavlidis

Ed 404 disse...

Muito bem, texto exemplar. 100% de acordo!

fvbd disse...

concordo

joão carlos disse...

não se saltou do ramos para o pavlidis porque ao que parece, vamos lá saber porque razão parva existem clubes que só vendem os jogadores quando lhes interessa e não quando os jogadores, com contrato, e os clubes que os querem lhes interessa.

tudo muito bem mas quantas vez o ano passado jogamos com um defesa esquerdo e com o aursnes à frente deste, pois nenhuma, se calhar o ano passado o pavlidis também demorava mais tempo a mostrar o seu valor.
para alem da qualidade interessa ter as características para o jogo que o treinador pretende e o pavlidis tem, olha o cardozo nos seus bons tempos no estilo de jogo que este treinador quer não marcava era nada a não ser bola fora da área.

claramente o prestianni a mostrar qualidades muito melhor que o schejlderup e a mostar que não faz mal a ninguém ir fazer jogos na equipa b muito pelo contrario, e com isto temos empatados um milhões num jogador que a ficar ou vai tirar o espaço ao prestianni muito melhor ou nem sequer vai ser utilizado desvalorizando.

outro medio só é necessario se o neves sair, que ainda não saiu.
nas posições de medio ofensivo, tantas que até se anda a adaptar jogadores a outras posições, segundo avançado o que não faltam é opções e com qualidade mas lá esta esta malta quer é mais jogadores.

depois continuamos sem defesa direito alternativa ao titular, na esquerda temos um projeto de jogador e outro que ataca muito bem, como se viu, mas que defende muito mal, como novamente se viu.
temos um guarda redes titular que pouco ou nada evoluiu desde que chegou, muito porque não tem nem concorrência nem com quem aprenda, e um suplente que é a intranquilidade em pessoa.
mas o que realmente faz falta é mais um segundo avançado.

se o treinador colocar a equipa a jogar bem, diferente de jogar bonito, e os resultados aparecerem essa conversa da união, alias o que querem é unanimidade, nem vai existir mas a culpa é dos adeptos não é nunca do treinador muito menos dos dirigentes que o contrataram e que tomaram as decisões na construção do plantel.

tudo muito certo pena não ter tido uma palavra aos culambista que estão no clube apenas para se encher a eles próprios e não em beneficio do clube, pena não ter tido uma palavra para os situacionistas que tudo fazem para que nada mude apenas para não perderam o lugar mesmo que isso seja o pior para o clube que dizem amar.
mas já vimos que quem lá esta dentro são todos uns iluminados os que estão fora são todos uns bandalhos.

Anónimo disse...

Quando os adeptos fazem críticas, deviam imaginar-se antes, eles próprios como dirigentes.
Não é possível ir atrás da opinião de todos...

José Cristas disse...

É pá, que lindo! Um clube de yes-men! Fantástico! Sem contestação, sem ondas, sem crítica! É o sonho de qualquer ditador. Pois bem, tipos como tu fazem menos falta do que a grande maioria dos críticos da situação, porque esses têm o fdp de espirito crítico e querem outro Benfica que não o que venceu quatro troféus em 24. Já te estou a ver com o mesmo discurso nos tempos de Damásio ou Azevedo.

LF disse...

O que faz falta é dizer mal de tudo e de todos, insultar os dirigentes, o treinador e os jogadores assobiar no estádio, agredir à saída, e inundar as redea spciais de contestação e desestabilizacao. Assim é que se vai longe. O treinador começa a treinar melhor, os jogadores de chicote é que rendem, e o presidente quanto mais acossado mais serenas são as decisões. Qie maravilha.
Só é pena é, com tanta perfeição não fazerem um clube novo e deixar o Benfica em paz, e ao cuidado daqueles que dele gostam, e o defendem, bem como quem o representa..
Proponho nome Spprt Exigência e Benfoca, ou Spprt Insulto e Benfica, ou mesmo Sport Estupidez e outra coisa qualquer