REGRESSO

Esperando que todos os leitores tenham desfrutado do período festivo, e entrado com saúde e força em 2024, cá estamos, também nós, de regresso. 
Vamos então aos assuntos pendentes:

BENFICA-FAMALICÃO: Jogo muito mais sofrido do que o resultado final possa aparentar, em que os encarnados, desfalcados, é certo, de Bah, Otamendi, Bernat, Di Maria, Neres e Tengstedt, viram-se aflitos a dada altura da segunda parte para conter a sequência de oportunidades criadas pela equipa minhota, que ora Trubin, ora o poste, ora a felicidade, impediram de ser concretizadas. Sentia-se também que, caso o Famalicão marcasse, o Benfica dificilmente conseguiria reagir. O golo de Rafa tranquilizou o estádio, e Musa apenas confirmou um triunfo justo, mas muito, muito, muito difícil. Fica o aviso.

MARCOS LEONARDO: Parece ser já uma contratação fechada. Vai ser preciso perceber se se adapta ao clube, ao país e à Europa, e de que modo a estrutura encarnada conseguirá domar um jovem que, senhor de inegável talento, evidencia também um feitio demasiado rebelde para o futebol profissional de alto nível. Li relatos de que terá inclusivamente chegado alcoolizado a um estágio ou a um treino. A ser verdade trata-se de um cadastro preocupante. O que não há dúvida é que tem apenas 20 anos, e se for minimamente inteligente, saberá ouvir os bons conselhos que, entre outros, Luisão lhe possa dar, para cumprir o destino de uma grande carreira europeia. 
As contratações do mercado brasileiro a meio da temporada nem sempre têm sido felizes. A história está cheia de estrelas no futebol sul-americano que não se adaptam à velocidade, intensidade competitiva, exigência profissional e até aos relvados do nosso futebol. 
Passaram pelo Benfica já mais de uma centena de jogadores brasileiros, mas nas últimas décadas os melhores exemplos foram escassos, e sobretudo de atletas que já se encontravam na Europa (Jonas, Ederson, Neres...). Exemplos de fracasso são às dezenas, e abstenho-me de os nomear. 
O montante pago é bastante elevado e não permite, digamos, mais erros de cálculo. Vamos ter esperança.

LATERAIS: Além do ponta-de-lança, a SAD percebeu que a equipa precisava de laterais. Parece-me bem visto. Não era difícil...
Os nomes em cima da mesa são Pedro Malheiro e Álvaro Fernandez. Dois jovens, internacionais Sub-21 por Portugal e Espanha, que podem ser boas opções de plantel. Espero que o montante a pagar não seja significativo (já bastou o "barrete" Jurasek). Malheiro é um bom suplente (e saúda-se a aposta, ainda que limitada, no mercado nacional), e Álvaro, tendo um belo nome para lateral-esquerdo, não é titular absoluto do Granada, que está em penúltimo lugar na Liga Espanhola. 
Confesso porém que, a pouco e pouco, tenho-me habituado a Aursnes e Morato nas alas. Essa dupla tem coincidido, de resto, com o melhor período do Benfica na temporada. O regresso de Bah está para breve. Bernat, veremos se ainda pode ser útil. Com um investimento moderado, o plantel pode sair reforçado, e com alternativas credíveis para suprir lesões, castigos ou o simples desgaste.

SAÍDAS: Lucas Veríssimo e João Victor, dadas as circunstâncias de um e outro, foram excelentemente libertados, rendendo 14 a 16M - o que é notável para dois excedentários. Penso que com o anunciado empréstimo de Jurasek (a venda, mesmo que abaixo de 10M, e assumindo o prejuízo, seria o ideal), e a saída de um ponta-de-lança, o plantel ficará fechado. Que ponta-de-lança? Enfim, apesar da melhoria verificada nas últimas partidas, eu tentaria vender Arthur Cabral ao melhor preço, recuperando algum do investimento realizado. Percebo que contabilisticamente a hipótese Musa (custou 5, vale 10) seja mais apelativa, e que o croata tenha naturalmente mais mercado, sobretudo depois do que fez na época passada, inclusivamente na Champions. Tengstedt parece, para já, seguro - até porque também não tem mercado...
Quanto a Gonçalo Guedes, ainda estou à espera que mostre o que valia em 2017. É da casa, sabe-se que é bom, tem experiência ao mais alto nível, gosto dele. Mas face ao salário que aufere, a verdade é que, em larga medida fruto das lesões, não tem rendido o que dele se esperava.

5 comentários:

Ricardo disse...

Calado era um poeta

Anónimo disse...

Ao Luís e a todos os benfiquistas a sério desejo-lhes um 2024 em Grande e com o 39 no bolso.

Sobre o mercado de janeiro:
- Marcos Leonardo penso ser uma boa aposta mas não o conheço bem, tenho de o ver a jogar com o o nosso manto para ter uma ideia final.
- Alvaro Fernandez e francisco moura: Alvaro não o conheço, o Moura pelo que vi em Braga e Famalicão parece-me ser uma boa aposta se estiver curado a 100% da grave lesão que teve.

