À BENFICA...E À PORTO

Este é um espaço dedicado ao Futebol. Tal não significa, porém, que a minha paixão desportiva se limite ao desporto-rei. Pelo contrário, sou um grande adepto de quase todas as modalidades, em particular das que o Benfica pratica, mas também de outras como o Ténis, o Automobilismo ou, sobretudo, o Ciclismo.
Esta noite jogava-se a “negra” do Campeonato de Basquetebol. Confesso que, depois da derrota do último domingo na Luz, não esperava muito desta Final. Talvez fosse esse também o sentimento, mas pela inversa, daqueles que encheram o pavilhão do Dragão - entre os quais Pinto da Costa e o seu staff mais chegado (incluindo, por exemplo, Vítor Pereira).
Depois de um jogo de nervos muito mais emotivo do que bem jogado, de uma vantagem encarnada de doze pontos a meio do terceiro período, e de um palpitante 53-54 a quatro segundos do fim, o Benfica levou à melhor (53-56), conquistando o terceiro Campeonato em quatro temporadas, e o 23º da sua história.
A vitória, para além da importância que tem em si mesma (e da grande alegria que me deu), significa também um valente pontapé no sentimento de fatalidade que começava a apoderar-se da família benfiquista. Tanto na época passada, como na corrente, muitas foram as ocasiões em que os encarnados viram a sorte fugir-lhe nos momentos de decisão, quer no Futebol, quer nas restantes modalidades. Desta vez, sob grande pressão, num ambiente de terror, e com a desvantagem psicológica de ter perdido em casa, o Benfica foi…Benfica, e trouxe o caneco para Lisboa.
Depois, foi a vez do FC Porto ser…FC Porto. Obviamente ninguém lhes pedia para ficar a assistir à festa do Benfica, e o mais natural era abandonarem o pavilhão (seria o que eu faria, se acontecesse na Luz). Mas ali joga-se outro campeonato. Joga-se o campeonato dos complexos de inferioridade provinciana, que nenhum resultado, nem positivo (e tantos têm tido…), nem negativo, consegue apagar das mentes. Na hora da derrota, não é pois tristeza ou desânimo que ali se vive. É ódio, é raiva, é fúria, e é tudo o que a mesquinhez consegue provocar, e que nem com vitórias se dissipa.
O Benfica não pôde receber o troféu no campo. É para o lado que dorme melhor. Recebeu no balneário, festejou no balneário e, depois, na chegada a Lisboa. Ao FC Porto ficou a triste figura dos seus adeptos, e, sobretudo, do seu presidente – visivelmente de cabeça perdida no fim da partida.Desta Final, fica também uma polémica envolvendo a transmissão televisiva. A Federação acordara com a Sport Tv. O FC Porto impôs a Porto Canal. Foi mais divertido assim. É certo que se esforçaram por nem sequer mostrar um abraço que fosse entre jogadores do Benfica após o jogo, focando apenas as caras de jogadores e técnicos portistas, antes de saírem rapidamente de cena. Mas viver uma vitória destas trazida pelo olhar, e pela voz, dos rivais, até sabe melhor.

26 comentários:

ped.ribeiro disse...

Estimado Luís Fialho,

ontem acompanhei o jogo pelo (F.C. do) Porto Canal e o sentimento que me assolou está taxativamente descrito neste seu artigo. Sou Benfiquista, Portuense, adoro a minha cidade e os meus amigos (que como deve imaginar são, em grande parte, adeptos do fcp) mas sinto uma grande mágoa em ver associada a tão bela cidade uma mancha tão negra e conspurcada que é este maldito clube (que, se virmos na sua génese também não tem culpa, quem está à frente dele é que o transformou naquilo que é hoje). Ainda tenho esperança que a coisa se componha quando houver a inevitável sucessão na direcção mas, para tal, considero que é fundamental que não joguemos o mesmo jogo nem paguemos na mesma moeda (apagões, rega, comunicados à moda do fcp, etc.). Só assim conservaremos a superioridade moral que, embora não pareça tão relevante actualmente, será fundamental em tempos vindouros.

