MEIA HORA À BENFICA

O Benfica deu ontem mostras de ter aprendido a lição da eliminatória anterior, entrando em campo decidido a resolver depressa a questão da vitória e do apuramento.
Em apenas meia-hora, o onze escolhido por Quique - o melhor disponível - marcou três golos, ficando ainda a dever a si próprio mais um ou dois. O jogo ficou logo aí decidido, e depois foi então altura de, tranquilamente, deixar correr o tempo até final.
É assim que se descansa neste tipo de partidas. Não antes de garantir a vitória, mas sim depois, para o que é imperioso entrar com total concentração e rigor competitivo. Uma vez alcançada uma vantagem clara, então sim, poder-se-á pensar nos jogos seguintes e baixar a intensidade. Foi o que o Benfica fez, diante de um adversário de escalão superior ao do Penafiel.
Na noite da Luz há que destacar também a classe evidenciada por Aimar no lance do terceiro golo – embora ainda espere que o argentino possa mostrar outra velocidade e dinamismo -, o regresso de David Luíz aos relvados e a aparente crise de confiança demonstrada por Óscar Cardozo, que parece estar a conviver mal com a maior concorrência que esta época enfrenta.
Nota ainda para utilização de um sistema táctico diferente daquele em que Quique tem insistido, com uma espécie de losango a meio-campo, e Pablo Aimar como vértice superior do mesmo nas costas da dupla atacante. Os resultados ficam naturalmente por conferir diante de adversários de outra dimensão, mas fica desde já a dúvida de como integrar Reyes num esquema desta natureza. Se o 4-4-2 tradicional choca um pouco com as características de Aimar, este losango choca com as do extremo andaluz. Enfim, um dilema para o técnico encarnado resolver.
O Benfica segue para os oitavos de final de uma prova onde alguns dos teoricamente mais difíceis adversários têm sido afastados (Sporting, Sp.Braga, Belenenses, Marítimo), e onde, também por isso, se justifica plenamente, e cada vez mais, uma aposta firme do clube da Luz.
É imprescindível para o Benfica conquistar um troféu nesta temporada, qualquer que ele seja. Não é tolerável mais uma temporada em branco. Mesmo em caso de insucesso no campeonato, uma vitória no Jamor pode ser redentora e permitir a estabilidade e a confiança necessárias à continuação do projecto em curso. Por tudo isto, esta Taça de Portugal – bem como a Taça da Liga – são talvez mais importantes que nunca para os encarnados.

9 comentários:

Anónimo disse...

Face a tempos passados, este tipo de dilemas com este tipo de intervenientes acaba por ser muito bom...
Nosso clube possui agora soluções de qualidade dentro do plantel, soluções essas que trazem extra responsabilidade ao corpo técnico...ter o PLANTEL (digo deste modo pois, se me parece que existem alguns deseiquilibrios, também estamos melhor apetrechados) devidamente motivado e fisicamente apto, com o melhor enquadramento táctico é fundamental...como diz e concordo, Cardozo parece afectado...

Aimar solto, nas costas de, ou 2 avançados, ou de 1 avançado, com 2 extremos, penso ser o melhor local para puder explorar o seu potencial..


não foi possível ver jogo logo não tenho opinião...

esta é uma epoca complicada em termos de analise de futuros resultados...se por um lado ganhar algo credibiliza o projecto, por outro penso que não ganhar n pode inviabilizar o resultado do que tem sido implementado..

vamos acompanhar o crescimento desta equipa com calma...

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

Embroa eu também pense que não ganhar não deve inviabilizar o projecto, todos nós já sabemos o que a casa gasta.
O mediatismo do clube é muito grande, e só um título calará as vozes da desestabilização.

Anónimo disse...

Reyes pode fazer de segundo avançado sem qualquer perda de qualidade, é um bom finalizador...Neste esquema tático sem ninguém a jogar declaradamente nas alas, provavelmente Cardozo vai receber demasiado jogo ainda fora da área, o que de certa forma vai contra as caracteristicas dele, apesar que a presença de Suaso pode também abrir os espaços que ele tanto necessita, gostaria de ver aplicada esta mesma disposição contra um adversário de outro nivel, apesar de achar que ontem foi o Benfica quem fez o jogo fácil.... e Não o contrário...

jfk disse...

Concordo que será muito bom para o clube e para o projecto que se ganhe um título. Aliás penso que será um dos objectivos definidos internamente.

Gostei de ver Aimar e da atitude da equipa. Foi positivo sob todos os pontos de vista.

