TAÇA, UMA COISA SÉRIA

"(...) Esta competição - tal como a jovem Taça da Liga – tem sido frequentemente menosprezada, e o Benfica não tem também evitado olhar para ela com alguma displicência. Só assim se poderão entender as eliminações aos pés de Gondomar e Varzim, com o V. Guimarães na Luz, e a própria final perdida em 2005 - ainda que esta em circunstâncias de alguma especificidade. Em todos estes momentos, o Benfica deitou fora a possibilidade de discutir troféus com os quais a história dos seus últimos anos ficaria pintada a cores bem mais garridas.
Num clube com a dimensão do nosso, com um palmarés recheado de glórias mas um passado-recente carregado de desilusões e esperanças adiadas, um triunfo neste tipo de competição teria um efeito enorme, abriria as portas da euforia e da galvanização, preparando terreno para outras conquistas. Os dois últimos campeonatos ganhos pelo Glorioso foram, aliás, precedidos de triunfos na Taça. Vencer um troféu, qualquer que ele seja, é um momento que fica indelevelmente marcado na história de um clube. Proporciona a oportunidade de festejar, entusiasma os adeptos de hoje e deslumbra os de amanhã. É algo que, em termos de realidade empresarial, aparentemente diz pouco – sabemos que as receitas directas desta prova não são significativas -, mas que, na verdade, ao levar o povo para a rua, ao fazê-lo desfraldar bandeiras, ao lavar-lhe os olhos em lágrimas, acaba por cativar novos sócios, lotar estádios e aumentar audiências, numa espiral que, afinal, constitui o âmago do próprio negócio-futebol, o qual, diga-se, nem sempre é bem entendido em toda a sua singularidade.
Por tudo isto, o Benfica deve apostar firmemente na possibilidade de conquistar este troféu. Se também for campeão, tanto melhor. Se não o for, evita mais um ano em branco, e ganha forças para enfrentar a nova época com outra confiança e outro estímulo. Dentro e fora dos campos."

LF em "O Benfica", 17/10/08

6 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente...

eu pessoalmente adoro a taça de portugal, adoro ir ao Jamor presenciar a final da taça..aquele momento em que o capitão levanta a taça....acho que é mágico! chato é quando não é o nosso....

O facto de o nosso clube tem tal numero de taças conquistadas deveria ser motivo mais do que suficiente para todos os anos, todos os benfiquistas "exigirem" a conquista da mesma...nao gosto nada do constante menosprezar do valor da mesma...

Temos sempre de jogar para ganhar TUDO a nível interno!!!

mesmo esta coisa estranha da taça da Liga...blargh..

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

Só se compreenderia desprezar estas competições no caso de, por exemplo, se estar numas meias-finais europeias, ou à beira de conquistar o título (a uma ou duas jornadas do fim). Nesse caso, havendo que fazer opções, teria de se deixar a Taça para segundo plano.
De outra forma não se entende.
Ganhar a Taça no Jamor seria fantástico para o Benfica.

LF disse...

Muitas vezes não se tem a noção do que é para uma criança ver o seu clube levantar uma taça, qualquer ela que seja.

Ricardo Campos disse...

a taça é o trofeu secundario que serve de desculpa quando não se ganha o campeonato.

Anónimo disse...

epa....o almoço hoje foi cedo....

M.

popyfm disse...

mas não são os adeptos do Porto que quando o club é eliminado dizem "ah e não sei quê, estas não interesam para nada..."

mas se ganham vêem com a arrogancia do costume "ah e tal...isto so prova que o Porto é o maior club de Portugal e coiso..." e os adeptos ficam tão tristes (ironia) quando o club ganha..