P.S.: não sou dos que alinham pelo diapasão de o acusar de "vendido" e continuo a ler o que escreve com o mesmo prazer de sempre. Isso não faz de mim (nem de si) Vieirista, mas sim Benfiquista (que será o mesmo que dizer democrático). Continue a escrever o que pensa, agrade a quem agradar.

Vitória dio Benfica disse...

Eu já vou voltar. Mas não me posso esquecer dos que criticaram o Benfica pelo apagão na Luz

Anónimo disse...

Este é o momento em que a heróica equipa de basket do Sport Lisboa e Benfica, transformou um antro canalha, repleto de selvagens corruptos e desvairados a pedir meças aos símios mais ferozes das florestas da África Central, num “salão de festas” (e como ele estava engalanado…) comemorativo do 23º título nacional.

Unknown disse...

Mas para eles, o ódio é tão grande que nem conseguem vislumbrar a diferença entre festejos e provocações... para eles, so o facto de o Benfica vencer já é um insulto e isso legitima que possam insultar, atirar cadeiras, isqueiros e outros objectos, porque isto nem se compara ao apagão e a ligação de rega que os da luz fizeram...

entre ficar as escuras e ser agredido o que é pior? É ficar as escuras para aquela gente!

Anónimo disse...

oh lf,

para quem o ano passado apagou as luzes e ligou o sistema de rega fica-lhe muito mal vir aqui dizer isso.

complexo de inferioridade?
estamos a falar de uma minoria de adeptos, aqueles que em nada beneficiam a imagem dos clubes, voces tambem os têm ou já não se lembra? se calhar nao da jeito lembrar, mas tem um que ate costuma comentar aqui, um tal de no worries.

Critica os adeptos do fcp ( estou de acordo pois também nao concordo )mas, e criticar tambem os gestos e palavras que o vosso treinador disse para a bancada já nao lhe da jeito? ou se calhar se criticasse nao poderia aparecer na benfica tv nem sequer escrever no jornal do clube?

E o seu titulo, esta humoristico: esqueceu-se do apagao e do sistema de rega? Ontem foi algo de ADEPTOS, a rega e a luz foi a DIREÇÃO. O que é mais grave? ou também nao convem referir?

Seja coerente e deixe as palas, o seu blogue era dos melhores até o seu fanatismo o ter cegado.


Quanto à dona vitoria, nao ha que comparar as situações como ja disse anteriormente, mas para si tambem não vale a pena, os seus comentarios sao tao despropositados como os comunicados do joao gabriel.

LF disse...

A luzes e a rega não foram violência sobre ninguém.
Aqui é de violência que se trata.

Alguém viu Carlos Lisboa a provocar alguém?
Enfim. Cada um diz o que quer.

Voltando à rega e ao apagão: foi a direcção que apagou as luzes? Foi o Luís Filipe Vieira que desligou o interruptor?
Ora! Foi certamente coisa de um funcionário mais zeloso, mas não representou agressão sobre ninguém.
Aliás, o estádio ficou logo vazio.

Ontem sim. Pinto da Costa lá estava, a vociferar contra a polícia, habituado que está a controlar policias, juizes e todos.

Sry Lanka disse...

O Slb ganhou, pq foi melhor no play off. Vencer dois jogos no Dragão Caixa não é para qq um. Injusto é esta treta do play off, q por um cesto q bate no aro e não entra, se perde um campeonato. A regularidade de uma época, é que devia premiar a melhor equipa nacional. E essa foi a do FCP. O mesmo sucedeu no voleibol, em q o Slb, ganha a fase regular sem derrotas,e depois perde um campeonato por uma bola q bate na rede. Já o ano passado assim foi.
Mas pronto. São as regras. Pra mim, era campeonato sempre seguido, á la Futebol, Hóquei, Andebol, Futsal.

