SEJA BEM APARECIDO
A notas positivas da AG foram a aprovação dos documentos em causa e a presença de João Noronha Lopes.
Ao contrário do que alguns possam pensar, o que me move não são os dirigentes do Benfica (quando me fizeram benfiquista, nem sabia quem era o presidente), mas sim a estabilidade do clube que amo e pelo qual tantas vezes já chorei de tristeza e de alegria.
Não devo nada a Rui Costa. Nem a nenhum dirigente do Benfica. De uns gosto mais, de outros menos. Mas acho absolutamente fantasmagórica a campanha que alguns sectores, julgando-se uma vanguarda iluminada, têm feito contra ele, confundindo uma série de coisas, misturando outras, sempre com uma gritaria insuportável e inconsequente, a fazer lembrar outros clubes e outras situações - do desporto e não só.
O Benfica está bem, e se tivesse contratado Gyokeres em vez de Arthur Cabral era campeão e não havia contestação nenhuma.
Não sendo campeão de futebol, mesmo estando financeiramente sólido, mesmo tendo as melhores estruturas e infraestruturas do país, mesmo sendo ganhador nas modalidades, no desporto feminino e de formação, mesmo tendo estado por três anos seguidos nos quartos de final das provas europeias, a arruaça faz-se sentir, muito fruto do efeito das redes sociais - sobretudo em gerações onde há muito mais informação, mas não mais inteligência para a filtrar e evitar que se torne apenas ruído.
Neste sentido, acho positivo que, pelo menos, apareça alguém capaz de polarizar e personificar esse descontentamento.
Noronha Lopes é da minha terra. Nunca falei com ele, mas temos amigos em comum. Sei que se trata de uma pessoa honesta e de um fervoroso benfiquista. O mesmo que penso de Rui Costa. A diferença é que que um está no futebol desde os 9 anos de idade, e o outro nunca esteve. Mas, acima de tudo, um apresentou-se às últimas eleições e o outro não.
Aparecer novamente não deixa de ser motivo da minha saudação e de alguma tranquilidade. Se uns quantos querem destruir tudo, pelo menos haverá alguém para apanhar os cacos - coisa que não era evidente há 48 horas atrás.
Há outro aspecto que queria salientar: este modelo de AG devia ser repensado. Não agora, que a arruaça não permite. Mas serenamente, num futuro próximo.
Estas AG não oferecem nada a não ser barulho e protagonismos pessoais. São manipuláveis por pequenos grupelhos organizados e com grande capacidade de mobilização na grande Lisboa, e prestam-se mais à avidez mediática do que ao esclarecimento e debate sereno.
Se me perguntarem como resolver isto sem perder o cariz democrático do clube, pois não sei. Sei é que os quase 300 mil sócios espalhados pelo país e pelo mundo não são, nem podem ser, representados por 70 ou 80 que, juntos e com voz grossa, se filmam a gritar "demissão" para um presidente a meio do seu mandato, que foi eleito de forma legítima com uma maioria expressiva, tem títulos conquistados, e não é suspeito de nenhum crime.
A parte boa é que uma nova época vai começar, e se, como espero, o Benfica entrar a ganhar, a barulheira passa, e todos estaremos no estádio a gritar, sim, mas golos.
10 comentários:
Adoro este texto. Por um motivo. Faz-me sempre lembrar que há burros e idiotas que batem palminhas a toda a merda é feita pela direcção. Não precisas de publicar o meu comentário. Quem é tão lambe botas não tem tomates para publicar um comentário destes. É graças a adeptos idiotas como tu que temos o clube como temos. Imbecil de merda
Quanto a burrice e idiotice, cada um toma a que quer. Mas achar que bato palmas a tudo.. só quem não lê o que aqui escrevo.
Quanto ao clube que "temos", gostava de saber qual o termo de comparação :1945, 1979, 1998, 2001?
Estou de acordo. Como resolver essa dos 300 mil sócios espalhados pelo país e resto do mundo, serem representados por 70 ou 80 "arruaceiros" é que não tem solução. Apenas teria no momento em que Lisboa deixasse de ser Portugal e o resto ser paisagem e assim uma assembleia geral do glorioso fosse realizada em qualquer cidade ou vila do interior português. Vamos indo e apoiando o SLB sempre e naturalmente criticando o que acharmos de mal.
Os insultos não me afectam. Faz tudo parte do mesmo pacote. Insultam os dirigentes, os treinadores, os jogadores, os adeptos com os quais não concordam, e querem à força que o clube o país e o mundo se transformem naquilo que cada um quer.
Eu sou do Benfica, defendo o Benfica e os qie o representam, sejam eles quaia forem. Foi assim que cresci e fui educado no benfiquismo dos anos 70, 80, por quem viveu os 50 e 60, quando nenhum benfiquista se lembrava de insultar o seu próprio treinador e o seu próprio presidente.
Um génio da imbecilidade a chamar burro aos outros!!! onde o texto pode levar a tal conclusao!
Desculpa lá, mas não podes ser levado a sério, por falta de inteligência, quando afirmas "... defendo o Benfica e os que o representam, sejam eles quais forem." Isto significa apoiar Damásio e Vale e Azevedo. Isto significa apoiar um corrupto, um ladrão, um pedófilo, etc., só porque essa pessoa representa o Benfica.
Desculpa, isso não é raciocínio nem de uma criança de 6 anos.
"se, como espero, o Benfica entrar a ganhar, a barulheira passa".
Esse é que é o mal, e se, como não espero, entrar a perder?
se, se, como dizia um sócio do nosso clube se a minha avo tivesse rodas era um camião se tivéssemos contratado o mbappe e o guardiola éramos campeões europeus.
curiosamente os que aqui tanto defendem decidiram contratar o cepo do tengstedt em vez do avançado por que tantos babam.
depois também nem sequer percebem porque razão se optou por um e não o outro.
isso do financeiramente solido é o que vamos ver no final das contas deste ano vamos ver se não vai existir uma enorme surpresa e depois a culpa vai ser do que se demitiu.
curioso mas tão curioso que só agora é que são contra este modelo de ag, quando um presidente levava os membros da secção de boxe para intimidar os participantes nunca ninguém se queixou.
Estou de acordo com quase tudo que se escreve neste blog e, devo confessar, é o espaço mais credível e inteligente que eu, diariamente, visito.
Outra coisa é alguma gente que por aqui vai ofendendo e tentando ter espaço que a sua ignorância e falta de educação não os possibilita noutro lado qualquer.
Não sei se são benfiquistas ou anti benfiquistas ou adeptos de outros clubes mas, no essencial, tenhamos pena deles porque, na sua insignificância, gritam por socorro para dizer que estão vivos.
Louvo-lhe a paciência meu caro e esta é só uma mensagem de gratidão e de alento por aquilo que escreve e que nos informa relativamente à vida do n/ clube e esse serviço é de louvar.
Aos outros, perdoai-lhes senhor.
Obrigado AfOnSuS, pelas simpáticas palavras.
Acima disto tudo está o Benfica, e é isso que me move.
Abraço
Enviar um comentário