PINCELADAS DE GÉNIO

Jogando perante o actual quinto classificado da Liga, e poucos dias depois de uma desgastante partida com o V.Guimarães, poder-se-ia esperar que o Benfica encontrasse algumas dificuldades para conquistar os importantíssimos três pontos em disputa. Na verdade assim não aconteceu, e o jogo desta noite acabou por se transformar num tranquilo passeio, que só por acaso não resultou em mais uma das muitas goleadas da época.
Não se podem dissociar as facilidades encontradas pela equipa de Jesus, do golo obtido muito cedo, logo aos 9 minutos, após fantástico lance de Saviola concluído por Cardozo de cabeça. Sempre que o Benfica marcou cedo venceu, e muitas vezes goleou. A maioria das equipas que se deslocam à Luz fazem-no para defender e evitar sofrer golos, e quando se vêm em desvantagem ficam sem saber como lidar com o jogo, pois, com espaço para jogar, este Benfica é de facto muito difícil de travar.
O União de Leiria viu-se assim, logo na alvorada do jogo, forçado a hesitar entre, por um lado, responder ao golo encarnado estendendo mais a sua equipa e procurando abertamente o empate, e por outro, manter-se resguardada a aguardar um golpe de fortuna. Parecendo sempre pender mais para a segunda hipótese, a verdade é que acabou por não fazer bem, nem uma coisa, nem outra, deixando o Benfica nas suas sete quintas, e a jogar como gosta. Mesmo sem forçar o andamento, os encarnados foram atacando e criando oportunidades (Luisão, Cardozo, Di Maria…) e só não marcaram mais vezes por obra da excelente exibição do mais tarde desafortunado guarda-redes leiriense. Ao intervalo o resultado era lisonjeiro para a equipa de Lito Vidigal, ainda que o Benfica nem sequer se aproximasse dos níveis de fluidez e velocidade do jogo anterior.A segunda parte não alterou substancialmente a tonalidade do jogo, se bem que o parco resultado começava, minuto após minuto, a tornar-se irritantemente perigoso. Em ritmo de treino, as oportunidades desperdiçadas sucediam-se (Saviola, Saviola, Fábio…), e esbarravam, ora em Djuricic, ora na discplicência encarnada na hora do remate. Até que foi novamente o avançado argentino (uma vez mais o melhor em campo) a descobrir o mapa do tesouro, e, com o segundo golo, colocar um ponto final na discussão dos pontos. Daí em diante a única dúvida prendia-se com os números finais da vitória benfiquista, mas se até então a equipa já tinha dado mostras de estar com pouca vontade de correr, com a vitória assegurada o jogo foi definitivamente tomado pela monotonia. O golo de Ruben Amorim fechou as contas, num período em que o União já jogava com apenas dez elementos, tinha o guarda-redes debilitado e, tal como o Benfica, esperava ansiosamente pelo apito final de Marco Ferreira.
Por falar nela, diga-se que, um penálti por assinalar (mão na área com o resultado ainda em 1-0), e dois foras-de-jogo ignobilmente assinalados (num deles Cardozo com isolado à entrada da área), são motivo suficiente para criticar a arbitragem. Também na distribuição dos cartões não houve muito critério, confirmando-se a falta de qualidade de um juiz sem nível para o escalão maior.
E assim o Benfica chegou ao primeiro lugar. Aritmeticamente é provisório, mas acredito vivamente que não voltemos a ver, até final da temporada, uma classificação da Liga Sagres com outro emblema na frente. É um desejo, mas também um palpite.

13 comentários:

djeiti disse...

nao concordo com o penalty. quanto a mim nao ha falta do "albino" por mao na bola. ele tem o braço recolhido e encostado ao corpo.
de resto fiquei passado foi com os 2 foras-de-jogo mal assinalados a Di Maria e Cardozo (o do Tacuara entao é gritante!!!)
houve jogadas de futebol mto boas mesmo neste jogo q valeu a pena ir à bola a meio da semana numa noite de tempo desagradavel.

