O ADEUS ANUNCIADO

A notícia só surpreende por tardia: Paulo Bento demitiu-se.
Conforme aqui dissera, era difícil compreender a posição de alguém que, sendo alvo de uma contestação implacável, dava mostras, a cada jogo, de não ter instrumentos e/ou argumentos para reverter a situação criada.
O problema do Sporting não vai ficar resolvido. Mas Paulo Bento, que também não o iria conseguir resolver, livra-se dele.
Com Pedros Silvas, Angulos e Caicedos, e com o campeonato praticamente perdido, não queria estar na pele do próximo treinador do Sporting.
Mas é justo dizer que a responsabilidade da situação actual não é de Paulo Bento, nem dos pobres jogadores que fazem o melhor que sabem. O problema do Sporting está nos seus dirigentes, que não estão à altura da grandeza do clube, nem da legítima ambição dos seus adeptos.
O Sporting precisa de homens com menos perfume e com mais coragem, que sejam conhecedores do futebol, que sintam o cheiro do balneário, que se movimentem bem no mercado, e que, em vez de se queixarem constantemente do orçamento, consigam encontrar os meios financeiros necessários para poder competir com os rivais. E Bettencourt, em todas estas vertentes, está a revelar-se um autêntico flop.

10 comentários:

Peter disse...

Eu sempre disse que este bettencourt é um flop apenas por uma razão simples:pertence a uma casta de "notáveis" que dominam o scp há décadas e não fazem nada senão passear os seus egos inchados qual feira das vaidades.O scp precisa de gente nova trabalhadora e séria, este modelo dos tios está mais que esgotado.Eu avisei sempre os meus amigos sportinguistas sobre isto.Quanto ao p.bento reconheço-lhe carácter e personalidade mas creio que a nível futebolístico falta-lhe um pouco de ciência, mas tb acredito que outras condições poderia fazer melhor.Não sei porquê mas acho que ainda o vou ver no fcp.

LF disse...

Um problema informático impediu a publicação deste post durante umas horas.

Já está resolvido.

As desculpas.

Anónimo disse...

Coragem é mandar o espalhol flores com vc mandaram!!!!!! Em matéria de coragem e valores são mesmo um exemplo. Sempre de peitinho feito sem ganharem nada eis o benfica e os benfiquistas.

Baresi disse...

http://averdadedaliga.blogspot.com/2009/11/ja-se-desconficava.html

Jotas disse...

Era realmente o fim anunciado, os sinais anteriormente dados quer por Bettencourt, quer pelo próprio Paulo Bento, mostravam que era apenas uma questão de tempo a saída de Paulo Bento.

Brytto disse...

Concordo, Bettencourt tem sido um flop, muito emotivo e pouco racional, parece que não vem do sector de onde vem, a banca, mostrando uma total incapacidade para resolver o quer que seja...Será incapacidade manifesta ou a situação do Sporting é de tal ordem que deixa qualquer um desesperado e desorientado.

Brytto disse...

Afinal até o Paulo Bento reconheceu na TVI o pânico que os lagartos demonstraram quando assisiram à pré- época do Benfica:

"Paulo Bento reconheceu ter sido vítima de "quatro meses a mais e da pouca qualidade do plantel", deixando no ar a ideia de que o bom início de época encarnada deixou mazelas irreversíveis na formação leonina: "Houve uma depressão muito grande devido à pré-temporada do Benfica".

Paulo Bento in Record

Vitória do Benfica disse...

Leiam o artigo do RAP em A Bola mas o cartoon é fabuloso.

Anónimo disse...

Já distribuíram frascos com perfume de balneário em Alvalade.
Agora é que vai ser!...

Nuno Figo disse...

Paulo Bento há muito que não tinha condições para ficar.

Mas concordo com LF... quem quer que seja que pegue naquela equipa tem muito trabalho pela frente.

É inequívoco que o Sporting tem bons jogadores: Liedson, Moutinho, Veloso, Vuk, Izmailov, Matias Fernandez...
Suficientemente bons para terem ficado à frente do Benfica "suicida" dos últimos anos e até para lutarem com o FCP, a quem até conquistaram alguns títulos (Taças e Supertaças).


Mas entendia-se que o Sporting vivia de balões de oxigénio permanentes: nomeadamente da inspiração e ratice de Liedson e Derlei. O fio de jogo há muito que é uma miragem... desde a saída de Peseiro que o modelo tem vindo a definhar.
Vivia também da "satisfação" de ficar em segundo no campeonato, à frente do rival de Lisboa. Um objectivo realista (e suficiente), para a Direcção, mas claramente insuficiente (se bem que "satisfatório") para os adeptos.

O Sporting é, em suma, ainda vítima do famigerado (e muito aplaudido) Plano Roquete. O projecto à volta do novo estádio (que traria receitas) foi um flop, o aproveitamento desportivo da Academia foi insuficiente e mesmo os milhões ganhos em Ronaldos, Nanis e Quaresmas foram gastos... sem se entender onde.

Um novo Sporting é difícil de conceber. JEB sai mal do filme do "forever" e dos ataques de raiva mais recentes. Os jogadores, vítimas da ausência de responsáveis, passaram a ser alvo da fúria dos adeptos. Os "vendáveis" resumem-se a Moutinho e Veloso, cada vez menos valorizados.

É preciso um milagreiro. Ou talvez não! Um jornalista desportivo que conheço dizia: com Jesus, este Sporting era campeão.