DIFICULDADE DE PROVA, IMPUNIDADE TOTAL

Independentemente daquilo que a controversa Justiça portuguesa apurou ou deixou de apurar, a história do nosso futebol não pode, nem vai, ser apagada.
Nas décadas de oitenta e de noventa, tantos foram os casos, tanta foi a suspeição, que quando vieram a público as escutas do Apito Dourado ninguém foi apanhado de surpresa, pois quase toda a gente, mais ou menos ligada ao futebol, sabia bem o que se passava nos bastidores.
Tratando-se de situações difíceis de comprovar, e conhecendo-se a rede de influências e interdependências ardilosamente construída ao longo de vários anos, seria obviamente difícil para a Justiça chegar a bom porto, mais a mais conhecendo-se a sua dramática lentidão, complexidade e ineficácia, amplamente demonstrada em casos como o Casa Pia, o de Fátima Felgueiras, e mais recentemente o Freeport.
No momento em que terminou o julgamento de um simples Beira Mar-F.C.Porto - ou de um envelope entregue ou não entregue -, disputado na melhor temporada de sempre dos dragões (com uma grande equipa e um grande treinador), é importante que se perceba que o problema está muito longe de se esgotar nesse episódio, nem ele é, de todo, o mais relevante de uma história repleta de mentira, corrupção e tráfico de influências. Pelo contrário, o que deve ser entendido das escutas telefónicas vindas a público - que apenas confirmam o que, por muitas outras vias já se ouvia e via -, e do simples facto de um árbitro, em vésperas de um jogo, visitar o presidente de um dos clubes em sua casa, pedindo para este lhe fazer um favor, é um panorama de subversão total e absoluta de uma lógica competitiva de isenção e transparência, que foi sendo a base para benefício de uns e prejuízo de outros, ao longo de muitas temporadas, e que valeu títulos, dinheiro, prestígio europeu, numa espiral que ainda hoje condiciona e adultera a hierarquia competitiva do futebol português.
Mesmo se, por questões processuais, legalistas, de competência ou outras, a Justiça não consegue - como, de resto, já se esperava - desempenhar o seu papel, a verdade não pode por essa via ser esquecida nem branqueada.

46 comentários:

Anónimo disse...

ei, cuidado, não trinque a lingua, não vá por aí morrer, até porque depois onde é que vamos beber os habituais disparates de merda?
Roa-se, roa-se: mais uma vez, foi feita justiça; eu sei que não lhe agrada a ideia de que a conspiração da corja que aplaude, evenera e ajuda a alastrar não chega, FELIZMENTE, a todas as portas;
o que lhe desejo, a si e aos seus, é que lhe montem, um desses dias, cabala de igual dimensão, e cabeluda como esta, mas que tenha um final a seu gosto, com muitas e pesadas condenações. VERMES!

Anónimo disse...

"PROXENETA DA VERDADE"...
a palavra justiça na sua boca sai conspurcada; abstenha-se, ou melhor, aja; deite-se ao Tejo.

O JUSTICEIRO disse...

A PUTA DA IMPUNIDADE CONTINUA! MAIS UMA MONTANHA QUE PARIU UM RATO! A UNICA COISA QUE ME ALEGRA É O FACTO DESTES SENHORES MORREREM ALGURES NO TEMPO!
NINGUEM É IMPUNE À MORTE! ESPERO EU....

Peter disse...

Tendo em conta o país em que vivemos, cá para mim este é mais um caso em que a impunidade vai continuar.Depois daquilo que se passou esta semana em que o grande Mesquita Machado que tanto alarido levantou após o Benfica-braga ter nomeado um corrupto condenado no caso bragaparque para dirigir empresas municipais, eu já acredito em tudo.

Vitória do Benfica disse...

o Porto em delirio. Isto faz-me lembrar o caso daquele jogador americano cuja justiça americano não conseguiu provar que tinha assassinado a mulher como se chama ele???

ADEUS disse...

QUE DEVOLVAM O APITO AO AUGSUTO DUARTE!! SE ELE É ASSIM TÃO INOCENTE...
ENQUANTO NAO VIR MEDIDAS CONCRETAS EM RELAÇÃO À CORRUPÇÃO NO FUTEBOL, SINTO FORÇADO A NAO VER MAIS FUTEBOL PORTUGÊS NEM VOLTAR A BLOGS OU COMPRAR JORNAIS DESPORTIVOS OU ASSISTIR A PROGRAMAS TELEVISIVOS!!
VOLTAREI QUANDO HOUVER IGUALDADE! INTÉ

Anónimo disse...

