QUEREMOS MAIS...

Estes foram alguns dos momentos saborosos que a Selecção Nacional nos proporcionou nos últimos anos (curiosamente, dois deles comigo nas bancadas). Esperamos que a saga possa continuar na África do Sul, e o povo português volte a vibrar com uma grande competição internacional.

2 comentários:

SofremosTodosJuntos disse...

eu não quero mais... o Ricardo na selecção! ehehe
Agora a sério, acho que vamos ao mundial, mas parece-me que vamos fazer uma campanha identica à de 2002... falta qualquer coisa a esta selecção! Com muita pena minha....

Jota disse...

Caro LF, sei que esta escolha se limita aos últimos anos, mas estique lá um bocadinho o âmbito até ao início deste milénio e coloque o Euro 2000...é que esse sim, foi o ano em que a Seleccao melhor jogou desde que vejo futebol.

Ao contrário dos exemplos que apresenta, aos resultados juntámos um futebol que maravilhou a Europa e nos colocou nas bocas do mundo pelas melhores razões. Dessas 3 escolhas, só o Euro 2004 valeu a pena em termos de exibicões, e foi só quando o senhor Scolari deu a mão à palmatória e decidiu pôr a jogar a espinha dorsal do FCP campeão europeu. De resto perdemos a abrir com a Grécia, ganhámos com uma exibicao fraquinha (e a jogar com mais um) contra a Russia e lá nos safámos contra a Espanha num jogo renhido.

Já reparou que nesses três exemplos fomos sempre a descer em termos de resultado final? Final > Meia-final > Quartos-de-final...já cheirava a "fim de festa", se é que me faco entender.

No Euro 2000 tivemos um grupo só com Inglaterra, Roménia (com uma equipa de respeito) e Alemanha. Limpámos o grupo, também nos apurámos à segunda jornada, e demos 3 à Alemanha a jogar com 10 ou 11 suplentes...Fomos parados pela Franca no prolongamento da meia-final, uma Franca que dominava o futebol mundial de forma clara na época. Comparar as prestacoes desta equipa com qualquer uma das campanhas de Scolari é um exercício que chega a ser doloroso, tal a diferenca de qualidade de jogo.

Sei que não podemos viver do passado, senão estaríamos ainda a falar de 66, mas é uma injustica tremenda que nunca se tenha reconhecido de forma condigna o que aquele grupo conseguiu (principalmente se considerarmos a adulacão posterior a Scolari!).