O REI VAI NU

Mediante as movimentações ocorridas no defeso, já se antevia uma temporada futebolística marcada pela polémica. Porém, as piores expectativas estão a ser superadas.
O Sporting sente a necessidade imperiosa de ser campeão. E parece não olhar a meios para alcançar esse desiderato.
O investimento foi gigante, e a estratégia de altíssimo risco. Sem champions, sem patrocínios, e sem vendas de jogadores, um título de campeão é a única possibilidade que resta aos nossos vizinhos para equilibrar os deves e haveres, sem colocar seriamente em causa o equilíbrio futuro - quando não houver perdões bancários que lhes valham.
Daí, toda uma campanha de condicionamento da arbitragem nunca antes vista, a qual, há que reconhecer, vai tendo sucesso.
A facilidade com que se marcam penáltis a favorecer o Sporting contrasta com a dificuldade que os juízes encontram em vislumbrar faltas evidentes na sua área, bem como na área dos adversários do Benfica. Os casos vão-se somando. Em Braga, mais um penálti ficou por sancionar, agora sobre Pizzi, desta vez sem consequências.
Nos três dérbis já disputados, e independentemente do futebol que cada equipa jogou, a verdade é que ficou sempre uma grande penalidade por assinalar dentro da área sportinguista (sobre Gaitán no Algarve, sobre Luisão na Luz e em Alvalade). Podemos lembrar também o que se passou nos jogos Tondela-Sporting, Arouca-Sporting, Benfica-Moreirense ou Arouca-Benfica. Qualquer aritmética daria uma classificação bastante diferente da actual.

Até podemos fechar a boca. Mas não podemos fechar os olhos. E o que se vai passando não é bonito de se ver.

6 comentários:

Anónimo disse...

A minha vénia a este seu texto, obrigado e continue
carregaaaa benficaaaaa

Nau disse...

Não, é mentira! O JJ é o «mestre», a equipa do Zbordas é de sonho e está a jogar que se farta! Não há «colinho» nenhum, não senhor!

Anónimo disse...

E falar no golo mal anulado do Teo Gutierrez no jogo da Supertaça nada ? falar do golo do Tondela que acontece depois de uma falta mal assinalada, um fora de jogo e com a mão! nada ? e falar do penalti não assinalado por mão do jogador do Estoril nada? ser honesto é uma opção, experimente vai ver que sabe bem.

Rafinha disse...

Este vedeta da bola deve ser primo do Camões. Só têm um olho. E não é na cara.

Rafinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Durante 6 anos, contra a maior parte dos meus camaradas Benfiquistas, eu fui um aceso defensor do JJ e do seu trabalho. A ida para outro clube da liga não me tirou o respeito e admiração pelo seu trabalho e muito sinceramente, como não vejo o Sporting como rival, mas sim o Porto, estava a torcer para que, na eventual impossibilidade de o Benfica ser bem sucedido, então que o JJ tivesse sucesso.

O JJ nunca soube lidar bem com a pressão. Nos momentos decisivos, tremeu sempre. Mesmo quando ganhou. A ida para um clube onde se celebram 2º lugares e vitórias morais, iria sacudir a pressão mediática a que esteve sujeito durante os anos no Benfica, e poderia mostrar todo o seu potencial. Reparem que agora ninguém fala no salário dele, não lhe é exigida nota artística, nem exploram os pontapés na gramática nas conferências de imprensa. Nos tempos no Benfica era um costume diário. Por isso, esperava que jogadores estagnados como o Patrício, William Carvalho e Adrien explodissem tipo Coentrão, Di Maria ou Matic. Esperava que a conjunção desses jogadores com a quantidade de reforços que chegou desse um Sporting goleador e avassalador tal como foi o Benfica quando o JJ chegou. Enganei-me redondamente. Tenho de reconhecer que estou tremendamente desiludido com o JJ e começo a render-me às evidências e a dar razão aos críticos. O impacto que a chegada dele ao Sporting criou foi apenas mediático. Dentro de campo são vitórias sofridas, vitórias polémicas, derrotas inesperadas (com os Skenderbeus desta vida), exibições vulgares. Para um treinador que está a ganhar 20x mais que o Marco Silva (que está a fazer uma época fantástica), fica a ideia que o Sporting fez o equivalente a deitar fora um jovem muito promissor, tipo Neymar, para ir buscar um velho mediático em fim de carreira, à procura de um contrato chorudo, tipo Robinho.

Por outro lado, vejo o novo treinador do Benfica a apostar em jovens da formação e mostrar que de facto é possível apostar na formação e manter a equipa competitiva. Vejo um treinador que recebe 1/5 do anterior e não diz "a praridade é o campeonato" para justificar fracassos. Pelo contrário, vejo um Benfica a apostar na formação e a fazer a melhor campanha na Liga dos Campeões dos últimos tempos. Vejo um Benfica que joga com garra, mesmo quando perde. O Benfica foi ao Dragão lutar pelo resultado, não se acobardou como era costume. Nos jogos contra o Sporting, notou-se que o treinador rival conhece demasiado bem a nossa equipa... mesmo assim ao 3º jogo já empatou e precisou de prolongamento a jogar em superioridade numérica para ganhar.

Ainda estamos no início, mas o começo do JJ está a ser uma decepção. De notar que ainda não jogou com o Porto nem Braga para o campeonato e está numa situação delicada na fase de grupos... da Liga Europa. Todos conhecemos bem o JJ e sabemos que ele é mais forte no início das épocas e costuma fraquejar nas últimas metades ou terços das épocas. Se isto é o JJ em pleno, imagino o que aí vem. É caso para perguntar: 5M por época para fazer isto? A ganhar 20x vezes menos, o Marco Silva e o Leonardo Jardim estavam a fazer o equivalente, ou melhor.