Vitória do Benfica disse...

Concordo em absoluto, a primeira parte tirando o primeiro golo que foi uma jogada genial, só feita pelo Barcelona na Europa. Foi muito displicente e fez-me tremer e gritar de aflicação, talvez porque o espectro do outro Benfica, está ainda na memória. Não entendo o comportamento, dos jogadores por vezes com jogadas geniais, outras com jogadas banais.

Mas este Benfica é maravilhoso e eu começo a acreditar que foi a chuva e o péssimo relavdo que não deixou ao Benfica durante o mês de Dezembro e algum de Janeiro fazer aquelas exibições que começa novamente a ter.

Não é sem tempo, porque já deveriamos estar em primeiro lugar Há muito tempo. A arbitragem tendenciosa em Braga e a falta de controlo no jogo com o Olhanense ditaram esta classificação, a associar ao anti-jogo de Carvalhal, quer no Sporting, quer no Maritimo. Vamos ver Terça-Feira. Espero que no sábado Cardozo volte a marcar.

Temos mais sete golos que na primeira volta e menos um sofrido, porém no sábado não vamos marcar oito ao Setúbal.

Miguel disse...

Lf,

Gostava de ver um post teu com o seguinte tema:

1º Quem verdadeiramente é o grande beneficiado das penalizações ao braga?? (sendo que o segundo lugar dá acesso à champions)
No ano passsado à 14ª jornada o braga foi afastado dos lugares cimeiros quando foi roubado na luz e dp em braga contra o porto... e não se fez metade do alarido, nem sequer o presidente do braga abriu as portas aos socios...

P.S.- Até uma antecipação de um jogo (à imagem do que acontece em todos os grandes campeonatos da europa) serve para fantasiar conspirações fantasmagóricas!!

Joao Dias Pereira disse...

oh vitoria,
entao no Dragão estavam bancadas vazias? quando muito estavam algumas filas, mas para quem não viu o jogo você anda bem informada... É que isso não vem em nenhum jornal... E para além disso, tal como acontece nos jogos da Champions (é normal que você não saiba... mas por outro lado na Liga Europa também é assim), os jogos a meio da semana têm no inicio do jogo uma assistência mais baixa, uma vez que a maior parte dos adeptos está a trabalhar e so chega a partir da meia hora de jogo. Foi isso que aconteceu no Porto-Sporting, ainda que só você para dar relevo a isso... Mas quem diz que o Porto jogou sem inteligência frente ao Sporting é capaz disso e muito mais...

cj disse...

olha, afinal as tácticas dos seguranças andam a resultar...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Olá,LF

Viste ontem o andor na Luz?Aquilo é que foi colinho:

1.º golo - O primeiro golo é nitidamente falta,é uma falta de respeito fazer aquilo à defesa do Leiria,que desplante

2.º golo - É daqueles foras de jogo escandalosos(apesar de estar claramente em linha),só não vê quem não quer.

3.º golo - Mais uma falta clarissima,pois o Ruben não tinha nada que chutar daquela maneira sabendo que o GR do Leiria estava lesionado.

Como se vê,tem sido este o andor do Benfica...mais o colinho...que tem sido dado pelos ENORMES ADEPTOS do GLORIOSO!!!

PS:O fiscal de linha teve uma actuação irrepriensivel,aquilo é que foi tirar foras de jogo...

Modo ironico off...

ele há coisas disse...

ainda bem que nunca houve nenhum jogo antecipado na história do futebol porttuguês. caso contrário, quem manda bocas dessas sentir-se-ia realmente estúpido.

Jotas disse...

Sinceramente esperava mais dos leirienses, mas não sei se por mérito do Benfica, se por demérito adversário, o jogo teve um denominador comum, vestido de vermelho e que apesar da intensidade do jogo não ser muito elevada, teve momentos de pura magia e bom futebol, como o povo gosta.
Os golos do Benfica, todos eles foram fantásticos, os primeiros pelas jogadas em si, o último pela potência e colocação do remate, enfim, um Benfica ao seu nível, enorme.

