OS ONZE MAGNÍFICOS

QUIM: Creio que continua a ser o melhor guarda-redes português. É-o desde que Vítor Baía arrumou as luvas, e apenas necessita de confiança para mostrar a sobriedade e a frieza que fizeram dele um esteio da equipa, nos tempos de Trappatoni e Fernando Santos.
MAXI PEREIRA: É o meu jogador favorito. Um pêndulo de regularidade, um poço de força, um monstro de atitude competitiva. Não pára, não falha, corre sempre com o mesmo inesgotável fulgor. Claramente um jogador de equipa campeã.
LUISÃO: Atinge aos 28 anos o ponto mais alto da sua carreira, com a afirmação plena na selecção brasileira, de que tem sido titular e onde tem estado em foco. É um verdadeiro capitão pela liderança que imprime dentro e fora das quatro linhas. Insuperável no jogo aéreo - assim de repente não me recordo de qualquer golo sofrido de cabeça com ele em campo, e as bolas paradas para a ele são mel.
DAVID LUÍZ: Não é dos meus preferidos. Embora lhe reconheça um enorme talento e margem de progressão, manifesta frequentemente atitudes de displicência que comprometem a equipa. É rápido sobre a bola, é tecnicamente muito dotado, faltando-lhe trabalhar os índices de concentração. Tem de crescer nesse particular, e acredito que o faça.
SHAFFER: A ala esquerda da defesa é claramente o elo mais fraco da equipa. O jovem argentino necessita de alguma rodagem, e de estabilizar emocionalmente em face do enorme passo que deu na carreira. Embora no plano ofensivo preencha todos os requisitos, já em termos de posicionamento e agressividade defensiva revela-se por vezes um pouco atarantado, e com dificuldades em tomar (rapidamente) a decisão mais adequada a cada momento de jogo. Mostra muita vontade, o que faz manter a esperança de pé.
JAVI GARCIA: Muitos desconfiaram da sua contratação, mas o médio espanhol tem mostrado, a cada jogo, a razão do investimento de sete milhões de euros. É um trinco puro, mas de grande categoria. Tanto no plano físico, como em termos tácticos, funciona como a cobertura perfeita aos artistas que jogam à sua frente. É só um, mas parece dois ou três, pois está em todo o lado, e cobre um espaço incrível, compensando centrais e laterais com a mesma facilidade e eficácia. Como se não bastasse, vai à frente e marca golos. Melhor que Katsouranis, melhor que Petit. Um craque, às portas da selecção espanhola.
RAMIRES: Mesmo com tudo o que acabei de escrever sobre Javi Garcia, é Ramires a melhor aquisição do futebol português nesta época, o melhor médio a actuar em Portugal, e um dos melhores jogadores da nossa Liga. É de louvar a forma como o Benfica conseguiu contratar um futebolista deste quilate, talhado para jogar em equipas como Milan ou Real Madrid. Defende e ataca com a mesma classe, sempre a alta velocidade, sendo um dos melhores marcadores do campeonato. Nos seus melhores dias (e já foram vários) vale a pena pagar um bilhete apenas para o ver jogar. Nível mundial.
AIMAR: Renasceu das cinzas em que Quique Flores o depositou (deslocalizando-o e desmotivando-o), assumindo o papel que lhe foi destinado aquando da sua contratação: substituir Rui Costa como patrão do meio-campo encarnado, e principal fio condutor do jogo ofensivo da equipa. Tenho ainda alguns receios acerca da sua condição física, mas a 100% é um craque absoluto.
DI MARIA: Esteve tapado no onze por Rodriguez, primeiro, e Reyes, depois. Esta temporada parece estar a dar finalmente sequência à evolução que se adivinhava logo aquando das suas primeiras aparições de águia ao peito. Ganhou músculo, e com isso capacidade de choque. Ganhou experiência, e com isso critério na definição dos lances. Ganhou confiança com a titularidade absoluta. Tecnicamente é soberbo, e se evoluir como se espera será difícil para o Benfica mantê-lo durante muito mais tempo.
SAVIOLA: Ao contrário dos mais cépticos, tive poucas dúvidas de que encaixaria bem no Benfica. É um extraordinário avançado, que não jogava no Barcelona e no Real Madrid porque a concorrência era de luxo. Sou seu fã desde o mundial sub-20 de 2001, em que foi melhor marcador e melhor jogador, parecendo destinado a sucessor a Diego Maradona. Não chegou a esse nível, mas na Liga Portuguesa é um jogador de excepção.
CARDOZO: Um verdadeiro matador. Por vezes parece que não está em campo, perde bolas aparentemente fáceis de controlar, corre lentamente e salta encolhido, mas golos são com ele. Movimenta-se bem na área, e tem um pé esquerdo imparável, não perdendo muito tempo a ensaiar o pontapé. Mesmo falhando dois penáltis, comanda isolado a lista de goleadores.

