O QUE EU TERIA FEITO

O mercado ainda não fechou. Ainda pode haver desagradáveis surpresas de última hora (Morato? Ristic? Florentino? Rafa? Neres? outro?). E é mais fácil suceder algo assim, do que vir algum reforço de monta - dado o dinheiro já consumido.
O que está feito, feito está. E mesmo sabendo que o futebol profissional não é propriamente o "Championship Manager", faço aqui um exercício daquilo que, fosse eu a decidir, teria acontecido, ou teria tentado que acontecesse:
1) Não contratava Trubin por 10 milhões. O Benfica precisava de um suplente para Vlachodimos, e não de um guarda-redes tão caro que, até agora, mesmo sem ter jogado, mesmo sem qualquer culpa, parece ter já causado problemas. Os guarda-redes de Arouca, Famalicão ou Gil Vicente eram boas opções para servir de "Heltons Leites", dando espaço e tempo a Samuel Soares para amadurecer. Odysseas não é Courtois, como Rafa não é Mbappé. Infelizmente, o Benfica só pode ter jogadores de nível mundial, ou no início das carreiras (antes de explodirem), ou no fim (como é agora o caso de Di Maria). O grego pagou sempre o preço de ter sucedido a Ederson e Oblak que, esses sim, foram a excepção. Além de que o grau de exigência que alguns adeptos e analistas hoje em dia colocam nos guarda-redes raia o absurdo. Fossem Costa Pereira, José Henrique ou Bento (como Damas ou Vítor Baía, como Yachine Maier ou Zoff)) avaliados pelos mesmos critérios, e nenhum passava da mediocridade.
Um guarda-redes, no campeonato português, numa equipa grande, nem sequer é assim tão importante. Até com Bruno Varela o Benfica ia sendo campeão, como aliás foi com Quim. No Sporting já vi Adán fazer exibições miseráveis, e quanto ao tão idolatrado Diogo Costa, basta recordar o Mundial, onde enterrou a selecção portuguesa (algo que, diga-se, tem sido silenciado como se não tivesse realmente acontecido). Para o Benfica ser campeão e fazer uma boa Champions, Vlachodimos é mais do que suficiente. Temo que já tenha sido queimado - a começar pelo próprio treinador.
2) Tinha mantido Gilberto no plantel. O titular é Bah, e Gilberto era o suplente perfeito, tratando-se de um jogador aguerrido, comprometido, identificado com o clube e com o país. Um campeão. Não sei se se encontrará muito melhor para o banco, e sem gastar mais dinheiro.
3) Não tinha renovado com Otamendi. Trata-se de um veterano, com um salário elevadíssimo, que disfarça com a experiência as claras lacunas de velocidade que vai apresentando. Não me esqueço de Chaves, de Milão e de muitos outros jogos em que se percebeu que o seu tempo passou. Fosse o apertadíssimo critério-Odysseas aplicado ao central argentino e já tinha sido sumariamente despedido. António Silva e Morato seriam a dupla perfeita para a titularidade, com João Victor, Tomás Araújo e, eventualmente, mantendo também Lucas Veríssimo, como opções de banco.
4) Partindo do princípio que não era mesmo possível segurar Grimaldo (nem oferecendo-lhe os 14 milhões gastos em Jurasek),para discutir o lugar com Ristic contratava um lateral-esquerdo verdadeiramente bom. Não sei se o checo o é, ou vai ser. Até agora não gostei nada. Mesmo nada. Além de que estou farto de defesas que não são assim tão fortes a...defender.
5) Jamais gastaria 25 milhões em Kokçu. Parece bom jogador, mas não era, de todo, aquilo que o Benfica, a meu ver, precisava para o meio-campo. O verdadeiro substituto de Enzo Fernandez emergiu na fase final da época passada, e chama-se João Neves. A alternativa era Chiquinho, que também cumpriu aquando da sua comissão de serviço. A posição estava mais do que acautelada, e o turco acaba por ser, pelo menos por enquanto, mais problema do que solução. O salário (bem como as respectivas consequências no balneário), prefiro nem saber. Mas, reafirmo, parece ser, de facto, bom jogador.
