O ROSTO DA PROVOCAÇÃO

Foi preciso haver tumultos para podermos ver, no Porto Canal, os jogadores do Benfica a festejar o título de Basquetebol. Na transmissão directa, nem um simples abraço pôde ser visto.
Serviram-se então das imagens para tentar atribuir a culpa da violência generalizada ao treinador Carlos Lisboa, só porque este, depois de mais de uma hora a levar com insultos, provocações, cuspidelas e ameaças, comemorou de forma mais efusiva, e terá dito qualquer coisa como “toma!”, fazendo gestos que uma larga maioria dos presentes nas bancadas seguramente nem viu.
Na verdade, o Benfica já havia conseguido mais dois títulos de Basquete no pavilhão do FC Porto, e em nenhum deles pôde receber a taça de forma normal, não se sabendo que gestos ou palavras terá então feito e dito o técnico da altura. E nem quero imaginar o que teria acontecido se, há dois anos, aquando do título de futebol, os festejos dos comandados de Jorge Jesus tivessem acontecido em pleno Estádio do Dragão, no jogo que o Benfica acabou por perder por 3-1. Teria morrido gente? Teria tido início uma guerra civil? Certamente não se ficariam por apagões de luz, nem ligações de rega. Então, os culpados seriam provavelmente uns anónimos agentes de segurança que, no túnel da Luz, uns meses antes, teriam dito a Hulk e a Sapunaru qualquer coisa como “embrulha!”. E se não dissessem, era a Águia Vitória que tinha voado demasiado perto das cabeças dos Super Dragões, em clara atitude provocatória a carecer de duras represálias, ou outro argumento esfarrapado de idêntico quilate. É como violar uma rapariga só porque a descarada teve a suprema ousadia de nos brindar com um sorriso. Provocou! Estava a pedi-las! Nem sequer sorriu? Então quem a mandava usar aquele decote?
Quem quer arranjar argumentos deste tipo, arranja-os para tudo.
É habitual dizer-se que nestas situações não há inocentes. Eu continuo a defender que há uma distinção clara: enquanto em Lisboa ocorrem casos muito mais individualizados e de certa forma anárquicos (e, já agora, normalmente punidos), no Porto existe uma espécie de milícia que parece actuar de forma metódica, organizada e impune. Além de que o tipo de ódio de uns e outros é substancialmente diferente (só não vê quem não quer), tendo, a norte, uma forte componente de sectarismo regionalista – que o alimenta e o agrava.
Independentemente do que possamos teorizar sobre isso, há outra verdade que me parece factual: o ódio e a violência foram trazidos para o desporto português por Pinto da Costa, com a sua atitude permanentemente guerrilheira, e, ela sim, amplamente provocatória (embora haja quem lhe chame ironia). Acredito que esse ódio e essa violência irão desaparecer quando o actual presidente do FC Porto desaparecer também. Espero cá estar para o confirmar.
Portanto, se alguém quiser encontrar um culpado dos incidentes do Dragão Caixa, e de todos os outros que têm ocorrido nas últimas décadas (desde emboscadas na A1, a produtos tóxicos nos balneários, a espancamento de autarcas, a agressões a jornalistas e técnicos, a cânticos insultuosos, a arremesso de bolas de golfe, corrupção na arbitragem, intimidação de atletas, etc), é bastante fácil. Ele tem um rosto, e tem um nome. É o denominador comum de todos esses episódios. É a causa primeira e última de todos eles. Chama-se Jorge Nuno Pinto da Costa, o provocador cimeiro deste país.

23 comentários:

zephirus disse...

Independentemente de clubismos, é um facto que só não vê quem não quer. O clima de guerra existe em vários clubes (mais notório nos 3 grandes) mas o grande impulsionador é sem dúvida esse senhor.

Telmo Luz disse...

Do inicio ao final,concordo com cada palavra.............

Anónimo disse...

Mais um discursozinho encomendado pelo senhor LF.

Continue que até gosto de elr esta sua incessante procura de fama. é tao engraçado.

Então e o seu presidente não incita à violencia? os trastes da Benfica tv não incitam à violencia? Ou disso já nao é homem o suficiente para falar?