E sobram Sidnei, Ruben Amorim, Fábio Coentrão, Keirrison entre outros. Um luxo!

12 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Não lhe perdoû o facto de não falar do Coentrão.

Eu pago para ver este Benfica e por vezes até choro comovida a ver estas maravilhosas peças de arte e este luxo. Este tratamento da bola, se eles falassem os objectos chamados bolas ficariam no sofá dizendo só saio com estes os outros nem atendo o telefone

Anónimo disse...

ó LF, O C. Ronaldo lá continua o seu tortuoso caminho para a "decadência"...

PS- E podias poupar nos pontos de exclamação.

LF disse...

Vitória,

Por uma questão de espaço e de tempo optei por falar apenas dos titulares.

Mas estou a gostar muito do Fábio Coentrão, como gosto muito do Ruben, do Sidnei, do Miguel Vítor, do Nuno e de todos os outros.

LF disse...

Anónimo,

Ainda bem que ele me está a desmentir.
Desejo-lhe tudo de bom, para ele, e para a selecção nacional.
Oxalá continue a marcar golos e volte a ser o jogador que era há dois anos atrás.

Anónimo disse...

"Eu pago para ver este Benfica e por vezes até choro comovida a ver estas maravilhosas peças de arte e este luxo. Este tratamento da bola, se eles falassem os objectos chamados bolas ficariam no sofá dizendo só saio com estes os outros nem atendo o telefone"

Cooperativa dos taxistas em grande

Anónimo disse...

Efectivamente, com estes adeptos da colectividade é só rir!
Quando os onze magnificos acabarem em 2º ou 3º, este ano ainda vai saber melhor que nos ultimos!
Quem viu o jogo em Leiria, bem vê que de facto é de magníficos que estamos a falar!

Peter disse...

Lá está o anónimo, preocupa-te mas é com as exibições e resultados do teu clube,se na tua opinião o fcp vai ser campeão porque é que ligas e comentas constantemente o que os Benfiquistas dizem? Ou será que a tua fé inabalável no fcp não é assim tão certa e o Benfica está te a fazer confusão porque até ver está á frente do teu clube?

cj disse...

o liedson a saltar de cabeça com o luisão não te faz lembrar nada?

LF disse...

O Liedson marcou muitos golos ao Benfica, ultrapassou algumas vezes Luisão em corrida ou em drible, mas de cabeça, em disputa directa com o central brasileiro, creio que nunca marcou.

Os que marcou de cabeça, que me recorde, foram perante o Ricardo Rocha e o David Luíz.

Mas é raro o Benfica sofrer golos de cabeça.

angelodias disse...

Marcou ao Moreira num jogo em Alvalade em que penso que ficou 2-1 para o Sporting. Simão marcou de livre para o Benfica mas penso que jogaram com 10 jogadores algum tempo...
Foi grande golo de cabeça e ganha a Luisão nas alturas...Até procurava o golo mas de certeza que o encontras...

LF disse...

Acho que foi com o Ricardo Rocha.

Mas em todo o caso, será preciso procurar muito para encontrar golos de cabeça sofridos pelo Benfica com o Luisão em campo.

Pode haver um ou outro caso. Mas na globalidade, com Luisão o Benfica é quase imbatível pelo ar.

Creio que no jogo aéreo é um dos melhores centrais do mundo.

jfk disse...

Lembro-me perfeitamente de ver o Liedson a saltar nas costas do Luisão e a meter nas redes do Benfica. Fiquei lixadíssimo, pelo golo e pela diferença de alturas, que me fez parecer que o golo seria inadmissível.

Mas foi caso único pois de facto de cabeça o homem é (praticamente)intransponível.