O J SIMPSON

Peter disse...

A vergonha contínua.

Anónimo disse...

Quando o Ferreira Torres foi absolvido o que esperar?
ONDE ESTÁ A SURPRESA?
O Presidente corrupto jurou tal como o Bocage - o peido que ele deu não foi dele foi meu.

Silva Barqueiro disse...

Tomai todos e comei... esta sim, é a Justiça... Sei que custa admitir que somos os melhores sem sermos beneficiados mas têm que comer, ainda que nao se queiram calar...

Já agora, porque nao um post sobre o castigo a Lisandro? Porque é que o di maria também não é castigado pelo penalty que simulou frente ao Braga? E se o Lisandro é castigado por falta de fair-play, o facto de di maria ter reclamado um penalty (que como sabemos nao existiu) na final da Taça da Liga nao sera igual ou pior falta de fair-play?

O vosso ódio ao Porto é tao grande que só nos vêem à frente... E que venha o Manchester...

Anónimo disse...

E pronto, as farmácias rejubilam, os stocks de Rennie e Kompensan vao esgotar!
Agora só falta o pagamento das indemenizaçoes correspondentes e começar a investigar outros telefonemas suspeitos, ali prós lados da 2ª circular.
A justiça demora, mas chega! Quem queria condenar sem provas, vai ter de pagar as calúnias!

Anónimo disse...

"Catarina Ribeiro Almeida afirmou que Carolina «altera consecutivamente a versão dos factos» e «vai avivando a memória à medida que o tempo passa, revelando incoerências e discrepâncias»."

Ou seja, mente e com todos os dentes q tem. Agora é só descobrir pq é q quadros do Pinto da Costa foram parar a casa do Vieira.

Anónimo disse...

É também começar a investigar que foi LFV fazer ao balneário do árbitro no Benfica Porto. Ele diz q foi pedir desculpa, mas eu n me acredito.

BoyGenius disse...

É o pais e o futebol que temos!!

O tempo vai trazer justiça!!!


PS. Coitados destes enganadinhos, gritam a plenos pulmões "foi feita justiça!!"... continuam a cuspir pró ar, sem saberem o que lhes espera!!!

BoyGenius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

o MP ja interpos recurso, portanto nao pense o criminoso que se vai escapar tao facilmente.

leiam as escutas para se rirem de como esse julgamento foi uma fraude.

o criminoso é conhecido como gerente de caixa LOL. julgamentos em palermo que ate tem agressoes a testemunhas nao se poderia esperar outra coisa.

LF disse...

Esta gente está louca.

Comemoram uma absolvição que toda a gente sabia que ia acontecer, como se de uma vitória na Champions se tratasse.

O problema do Porto e de Pinto da Costa não era o jogo com o Beira-Mar !

METAM ISSO NA CABEÇA !!!

O problema foram os anos e anos de tráfico de influências, que nunca serão investigados nem julgados, mas toda a gente sabe que aconteceram.

O problema foi o que se viu em campo, sobretudo no tempo dos Bandeirinhas, dos Kikis e dos Vulks.

O problema é como chegou Lourenço Pinto a presidente do Conselho de arbitragem.

O problema foram as arbitragens de Calheiros, Guimaro, Fortunato Azevedo, João Rosa,etc.

Este jogo com o Beira Mar, se houve envelope ou não, tudo isto são pequenos fait-divers.

Mas se esta "absolvição" vos consola, tudo bem. Fiquem felizes com isso.

O Benfica já não tinha nada a ganhar nem a perder com este caso. A penalização desportiva, que era a que me interessava, já teve lugar e foi totalmente inconsequente.
A partir daí o Apito Dourado morreu.

Agora, não pretendam convencer o país de que Pinto da Costa é inocente, só porque não foi possível provar que, numa dada noite, entregou um envelope a Augusto Duarte.

Anónimo disse...

PINTO DA COSTA - 3
CORJA* - 0

* MARIA JOSÉ MORGADO, ORELHAS, LEONOR PINHÃO, CAROLINA SALGADO, ETC, ETC, ETC....

Ricardo Campos disse...

os arguidos foram ILIBADOS!!
POR ISSO O UNICO CADASTRADO CONTINUA A SER O VIEIRA

Anónimo disse...