Como voce diz, quem quer arranjar argumentos, arranja-os para tudo. Voce mais os seus seguidores e o seu presidente, para esconder a ma educação do vosso treinador fazem de tudo.

Para esconder os sucessivos falhanços temporada atrás de temporada fazem de tudo.

Gostava que fizesse era um textinho com aquele documento em pdf que lhe deixei aqui no outro topico, para saber que desculpa ia dar.

Jogadores de hoquei em coma, facadas, adepto da equipa adversária assassinado na final da taça, pedras quando o fcp foi jogar ao estoril, autocarro da claque do fcp incendiada, também foi pito da costa que mandou?

arbitragem encomendada no algarve no ano da quebra do jejum de 11 anos, tambem foi pinto da costa que mandou?

livro da senhora carolina escirto com a ajuda da demente da leonor pinhao tambem foi pinto da costa que mandou?

Senhor lf, voce diz que no porto há um sentimento de regionalismo e que nós portistas não conseguimos viver sem falar do Benfica, mas este mês nos seus posts, quem não consegue deixar de falar no adversário é voce.

Será a azia ainda a funcionar?

Até o considero um homeme bom, que até sabe escrever e de vez em quando até diz algumas coisas bastante interessantes e que passam despercebidas à maior parte das pessoas, no entanto, quando vm com estes textinhos encomendados perde logo a credibilidade toda.

Cumprimentos

Águia Suiça disse...

Ora aqui está um excelente artigo que em vez de estar num Blog ( com respeito para este Blog ) deveria ser publicado na impressa escrita desportiva e não desportiva , mas como a maioria dos jornalistas portugueses não passam de uns cobardes vendidos muito dificilmente seria possível publicá-lo.
Para já os meus sinceros parabéns e viva o Benfica.

Seismilhoesum disse...

Eu ainda me lembro de, em pleno Estádio da Luz, o "senhor" Pepe ter simulado o abater uma ave (presumo que uma águia) com uma caçadeira. E também me lembro de outro "senhor" o Sapunaru, na final da Liga Europa, ter puxado os fanáticos para o seu hediondo "SLB, SLB, ". Sempre presentes nestas mentes pequenas!

Anónimo disse...

Gostaria que ouvissem os comentários e argumentos que o Miguel Guedes e o José Guilherme Aguiar ontem utilizaram quando questionados no Grandes Adeptos da Antena 1 e no Dia Seguinte da SIC Noticias respectivamente sobre os acontecimentos do pavilhão do dragão. Depois digam-me que não há discursos ensaiados e linhas orientadoras da casa mãe.

Anónimo disse...

Meu caro LF
As verdades são para ser ditas! E, ainda, talvez por enquanto, não pagam impostos!
Mas não chega.
Devem ser ditas e “biditas e triditas” sempre, ….
Sempre e até à exaustão, ao cansaço, ao nojo, … em todo o sítio e tempo.
Porque vergonha não tiveram e não têm.
Mas não chega.
É preciso desvalorizá-los, ridicularizá-los e galhofá-los….A eles, não aos “julgadores” ….Porque estes sempre foram, (serão), atreitos à fruta para dormir, ao aconselhamento, ao metal, ……e uma vez aproveitados logo serão substituídos, depois de atirados para o caixote do lixo, como qualquer outra porcaria.
Facilmente esquecidos, ignorados.
Mas eles não. Eles por cá continuarão, refinados, reformulados, modernizados, manobrando, enquanto não lhes for expulsa, arruinada, a sua batota, a sua cobardia, a sua parvalhice.
Destruída sem dúvidas, sem receios e sem hesitações.
Avante pela verdade, pela justiça, pela honra. Incessantemente.
Obrigado.
É sempre de muito prazer e encanto passar por aqui. Comungo tanta coisa, e quando ela é assim tão bem escrita, até ameniza estes difíceis dias.
MCB

No.Worries disse...

O triste é haver tristes que fingem que o ladrão que queria ser pooeta não é a pior coisa que aconteceu ao desporto nacional.

Seismilhoesum disse...