Sobre Cardozo, pudemos acompanhar, no início da época, as notícias sobre o nascimento do filho, no Paraguai, com algum tipo de complicação de saúde (creio que entretanto debelado, apesar de não saber exactamente o que passou).

Tenho-me interrogado se o baixo rendimento do atleta não estará directamente ligado a esta nova realidade, ser pai recente e à distância geográfica, com as preocupações que advêem do problema de saúde ocorrido - o problema passou mas as naturais preocupações ficam.

Penso que não se trata apenas de concorrência. Ontem não acertou um remate (não acertou na bola, não falo de ir à baliza, apenas que não conseguiu bater a bola como deve ser).

Por outro lado creio que não se está a dar bem (mentalmente) com a carga física exigida pelo preparador. E quando a cabeça não quer, o corpo não acompanha.

Saúdo o regresso de David Luiz mas espero que a sua disponibilidade não perturbe Sidnei.

Anónimo disse...

LF..

Eu penso que as vozes da desestabilização não têm tido nem irão ter num futuro próximo, muito eco no universo benfiquista...

até pq esta não existe de um modo credível! A única oposição no universo SLB surge esporádicamente, normalmente associada a qq revés (curiosamente, desportivo)...a credibilidade obtem-se com posturas claras, honestas e acima de tudo, presentes!!!Ou seja, estar presente nos bons e nos maus momentos, criticar e elogiar fazem parte do clarificar de posições e so assim se adquire (minha opinião) um voz credível...

no nosso clube, face ao trabalho realizado por esta direcção nos ultimos 5 anos, essa oposição nao so nao surge no elogio como tb so surge na critica quando bola vai ao poste...nao é credivel. Pelo trabalho realizado de reconhecida qualidade, e pela própria postura populista e "necrófaga" que possui...

dito isto...

temso adesão do publico, tecnico ambiciosao, jogadores de recomnhecida qualidade, director desportivo consensual..nada disto impede a bola de ir à trave...as pessoas n se podem esquecer que isso tb é futebol..e ter calma, nao hao-de ir todas ao ferro.

jfk...

penso ser muito pertinente a questão sidnei/david luiz..mas tb penso que se esta a preparar a tranquila substituição do Luisão...ou da venda milinonária de um sidnei..ou do David...eta problemas complicadinhos nao?

:)

saudações benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Estou de acordo LF.

Anónimo disse...

Concordo emquase tudo que disse.
A segunda parte eu só assisti por uma única razao... Pablo Aimar!
Há um sistema em que Aimar, reyes, suazo podem actuar, um 4x3x3 com aimar, katso e yebda no meio-campo, Reyes, Nuno Gomes ( cardoso) e suazo no ataque, podendo depois este sistema variar para um 4x4x2 durante alguns momentos do jogo.

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

LF

Penso que o jogo de ontem foi um bom treino, depois da tal meia hora á Benfica

Gostei de ver o Quique Flores a tentar outro esquema táctico, talves mais de acordo com os nossos jogadores, penso que Reyes não será problema, pois pode sempre partir do interior para a linha e abrir o jogo atacante da equipa, Suazo também pode descair para a direita alargando a frente de ataque e fazer uma diagonal para a area criando problemas aos defesas

Aimar está ficar bem fisicamente e a demonstrar que pode ter jogadas de génio nas costas dos avançados ou seja no vertice atacante do losango

LF, o nosso problema continua tal como no ano passado, os nossos laterais são pouco ofensivos e neste esquema táctico têm de atacar muito

Em relação á defesa penso que o Luisão pode ser o futuro central a ser vendido, ficando o Benfica muito bem servido com David Luíz e Sidnei, embora mais pequenos em altura, mas muito mais rapidos podendo a equipa jogar com uma defesa mais subida no campo e mais proxima do meio terreno adversário

Cardozo, a condição de suplente esta-lhe a fazer "macaquinhos" na cabeça, o melhor marcador da equipa no banco, também não me parece muito bem, o treinador tem de arranjar maneira de jogarem os dois juntos, e essa maneira é jogar em losango, mas com uma dinamica de ataque e de pressão sobre os adversários, por isso foi contratado um dos melhores preparadores fisicos do mundo, dizem???

Quanto á pressão dos média e dos adeptos do Benfica, qualquer treinador, jogador e dirigênte quando entra para o clube deveria saber que a pressão é sempre enorme e foi essa pressão que nos tornou no maior clube Português e no mais amado de Portugal

Anónimo disse...

Toda a gente fala em 4-3-3,com Reyes Aimar,+ Suazo e N.Gomes mas esqueçem-se que o argentino e o espanhol não defendem...
O que tenho visto pouco e que pensava ver mais é o remate de meia distãncia do C.Martins.