07/05/10

CARTA ABERTA AOS JOGADORES DO BENFICA

A ti, Quim,
És o melhor guarda-redes português, e nem precisas de o voltar a mostrar. Não terás muito trabalho, mas sei que estarás, a cada segundo do jogo, esperando que a bola chegue até ti para a agarrares com o íman que pareces ter nas luvas.
Tens experiência, já foste campeão. Pela tua qualidade, e pela tua frieza, nenhum benfiquista se preocupa contigo.

A ti, Maxi,
Tens a raça dos campeões. Levas já um campeão dentro de ti, pela forma como te entregas ao jogo. Só tens de fazer o que sabes, com a alma de sempre. Com o ritmo de sempre. És dos que nunca falham. Todos o sabemos.
Cuidado com as faltas. O árbitro não é de confiança.

A ti, Luisão,
De um grande capitão, de um dos melhores centrais do mundo, de um jogador da selecção brasileira, espera-se liderança, tranquilidade e classe.
Já foste campeão, já ganhaste troféus, já escreveste história neste clube. Este será mais um jogo importante na tua carreira, como aqueles que farás no Mundial, como outros que já fizeste no clube. E até talvez marques o habitual golinho dos grandes momentos…

A ti, David,
Foste dos melhores do campeonato, és dos centrais mais cobiçados na Europa. Sei que respiras confiança. Que estás desejando que o jogo comece.
Sei que não tens medo de nada, mas…olha, não precisas de te entusiasmar muito pelo campo fora. Lembra-te que até nos chega o empate, e se não sofrermos golos, seremos campeões.
Cuidado com as faltas. Toma atenção ao Bruno Gama.

A ti, César,
Todos os benfiquistas confiam em ti. És internacional, já foste até campeão da Europa. Jogaste uma enormidade contra o FC Porto, na primeira volta. Só tens de fazer o mesmo, dando tudo, em raça, e em concentração, para fechares bem o teu corredor.
Este pode ser o jogo da tua vida. Agarra-o com força.

A ti, Airton,
És o rapaz das finais. No Flamengo, depois no Algarve, agora na Luz. Ganhaste as outras duas, e vais ver que ganhas esta também.
Todos confiamos absolutamente em ti. Trazes a marca dos campeões.
Sempre que jogaste ninguém se lembrou do Javi. É simples, não é? Basta fazeres o que sabes. E já sabes muito.
Cuidado com as faltas.

A ti, Ramires,
Estás cansado de dezenas de jogos sucessivos. Mas este é um dia especial. É só mais um jogo, só mais noventa minutos. São os últimos. Depois terás tempo para descansar até ao Mundial.
Jogues à direita, ao meio ou à esquerda, sei que vais cumprir a tua missão. Sem o Di, serás ainda mais importante neste jogo.
És um jogador para os grandes momentos. Este é um grande momento.

A ti, Pablo,
A ti quase não precisava de dizer nada. És um craque, habituado a grandes jogos, a títulos, a tudo. Sabes tudo da tua função.
Pressão? Qual pressão? Pressão foi na semana passada, quando quase levaste com uma pedra em cima. Agora estás em casa.
Já ganhaste na Argentina, em Espanha, este poderá ser apenas mais um ponto alto da tua carreira.
É a última partida da época, não tens de te poupar a nada.
Creio que vais brilhar, e vais ser o homem do jogo. Este jogo é para ti.

A ti, Ruben,
Tens o Mundial à porta, e a oportunidade de seres convocado.
Pensa nisso. Pensa em fazeres o teu trabalho com o maior rigor possível, como fazes sempre que és chamado. Lembra-te também que podes ficar na história do nosso Benfica.
É nestes momentos que os verdadeiros craques se assumem. E todos sabemos que tu és um craque à procura de títulos.

A ti, Carlos,
Pode ser esta a tua consagração. Depois de tantos anos, podes enfim tornar-te o campeão que o teu talento sempre justificou.
Tens magia nos pés, e estou certo de que, se jogares, vais deixar a tua marca de classe.
Ainda há esperança de ires ao Mundial. Joga concentrado, e com a calma dos campeões. Lembra-te também que o jogo tem 90 minutos, e que todos eles, até final, são importantes.