Não ouvi mas .... imagino. E onde está a surpresa? Aquele "menino" ao ouvir o Mestre da Psicologia, sobre a idiota (porque falsa) ligação entre o Benfica e o fascismo, ainda teve a lata de dizer: "apraz-me que a maioria dos títulos tenham sido em liberdade"! Como havia fascismo, não se devia ganhar, oh, menino?

Anónimo disse...

nota-se por alguns posts que há muitos engasgados por este portugal fora (embora bastante concentrados na tal invicta). Uma coisa é atrito entre adeptos outra é entre adeptos e os profissionais do desporto! é inadmissivel o que se passou naquela me$%da daquele dragão mete nojo!

Anónimo disse...

Quem apela à guerra, às armas e à morte LITERALMENTE, parece-me mais ser um certo canal aí pra baixo!

Anónimo disse...

se o benfica festeja se o titulo nas no dragao qual o problema ? nao festejaram porque no benfica falta homens a serio , eles iam apertar os jogadores ? que apertassem , os jogadores nao tem maos e pernas ? nem que desse estalada forte e feio no tunel eu se fosse presidente do benfica a ordem era responder a todo o tipo que toca se nos nossos , insultos e bocas era nao ligar mas apartir do momento que toca se era logo de lhe arrebentar com as beiças , nao viram como fez o liberiano george w. ao jorge costa o bicho mau ? uma cabeçada que ficou com a tro0mba pior que o chapeu de um trolha . tem medo de que caralho ? de levar umas estaladas ? quem vai a guerra da e leva mas parece que no benfica o medo de levar é muito e se leva o melhor é nao responder para nao levar mais , olha os corruptos jogam e fazem trinta por uma linha na luz , fazem como se estivessem na propria casa , deixem de ser conas caralho .
sim o pinto da costa é o maior filho da puta que o desporto portugues conheceu ate hoje .

Anónimo disse...

Efectivamente, comparar um treinador com meros adeptos só é possível por aqui...
Já agora, quando um fiscal de linha foi cobardemente agredido na Luz, qdo um jogo de júniores contra o Sporting foi interropido à pedrada, quando ligaram o sistema de regra e desligaram a luz (n foram os adeptos q o fizeram certamente) onde estava o Pinto da Costa? a dormir?

Anónimo disse...

QUe jogador/treinador do Benfica ficou aleijado?

francisco disse...

Amigos os maus da fita somos nos,o Pinto da Costa um Santo e os seus seguidores uns Anjos,nada se passa a norte andamos todos cegos 95% dos Portugueses veem que o Pinto Da Costa incita a violencia os outros 5% que pertencem ao clube correcto veem o mal no Benfica,ah falta ainda o falecido Jose Maria Pedroto juntamente com Pinto da Costa deixaram o futubol Portugues no estado que esta odio odio odio odio so existe odio nada mais.

Seismilhoesum disse...

Continuo a perguntar por que cargas de água vêm os andrades e lagartos "cuscar" nos blogs benfiquistas? Com certeza que o Benfica tem alguns telhados de vidro, mas o Porto é a Fábrica das Caldas e da Vista Alegre, juntas!

Que houve agressão ao hoquista do Porto? Houve! Mas por quê? Porque a PSP achou que era muito tarde e foi-se embora, antes de tempo. Não justifica o ocorrido, mas se a polícia não aprecia no Porto o que aconteceria? É apenas por falta de oportunidade.
Que um adepto do Sporting foi assasinado por um adepto do Benfica? Foi. Mas o jogo foi no Estádio Nacional e a responsabilidade pela revista não era do Benfica. Justifica? É claro que não, mas um clube não pode ser condenado pela actuação de um simples adepto.
Que um fiscal de linha foi agredido na Luz? Foi. Por um (apenas um) louco vestido de diabo.
E o que ocorreu com o jogo do Estoril a ser no Algarve? Apenas ocorreu porque os dirigentes do Estoril assim o solicitaram para conseguirem pagar os salários em atraso ao seu plantel. O Benfica aproveitou? Burro era se não. No entanto, ose o jogo fosse no Estoril, apesar de ser mais perto, estaria ocupado maioritariamente por benfiquistas. Mas já se esquecem dos jogos do FCP com o Salgueiros e Moreirense, entre outros, noutros estádios? Por causa da luz ....
E a quantidade de factos omitidos de violência que ocorrem nas imediações do vosso estádio, e não só? Como por exemplo tiros no exterior da Casa da música quando o plantel do Benfica estava lá dentro para receber um prémio.
Eu próprio (com milhares de outros benfiquistas) já estive debaixo de uma chuva de pedras no antigo estádio e não houve UMA SÓ LINHA na Comunicação Social. E houve filmagens, eu próprio insurgi-me contra um coitado dum "cameraman". Mas imagens na TV e noticiários? Nada.
E agora, no basket, parece que houve feridos por paralelos, no exterior do caixote. Mas isto, mais uma vez, não vem na imprensa.
E não houve jornalistas agredidos? Despedidos? Ameaçados? E um desses casos deu em DIRECTO na RTP 1. No dia seguinte: nada na imprensa!
Eu próprio já fui ameaçado, por interposta pessoa por um cobardolas que não deu a cara! Aí eu ia perguntar-lhe o que queria! mas é uma actitude típica de andrade: ameaçar, agredir, fugir, inventar e aparecer como vítima.