Quanto às cenas finais, olhe-se ao espelho. O seu clube, diretores, consócios e adeptos, fazem cenas muito piores q essas, e com muita mais regularidade...pq tb perdem mais vezes...entende-se.

Anónimo disse...

Ahahah

Pelo menos agora já sabes como é saborear um título na casa do adversário... Mas nós não apagamos luzes nem ligamos sistemas de rega...
De qualquer forma fica la com o basket que nós ficamos com o complexo de inferioridade que nos leva a sucessivos ítulos nacionais, a troféus internacionais. E vocês? Nem com o Braga na meia final conseguiram chegar à final da Liga Europa... Isso sim, é ser inferior... Fica lá com o basket e vota no Vieira que nós agradecemos...

Gandhy disse...

Mais um título para o Benfica de Vieira!

Bruno disse...

Sabe tão bem ir ganhar ao curral. Viva o Benfica

Filipe disse...

Ainda bem que não deixaram entrar sócios do SLB, assim o Pedro Proença não consegui entrar e fomos campeões!

Manuel disse...

Aqueles andrades que falam de provocações deviam era ter vergonha na cara, que não têm. Então passam o jogo todo a zurrar, "SLB,SLB, Filhos da Cuta" e no fim querem que as pessoas visadas dêem a outra cara?

Perderam e perderam bem. E vão perder mais!

No.Worries disse...

Desconhecia que tinha tantos admiradores na blogosfera...
Caro LF, a palavra chave é mesmo essa: provincianismo complexado. É a sina do futebol corrupto do porto, seus adeptos e atletas.

Anónimo disse...

Um dia contra a SportTv, outro a favor. Um contra o Porto Canal, outro a favor da Benfica TV.
Assim vai o LF.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=nEP_jr4BXH0&feature=player_embedded#t=128s

Basta ver o vídeo para vermos quem são os provincianos e qual é a cultura do Benfica. Acho lamentavel pq o Carlos Lisboa é um símbolo do basket português. Ou melhor, foi, pq agora é apenas um mal educado sem nível.
É o ódio, a raiva, a fúria e a mesquinhez Benfiquista. Lamentável.

Anónimo disse...

"Alguém viu Carlos Lisboa a provocar alguém?
Enfim. Cada um diz o que quer."

Felizmente existem imagens. Se a FPB tiver "tomates" o Carlos Lisboa n volta a pousar rabo no banco nos próximos jogos. Oficiais, claro.

Anónimo disse...

voce nao viu carlos lisboa a provocar alguem, naturalmente, visto que as palas nao deixam.

apagar as luzes so nao foi violenca porque os adeptos do porto nao invadiram o relvado, visto que a policia ficou as escuras.

pode nao ter sido lfv que carregou no interruptor mas tem mesmo a certeza que nao foi ele que mandou? é que assassino tanto é aquele que carrega no gatilho como aquele que manda, ou nao concorda? ou melhor, sera que nao lhe da jeito concordar?

e falar de violencia? um clube que tem um adepto que matou outro com very light, nao interessa? facadas entr membros das claques nao interessam? pedradas em jogos de juniores nao interessam? ou isso ja nao é violencia?para o seu presidente se calhar nao, e visto que voce parece ser um dos que seguem a risca o que lfv diz, parece-me que para si tambem nao sera

Anónimo disse...

senhor lf, quer imagens de carlos lisboa a insultar?

elas estao disponiveis no site do record, com nuno marçal a falar, e bem. se tiver coragem e o seu presidente deixar ( sim porque parece-me que tem de lhe pedir licença para escrever aqui) retrate-se e admita que o treinador do benfica fez gestos obscenos para a bancada a insultar.

repito, se tiver coragem e o seu presidente permitir claro

Nós Sébio disse...