Anónimo disse...

Di María não desprezou ontem na hora de refletir sobre o que se havia passado no relvado da Luz.

"Creio que esta nossa vitória coloca alguma pressão sobre o Sp. Braga e o FC Porto. Isso é seguro! Vínhamos jogando sempre depois deles e sentíamos a pressão de ter de vencer. Agora a pressão está do lado dos adversários. Oxalá consigamos conservar esta ligeira vantagem"

Se alguém, ainda desconfiava do motivo da antecipação, este já tirou as dúvidas.

Até parece q iam jogar a final da Xampions por volta do dia 20!

Enfim...é só mais uma manobra.

ele há coisas disse...

e por que razão o braga jogou 80% dos seus jogos à sexta-feira?

zephirus disse...

Depois de um jogo em que a vitória do Benfica não pode ser beliscada em absolutamente nada, em que os únicos casos que existiram foram a prejudicar o Benfica, tinham de arranjar a desculpa que a antecipação do jogo foi uma manobra. Vejam o calendário do Benfica e não se façam de parvos porque estas antecipações são perfeitamente normais e qualquer clube que está em mais do que uma ou duas competições o faz. Ontem depois do jogo pensei para mim mesmo: o que será que os anónimos do costume irão escrever amanhã no vedeta? Que os golos foram ilegais? Que o Javi e o David Luiz deviam ter sido expulsos? Pronto, pegaram na antecipação do jogo. Os cães ladram e a caravana avança...

Manuel António Silva disse...

Curioso é o facto do braga já saber do castigo desde o dia 21 de Dezembro.

Mas que grande falta de honestidade intelectual. Já estou como o outro. António Salvador fala por si enquanto Presidente do Braga ou enquanto sócio do Porto?.

O minimo que se pode dizer é que Salvador é como o seu chefe, um homem com muito pouco escrupulo, pelo menos intelectual

Jota disse...

Nao sei se este anónimo que por aqui pulula de vez em quando é sempre o mesmo ou não (já agora, se tem algo a dizer pelo menos identifique-se com algum tipo de ID, como a maioria). Já se vê manobras em tudo, neste momento! Chegámos a um ponto em que não há uma unica vitória do Benfica que nao seja posta em causa por algum motivo. Como desta vez a vitória em campo foi tão evidente, teve que vir a conversa da antecipacão do jogo como manobra de pressão. Até parece que nunca se anteciparam jogos neste país, até parece que não se antecipam jogos todas as semanas por essa Europa fora, e até parece que o Benfica não podia ter empatado ou perdido este jogo (gostava de saber se as críticas seriam as mesmas...).

O Benfica tem 2 jogos seguidos com o Hertha, e com este jogo faria um calendário impossível que incluia ainda uma viagem à Alemanha. Só mesmo com muita má fé se pode vir dizer certo tipo de alarvidades. Mas enquanto fossem só os anónimos da blogosfera já não estávamos muito mal. O pior é quando certos arcebispos acossados caem no ridículo para apaziguar as hostes...

Para a próxima em vez de se antecipar o jogo, adia-se. De preferência para a manhã do dia do jogo com o Braga ou o Porto. Assim já não havia problemas nenhuns e o país desportivo dormia descansado.

Não gosto de LFV e já o disse muitas vezes, inclusivamente aqui. Não acho que tudo seja transparente nas suas accoes e não o defendo com unhas e dentes. Mas o que se passa neste momento é uma guerra sem quartel, com exageros absolutamente surreais. E só um pequeno grande detalhe: que moral têm para falar os adeptos do FCP com tudo o que se ouve nas escutas? Pode não ser suficiente para condenar alguem formalmente na justica, mas é mais do que evidente o arraial de badalhoquice que grassou pelas antas nos últimos anos (décadas?). O povo é que sabe, e quem rouba galinhas não se pode queixar da raposa...