UM RISCO A PRECAVER

A FIFA pretende implementar em breve a regra dos 6+5, o que significa obrigar cada clube a utilizar pelo menos seis jogadores do próprio país. A ideia parece simpática mas, para além das reservas que suscita ao nível da legislação da União Europeia, dificilmente Ligas mais cosmopolitas - como a Inglesa - a deixarão passar.
Há que dizer que, se tal intenção fosse por diante, no contexto do futebol português, o Benfica seria o principal prejudicado. Enquanto o Sporting vai aproveitando os frutos da sua fértil formação, e o F.C.Porto dá mostras de total domínio do mercado nacional (depois de Varela e Miguel Lopes, agora é mais Orlando Sá), os encarnados têm privilegiado o investimento em jogadores estrangeiros, pelo que apresentam um plantel muito pouco preparado para fazer face a tal limitação - são Quim, Moreira, Miguel Vítor, Jorge Ribeiro, Ruben Amorim, Carlos Martins e Nuno Gomes os únicos portugueses de todo o plantel benfiquista.
É verdade que entre juniores e empréstimos se encontram alguns jovens portugueses com talento. Mas não se pode dizer que qualquer deles tenha condições para entrar imediatamente na equipa.
Seria pois prudente e avisado que o Benfica não perdesse de vista esta questão, e se começasse a preparar para todas as eventualidades. O primeiro passo será segurar os portugueses do plantel, o segundo procurar integrar algumas jovens promessas. Mas o mercado interno não pode ser deixado, de mão beijada, ao F.C.Porto, como parece estar a ser o caso.

4 comentários:

Anónimo disse...

LF, o Porto n dorme, ao contrário do seu clube!

Vitor Esteves disse...

.. e depois lá vamos carpir mágoas outra vez. Triste sina.

Vitória do Benfica disse...

È verdade, que vai ser um risco a precaver. Mas eu pergunto para que quer o Porto tantos jogadores. Só consigo ter uma resposta, para os colocar a jogar em clubes da primeira liga e com isso ganhar os jogos de forma invia.

Tudo isto é triste tudo isto é o futebol nacional.

Não acredito de que depois dos castigos aplicados a Pinto da Costa e agora a Lisandro Herminio Loureiro tenha vontade de continuar é um homem corajoso e arrojado mas não sei se tem á sua volta gente solidária para suportar todo o desgaste deste cargo.

Saudações Benfiquistas

Peter disse...

Tb acho que o Benfica anda a dormir em relação às jovens promessas.