VITÓRIA (À) JUSTA

O triunfo do Benfica em Barcelos foi justo, inequívoco, mas podia ter sido mais tranquilo. 
Sobretudo após o 1-2, houve momentos de alguma tensão e algum descontrolo, numa partida que, até aí, tinha pouca história para contar.
Uma vez mais, só Roger Schmidt entende o onze que colocou em campo. Mas quando se ganha, tudo está bem. Não estou a ser irónico: para mim, desde que as vitórias pinguem, está mesmo tudo bem.
Não posso porém deixar de estranhar a ausência de João Neves - um dos melhores, senão o melhor jogador da equipa nas últimas partidas. De Neres, já falei o quanto baste. Por mim, era ele e mais dez. Neste caso, eles os dois e mais nove. Frente ao Gil Vicente, estiveram outros nove, mas Neves e Neres ficaram de fora. No caso do jovem médio, quase me deu para rir.
Aursnes a lateral...enfim.
Em sentido contrário, Di Maria, que durante a semana afirmou publicamente não gostar de ser substituído, tendo feito saber isso mesmo ao treinador, permaneceu em campo os noventa minutos. Inclusivamente quando o jogo ficou partido, e ele, com as suas características e com a sua idade, obviamente já não se mexia muito.
Percebo que não possam jogar todos. Percebo que o plantel está sobredimensionado em certas posições. Mas continuo a não entender os critérios de escolha dos onzes, nem das substituições. Como disse atrás, só quero que o Benfica ganhe. E não tenho sombra de dúvidas de que Roger Schmidt percebe infinitamente mais de futebol do que eu. Desejo, ardentemente que tudo isto tenha uma lógica, e que no fim seja ele a ter razão. Entretanto vou dizendo e escrevendo o que penso, que é para isto que serve um blogue. Por vezes também para desabafar, mesmo correndo riscos de cair em exageros ou mesmo divagações, mas sempre de acordo com o que a cada momento vou sentindo. Nada me move contra o treinador benfiquista (pelo contrário, já lhe devemos um campeonato e uma supertaça), até parece simpático, é inteligente e educado. Por vezes não o entendo, e, com quase cinquenta anos que levo a ver futebol, tenho algum receio que isso seja um sinal de perigo.
Quanto aos que jogaram, Rafa foi o melhor. Já leva três golos, e espero que a boa forma seja para manter (o futuro... logo se vê). Musa entrou e marcou, o que tem sido hábito. Mostrou, sobretudo, que neste momento merece a titularidade. Até porque Arthur Cabral está longe de me convencer.
Em relação aos guarda-redes já não tenho muito mais a dizer: Odysseas foi lamentavelmente queimado, Trubin é uma incógnita, e Samuel Soares (que, enquanto for titular, é obviamente o meu guarda-redes) continua a parecer-me um pouco verde, e sinto que corre riscos de um destes dias se vir a svilarizar. Mais uma vez, desejo estar enganado.
Que o Benfica continue a ganhar, pois isso é a única coisa que verdadeiramente me interessa.

3 comentários:

O GLORIOSO BENFICA disse...

Luis continua a fazer a campanha rua Schmidt. Isto sim é defender o Benfica.
De facto nao merecemos o melhor treinador que aqui passou nos ultimos 20 anos, é muito mau.
Bom é o teu JJ.
Em 1 ano e 2 meses fez mais que alguns em 7 e meio. Fez-nos sonhar relamente com a Champions, não Liga Europa. Por exemplo falas tanto dos jogos com os Corruptos o homem em 3 ganhou 2 sendo 1 um trofeu que não ganhavamos desde 1985 contra eles (iamos ser massacrados não era?) digam-me nos ultimos 30 anos melhores numeros com eles que Schmidt, digam 1 como dizia o outro.
Cntinua a tua campanha vais no bom caminho.
Há Benfiquistas que não merecem o que têm

Mark Trencher disse...

Análise interessante na qual me revejo em boa parte. Se por um lado me apetece criticar algumas das opções e posições de Roger Schmidt, por outro lado tenho memória e não sou ingrato, e sou lúcido o suficiente para ter noção que ele sabe mais de futebol completamente anestesiado do que eu dopado com toda a espécie de estimulantes. Para mim o maior problema é mesmo ausência de voz de comando no clube, não no sentido literal e de forma absoluta, mas em parte. E quem diz voz de comando, poderá dizer comunicação de "dentro para fora e "dentro para dentro". Muitas destas "cenas", pai do Scheljderup, namorada do Morato, mulheres do Neres e do Veríssimo, "azia" do Vlachodymos, "incontinência verbal" de Roger Schmidt, etc, talvez fossem evitadas com outra postura na comunicação.

joão carlos disse...

eu também acho que o di maria deveria ter saído mais cedo, mas isto é um problema genérico do treinador o ano passado era o joão mario que jogava os noventa minutos todos mesmo quando já se andava a arrastar.
e sim o di maria já não defendia para o fim do jogo, o que é natural num jogador com as suas características, com a sua idade e com mais de uma hora de jogo nas pernas mas depois o neres o mais melhor bom jogador que entrou fresco conseguia correr ainda menos para defender que o di maria, lá esta mais vale cair em graça que ser engraçado.

o problema neves kokçu é um problema que vai muito mais alem de quem é neste momento melhor jogador ou esta em melhor forma tem muito a ver com a maneira como se quer jogar.

sobre o musa só que não, ele a entrar de facto é muito bom agora como titular é péssimo pior que o próprio arthur ainda pouco entrosado, como se viu no bessa.

sobre os guarda redes completamente de acordo alias se fosse o odysseas a sofrer aquele golo andava tudo a dizer que era um frango.

as substituições do roger sempre foram assim alguma pouco lógicas e sobretudo tardias reativas e não antecipavas.

já sobre opções do treinador de facto algumas são pouco lógicas e sem sentido mas eu gostava era de ter vistos as criticas que são feitas ao roger por meter o aursnes a lateral terem sido feitas ao mais melhor treinador de sempre português quando meteu o witsel a lateral direito, mas lá esta alguns podiam tudo e era visão de génio, ou de mestre da treta como se intitulava.