6) Contratava, sim, um trinco para competir com Florentino pela posição "seis". De preferência um "gorila", forte, alto e agressivo. Em jogos grandes, e na Champions, o Benfica vai precisar de músculo. E este plantel carece bastante de altura e de largura.
7) Em vez de Otamendi renovava, isso sim, com Rafa. É cinco anos mais novo, e tem sido a estrela do Benfica nas últimas épocas. É o melhor jogador da equipa desde o tempo de Jonas, conquistou vários títulos, e aparece sempre nos momentos importantes, a decidir (veja-se, por exemplo, as duas últimas vitórias do Benfica no Estádio do Dragão, que, aliás, valeram os dois últimos campeonatos ganhos pelos encarnados). O meu Benfica seria sempre Rafa e mais dez, pelo menos por mais duas ou três temporadas. É o jogador mais subvalorizado do clube, e até do futebol português. Talvez a sua personalidade contribua para isso. O empresário também não ajuda. Mas é um craque dos pés à cabeça.
8) Schjelderup, até ver, não tem nada a mais do que jovens que o Benfica tem emprestado ou mesmo dispensado. A diferença é que custou muito dinheiro. Aliás, ele e Tengstedt, terão sido precipitações do último mercado de Inverno - que é um mercado particularmente propício a enfiar barretes. Apostava em Tiago Gouveia, e.. confesso que não sei o que se passa com Henrique Araújo (em quem, há pouco mais de um ano atrás, depositava infinita confiança).
9) Gosto muito de Di Maria. Foi dos maiores craques que passou pelo Benfica. Acontece que vai a caminho dos 36 anos, e duvido seriamente (espero estar enganado), que faça toda a época sem lesões ou grandes oscilações de rendimento. No contexto do plantel do Benfica, tem um estatuto estratosférico, que obrigará o treinador a colocá-lo sempre, independentemente do rendimento desportivo. Tem também um salário elevadíssimo, que além de pesar no cofre, também pesa num balneário onde Grimaldo já não quis renovar, e Rafa pediu uma fortuna para o fazer. Quando se é argentino, e o empresário é Jorge Mendes, tudo se torna diferente. Este é, de tudo o que escrevi neste post, o ponto em que tenho mais dúvidas. Só no fim da época poderemos saber se este Di Maria, aos 35 anos, vindo de uma época atribulada na Juventus, é mesmo o Di Maria, e equivale mesmo ao salário que aufere. Eu teria duvidado, e aproveitado o dinheiro noutras coisas. Mas até ao momento não posso dizer que tenha razões de queixa - a não ser talvez a menor utilização de outro craque, Neres (que com Rafa, João Mário e Aursnes chegava para assegurar o meio-campo ofensivo).
10) Uma dessas coisas podia ser convencer Gonçalo Ramos a ficar mais uma temporada. Entre Trubin, Otamendi, Jurasek, Kokçu, Di Maria e Arthur Cabral, juntando tudo (passes, salários, comissões etc), não estão menos de 100 milhões. É verdade que eu não era o presidente do clube de fãs do jovem avançado algarvio, mas, honestamente, estava convencido de que nesta época ia crescer bastante, e explodir como grande goleador. E estou plenamente convencido de que é melhor (muito melhor) do que o brasileiro contratado à Fiorentina por mais de 20 milhões. Com um salário generoso (dado ser o jogador mais valioso no mercado, não me chocava ter o salário mais elevado do plantel) e algumas promessas (sair daqui a um ano), talvez o rapaz pudesse ficar, pelo menos esta temporada. Ou então é apenas fantasia minha, e resta-me acreditar que Arthur Cabral (suplente da Fiorentina) seja, no mínimo, melhor que Musa. Se assim for, já fico consolado.