Anónimo disse...

Houve adeptos benfiquistas no jogo de basquete? Tem a certeza? Olhe que o site oficial do Benfica diz que não havia um unico adepto benfiquista.

Os portistas fazem se de vitimas?QUe moral para falar quando nao ganham os campeonatos e culpam tudo e todos,m arranjando deculpas esfarrapada spara más contratações, más exibições, mas opçoes do treinador, etc sem olharem para o interior. Sim, porque voces sao os senhores perfeitos que nao cometem erros nao é?ATé para os casos todos enunciados de agressoes, voce arranjou desculpas veja la

Seismilhoesum disse...

Ao anónimo (um deles? O mesmo?)

Não arranjei desculpas para as agressões. Apenas digo que um clube não pode ser responsabilizado por:
1.- A polícia entender que já era tarde, estava tudo calmo, na ideia deles, e foram-se embora. Mas estavam uns tipos emboscados e foi o que se viu. Só por milagre as consequências não foram maiores. Responsabilidade do Benfica? Não considero tal. Mas a Federação castigou o Benfica com vários jogos, ou à porta fechada ou longe do pavilhão. O Porto reclamou, e o número de jogos foi aumentado (duplicou). Mesmo assim, e isto é um aparte, o Benfica foi campeão.
Nota: fiquei chocado com a Direcção na altura que não emitiu qualquer comunicado a repudiar tal acção selvagem!
2.- Estádio Nacional. Um indivíduo toma uma actitude perfeitamente irresponsável, num jogo organizado por outra entidade que não o Benfica. E o Benfica é culpado?
O próximo assaltante que se descubra que é portista, vamos castigar o clube! Acha bem?
3.- Os casos que relatei não foram no caixote. Os adeptos benfiquistas estão proibidos de irem lá. Bonito conceito de Democracia, efectivamente.
4.- O campeonato de futebol foi muito mal perdido por muita culpa própria, mas não podem esconder a cabeça na areia. Lances a favor e contra há em todos os jogos, mas o campeonato foi decidido (já estava quase) num lance perfeitamente ridículo de errar! Se é que houve "erro"!
5.- A actitude do Carlos Lisboa é lamentável, mas se calhar foi dirigido a alguém em particular e não ao público. No entanto, há de me dizer as vezes que o Benfica conseguiu celebrar uma vitória num jogo ou campeonato sem ter de recolher aos balneários.
6.- E quando os benfiquistas tentam ir celebrar aos Aliados? Um espaço PÚBLICO e símbolo de Democracia transformado em lamaçal de violência. Deve ser o Benfica que faz com que aquela gente não arranje trabalho e viva à margem dos próprios portuenses.
7.- Eu estive no Pavilhão Rosa Mota a ver uma Final 4 de Hóquei e vi o comportamento dos "pacíficos" portistas. Com o Benfica não me admirei, mas apenas com a ainda maior intensidade. Mas com o Barcelona .......

Anónimo disse...

Ficou repudiado porque, apesar de acusarem a direcção do fcp de pactuar com as coisas violentas que alguns adeptos fazem a vossa tambem pactua, nao acha?