Não há uma única imagem de um único elemento do SLB a provocar seja quem for. O que se vê é, dois ou três segundos depois do jogo, um jogador do FCP vir mandar vir com o Lisboa quando este está a abraçar os atletas.
A máquina de desinformação do FCP nem sempre é eficaz ("Hulk, Hulk, Hulk!") mas tem atrás na comunicação social muito cão fiel.

A imagem de PC a gritar com a polícia é elucidativa de muita coisa. Qualquer cidadão iria para a prisão por menos.

Quanto aos vândalos, temos de saber reconhecer que todos os clubes os têm. O que espero é que isto não passe impune. Como naquela ocasião em que a Juve Leo entrou pelo campo adentro com varas para agredir jogadores do SLB e só o Bettencourt os impediu. Ou como na ocasião em que o SLB foi recebido com bolas de golfe no Dragão. Ou etc.

De resto, grande vitória!

Frank disse...

Para todos os adeptos anonimos afectos ao clube corrupto,podemos apagar luzes ligar regadores porque tambem nao somos perfeitos,mas ao quererem comparar isso com o que voces nos teem feito nos ultimos anos e serem mesmo cegos e maus,qualquer Benfiquista sente receio de se deslocar ao dragao com a sua familia assistir a um jogo de futebol devido ao clima de guerra e odio que o seu presidente meteu nas vossas cabecinhas tal o odio que sente pelo Benfica,ao inves voces podem ver qualquer jogo na Luz sem problemas,ainda o ano passado a vossa equipa de basketbal foi campea no nosso recinto festejou sem problemas,repito voces imperam pela violencia sempre que nos defrontam fazem isso porque o fazem num Pais chamado Portugal onde todas as sacanices feitas pelo vosso presidente sao permitidas e passam impunes,em certos Paises incluindo este onde vivo onde a corrupcao nao e permitida nem aliciamentos a arbitros com prostitutas,e viagens ao brasil,eu vi,ouvi as escutas no youtube por isso se fosse aqui o seu Bimbo a quem voces tanto amam ja teria sido destituido do seu cargo e passava varios anos da sua vida na prisao e se assim fosse acredito que teriamos um desporto mais saudavel.

Ruben Freire disse...

Como se pode ver, é prática comum: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kXgjpD2Lark

Se bem que também admito que neste caso o Carlos foi provocatório para com os adeptos adversários, mas nada disso lhes dá o direito de por em causa a integridade dos intervenientes no jogo!

Manuel disse...

Passaram todo o tempo de jogo a provocar, "SLB, SLB, FDP SLB". Isto não é agressão e provocação e uma grande falta de educação e de?
Mas os chico espertos nunca escondem a sua verdadeircara. PArajustificar o injustificável não se importam de manobrar as imagens. Leiam o seguinte:

"A genética efectivamente define o carácter das pessoas. Mostrou ontem [dia de 24] o Porto Canal a prova irrefutável que justificou toda a violência no Caixa Dragão. As “bárbaras” provocações de Carlos Lisboa foram exibidas e repetidas até à exaustão. Os restantes canais foram atrás, e reproduziram as “irrefutáveis” provas que as virgens ofendidas decidiram exibir, alguns com direito a lupa e ampliação. Esqueceram-se os responsáveis do Porto Canal de dizer uma coisa básica: que misturaram imagens do segundo jogo da Fase Final com imagens do quinto encontro. Imagens em que Carlos Lisboa reage ao maior provocador de todos, o treinador adjunto do FC Porto, com imagens dos festejos do título.

Mas a “provocação” do segundo jogo não deu em nada, o jogo acabou sem violência e sem reparo. Já a provocação do quinto jogo, essa sim é inadmissível de aceitar, porque afinal de contas representava a perda do título nacional. Esta é que foi a maior provocação de todas.

O mais incrível é que ninguém questionou ver nas imagens – supostamente do mesmo jogo – árbitros diferentes. Efectivamente quando não se sabe ser sério não se consegue jogar limpo em nada. Uma questão de genética".

Chama-se a isto manipulação da informação, o mesmo que mentir com a ajuda de imagens.