Enfim, estão aqui descritas algumas das razões pelas quais não estou particularmente optimista. A Supertaça surpreendeu-me, e no Bessa houve demasiado azar. Mas vejo muita coisa com potencial para correr mal. Obviamente que seguirei atentamente todas estas situações ao longo da temporada. Se pelo menos em metade delas tiver de dar o braço a torcer, já ficarei bastante feliz. Fazer o Totobola à segunda-feira é fácil. Estou a fazê-lo antes, tal como o teve de fazer a estrutura da SAD benfiquista. Há muita coisa que não domino (personalidades dos jogadores, relacionamentos entre eles, relações com empresários, etc), mas por norma gosto de seguir a velha máxima segundo a qual "em equipa que ganha, não se mexe". Ora parece-me que neste Benfica, que foi campeão há três meses, e fez uma belíssima carreira europeia, ter-se-á já mexido porventura demasiado.

10 comentários:

francisco disse...

Praticamente nao concordas com nada do que foi feito em parte tens razao, em algumas coisas ate estou de acordo contigo segundo o meu ponto de vista, em desacordo contigo no que toca ao Kocku remember Enzo que deixou bom dinheiro nos cofres do Benfica este Kocku apesar de ter sido mais caro mais cedo mais tarde vai deixar o mesmo dinheiro ou por la perto do que o Enzo este nao engana Luis.
Especificaste varias coisas que fazem sentido mas a direcao e que decide a ver vamos, mas digo que esses tais 10 milhoes investidos no Trubin a intencao do Roger era um guarda redes melhor que o Vlach. e nao trazer ninguem para suplente talvez o que o Roger nao contava era que o Vlach. nao quer ser suplente de ninguem.

Anónimo disse...

Status quo

Herr Kommandant disse...

" e quanto ao tão idolatrado Diogo Costa, basta recordar o Mundial, onde enterrou a selecção portuguesa (algo que, diga-se, tem sido silenciado como se não tivesse realmente acontecido)." - ainda no sábado, a caminho do estádio, comentava isto mesmo com um amigo. Até parece que aquele erro horroroso que mandaram Portugal para casa não aconteceu… Já se fosse o Ody...

Quanto à análise, julgo roçar a perfeição,. Difícil não concordar com tudo. Mas, tratando.se de totobola, esperemos que o LF não acerte em quase nada…

Alberto João disse...

Tens todo o direito à tua opinião, ainda por cima no teu blog, mas eu não podia estar mais em desacordo e a minha opinião é que quase tudo o que escreveste é errado e até surreal. Fiquei até com vontade de parar de ler após o ponto 1 em que defendes que o Benfica não pode ter ambição de ter um guarda redes melhor que um que não sabe jogar com os pés, não sabe controlar a profundidade e comete erros que custam pontos. Quando já tivemos guarda redes como o Ederson e o Oblak e o Trubin, para mim e para quem o viu crescer como jogador, tem o potencial para atingir esse nível. Enfim, cada um com a sua...

Anónimo disse...

. o treinador germânico contratou o redes ukranazi para jogar a titular e, agora, não sabe como calçar e/ou descalçar esta bota (bem simples, neh ?!)

. um greco-latino entender um germânico não é para todos, é para muito poucos ⚡

joão carlos disse...

o problema é que helton leites não servem como se viu, e o que fomos penalizados, nem nunca sequer conseguem sequer ser alternativas ao odysseas muito menos serem melhores do que les.
o samuel nunca na vida vai crescer para aquilo que queremos sendo suplente e não jogando.
oblack e ederson não cresceram a ser suplentes foi a ser titulares em equipas da primeira divisão e o samuel nem sequer tem o potencial dos outros dois.

a conversa do bruno varela é só ridicula foi pelo frango dele no bessa, que deu derrota que não fomos campeões para não falar noutros erros vários também eles penalizadores.

realmente vais vale cair em graça que ser engraçado otamendei cometeu erros em dois jogos é crucifixado, o antonio silva cometeu mais do triplo dos erros e todos penalizadores e é o maior.
e de facto era brilhante a ideia de ficar com quatro centrais sendo tres deles com menos de vinte e dois anos isto numa das posições, juntamente com a de guarda redes em que se precisa de experiência.