2- Ninguem esta a dizer para castigar o clube, apenas para deixarem de se armar em coitadinhos que so os portistas é que fazem mal, pois voces tambem nao sao nenhuns santos.

3- Estao proibidos? Tem a certeza? Olhe que eu fui ver o fcp-slb em andebol e tinha la adeptos do slb, por isso nao fale do que nao sabe.

4- Foi decidido ai? Entao quer dizer que nem o fcp nem o slb perderam pontos em mais nenhum jogo correcto?

5- Quer uma? O slb quando venceu no dragao por 0-2 para a taça de portugal pôde celebrar no relvado ( mais uma vez celebraram cedo demais ).
a atitude de carlos lisboa é lamentavel, mas se for dirigida a alguem em especifico ja é perdoavel certo?

6- Essas atitudes de nao deixar festejar sao perfeitamente condenaveis, mas como voce diz, o clube é culpado?

Nuno Figo disse...

LF, lembrar ainda as declarações de Pinto da Costa quando o vice presidente do Benfica Rui Gomes da Silva foi agredido num restaurante no Porto:
http://relvado.sapo.pt/porto/pinto-costa-agressao-vice-benfica-palhacada-212868

E na altura, que opinou a imprensa? Nada. Tudo caladinho. Nem uma gota de tinta. Ninguém - NINGUÉM - na imprensa livre, criticou a que terá sido a atitude mais inqualificável de que há memória: um cidadão é agredido - tenha sido por quem for - e a reação é chamar-lhe palhaço?!?!
Os paineleiros tripeiros, mesmo aqueles que se adjetivam como independentes? Nem uma palavra de repúdio.
Criticam agora o comportamento de Carlos Lisboa? Há comparação?!?

Vergonhoso! inaceitável!


Incendiário, malcriado, corrupto, putanheiro, traidor, ladrão, mentiroso, desavergonhado: eis Pinto da Costa.
E como o adjetivam? Irónico.
Ironia? Desculpem o inglês, mas ironia o caralho!

Já repararam que, apesar do Porto está cotado em bolsa, Pinto da Costa continua a fazer declarações falsas, impunemente?! Onde está a atuação da CMVM nos casos da compra de Danilo, da venda de Falcão, etc.?! Meros exemplos de casos em que o merdas da costa achou por bem dizer em público que não havia negócio, para dias depois estar o mesmo fechado?
Isso tem um nome, como muitas outras das coisas que o inenarrável "presidente e papa" faz, dia após dia, perante o ensurdecedor silêncios das autoridades: É CRIME.

Já estive numa cerimónia privada em que ele esteve presente e fiquei enojado com a quantidade de "yes men" que o rodeiam - políticos, juízes, homens do poder. Circulam à volta dele, como moscas em torno da bosta.
O homem manda peidos, a corja aplaude.

Há muita merda neste mundo que não faz cá falta nenhuma.
Cá estarei para o ver desaparecer.

Nuno Figo disse...

Ao tolo anónimo, que obviamente não sabe do que fala.

Sobre o ponto 3: o Porto recusou-se a dar bilhetes ao Benfica. Recusou-se, ponto. Não quis. Sim, proibiu-os de assistir ao jogo. Só havia bilhetes para adeptos do porto. Contra todas as normas da Federação.
Para a próxima, informe-se melhor.

Recusou-se também a cumprir a transmissão televisiva via Sport TV, como estava negociado pela Federação de Basket, detentora dos direitos.
Mais uma vez, agiu frontalmente contra a Federação.

Que, em resposta... decidiu NÃO comparecer ao jogo! E logo, não pôde estar presente durante aquela vergonha toda.

Sim, o merdas da costa fez o que bem entendeu.

Mas a Federação diz que vai agir com mão pesada. Fico à espera. Mas sentado, claro.

Seismilhoesum disse...

Ao anónimo (qual deles?):

Em resposta:

1.- "Ficou repudiado porque, apesar de acusarem a direcção do fcp de pactuar com as coisas violentas que alguns adeptos fazem a vossa tambem pactua, nao acha?". Estamos de acordo. Ambas as direcções têm que fazer mais e melhor (não fazem nada) para combater a violência. É inadmissível que alguém seja sequer incomodado, quanto mais insultado, ameaçado e/ou agredido por ser de outro clube ou usar um cachecol ou camisola.


