VOLTANDO AO BENFICA

"As estimativas, mais a olho, mais a intuição ou mais a partir de sondagens e inquéritos, dizem-nos que existem espalhados pelo Mundo seis milhões de benfiquistas.
Os números estimados nas duas assembleias gerais que decorreram na Luz — primeiro no pavilhão, depois no estádio, com ida intermédia ao pavilhão para se votar o orçamento — dizem-nos que estes eventos mobilizaram entre quatro e cinco mil sócios durante longuíssimas horas" ALEXANDRE PEREIRA em "A BOLA"

Eu acrescentaria, predominantemente lisboetas (ou de perto), predominantemente jovens (digamos, sub 40), e predominantemente oposicionistas (quase todos os que falaram).
É dos livros que quem está contra se mobiliza mais facilmente, seja para o que for. Quem é jovem também tem, em princípio, mais tempo e energia. Quem é de Lisboa...é de Lisboa. E depois há as redes sociais, que é onde toda essa malta vive se encontra. Sem falar das claques ou afins, que gritam muito alto que o Benfica é deles.
Parece fácil de ver que há uma certa clivagem. 
De um lado, quem apoia o Benfica Rui Costa, quem pretende serenidade em torno do clube e das suas equipas, quem acha que os mandatos são avaliados no fim, quem olha para os números na globalidade e não para o instante, quem percebe que o presidente não pode mudar tudo de uma vez, tendo de se suportar em quem já lá estava para aspectos que não domina, quem reconhece a obra feita e os títulos alcançados no período de Luís Filipe Vieira (independentemente do triste fim que teve), quem, em suma, já viveu o suficiente para perceber que estas ondas são mesmo assim e não podemos mergulhar em todas elas. 
Do outro lado, quem não sofreu com o "Vietname", quem mitifica tudo o que ficou para trás de Vieira (não sabendo relativizar ou contextualizar períodos), quem confunde futebol moderno com Benfica moderno (achando que este pode, de alguma forma, por magia, sair daquele), quem acha que despindo na praça pública todos os problemas internos (por mais complexos que sejam) o clube sairá reforçado (como se não houvesse rivais, como se não houvesse comunicação social), quem parece por vezes mais interessado em derrubar uma direcção do que em ver a sua equipa ganhar.
Não tenho dúvidas nenhumas onde se situa a maioria do universo benfiquista espalhado pelo país e pelo mundo. Também não tenho dúvidas que há boa vontade e benfiquismo nos dois lados da barricada. 
Os mais antigos não têm talvez tanta informação digerível, mas têm mais sabedoria e prudência. Os mais novos e impacientes, estão porventura mais informados, mas têm menos equilíbrio, sensatez, pragmatismo, tolerância e sentido analítico, desconhecendo que a busca pela perfeição é quase sempre inútil.  Depois, para além destes, há também os que queriam tachos e não os tiveram ou perderam-nos e ficaram ressabiados, os que queriam poder e não o têm, os que queriam sentar-se à mesa das decisões, mas não se sentam, e também alguns que só querem protagonismo pessoal.
É no meio de tudo isto que está o Benfica. 
Resta esperar que no dia 10 de Agosto haja alguma paz, para que não sejam os próprios sócios (ou alguns deles, pois a mim não me pesa a consciência) a impedir a equipa de trabalhar com serenidade e começar bem o campeonato.

6 comentários:

Anónimo disse...

O atual presidente do Benfica, Rui Costa, à data administrador e vice-presidente, já foi igualmente interrogado pelo Ministério Público. O ex-administrador dos encarnados Domingos Soares Oliveira e o antigo assessor jurídico do clube Paulo Gonçalves são também arguidos.
Vieira foi ouvido hoje no Diap isto num clube de dito honesto não sobrava um, mas o que interessa é os rivais, liga, FPF, têm mais maroscas que o real madrid em Champions..

AP disse...

Sabe bem ler um pedaço de prosa tão bem escrito, onde as coisas aparentemente complexas são ditas de forma simples e intuitiva, com a dose certa de racionalidade e emoção.
Obrigado.

Alberto João disse...

Esse tipo de ladainha já não consegue convencer a maioria, são conversas para adormecer crianças que agradam ao sistema e a ti. Já nem merecem contra-argumentos de tanto que os repetes. Máquina de propaganda movida a couratos!

LF disse...

Obrigado. Abraço

joão carlos disse...

se tivesses a descrever uma qualquer assembleia geral nos tempos do vale não descreverias com maior pormenor todos os intervenientes não falhava nenhum.
e vi tantos mas tantos a terem os mesmos argumentos para com a direção da altura.

a propósito um sócio do nosso clube, de enorme valor reconhecido de todos nós, que nos inícios dos anos oitenta numa assembleia geral, alguns sócios os índios só pode, tiraram de pmag o eleito e colocaram a dirigir os trabalhos um sócios, mais tarde até foi pmag, que estava na assistência.
mas agora é que que a malta quer destruir o clube.

Jorge Leitão disse...

É isso, é isso: união e kumbayá.