BURACO NEGRO

Ferro é bom tecnicamente, mas está lento, duro de rins e macio. Grimaldo sobe muito e recupera pouco, passando por um período de forma negro. Weigl é um trinco para jogar em posse, muito posicional e pouco dado a compensações nos flancos em situações de desequilíbrio. Florentino está fora de forma, tem alguns dos problemas de Weigl e ainda alguma falta de agressividade. Rafa não defende. Taarabt desposiciona-se com facilidade, e é extremamente faltoso na hora de recuperar.
Não há no plantel outro central que substitua Ferro, nem um lateral à altura de Grimaldo (apesar de tudo, muito importante no processo ofensivo). 
Todos os adversários já identificaram isto. O FC Porto ganhou por alí, o Famalicão tentou fazer o mesmo, e o Sp.Braga vai tentá-lo certamente também. Nos últimos quatro jogos o Benfica sofreu oito golos, a maioria deles pelo corredor esquerdo da sua defesa. Não sofreu mais porque Vlachodimos não permitiu.
Com este problema por resolver, o Benfica não pode ter ambições europeias, e arrisca-se a perder um campeonato que chegou a parecer seguro.
Weigl e Samaris, um como central, outro como trinco, talvez fossem uma boa hipótese. Isto caso Bruno Lage não consiga trabalhar os jogadores para outro tipo de movimentação.
Dores de cabeça desnecessárias, quando ainda há doze dias atrás o mercado estava aberto, e o Benfica se entretinha com Pedrinhos.
Dito isto, importa que todos os adeptos apoiem a equipa e os onze que entrarem em campo contra o Sp.Braga, num jogo que será muito mais importante do que parece.

6 comentários:

JP disse...

Parece que ainda foi ontem que os comentadores e moderadores nos painéis da BTV não se cansavam de elogiar o Ferro e o Grimaldo...
Escola do Barcelona, bom com os pés...
Eram só elogios!
Agora toca a afiar as facas com que se vai espetar o Lage.
Foi o Lage que safou a estrutura o ano passado. agora ajudem o homem até fim do ano.

Joaquim Rato disse...

É incompreensível como não se comprou um central. ventoinha só pensa em negociatas. Se Jorge mendes tivesse um central no seu cardápio, era evidente que tinha vindo um central. E o Lage pensa em quê?!!! Era evidente, desde o ano passado, que Jardel tinha regredido, Conti não servia, e Ferro tinha demonstrado no jogo com os porcos na luz e vários jogos da liga dos campeões que não estava à altura do lugar. Pelo visto, Lage também não está altura do lugar. Mais, Ferro não está em condições de estar jogar e Lage que já demonstrou falta de humildade, a conversa ontem sobre Cervi é bem elucidativa, está a enterrá-lo ainda mais.

Gus disse...

Tudo certo.

Na época passada tinhamos um meio-campo formidável, este ano os jogadores que formavam esse meio-campo estão cá, mas parece que apenas em espirito.

Infelizmente, são este tipo de coisas que vamos tendo no Benfica.

joão carlos disse...

pois mas se o problema do grimaldo, que sempre existiu, esta a ser potenciado por na minha opinião cansaço, já que ele deve ser junto com o ruben o jogador com mais minutos no plantel, até porque nem no ataque ele tem produzido coisa que sempre foi muito bom.
já o problema do ferro acho que é mais grave porque a falta de agressividade, o mau posicionamento e as entradas à queima sempre lá estiveram, e não se tem visto nenhuma melhoria desde ai, estiveram foi mais escondidas porque a equipa defendia melhor e não existia uma exploração exaustiva do seu lado.

Coach disse...

Concordo em absoluto. Quando eu disse no inicio da época que faltava um DC, LE e GR suplente, lembras-te do que me disseste?

LF disse...

Coach,

Confesso que não me recordo. É possível que na altura tivesse outra opinião.
Ainda ontem escrevi que o Weigl não fazia falta, e poucos minutos depois levámos com a notícia do Gabriel...
No início da temporada contava com Jardel, que depois se percebeu estar já muito limitado. O Nuno Tavares iniciou a época em grande, parecia vir a ser uma boa revelação, depois desapareceu.
As coisas são dinâmicas.
Daí eu ter quase sempre alguma margem de compreensão pelos erros de quem tem de tomar as decisões antes das coisas acontecerem.