Anónimo disse...

Admiro a tua insanidade mental No worries, sineramente é algo nunca visto, devias ser objeto de estudo.

Nos sebio,

ou como naquela ocasiao em que os benfiquistas entraram por alcochete dentro com pedras nao? ou como naquela ocasiao em que incendiaram ma camioneta nao? ou como naquela ocasiao em que mataram um adepto do sporting com um very light nao?

Manuel, cada um acredita no que quer. Se quer mesmo acreditar nisso entao força. De caminho está a dizer que as imagens de carlos lisboa a fazer gestos para a bancada sao de 1990.

Nós Sébio disse...

Sr. Anónimo,

Os incidentes que refere são tão lamentáveis como os que mencionei. Todos os clubes têm vândalos que lhes estão associados.

Mas, ao contrário dos casos que referi, os seus tiveram punição (excepto, talvez, o da camioneta):
- O SLB perdeu um campeonato (no qual não perdeu uma única vez) graças ao incidente das pedras, embora haja alguns indícios de que as coisas não se passaram exactamente como pintam. Já o FCP, com todas as provas sobre frutas e alimentos afins, perdeu 6 pontos num campeonato em que tinha mais uns quantos para esbanjar.
- O tipo do very light continua preso, e ainda bem. Mas deve compreender que se tratou de um acidente, ao contrário do que sucedeu no caso da final de Basket ou no célebre jogo de hóquei em que um jogador atingiu deliberadamente uma criança com um stick na cabeça.

Todos estes actos devem ser punidos. Mas parece que só alguns são.

Manuel disse...

Para este último anónimo andrade. O que dizes sobre Alcochete é mentira. E existem imagens que o provam.

Os adeptos benfiquistas entraram por Alcochete RODEADOS pela GNR já depois do jogo começar. É verdade! Por isso não podiam ter pedras nas mãos porque não as havia. Mas havia do lado de dentro por baixo das bancadas onde os adeptos do Sporting se encontravam e começaram a arremessar contra os benfiquistas que, depois de dispersarem para se protegerem, ripostaram com as pedras primeiro arremessadas contra eles.

Isto também ficou registrado nos comunicados da GNR que foram tornados públicos e que eu li. Que dizia que foram os sportinguistas que começaram as provocações.

E foram os adeptos sportinguistas que invadiram o campo e impediram o jogo de continuar. Está tudo registado em imagens que eu vi!

A situação só interessava ao Sporting. O Benfica não tinha qualquer interesse me interromper o jogo pois comandava a qualificação com 2 pontos! Bastava empatar para se sagrar campeão. E o Sporting foi campeão na secretaria com menos 2 pontos! Á boa maneira andrade!
VERGONHA!

Anónimo disse...

Caro Nos sebio,

Como voce foi a unica pessoa bem educada, nao me tratou por andrade como o senjor manuel so a si lhe vou responder e deixar esse "senhor"? sem resposta, pois pessoas daquele nivel nao entram na mesma conversa que eu.

Compreendo claramente que tenha sido um acidente mas ainda ssim aconteceu. Se esta preso estou a saber por si agora, nao fazia ideia, mas é como o senhor diz, se esta ainda bem.

O caso dos 6 pontos perdidos, podia esbanjar mais uns quantos que mesmo assim seria campeoao, visto que terminamos 20 pontos a frente :) ( fora de brincadeira agora, essa historia ainda vai dar muitas voltas )

O caso do stik na cabeça de uma criança é grave, mas colocar o filipe santos, jogador de hoquei do fcp em coma tambem é.

Como o senhor diz e bem, há muitos vandalos em todos os lados ( sera que o "senhor"? manuel é um deles? ) e era bom que deixassem de existir, pois em nada beneficiam o nosso futebol e o desporto em geral.

Cumprimentos nos sebio, é sempre bom alguem com quem se possa ter um debate de ideias " saudavel " seja de que clube for