A ti, Weldon,
Não sei se vais jogar, mas sei que se jogares, vais com certeza marcar um golito, vais fazer aquelas arrancadas junto à linha, vais fazer vibrar as bancadas que soubeste conquistar com o teu trabalho.
Estão 65 mil contigo. Depois dos golos da Figueira e de Coimbra, já ninguém tem dúvidas sobre o teu valor. Ninguém te exige nada, mas este pode ser o grande dia da tua carreira.

A ti, Javier,
És, provavelmente, o melhor jogador da Liga. Mostraste-o antes de te lesionares.
Tens experiência de selecção, de River, de Barça, de Real. Tenho a certeza de que para ti, disputar um título, será como beber um copo de água.
Este é o último jogo da época. Aproveita-o para mostrar que és o melhor. Aproveita-o para deixares a tua marca final. O Benfica precisa muito de ti. Os adeptos adoram-te. Esta é a tua família. Ajuda-a a vencer.

A ti, Óscar,
Por favor, esquece completamente a lista dos marcadores. Ela não vale nada se comparada com a conquista de um título. Ninguém te dará sequer os parabéns se o título nos escapar. Se fores campeão, aí sim, serás um herói, mesmo que alguém marque mais um golo do que tu.
Sei que ainda tens dores. Mas este é o último jogo, o último sacrifício. Depois poderás recuperar tranquilamente até ao Mundial.
Já sabes que, mesmo que falhes um ou dois, marcarás o terceiro (já lá vão 87, eu contei-os). Sempre foi assim. E assim será. E se não marcares nenhum, outro marcará por ti.
E se houver penáltis, contamos contigo. Desde que estás cá, em 25 converteste 21.

A todos vós,
Vocês são uma grande equipa. Das melhores da história recente do futebol português. Aconteça o que acontecer, não deixarão de a ser. Aconteça o que acontecer, ninguém vos irá acusar de nada. Fizeram uma grande época, um excelente trabalho, que agora pode ter a sua consagração final. A consagração que só se alcança com a tranquilidade e a confiança própria dos grandes campeões, como vocês.
Estão perante a hipótese de entrar para a imortalidade deste grande clube. Estão perante a hipótese de se tornarem os heróis de seis milhões de pessoas. Vale a pena aproveitá-la.

12 Comments:

Blogger jfk said...

Muito bom post, LF.

Há que não esquecer que no momento em que entrarmos em campo, TEMOS UM PONTO ... SOMOS CAMPEÕES.

Depois, há que confirmar o jogo e o campeonato.

Um grande fim de semana para todos os benfiquistas e para todos os genuinos adeptos de futebol, que são unânimes em dizer que o Benfica merece ser campeão, pois foi a MELHOR EQUIPA no campeonato.

Saudações Benfiquistas!

7.5.10  
Blogger sigmund said...

«Quim (...) estarás, a cada segundo do jogo, esperando que a bola chegue até ti para a agarrares com o íman que pareces ter nas luvas.»

Esta partiu-me todo.

Mas força, Benfica! Podiamos jogar com 8 e ter pela frente 4 Jorges Sousas que, com a qualidade que temos, ganhávamos na mesma! Só temos de entrar confiantes!

7.5.10  
Anonymous Anónimo said...

Este post levou-me às lágrimas.

Obrigado

7.5.10  
Anonymous Vitória do Benfica said...

A ti Jorge que em teu nome encerras a capacidade de matar o Dragão, que em teu nome relembras Cristo aquele que morreu na Cruz. Ouve Mozart ou Tony Carreira para mim tanto faz mas leva a serenidade, a garra, a inteligência e a leitura de jogo com que nos brindaste toda esta época.

A ti Luis obrigado por este Post.

7.5.10  
Blogger El Yacaré!!! said...

Basta só querer... só isso... e seremos campeões.

Gostei muito do texto.

Parabéns pelo teu blog.

7.5.10  
Blogger Pedro said...

Grande post. Quase que me vieram as lágrimas aos olhos enquanto lia esta fantástico texto. Espero que os bravos o leiam e apliquem em campo os teus sábios conselhos!!!

CARREGA BENFICA.