até concordo na para já dúbia qualidade do jurasek, principalmente para o valor que custou mas confundir investimento com ordenados que era o que se ia pagar ao grimaldo, com implicações no teto salarial do plantel, não é só pouco honesto é desonesto.

não vou discutir a necessidade da contratação do kokçu sobretudo porque tínhamos o aursnes até porque o neves é e será um projeto de jogador, agora achar que o chiquinho é alternativa a alguém é só de rir sobretudo para quem acha que um defesa central campeão do mundo não serve.
já agora existe malta que confunde custo de transferência com salário os ordenados do otamendi, do di maria, do joão mario podem ser um problema o do kokçu não é como não era o do darwin.

sobre o rafa não vou acrescentar mais ao que já disse era chover no molhado, mas se ele é subvalorizado explique lá como é que os estúpidos por essa europa fora nunca o cá vieram buscar.

sobre o schjelderup em termos de potencial não tem nada a ver com o que temos, muito menos a ver com o tiago gouveia que até agora não demonstrou ser mais que um diogo gonçalves, agora se vale o dinheiro que demos por ele isso também tenho duvidas.

tudo bem na duvida sobre a capacidade de manter a forma e as lesões do di maria.
mas depois o rafa e o neres até os dois mais novos isso já não é problema.
só para comparar quanto tempo tiveram de paragem os tres jogadores o ano passado por lesão dos tres o que teve mais tempo parado foi o neres que por acaso até já falhou um jogo por lesão.
quanto a inconstâncias de forma o neres só por brincadeira é que acha que não é pior que o di maria, até dentro de um jogo.
já o rafa foi só o jogador que o ano passado de meio de novembro a meio de maio desapareceu completamente das boas exibições lá esta mais vale cair em graça que ser engraçado.

ps
já agora para os asnonimo os gregos não são latinos e depois para espanto de todos odysseas nasceu deixa cá ver na alemanha, queres ver que afinal ele até é tão germânico como o roger.

Anónimo disse...

Luis,

excelente analise ao Benfica Actual.

Benfica que segundo o presidente Rui Costa, põe o desportivo à frente do financeiro, o que é irreal pois ambos o financeiro como o desportivo tem de estar lado a lado, pois, se assim não fosse como poderiam pagar salarios malucos sem entradas de dinheiro para pagar esses salarios. e é isto que acontece no Benfica à anos, vende os putos (enzo, ramos, felix, sanches, etc, etc) para pagar salarios aos velhos que ninguém os quer (pizzi, rafa, joao mario, seferovic, odysseias, etc, etc).

segundo li e vi, o Benfica rejeitou, nestes ultimos dias, propostas de 30 M por Morato; 45 M pelo neres e 30 M pelo florentino, todos suplentes de Schmidt. das duas uma, ou Schimdt é um incompetente ou o Benfica anda maluco ao rejeitar 105 M por 3 suplentes.
eu gosto destes 3 jogadores mas se o treinador os deixa no banco só os está a desvalorizar.

sobre o odysseias: eu achei bem a contratação do trubin pq acho que é muito melhor que o ody, deveria é ter sido contratado por 100% do passe. mas tb sempre achei e o disse aqui que nenhum clube do mundo tem 2 titulares das suas seleções pq só 1 pode ser titular e o outro tem de ser suplente o que logo lhe tirará a titularidade da sua seleção. o BENFICA AO CONTRATAR TRUBIN TINHA DESDE LOGO ARRANJAR UM COMPRADOR PELO ODY. É OBVIO.

lUIS, o unico ponto onde discordo consigo é na questão Rafa. para mim, o rafa ou renova já pelo actual salario que já é muito alto ou então vendia-o já para evitar que saia a 0.