Tudo caladinho meus caros infelizes...
voces nasceram para perder seus tristes!!!!!!!!!!!!
VIVA AO CAMPEAO!!!!!!!!!!
EHEHEHHEHEHEHEHEH
UUUUUUUHUHUHUHUHuhuh

CAMPEOS ALLEZ... mais uma vez somos campeos e vocez seus reles ficam para tras!!!
Caladinhos.... loooooooooool

Peter disse...

Morcões manquem-se de uma vez por todas neste país só o pobre criminoso é que é preso, o rico criminoso não, será que não reparam ainda que isto é uma república das bananas,e não se esqueçam este ano votem outra vez no sócrates ou na irmã do maluco do dia seguinte que tudo continuará na mesma como vocês gostam, o pintinho e o ps porto nunca me enganaram.Tendo em conta este e muitos outros casos e falcatruas que tem acontecido o que isto precisa é de 1 segundo 25 de Abril.

Anónimo disse...

JORGE NUNO PINTO DA COSTA É O MAIOR DIGIGENTE DESPORTIVO PORTUGUÊS DE SEMPRE; QUER VOCÊS QUEIRAM/GOSTEM QUER NÃO QUEIRAM/GOSTEM...

Anónimo disse...

Ó JUSTICEIRO, MUITOS DOS QUE LHE DESEJARAM A MORTE JÁ POR CÁ NÃO ANDAM, JÁ FORAM.... QUEM SABE É A TUA VEZ!... ANDA, VAI-TE

Anónimo disse...

como se lê no "reflexão portista":

"Aqueles para quem a história do futebol português é feita pela Comissão Disciplinar da Liga continuarão pelos anos fora a dizer que o F.C. Porto e o seu presidente foram castigados por terem cometido actos corruptos. Aqueles para quem a justiça se faz nos tribunais, e não na praça pública ou em órgãos disciplinares, saberão que, na hora da verdade e no único local que verdadeiramente interessa, o Apito Dourado se esfumou e as acusações que tanta tinta fizeram correr e tanto dinheiro fizeram gastar aos depauperados cofres da nação foram derrotadas. "

Anónimo disse...

CAMPEONATO C'O CARALHO OUTRA VEZ..............................................................................................

mágico orelhas és grande!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

lembreime agora daquele GLORIOSO momento em que o orelhas festeja de cueca (SLIPEEE)no balneario o campeonato de futsal... LOLOLOLOLLLLL

Miseráveis que voces sao.. sao tristes idiotas! 6.000.000 de coitadinhos.

Peter disse...

Essas reflexões deixam-me realmente comovido eu até acho que o pinto da costa devia ser beatificado,ou ir para um convento, o homem é um santo, enfim continuem a meter a cabeça na areia impávida e serenamente enquanto o país se afunda.

P.S.Antes justiceiro que caloteiro.

Anónimo disse...

Devia-se criar um blog só p debates, cada argumento reuniria um fundamento e uma prova. Aí sim súbitos de Don Corleone e alguns lagartos todos calados :)

Vasco

Anónimo disse...

Os adeptos dos bombos da festa (slb)são tão tristes!!! Entrar no balneario do arbitro ao intervalo de um jogo para pedir "desculpas", ou para entregar o respectivo cristal ja e normal,pois foram dirigentes dos bombos da festa!!!tenham juizo!!!SER PORTISTA E UMA BENÇÃO QUE NÃO SE PODE PARTILHAR!!! Força FCP rumo ao tetra!!! THE DRAGON

Anónimo disse...

"Festejam a absolviçao como se de uma vitoria na Champions se tratasse"

Mas voce sabe la o que é ganhar uma Champions... Digo-lhe ja que nao tem nada a ver com ganhar a taça da liga, LF...
Pode ser que um dia saiba...

Quanto ao resto, podem falar à vontade que Pinto da Costa aos olhos da lei é inocente...
E venha o Manchester...

Anónimo disse...

"A Chama Imensa - 29 de Março de 2008
Pato com fruta à António Tavares-Teles

QUANDO o, digamos, jornalista António Tavares-Teles foi apanhado numa das mais edificantes escutas do processo Apito Dourado, temi pelo futuro profissional do, digamos, jornalista António Tavares-Teles. Depois, li que o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas concluiu que o, digamos, jornalista Tavares-Teles tinha infringido «objectivamente o n.º 1 do Código Deontológico (…) que obriga a relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade», e ofendera a deontologia profissional — e cheguei a pensar que o, digamos, jornalista Tavares-Teles não voltaria a escrever nos jornais. Só depois me lembrei de um facto importante: vivemos em Portugal, e aqui tudo é possível.

O caso explica-se depressa: o, digamos, jornalista Tavares-Teles escrevia uma coluna chamada O Pato no jornal O Jogo. Certo dia, o bem informado Pato sugeriu que Deco abandonaria a Selecção se fosse injustamente castigado pelo acto corriqueiro e inofensivo de ter atirado uma bota a um árbitro. A escuta da conversa telefónica entre o, digamos, jornalista Tavares-Teles e Pinto da Costa era precisamente sobre esse texto. Cito o jornal Correio da Manhã de 24 de Julho de 2007: «Pelo que se pode ler da transcrição da referida escuta telefónica percebe-se (…) que, além de ter sido combinado, o teor do texto era falso, já que, conforme assumiu Pinto da Costa noutra conversa telefónica, servia apenas como forma de pressão e de chantagem para com os elementos do Conselho Disciplinar da Liga de Clubes». Cito agora alguns dos momentos mais notáveis da escuta:

Tavares-Teles: (…): Olha pá, eu já escrevi aquela história do Deco (…). O Manuel Tavares [director de O Jogo] estava a querer pôr aquilo em grande destaque, pá!

Pinto da Costa: Não, não! Tem mais impacto aí.

Como se não fosse suficientemente habilitado como dirigente, o presidente do Porto ainda revela talento para o jornalismo, e é capaz de definir o lugar em que os textos devem sair para terem mais impacto. A escuta prossegue com a legítima preocupação do, digamos, jornalista Tavares-Teles: quando Deco fosse confrontado com uma intenção que nunca manifestara, como reagiria? Vale a pena ler o diálogo entre dois grandes senhores da comunicação social:

Tavares-Teles: O gajo não é maluco o suficiente para dizer que não, que não é nada, que é tudo mentira?

Pinto da Costa: Não! Eu falo com o Antero e ele avisa!

É interessante referir a escolha vocabular do, digamos, jornalista Tavares-Teles, para quem aquele que opta por dizer a verdade é, e cito, um «maluco».

Quando a escuta foi publicada o, digamos, jornalista Tavares-Teles esbracejou, ameaçou processar o mundo inteiro, e depois não processou ninguém e foi esbracejar para casa. Foi o melhor que fez: livrou-se de mais vergonhas e continua a escrever nos jornais — o que constitui, creio eu, um excelente negócio para os jornais: os textos de opinião são caros, mas os ditados não devem ser especialmente dispendiosos.

Ontem, o professor Carlos Queiroz talvez tenha pretendido surpreender os suecos, mas julgo que acabou por embasbacar os portugueses. Nenhum indígena estaria à espera que o lateral-esquerdo fosse um extremo, que o trinco e o lateral-direito fossem centrais, e que o ponta-de-lança fosse um médio ofensivo. Os bons treinadores surpreendem o adversário; os excelentes surpreendem a própria equipa.

Sobre o jogo, há que dizer duas coisas. Primeiro, foi um excelente resultado: da última vez que jogámos contra onze jogadores vestidos de azul e amarelo levámos seis. Aqui está um progresso que se saúda. Segundo, a arbitragem foi isenta, o que constitui um escândalo: é raríssimo haver um jogo no Dragão em que a equipa da casa não é beneficiada. É lamentável que a FIFA não respeite tradições ancestrais.

De resto, tudo correu bem. Durante a partida, os comentadores da TVI exibiram aquele chauvinismo a que os jornalistas estão obrigados durante os jogos da Selecção. Destaco a observação segundo a qual os suecos se tinham apresentado com uma formação demasiado defensiva. Enfim, nem todos os treinadores podem ter o arrojo do professor Queiroz, que passou a maior parte do jogo com quatro centrais em campo.

Ontem, Filipe Soares Franco afirmou que «o Benfica não pode continuar a agredir o presidente do Sporting», na medida em que isso deteriora as relações entre os clubes. Concordo apenas em parte: pode minar as relações agora, mas melhora-as a longo prazo. Recordo que, em Outubro de 2003, Soares Franco fez insinuações desagradáveis relativamente à relação de Pinto da Costa com os árbitros e disse que «o Papa estava a morrer». Pinto da Costa respondeu que Franco era indigno e prometeu que nunca mais o cumprimentaria. Hoje, são unha com carne. Está visto que, dentro de seis anos, Benfica e sportem serão grandes amigos."

Anónimo disse...

LF,

Já te desafiei noutro blogue.

Conta a história completa. Não te fiques pela metade.

Já te perguntei isto antes: Em que época a arbitragem foi honesta, isenta e imparcial, sem nenhum controlo de algum clube grande?

A história pré Pinto da Costa contava o quê? Só vitórias honestas do teu clube? A arbitragem era controlada por quem? Pelo pai do Pinto da Costa? Andava perdida e sem dono?

O que tu chamas de corrupção, eu chamo de estratégia inteligente. A mesma que vocês tiveram anos e anos, mesmo nos anos 80. Vocês tinham grandes equipas, mas não só. Também nós tínhamos grandes equipas. Na década de 80, os campeonatos foram distribuidos por FC Porto e Benfica. O Sportem lerpou. E porquê?

São as historinhas da Carochinha, que vos embalaram no berço, que vos impedem de ver o filme completo.

Porque motivo vocês deixaram de ganhar a partir de 1994? Foi porque perderam o controlo de uma parte da arbitragem? Não. Foi porque nunca mais tiveram uma grande equipa como antes. Só as arbitragens não chega para se ganhar campeonatos. Aprende que não duro sempre.

Think McFly, think.

kilas disse...

isto vai para a relação, não se preocupem-
inúmeras irregularidades processuais, como a recusa da juíza em ouvir uma testemunha, etc

Anónimo disse...

eu tmabém twenho problemas familiares... será que o PC me dá o seu ombro?

Vitória do Benfica disse...

Bom Dia Luis Fialho

È trite verificar o comportamento dos adeptos do Porto. Não sabem que qualquer que fosse a sentença era sempre passível de recurso. Se Pinto da Costa fosse condenado iria recorrer como foi absolvido coube ao Ministério Público recorrer.

A justiça é lenta muito lenta mas possui mecanismos democráticos permite recursos para instâncias superiores.

Na realidade como a leitura publica do processo demostra o Ministério Público vai recorrer porque existe matéria processual. A primeira juíza do processo que analisou o processo em 2004 a juíza Ana Claudia levanta um conjunto de questões jurídicas , que não foram consideradas por a Senhora juíza Catarina.

Mas eu só deixo esta questão com toda a serenidade então não existe um ascendente de Pinto da Costa sobre Augusto Duarte. Então quando uma pessoa se desloca a casa de outra para lhe pedir que interceda junto de outra para que o seu pai deixe uma amante, não é porque está convencido que as pessoas a quem vai pedir têm suficiente poder de persuasão. Então e não ficarão gratas toda a vida a essa pessoa?

Quando era jovem contaram-me esta estória

Um homem suponha que a mulher o atraiçoava e pediu a um amigo para seguir a esposa depois passando-se este dialogo:

Amigo – Sim como me pediste eu fui vigiar a tua mulher

Marido – E depois e depois

Amigo – Mal tu saíste entrou um homem lá em casa com um fisico muito bem cuidado

Marido - E depois e depois

Amigo – Sairão os dois muito contentes

Marido - E depois e depois

Amigo – Foram os dois para um hotel

Marido - E depois e depois

Amigo – Eu espreitei pela fechadura do quarto

Marido - E depois e depois

Amigo – Começaram a abraçar-se

Marido - E depois e depois

Amigo – Então apagou-se a luz e eu não vi mais nada

Marido- Pois! È sempre a minha eterna desconfiança quando a minha mulher contracta um Personal Trainer

iBenfiquista disse...

Ou muito me engano ou o Peido da Csota não vai durar muito tempo. Já se está a preparar para lhe darem um tiro nos cornos. Quando a justiça num país, que se quer democrático, não funciona, as pessoas tomam a justiça nas próprias mãos. Eu estou completamente de acordo. Neste caso.

Irá ter o que merece. Tem sido um mau exemplo para a sociedade portuguesas em geral, e para a região norte em particular. Sò atrasados mentais podem defender um sistema corrupto, assim como só atrasados mentais podem defender os métodos da máfia italiana, ou de outra máfia qualquer, por muito que ganhem, sempre, o que também acontece.

Por isso, espero que façam aquilo que se está a preparar. Eu serei o primeiro a aplaudir. Digo mais: penso que ninguém neste país irá ter pena dele, nem mesmo os imbecis que agora o aplaudem.

Saudações Benfiquistas

TRIPEIRO VERMELHO disse...

Malas e envelopes de dinheiro, caso Calheiros, caso Pinto Correia, caso Guimaro, caso Augusto Duarte, caso Jacinto Paixão, viagens pagas a arbitros e familiares, o marfim, ameaças de morte, controlo dos arbitros, dos delegados e observadores da liga, falsificação de documentos, perseguições a Juízes e outros, pressões e favores com contra partidas para manipulação dos clubes e dirigentes desportivos com dificuldades, agressões a jornalistas políticos e arbitros, túnel das antas, figuras como o Guarda Abel, o Mortágua, o Cruz Pereira, o Adriano Pinto, o Antonio Garrido, o Lourenço Pinto, o Gonçalves Pereira, o Antonio Araujo e o Reinaldo Teles, os convivios em casas de alterne, tráfico de influências, promiscuidades e compadrios, silêncios comprados, declarações falsas em tribunal, compra de testemunhas, juras e mentiras, ligações duvidosas a empresários, financiamentos por esclarecer, favores sexuaís, vidas privadas vasculhadas, chantagens, terrorismo verbal, climas de terror, incentivo á desordem, jogadores emprestados para manipulação, enriquecimentos súbitos, comissões de transferências inexplicáveís, esquemas e arranjos, almoços e jantares com presidente dos arbitros e dirigentes da Liga e FPF, arbitros que visitam a casa de pinto da costa, confirmação de arbitros nos camarotes vip do seu estadio, clube e presidente condenados por corrupção desportiva, caso torre das antas, favorecimentos ilegais por parte da CM Porto e lesada em milhões de euros, apropriação ilegal de terrenos para o novo estadio, negócio da china do centro estágio dos olivaís em Gaia, etc, etc.... Bem vindos ao maravilhoso mundo do F.C.Porto!!!

Existe mais algum clube com estas práticas?
São tantos os casos e graves!
Alguém se atreve a dizer que isto não é verdade?
Claro que não, limitam-se a tentar arranjar desculpas para justificar tal ter acontecido,
E tanta, mas tanta coisa que ainda não se sabe!


Não há duvida nenhuma que isto é um caso único em Portugal, o pior é que estes factos estão provados vão acontecendo e continua tudo na mesma, tudo em que este clube participa assume contornos por esclarecer, dizem alguns, mas isto para nós está mais de que esclarecido.

Corrupção activa
Trafico de influências
Associação criminosa ???
Máfia

Anónimo disse...

não é sairão, é sairam.... e não venha dizer que foi um erro de teclado... ignorância, mesmo.

Anónimo disse...

8 OITO PONTOS.........

FCP Campeao nacional 2008 2009

Tudo caladinho!!!!!!!!

shsssssshhhhhhhhhhheeeeeeeee


fracos.......

Anónimo disse...

somos quase quase TETRA; apenas mais umas semanas de "suspense" qb; ah, por favor não estraguem; ganhel lá aos Reboleiros...

Anónimo disse...

A capa do vosso jornal diz tudo:

"APRENDAM SE PUDEREM" !!!!!!!!

cabeçudos allez... mais um ano a xuxar no dedo e o orelhas impune perante os 6.000.000 de tristes! LOL

Siga PORTO rumo a Manchester entre as 8 melhores equipas da europa!!!!!!!!!!

kilas disse...

Uma linda mensagem da justiça portuguesa para os árbitros nacionais: jantem com os presidentes, tomem chá com eles, peçam-lhes ajuda para resolver problemas familiares... Tudo bem, nada a dizer!
Até podem pedir viagens ao Brasil que isso nunca será tido como prova suficiente.

Mestre Alves disse...

"Há diferenças decisivas. Não uma, mas muitas diferenças. Demasiadas diferenças, até, para que Sporting e Benfica se sintam com hipóteses de roubar o título aos dragões. A começar pela abismal diferença de classe dos jogadores. A equipa principal do FC Porto seria titular em qualquer equipa dos grandes de Lisboa. Os suplentes também. Alguns dos que nem se sentam no banco, igualmente, e até mesmo uns quantos que por aí jogam, emprestados a outras equipas, não deixariam de, pelo menos, fazer uma perninha na maioria dos jogos.

Já seria o suficiente para que a diferença se explicasse, tão nítida que ainda é. Mas há mais. Há mais força física e mais força psicológica. Há mais disciplina em campo e mais respeito pela actividade profissional que cada um desempenha. Por isso, o FC Porto não é apenas melhor. É mais forte, mais rápido, mais crente, mais competitivo, por isso, obviamente, mais vencedor."


(vítor serpa no 'editorial' de hoje em 'a bola')

Peter disse...

Caro mestre alves em parte o que vitor serpa diz é verdade, mas ele esquece-se de uma coisa, aliado a todos esses aspectos positivos (reconheço), falta a batota, e este ano se o fcp for campeão, mais uma vez foi tb em grande parte devido a isso, basta ver que o Benfica enquanto esteve em 1º foi sempre prejudicado, já o fcp enquanto não esteve em 1º foi sempre beneficiado, aliás até depois de estar em 1º foi beneficiado, o mês de dezembro poderá ter sido fatídico, é que o Benfica só não aumentou a vantagem devido ás arbitragens.O ano passado o fcp não precisou disso, a mediocridade do Benfica e do scp era tal, que nem era preciso, mas este ano devido ao investimento do Benfica, o corleone voltou a mexer bem os cordelinhos como ele sabe, não fosse o diabo tecê-las.Portanto deixe-se disso que nós não andamos a dormir.Quanto ao Jornal A Bola apesar de se esquecer desses factos,uma coisa é certa nunca o Jornal o JOGO emitiria opiniões positivas sobre o Benfica,para quem diz que a Bola é do Benfica está tudo dito.

Anónimo disse...

PINTINHO, ÉS O MAIOR!!!!....

PORTUGAL DOS PEQUENINOS disse...

Ricardo Araújo Pereira
A Chama Imensa - 08 de Março de 2009

Mortágua turva

A generalidade das pessoas sabe que, em tribunal, é proibido fazer acusações falsas. Um juiz conselheiro jubilado sabe-o melhor ainda. É por isso que o testemunho do juiz António Mortágua, no âmbito do chamado Caso do Envelope, é gravíssimo. O problema é que, no futebol português, tudo o que é gravíssimo acaba por ser arquivado.

Vamos por partes. O juiz António Mortágua, quando depunha em tribunal na qualidade de testemunha arrolada pela defesa de Pinto da Costa, disse que 2500 euros era um valor ridiculamente baixo para a tabela de preços que se praticava na altura em que Pinto da Costa é acusado de ter oferecido quantia igual a um árbitro. A declaração foi proferida em tom divertido. Foi nessa altura que o procurador, imbuído do espanto que tomaria qualquer pessoa decente, perguntou se então sempre era verdade que havia pagamentos a árbitros — e a boa disposição do juiz acabou. Segundo os jornais, gerou-se um silêncio confrangedor. E Mortágua foi forçado a confirmar: realmente havia corrupção na arbitragem, e ele até sabia de um caso de suborno ao árbitro de um Feirense-Beira-Mar.

António Mortágua entrou no tribunal com o objectivo de ilibar o amigo e fazer pouco dos acusadores, e saiu da sala com a certeza de que tinha conseguido exactamente o contrário: o testemunho do juiz provou que a história do envelope não é uma fantasia inventada por uma ex-mulher ressentida e de fraca credibilidade mas uma hipótese, pelos vistos, bastante verosímil, e demonstrou que Pinto da Costa convoca para sua defesa gente que tem conhecimento de casos de corrupção na arbitragem e não os denuncia nem condena. Há dias em que um juiz conselheiro jubilado não devia sair de casa.

Talvez seja bom lembrar que António Mortágua exercia, na altura dos factos relatados, o cargo de presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Quantas iniciativas tomou ele para punir os culpados pelo pior delito que se pode cometer no mundo do futebol, delito esse que ele conhece suficientemente bem para relatar numa sala de tribunal? Zero. Exactamente, amigo leitor, aquele número que vem imediatamente antes do um. O presidente do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol tinha conhecimento de que havia árbitros corruptos e sabia de cor a tabela de preços pelos quais eles habitualmente se deixavam corromper. É possível que a palavra justiça tenha significados que me escapam.