7.5.10  
Anonymous Miguel said...

ENCONTREI ESTA PÉROLA NO FACEBOOK!


O Rennie

Como qualquer benfiquista que se preze, hoje acordei doente.
Fui a uma farmácia comprar Rennie ou algo parecido . Sempre gostei de comprar os algo parecidos e poupar algum dinheiro .
O Porto também.
Podia ter comprado um Aimar e comprou um Valeri .
Podia ter comprado um Ramires e comprou um Guarin.
E um Prediguer .
Cheguei a farmácia, e com o meu ar abatido perguntei pelo medicamento .
Já não tinham Rennie .
Sorri e interpelei a farmacêutica com fair-play:
- Pudera, há muitos benfiquistas espalhados pelo Mundo!
-Não não senhor, ontem nem vendemos muito. O pior foi durante toda a época- respondeu-me .
- E um Matias Fernandez tem?
-Como?
-Oh, desculpe desculpe... um genérico. É um pouco parecido com o original e o efeito supostamente é o mesmo, e o preço menor .
- Nada senhor . Lamento .
Conformado, fui para casa.
A caminho, fui relembrando todos os maus momentos do Benfica este ano.
Um por um .
Ao fim de duas horas sem encontrar nenhum, desisti e telefonei a um Portista grande amigo meu .
- Olá Bettencourt tudo bem rapaz ?
- Oh johnny então? Aquilo ontem é que foi ãh ?
- Epah pois é a vida...onde andas meu betinho? No Brasil outra vez? A última vez que o Sporting não conseguia ganhar um jogo, estavas em Pipa a dançar Gilberto Gil .
- Não não, vim ao Auchan.
- Comprar lagostins?
-Não, jogadores. Foi aqui que encontrei o Grimi. Ao pé da parteleira das cenouras . E o Postiga nos congelados .
- Ah, andas á caça de produtos brancos sacana!
- Sim, Djalós nunca mais pah .
-Oh não sejas assim meu cabelinho á playmobil, ao menos é amigo do Veloso!
-O Veloso vamos contratá-lo este verão!
-O quê? Tão mas o Veloso já joga no Sporting pah.
-Não não, o Veloso o pai. Tem menos um ano que o Angulo e ainda por cima tem bigode. Dá-lhe um ar mais maduro, pode ser que meta ordem nisto .
-Ah ok ok bem pensado...então vá amigo grande abraço .
-Abraço joãozinho.

Resignado ao meu estado febril voltei para casa .
Tomei banho, dei de comer ao Hulk,prendi-o outra vez á corrente e fui dormir .
Espero que para a semana o meu estômago esteja melhor .
E lisboa cheia de gente na rua .

7.5.10  
Blogger Jotas said...

Caro LF, sem palavras para essa carta, magnífico.
Recebi hoje este sms: “ Vamos demonstrar a nossa força, Somos o maior clube do Mundo, não existe igual, incomparável, enorme, diferente, único, Sport Lisboa e Benfica, mostra a tua raça, querer e ambição, nós só queremos Benfica campeão. Coloca na tua janela, uma bandeira, camisola ou cachecol do Benfica, vamos colorir o país de vermelho”. Eu já fiz a minha parte, faz tu a tua.



Uma abraço e até Domingo na Catedral.

7.5.10  
Blogger Nuno T said...

A ti, Jorge Sousa:
Limita-te a ser honesto. Não inventes. Não sejas cobarde. O caminho da corrupção não leva a lado nenhum. Apita, só.

7.5.10  
Blogger troza said...

Essa carta está espectacular, mas eu resumia assim:

A todos os jogadores, entrem com o empenho que tiveram a época toda. Com 65 mil nas bancadas, nós tratamos do resto!

8.5.10  
Blogger João said...

Lindo o post, agora acredito que vamos conseguir!!! Ando a semana toda a pensar no jogo, não aguento esta espera. Quando vir os nossos meninos em campo quero olhar para eles e sentir que vamos ser campeões!!!

8.5.10  
Anonymous Joao Dias Pereira said...

Quantos penaltys contra o Rio Ave, vai uma aposta? Eu cá aponto para um ou dois...

9.5.10  

Enviar um comentário

<< Home