O moura por 6,7 Milhões seria essa a minha opção , é um jogador já feito, o espanhol é ainda uma promessa.
O Benfica depois do falhanço do juracek não pode dar mais de 6,7 milhões por um DE.
-pedro Malheiro: por 4 milhões comprava se o Schmidt apostasse nele e não para o banco e meter o Aursness.

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

a equipa continua a manter por demasiado tempo o jogo em aberto e depois o adversário vai acreditando.
a dupla de meio campo continua a não ser são jogadores que não se complementam e que vão disfarçando no inicio mas com o passar do tempo vão ficando cada vez mais expostos ao erro, valeu que desta vez as substituições não foram nem tão tardias quanto o habitual nem tão escassas e isso foi o suficiente para estancar o adversário.

sinceramente já o tinha dito antes quando se falou na hipótese do marcos leonardo que apostar num jogadores com as noticias que se disseram deles que era um risco completamente desnecessário que não deveríamos de correr para mais quando já temos vários casos de contratações que não correram bem, por casos diferentes é certo.

o jurasek é barrete pelo valor, porque em qualidade o malheiro nem sequer é melhor e pelos valores que se fala nem sequer é nada barato.
o morato não serve para defesa esquerdo não tem nem caracteristicas nem qualidade para o lugar e só se vai queimar naquele lugar.
o problema do aursnes é que ele faz falta em posições mais adiantadas.

a venda do lucas verissimo vai ser um erro tremendo.

Ricardo disse...

Porra... rua com o schmidt, treinador que nos tirou de um fosso de 3 anos, e metam estes génios a treinador para ganhar 30 campeonatos seguidos. Aposto que nao falham uma substituição que seja!!
O maior problema do Benfica são alguns benfiquistas que com as redes sociais não sabem estar calados. É o mal das Redes.... todos acham que podem falar e percebem alguma coisa de treinar uma equipa de futebol profissional de topo.

Mark Trencher disse...

Boas e feliz 2024, caro Luís Fialho e frequentadores deste blogue.

Relativamente a estes últimos jogos (incluo a visita a Arouca e a recepção so AVS ou lá o que aquilo é), vimos dois "Benficas" diferentes nas primeiras e segundas partes dos dois últimos jogos. Contra o Famalicão fomos abaixo na segunda parte e estivemos em vias de encostar, contra o Arouca fomos trapalhões na primeira parte, corrigimos na segunda parte mas estivemos em vias de sermos encostados mais pelo Fábio Verdíssimo. É incrível como os mesmos lances sempre podem ser favoráveis ao Benfica têm um tratamento diametralmente oposto ao que têm quando são contra o Benfica

Relativamente à vinda do miúdo Marcos Leonardo, parece-me uma boa aquisição, mas temos que dar tempo ao jogador, ainda está em formação como atleta e terá que se adaptar.

Relativamente à saída de algum dos avançados, parece-me precipitado. O Tengsted lesionou-se para cerca e um mês assim do "nada"; o Neres que é uma opção de ataque está parado há mais de dois meses; e o Guedes que é também uma opção de ataque, não me parece sequer a 85% em termos físicos;. Além disso o Cabral está a melhorar de jogo para jogo, e o Musa vai sempre picando o ponto; não faz sentido libertarmo-nos de activos úteis, devemos isso sim desfazermo-nos dos "pesos-mortos", e tal como no caso dos laterais, há lesões, há impedimentos disciplinares, e há perdas de forma e cansaço acumulado.

Pegando agora nas laterais, sim Morato é algo curto mas tem cumprido com a primeira designação da posição, defesa; Jurasek estará a ser protegido pelo Schmidt que assim protege também a equipa, pois os nossos adversários já perceberam que está ali um elo mais fraco. O problema na lateral esquerda é que tínhamos um "extremo construtor de jogo" antes, e agora não temos isso, mas convém não esquecermos os pontos que o Grimaldo nos custou em muitos jogos numa boa parte do tempo que cá esteve. No lado direito temos outro lesionado de média duração, e um bom elemento do meio-campo no seu lugar para suprira sua ausência, aqui não temos substituto natural para o Bah, e adaptação do Aursnes faz-nos perder um jogador bem mais competente na sua posição natural. No lado esquerdo temos um adaptado, um inadaptado, e um lesionado, mas pelo menos são três opções, o que é um panorama pouco melhor.

A nível do meio-campo, precisamos de reforços, pode ser o regresso do Aursnes ao lugar dele, ou poderá ser alguém a vir ou a ser promovido aproveitando uma eventual saída do Chiquinho, que será um dos "patinhos feios" do plantel, o Chiquinho.

Pegando naquilo que o João Carlos escreveu, talvez a saída de Verissimo seja um erro, já que Otamendi poderá cair de forma, e um centro da defesa com António e Araújo poderá ser demasiado jovem e inexperiente.

Saudações benfiquistas e um feliz e próspero ano de 2024.