2- "Ninguem esta a dizer para castigar o clube, apenas para deixarem de se armar em coitadinhos que so os portistas é que fazem mal, pois voces tambem nao sao nenhuns santos." De acordo outra vez. Mas há de convir que, salvo a questão da rega, até que têm podido celebrar na Luz e no Marquês à vontade. Há de me dizer quando é que o inverso foi verdadeiro, nos últimos 20 anos.

3- "Estão proibidos? Tem a certeza? Olhe que eu fui ver o fcp-slb em andebol e tinha la adeptos do slb, por isso nao fale do que nao sabe." Esta foi respondida por mim pelo Nuno Figo. E pergunto eu: como é que arranjaram entrada para o andebol?

4- "Foi decidido ai? Entao quer dizer que nem o fcp nem o slb perderam pontos em mais nenhum jogo correcto?" O Benfica foi consecutivamente ROUBADO em Guimarães, Académica e já não me lembro onde mais. E o golpe final foi aquele fora de jogo "kilométrico" que deu, não só a vitória e três pontos de diferença assim como a vantagem no goal average. Acha pouco?

5- "Quer uma? O SLB (esqueceu-se das maiúsculas) quando venceu no Dragão por 0-2 para a Taça de Portugal pôde celebrar no relvado ( mais uma vez celebraram cedo demais )." Se celebraram, celebraram uma vitória fora, o que é sempre de enaltecer. Não tinham ganho a eliminatória, mas queria que reagissem como se tivessem ganho ao Pasteleira?
"a atitude de Carlos lisboa é lamentavel, mas se for dirigida a alguem em especifico ja é perdoavel certo? " Não, não é admissível mesmo assim. Mas não é o mesmo responder a insultos a uma determinada pessoa, do que responder a toda uma multidão PAGANTE, ainda por cima. O vosso Jardel, por exemplo, naquele célebre dia das pedras, ao marcar ao Benfica, na vez de se dirigir aos seus para celebrar justamente .... dirigiu-se para os benfiquistas a levantar o braço em jeito de .... toma! Não é provocação a uma multidão?

6- "Essas atitudes de nao deixar festejar sao perfeitamente condenaveis, mas como voce diz, o clube é culpado?" Aquí gtemos que ver quem anda a incendiar o ambiente há tanto tempo: clube do regime (falácia absurda e injusta), mouros, burros, aqui nasceu Portugal, eu tenho mais que a 4ª classe, acções de papel, túneis, etc, etc. Aqui é que não tem razão nenhuma, mesmo tendo em conta que já tivemos "aquele" do iate e o de "agora".

Anónimo disse...

AO tolo Nuno Figo:

Quando me quiser esponder alguma coisa,agradeço que o faça de forma correta, pois que eu saiba, nao inssultei ninguem, apenas estou a debater questoes com o seismilhoeseum.

QUanto ao que diz, eu falei em andebol, nao em basquetebol, e respondi ao facto dos adeptos do slb estarem proibidos de entrar no dragao caixa.

Em respostA AO seismilhoeseum, aquele co quem vale a pena debater algo sem insultos:

Ainda bem que estamos de acordo em alguma coisa, felizmente existem pessoas com quem é possivel debater coisas sem ser a chamar tolo, mouro, lampiao,tripeiro etc.

Está visto que discordamos tambem em alguns pontos, mas isso ira sempre acontecer, penso ser impossivel estarmos completamente de acordo em tudo.

Quanto a questao dos blhetes, arranjaram bilhetes na bilheteira, ou entao com conhecidos da modalidade. E estavam bem identificados, festejavam com os golos e nineguem lhes fez mal.

Nao concordo que o benfica teha sido roubado em guimaraes, na academica sim, e com o drgaoa o golo é fora de jogo, mas era bom referir que no lance do 2º golo do benfica nao ha falta.

Cumprimentos e continue a debater questoes interessantes como ate agora, da gosto vermos as coisas com outros olhos