SEM PERDÃO

Ao olhar para o que se passou na Luz há que dar, desde logo, os parabéns à equipa do Penafiel e aos adeptos do Benfica.
No primeiro caso, devo dizer que nunca tinha vista uma equipa da II divisão B jogar tão bem como o Penafiel o fez nestes 120 minutos. Defendeu-se bem – como seria natural fazer -, mas nunca perdeu de vista a hipótese de contra-atacar, chegando mesmo a dominar certos períodos da partida. Acima de tudo, nunca necessitou de colocar o autocarro à frente da sua baliza nem de fazer qualquer espécie de anti-jogo para causar problemas ao Benfica, algo que deveria servir de exemplo a muitas equipas do escalão maior. O Penafiel luta pela subida à Liga de Honra, e pelo que demonstrou, pela humildade do seu treinador, pela lealdade com que enfrentou esta partida, só lhe posso desejar a melhor sorte nessa luta, pois são equipas com esta mentalidade que fazem falta ao futebol português.
No segundo caso, achei notável que num domingo à noite, com o céu a ameaçar novas chuvadas, perante uma equipa dos escalões secundários, e a ter de pagar bilhete, estivessem na Luz mais de 20 mil espectadores. Além do número, há que destacar também o incondicional apoio que deram à equipa, mesmo quando o teimoso 0-0 ameaçava um escândalo. Quase não se ouviram assobios, e notou-se a todo o tempo a preocupação de ajudar a equipa e de a empurrar para a frente. Assim fosse sempre.
Posto isto, falemos então do Benfica, acerca do qual, diga-se, pouco há para elogiar.
A equipa encarnada correu sérios riscos de passar por uma humilhação tremenda, e fê-lo por culpa própria, pois independentemente do muito brilho que tenha tido a exibição penafidelense, nada justificava que o Benfica, em sua casa, deixasse para a lotaria dos penáltis a decisão de uma eliminatória como esta.
A história - em particular a desta competição - está cheia de situações em que uma equipa teoricamente mais cotada prescinde de utilizar os seus melhores elementos, os que entram mostram falta de ritmo e de rotinas colectivas, a equipa menor vai ganhando confiança, a mais forte vai-se enervando, e a surpresa acontece. Quique Flores deveria estar preparado para isso, mas sinceramente não me pareceu que estivesse.
Teci rasgados elogios ao técnico benfiquista, inclusivamente no próprio Jornal do Clube. Desta vez contudo, terei de lhe apontar o dedo como principal responsável por uma situação que só Moreira evitou transformar-se num dos maiores escândalos do ano. É certo que alguns jogadores não aproveitaram a oportunidade que lhes foi dada - lembro-me principalmente de Balboa, Urreta e Binya. Mas a verdade é que o futebol é um jogo colectivo, sendo totalmente impossível que um grupo de jogadores sem ritmo e que nunca havia actuado junto, se apresente como uma verdadeira equipa de futebol.
Em fase mais adiantada da época, quando o cansaço começasse a ditar leis, até se entenderia que, perante semelhante desafio, se optasse por lançar um onze assim. Nesta altura, numa equipa em construção na qual os próprios titulares necessitam de trabalhar rotinas, nada justificaria que o treinador encarnado apresentasse uma equipa tão desfalcada, onde praticamente só os dois centrais se podem considerar titulares.

O próprio técnico espanhol admitiu não conhecer bem o Penafiel. Ficou à vista de todos que também não fazia ideia do que é a II divisão, nem de que dela pudesse sair uma equipa como esta. Quique terá pensado que as individualidades chegavam para vencer facilmente o jogo, e ficou claramente demonstrado que isso dificilmente seria possível. Até porque, à excepção de Reyes (e, claro, Moreira), a desinspiração foi sempre a nota dominante.
Normalmente estas situações têm apenas o condão de queimar alternativas, minar a confiança dos jogadores e originar derrotas inesperadas. