ACTUALIDADES

MARQUES DA SILVA – Alguém se lembrou que o homem estivera uma vez numa Casa do Benfica, a publicou um vídeo como se descobrisse a pólvora.
Antes de mais, participar numa festa de uma agremiação da terra não significa necessariamente uma identificação clubista (pode acontecer, por exemplo, por amizade às pessoas que lá estão, e devo dizer que eu próprio já estive em, pelo menos, dois núcleos do Sporting).
Mas mesmo que não seja o caso, qual é o problema de ser benfiquista? É proibido?
O Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga (Vítor Pereira) é sócio do Sporting desde o dia em que nasceu, e já recebeu o emblema de ouro relativo aos 50 anos. O próprio Presidente da Liga (Hermínio Loureiro) é sportinguista assumido. Não percebo porque raio não poderá haver um benfiquista na estrutura da FPF.

JOSÉ BETTENCOURT – Se esteve mal na questão dos Juniores, insistindo na tese mistificadora de que a culpa foi exclusivamente dos outros, esteve bem ao centrar a atenção dos sócios sobre o F.C.Porto.
Há muito tempo que não entendo porque motivo o Sporting alimenta tanto ódio ao Benfica, quando quem ganha os títulos é, desde há duas décadas, o F.C.Porto. É algo que escapa a qualquer racionalidade, e que só se explica pela pequenez e por um paroquianismo doentio.
Esta postura do Sporting tem ajudado o F.C.Porto a vencer, e tem adulterado as relações de força desportiva no país. Mas, ao contrário do que possa parecer, o mais penalizado tem sido o próprio clube de Alvalade. De segundo maior clube, o Sporting passou claramente para terceiro, em títulos, em orçamentos, em ecletismo, em adeptos, em militância, em futuro.
Mas que interessa isso a adeptos que apenas querem assegurar que o Benfica continue sem vencer?

MEXIDAS – Nunca mais chega o dia de ouvir Rui Costa dizer “o plantel do Benfica está fechado!”. Ora sai Moretto, ora entra Júlio César, ora sai Urreta, ora entra Marcel, ora sai Di Maria, ora entra Kerrison, ora sai Luisão, e temo que vamos andando assim, entre especulações e negociações, até ao dia 31 de Agosto, numa época de transcendente importância, e quando havia condições únicas para garantir total estabilidade ao grupo de trabalho.
Neste momento Jorge Jesus tem tudo o que precisa para formar uma equipa. Qualquer mexida, daqui em diante, será inútil e prejudicial, levantando novamente muitos dos problemas que condicionaram o Benfica em temporadas anteriores (Simão, Manuel Fernandes, Petit etc).
Mas esta questão leva-nos a outras, de carácter mais amplo:
Se o mercado europeu fecha a 31 de Agosto, não seria melhor começar a Liga apenas na primeira semana de Setembro, como acontece em Espanha e em Itália? Faz sentido jogar futebol em Agosto e não jogar em Junho? Qual a lógica de, após três jornadas da Liga e várias pré-eliminatórias europeias, ainda ser possível alterar plantéis?

PAÇOS DE FERREIRA – Custa a entender como uma eliminatória europeia disputada por uma equipa portuguesa não mereceu qualquer transmissão televisiva, nem sequer um simples relato radiofónico. Eu não tenho nada a ver com Paços de Ferreira (por acaso já pisei o relvado da Mata Real, mas tratou-se de uma situação pontual), mas enquanto português e amante de futebol, gostava de ter visto o jogo.
Ainda na passada semana tivemos, em canal público e a boas horas, transmissões de jogos de várias modalidades entre equipas como Cabo Verde, Macau ou Angola, de uma competição sem qualquer interesse ou audiência, jogada por equipas secundárias, e em estádios completamente vazios. Qual o critério?
Ontem mesmo, à hora do jogo do Paços de Ferreira, a Sport Tv transmitia o particular entre o F.C.Porto e o Dínamo de Bucareste. Do Paços, jogo oficial e decisivo, nem sequer informações em rodapé.

F.C.PORTO – Vi uns minutos do jogo com o Dínamo de Bucareste, e creio bem que alguns dos reforços portistas têm condições de fazer esquecer rapidamente os que partiram. Quem espera um F.C.Porto enfraquecido, pode pois ir desmontando a barraca.
Realce também para os comentários imbecis e completamente parciais de Rui Pedro Rocha, que já se havia “exibido” aquando do Torneio Guadiana. Um verdadeiro cromo, a seguir com atenção.

BLACK OUT – A propósito deste Rocha, devo dizer que pouco me tem espantado a forma como grande parte da imprensa e televisões está a tratar o Benfica nos últimos tempos.
Na sequência dos anti-corpos criados aquando das eleições, muitos são os órgãos de comunicação social a tomarem o clube da Luz e a sua direcção de ponta, e isso tem-se reflectido na cobertura noticiosa da pré-temporada, e em múltiplos outros aspectos do quotidiano informativo. TVI (grupo Prisa); Público (Belmiro de Azevedo); Sol; Sport Tv, O Jogo, DN e JN (Olivedesportos), Correio da Manhã e Record (grupo Cofina), são hoje, por vários motivos, totalmente hostis, ou ao Benfica, ou pelo menos à sua direcção. Resta "A Bola", que com os seus eufóricos e proverbiais entusiasmos garante vendas, mas em nada ajuda o clube.
Talvez este fosse pois o momento de responder à altura. Porque não um Black-Out total à comunicação social, mantendo os sócios e adeptos informados pela Benfica TV, pelo Jornal e pela Revista?
Seria interessante sob o ponto de vista comercial, útil do ponto de vista desportivo, e justo do ponto de vista institucional.

KEIRRISON - Tal como já se esperava, o Record afirma hoje que o Benfica "perdeu na corrida" pelo jogador. Uns lançam os foguetes, outros apanham as canas...

36 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Grande post. è tão grande que até parece que vai de férias. Será? tem direito mas reconheço que para os que cá ficam é uma pena ficarem privados de boa prosa sobre o Glorioso.

Diz que o Urreta vai partir, se for tenho pena pois muito gostava de o ver mais aproveitado.

Concordo consigo quanto ao black-out era o que o Benfica devia fazer. Na realidade hà certos comentadores que tudo fazem para agradar a Pinto da Costa.

O Porto está bem e recomenda-se quem viu o nosso jogo na Luz e viu o jogo do Porto falta ao Benfica antes de mais concentração e uma forte mentalidade ganhadora sem ansiedade, julgo que o problema é a ansiedade que leva a não se acertar na baliza. Mas atitude o nosso clube já começa a ter. Há muitos anos que o Benfica não virava o resultado como aconteceu no torneio do Guadiana e não virou na Luz por culpa do rapaz da camisola azul, perdão cor de laranja.

Quanto ao jogador do Barça, não percebo o Record tão bem informado que está, mas não sabia do Julio Cesar nem do marcel, caso que deve ser estudado pela Direcção do Benfica é uma vergonha esta fuga de informação.

Bom Fim de Semana

LF disse...

Ainda não Vitória, ainda não...

Só fecharei dia 4 de Agosto.

Estarei de férias quando as competições começarem. É pena, mas não posso obviamente condicionar a minha vida pessoal e profissional ao blogue e ao futebol.

Mas estou a pensar deixar por aqui alguma coisa para se entreterem...

E acho que não estarei a cometer nenhuma inconfidência se adiantar também que no jornal aparecerá, ao longo do mês, algo de que vão gostar.

Rui Lança disse...

Bom post. A questão do Betencourt é bem lançada, mas atenção, é para dar no Benfica. Diz que não devem ligar...mas na verdade é a chamar-nos...inofensivos.

Quanto ao gajo da SportTv, atenção, porque é benfiquista. Conheço-o, não digo isto, porque ouvi ou um amigo do amigo disse. É benfiquista.

Black-out do Benfica? Bem, o país parava. A economia descia...talvez não seja má ideia um dia irmos pro aí para se ver a real importância do clube.

Mais, black-out e que nenhum benfiquista fosse a nenhum estádio que não fosse o da Luz. Por cada sócio que quissesse ir a Vila do Conde, Olhão, etc...pagava-se a diferença da deslocação e bilhete para vir ao estádio da Luz.

L. Rodrigues disse...

Faz falta de facto uma imprensa que se preocupe apenas em dar notícias, mas, enquanto adepto, não gosto da ideia de apenas ter informação através dos orgãos oficiais do clube.
Os primeiros relatos da Benfica tv deram-me uma amostra do que é um jogo comentado por cheerleaders... nã faz o meu género. Curiosamente, o que vi já este ano, o jogo do Sion, pareceu-me bastante melhor nesse aspecto.

Mário disse...

caro LF já não comentava neste seu espaço a algum tempo embora continue a seguir os seus textos com bastante apreço e prazer.

Vou comentar hoje porque o LF toca num ponto para mim crucial da actualidade do nosso Benfica. Quando refere que está ansioso por ouvir o Rui costa a dizer que o plantel está fechado, comunga do mesmo sentimento que eu. Acho que o plantel está bem assim, está uma equipa com capacidades para ombrear de perto contra os nossos adversários e para fazer uma grande figura e quem sabe atingir a final na prova europeia. Só entendo esta decisão de não fechar o plantel com a eventualidade de ainda puder sair algum jogador coisa que espero não venha de todo a acontecer.

O outro ponto que gostava de comentar é em relação ao Black Out. à muito tempo que defendo tal acção por parte do Benfica, chega de o clube sofrer de noticias enganosas, falas e desonestas que só t~em um intuito de prejudicar o clube eo Presidente.

Quanto aos outros pontos, lagartagem e Corruptos não merecem qualquer comentário da minha parte.

Comungo da sua ideia em relação ao Paços de Ferreira.

Cumprimentos e saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Nao tem problema nenhum ser benfiquista. Teria era se fosse portista, aí era a imoralidade, o compadrio e a troca de influências nefastas e corruptas no futebol nacional.
Agora ser benfiquista n tem problema nenhum.

Anónimo disse...

Para quem não viu o vídeo e começou a dizer asneiras: estão na casa do Benfica porque pediu para a disponibilizarem para um almoço de boas-vindas ao irmão que está no Canadã com um grupo de pessoas que estudaram com o Marques da Silva. Há pessoas do fcp, e do scp. O Octávio foi distinguido por ser um dos que muito fizeram para a casa não fechar. Será ele Benfiquista? Onde é que existe promiscuidade neste vídeo? Apenas um convívio entre gente de clubes diferentes.

ele há coisas disse...

as palavras de bettencourt são elucidativas: finge que se preocupa com o porto, mas só fala do Benfica. Fala dos muitos reforços que chegaram ao Benfica e esquece as dezenas de jogadores que o porto contratou só para emprestar aos seus satélites que nunca lhe roubam um único ponto...

não me parece muito preocupado com o porto...

boa, bettencourt: mais um na tradição de pseudo-dirigismo lagarto

Anónimo disse...

Pois o que eu vi do jogo FCP-D.Bucareste, foi um jogo miserável. Não jogaram nada, tanto um como outro. Parecia uma jogo de solteiros-casados. Eles nem dominar a bola conseguiam. Então o Dìnamo, meus Deus, que maus. Se o fcp jogar apenas isto, ficam em 5º ou 6º. A não ser que os árbitros ajudem, outra vez.

Recordou-me alguns dos jogos do Benfica aqui há alguns anos, e em quem a CS desancava sem piedade. Fizeram-no agora? Não que eu visse.

Saudações Desportivas

cj disse...

Quanto à questão do Sporting...o que tenho a dizer é que começámos a ser roubados há uns tempos (...) e agora está para continuar.
Como com o Porto, pelos vistos, não conseguem, quem paga são os que estão mais fracos economicamente.
Mas as acções ficam para quem as pratica e nunca se sabe o futuro.
Quanto a esse Rui Pedro Rocha, teremos outro Gabriel Alves a emergir?
Por acaso nunca ouvi nada comentado pelo gajo.

LF disse...

Rui Lança,

É verdade que, até pelo timing, se percebeu que ele queria atingir o Benfica.
Mas a mim não me atingiu nada. Tomara eu que eles se preocupassem com o Porto, o que era melhor para nós, mas também para eles.

Mas já cheguei à conclusão que o Sporting é mesmo um caso perdido. Não se pode contar com eles para nada. Nem adianta Luís Filipe Vieira (apesar de amigo de Bettencourt) esperar deles qualquer apoio ou ajuda nas mais altas questões do futebol português.
Mesmo que o presidente JEB queira, os adeptos não o irão deixar. Já aconteceu com Dias da Cunha, e teve o destino que teve, mesmo depois de uma final europeia.

O Benfica só pode contar consigo, e com os seus muitíssimos adeptos, contra o Sporting, contra o Porto, contra quase todos os outros clubes, contra a arbitragem e contra a comunicação social.

Para o Benfica está muito claro que o problema não é o Sporting. Isso é que é importante.


Quanto ao Rui Pedro Rocha, não conheço pessoalmente.
Se é benfiquista disfarça muito bem.
Será então uma espécie de Pedro Proença da TV.

LF disse...

L.Rodrigues,

Compreendo o ponto de vista, mas enquanto benfiquista e adepto do futebol digo-lhe que não preciso de notícias (especulações, na maior parte dos casos), nem de comentadores para nada.

Preciso apenas de ver os jogos, e saber as questões básicas (por exemplo contratações) apenas e só quando estão confirmadas.

Para discutir pontos de vista, estamos por aqui nós, e em muitos outros espaços idênticos.

Anónimo disse...

Tem lá agora problema ser adepto fervoroso do Benfica. Para a próxima até estão a pensar encomendar um parecer ao Barbas ou à Pinhão.

Se esta situação se passasse com outro clube que veste de azul e joga mais a norte, o LF já tinha aqui 20 posts a falar em vergonhas e faltas de verdade desportiva e sobre como o Porto controla a liga,a fpf, os tribunais, a policia, o governo, o presidente da republica, a UEFA, o TAS, a FIFA, a Interpol, a UE, o Barack Obama e, até, o Sporting!

LF disse...

Mário,

Para além da questão do guarda-redes (que não concordo ser necessário, mas que Jesus e Rui Costa parecem pretender), creio que as indefinições fundamentais passam apenas pelas eventuais vendas.

- Luisão, com a possível contratação de outro central
- Di Maria, com o possível regresso de Reyes (tipo Di Maria vendido por 10, e Reyes comprado por 5)

Isto seguindo a lógica e aquilo que se tem percebido nas entrelinhas.
Ninguém me contou nada.

O restante não me preocupa tanto (se Urreta é emprestado, se Marcel regressa etc)

LF disse...

ele há coisas,

Bettencourt quer arranjar novos sócios, e os consultores devem ter-lhe dito que para isso tinha de atacar o Benfica.

Mas, utilizando as suas próprias palavras, também a mim não me preocupa nada o Sporting (apenas lamento que não se una ao Benfica no combate contra a corrupção, o doping, o tráfico de influências e outros problemas do futebol português das últimas décadas).

O adversário do Benfica é o Porto, que é campeão há quatro anos seguidos, e que quer chegar-se ao nosso palmarés.

LF disse...

Anónimo,

Não foi um bom jogo, mas alguns reforços deram nas vistas pela qualidade (ex: Belluschi e Valeri, para além dos que já eram conhecidos do nosso campeonato).

Já Falcão, que me lembre, nem tocou na bola...

Unknown disse...

Essa de mais um jogador roubado é sem dúvida para vender jornais!

http://www.gazetaesportiva.net/nota/2009/07/05/587356.html

LF disse...

Cj,

Esse discurso de vitimização do Sporting (utilizado por Paulo Bento, e reproduzido pelos dirigentes) não faz qualquer sentido à luz do que se tem passado nas últimas épocas, nomeadamente em relação à arbitragem.
E faz ainda menos sentido, se direccionado para o Benfica, que quase nada tem ganho, e há décadas que perdeu o domínio do futebol português, dentro e fora dos relvados.

Dizer-se que os erros de arbitragem têm penalizado mais o Sporting que os outros clubes é um absurdo, e não resiste a uma observação isenta e objectiva dos jogos.
Mas defender que tem sido o Benfica o grande beneficiário desses erros é um atentado à verdade e à lógica, só compreensível dentro do mais cego facciosismo.

É verdade que existiu um erro de arbitragem na Taça da Liga. Mas isso acontece em milhares de jogos todas as semanas em todos os campeonatos.
O Barcelona chegou à final da Champions fruto de vários erros muito mais graves no mesmo jogo.

Quanto a questões administrativas, não me recordo de qualquer outra polémica recente passada entre o Sporting e o Benfica.
Neste caso, volto a lembrar que o Benfica propôs repetir o jogo em campo neutro, e o Sporting não aceitou.

Aliás, o Sporting sabe que não poderá ser, de forma alguma, campeão de Juniores. O que está em causa é não deixar o Benfica sê-lo.
Daí o recurso.

LF disse...

Anónimo,

Deixe lá o homem em paz, e diga qual era a decisão que achava correcta neste caso. E com base em quê.

Anónimo disse...

Um interessante artigo sobre o torneio de amsterdao em que o Benfica vai participar:

http://www.sportsleader.co.za/josephmisika/2009/07/14/the-fall-of-the-prestigious-amsterdam-tournament/

Anónimo disse...

"Mas, utilizando as suas próprias palavras, também a mim não me preocupa nada o Sporting (apenas lamento que não se una ao Benfica no combate contra a corrupção, o doping, o tráfico de influências e outros problemas do futebol português das últimas décadas).
"

Cá está! O Sporting devia-se juntar ao Benfica no combate ao tráfico de influências, e colocar um grande sportinguista no CD da liga e da FPF! Já qto ao doping fartei-me de rir ao lembrar-me dos ultimos casos de doping no desporto tuga....

Anónimo disse...

"O adversário do Benfica é o Porto, que é campeão há quatro anos seguidos, e que quer chegar-se ao nosso palmarés."

Caro LF, n sei se já reparou, mas o Porto já tem um palmarés mto semelhante ao Benfica. Se perde em campeonatos e taças de portugal, tb ganha em supertaças e troféus internacionais.

LF disse...

É semelhante mas não é igual.

Deixe as Supertaças que nos deixamos a Taça da Liga. A supertaça então, sendo só um jogo, é uma competiçãozinha.

Em campeonatos a diferença ainda é grande.
Em Taças também.

Em termos internacional têm um maior número de troféus (com as taças toyota e tal), mas se nos cingirmos à prova principal, o Benfica tem muito mais finais, meias-finais, vitórias, golos, pontos etc.

Têm-se aproximado, mas ainda não reparei que estejam ao mesmo nível.

De qualquer forma são o número 2, e quando eu começei a ver futebol era o Sporting o segundo.

Anónimo disse...

Caro LF, eu n deixo supertaça nenhuma, pq uma supertaça só ganha quem ganhou o campeonato ou a taça de portugal, sendo assim, convém dizer que n é uma "competiçaozinha" e q n é fácil de ganhar. Já a taça da Liga tem o valor que tem, para o Porto é uma espécie de Liga Intercalar (que tb vencemos este ano, n se esqueça, o sr esquece a taça da liga e eu esqueço a intercalar...) para pôr os menos utilizados a jogar (aliás, era esse o espírito da competição, como o próprio Herminio declarou, e o Porto foi provavelmente das unicas equipas que manteve esse mesmo espírito. A TdL apenas ganhou relevo pq seria provavelmente o unico trofeu passivel de ser conquistado pelo Benfica/Sporting).


Qto às competições internacionais, a taça toyota tb conhecida como taça intercontinental, tb tem grande valor pq, como tb acontece com a supertaça, apenas é disputada por campeões. O Benfica tb teve oportunidade de a ganhar mas foi humilhado por duas vezes.
Mas mesmo que n queira contar com ela nem com a supertaça europeia, temos tb mais um troféu que o Benfica n tem, que é a taça UEFA.
Se o Benfica tem mais finais e meias finais, tto dá pq estamos a falar de palmarés, vale 0.

Anónimo disse...

Já agora, pode comentar a notícia do "Sol":

"Benfica tem de pagar 22 milhões até Setembro
Por Graça Rosendo
O Sport Lisboa e Benfica (SLB) tinha de pagar, até ontem ao final do dia, impreterivelmente, uma dívida de 2,5 milhões de euros à Euroárea, avança a edição do SOL desta sexta-feira

Esta empresa, com quem o clube presidido por Luís Filipe Vieira tem acordos há vários anos, executou, esta segunda-feira, a primeira de uma série de letras bancárias, depois de o Benfica ter ultrapassado os prazos para cumprir a sua parte nesses acordos.

Em causa estão as contrapartidas prometidas pelo Benfica a esta empresa, por conta da venda dos terrenos onde está instalado o Centro de Estágio do clube, no Seixal, e do financiamento da construção deste empreendimento desportivo do Benfica.

A Euroárea financiou, com seis milhões de euros, o clube da Luz para este projecto, tendo Luís Filipe Vieira assumido, em nome do Benfica, que obteria das Câmaras de Lisboa e do Seixal novos alvarás para ampliação dos projectos urbanísticos da Euroárea – o que, segundo os responsáveis desta empresa, o clube não terá cumprido.
"

Repare-se sobretudo na passagem:

"tendo Luís Filipe Vieira assumido, em nome do Benfica, que obteria das Câmaras de Lisboa e do Seixal novos alvarás para ampliação dos projectos urbanísticos da Euroárea"

Já que tto se fala em tráfico de influências, gostava de saber que tipo de influência tem o LFV nas respectivas camaras para assumir tais coisas com tta facilidade...

Anónimo disse...

LF,

de à uns tempos para cá o seu facciosismo tem se acentuado ou é impressão minha?

Anónimo disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral-alertas/benfica-seixal-maisfutebol-euroarea-iol-divida/1077840-3223.html


O mais moderno (que nem é, nem tão pouco o melhor) centro de estágio...

Parece que não o fizeram fiado...

Peter disse...

Ò anónimo estás a ver essa é a típica notícia encomendada pelo teu clube que ao contrário do que muita gente pensa ele sim é que tem as costas bem asseguradas pelos media e o poder político.Ainda mais do sol lol.Ui acredito tanto nisso como a maria mãe de jesus que diziam que era virgem.

Jotas disse...

Ora nem mais amigo, eles que pensem é no porto, que com os seus esquemas montados com os arbitros e o controle de várias equipas com os seus empréstimos, têm sido quem realmente impede o Benfica e o Sporting de ganhar mais vezes.
Mas isso aos sportinguistas não interessa para nada, pois desse modo o Benfica também não ganha e é isso que verdadeiramente os move.

Anónimo disse...

(...) Dizer-se que os erros de arbitragem têm penalizado mais o Sporting que os outros clubes é um absurdo, e não resiste a uma observação isenta e objectiva dos jogos (...)

observação isenta e objectiva... feita por LF!


40PostasPescada

Anónimo disse...

lindo, lindo é ler LF a tentar provar à sua claque que o Sporting só se preocupa com o Benfica...

vê-se exactamente pelos comentários de LF quem se preocupa com quem!


40PostasPescada

Silva Barqueiro disse...

LF,

Fala-se que o Porto é um clube corrupto, mas o certo é que quem está, quer na arbitragem, quer na Liga, quer na FPF, ou é sportinguista, ou é benfiquista...
Quanto a Bettencourt, começa agora a criar um Sporting à benfica, ou seja, anti-Porto...

Na questão do Paços, não podia estar mais de acordo, mas podia ter evitado falar do Porto, pois sabe tão bem quanto eu que se fosse do benfica ou Sporting, o jogo teria sido transmitido também...

Finalmente, quanto às mexidas, ainda é cedo para avaliar reforços de qualquer um dos clubes, mas não condene já o Falcão, pois fez o mesmo com Hulk e até com Rodriguez...
E aí podemos ver para onde vai o dinheiro que você tanto fala. O Porto não se importa de pagar bem aos jogadores para os ter satisfeitos e para segurar os melhores, daí que os 300M tenham só por aí parte da justificação...

Silva Barqueiro disse...

E já agora, lá por fora, muita atenção ao Ronaldinho... Ele está de volta ao melhor nível e, consequentemente, atenção ao Milan...

Anónimo disse...

(...) Porque não um Black-Out total à comunicação social, mantendo os sócios e adeptos informados pela Benfica TV, pelo Jornal e pela Revista? ... e o pasquim abola?

benfas contra o mundo! são uns tristes vocês!

Vitória do Benfica disse...

Luis Fialho
Claro que sim, tem todo o direito de ir de férias, tem todo o direito a não deixar a sua vida pessoal e profissional.

Nós é que temos pena. Mas isso é o nosso egoismo que fala alto.

Obrigado por tudo o que tem feito pelo nosso clube.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo na questão do palmarés. Palmarés são títulos (basta consultar um dicionário). E lamentavelmente o Porto tem aproximado-se do Benfica, podendo considerar-se como tendo um palmarés semelhante (não igual). Estranho a posição do LF ao escrever que a supertaça é "uma competiçãozinha" e a intercontinental a "taça toyota". Se fosse ao contrário, não o estou a ver escrever que o Benfica tem 15 "competiçãozinhas" em vez de 4 e 2 "toyotas" em vez de 0. Serão sinais de algum facciosismo crescente que o anónimo alerta?