se eu mandasse no Benfica:
- vendia já o rafa, o joao mario, o chiquinho, o ody e o morato (30 M é um grande valor para a qualidade apresentada)
- venderia tb neres se fosse pelos tais 45 M. é muito dinheiro por quem é um pouco intermitente, apesar de gostar muito do neres. por isso, só por 45 M
- apostava forte no scheldrup e no gouveia. são 2 jovens que irao explodir, só tem de jogar com regularidade.


sobre as compras:
- concordo com: trubin, cokçu
- discordo com: juracek (14 M por um DE?); Arthur(20M? por um dispensado da fiorentina que com o dinheiro deste comprou o beltran do river? ou os italianos são muito burros, ou o benfica é muito esperto, o que duvido. esperemos para ver.

por ultimo: florentino e neves são os melhores para jogar no meio campo titular

benfiquista a serio

Aquila Imperiale disse...

Totalmente de acordo nos pontos 1 , 2 e 6.

Quim Tapisso disse...

Boas Luís!

Concordo com quase toda a tua análise. Reforço a questão dos guarda redes relembrando a situação Quim-Roberto. Em relação aos jogadores em final de contrato como o Grimaldo e agora o Rafa, acho que os presidentes dos clubes deviam assumir de uma vez por todas que estas renovações são na verdade recompra de jogadores. Não vejo qualquer problema em assumir que para ficar com o Grimaldo era necessário recomprar o jogador através do prémio de assinatura (pelos tais 14 milhões do Jurasek...) desde que o salário se mantivesse. No caso do Rafa, também acho que se justifica recomprar o jogador por um valor na ordem dos 10/15 milhões de euros, mantendo o salário. A manutenção do salário é aqui essencial para gerir o balneário após essas "recompras".

Discordo contigo na questão do Otamendi. Infelizmente, na Liga Portuguesa é muito importante ter um capitão com peso histórico que fale grosso aos árbitros.

Também discordo quando dizes que o Di Maria, pelo estatuto que tem, "obriga" o treinador a colocá-lo sempre em campo. Aqui cabe aos treinadores assumirem que o futebol mudou. Estamos numa época em que um clube como o Benfica tem que fazer 50 a 60 jogos por temporada. Os jogadores internacionais têm ainda que fazer mais uns quantos jogos pelas selecções. O intervalo entre jogos é muitas vezes 2/3 dias. E os próprios jogos duram agora entre 110 a 120 minutos. Ou seja, cabe ao treinador explicar que o estatuto de titular já não faz sentido. Um jogador pode entrar de inicio e sair aos 50 minutos da segunda parte o que permite a quem entra que jogue praticamente o mesmo tempo. Na verdade, este que entra vai até muito provavelmente jogar a metade decisiva do jogo. Cabe aos treinadores começarem a falar mais neste tipo de estratégias e a valorizar os jogadores que jogam a segunda metade do tempo de jogo. Custa-me ver que o nosso treinador ainda não percebeu que pode dar exactamente os mesmos minutos de jogo ao João Mário/Fred, ao Kokçu/João Neves e ao Di Maria/Neres, sendo que aqui a gestão também pode passar pelo Rafa. Nesta fase em que ainda não há castigos nem lesões têm que jogar todos o mesmo tempo de jogo. E é fácil quando existem 5 substituições para fazer e quase 120 minutos para jogar. Infelizmente o nosso treinador preferiu sacrificar a equipa colocando o Fred a defesa esquerdo para o João Mário jogar e demorou uma eternidade a colocar o Neres porque não explicou com antecedência ao Rafa e ao Di Maria que é necessário gerir o esforço e manter a equipa a top durante 120 minutos.

Abraço,
Quim

LF disse...

Caro Quim,
A questão do Otamendi falar grosso aos árbitros, é bastante bem colocada. Um ponto em que, confesso, não tinha pensado.
O problema é que ele tem, suponho, um dos mais elevados, senão o mais elevado salário do plantel, e o rendimento desportivo já não é de top (longe disso). Além de que está a tapar o Morato.
Abraço.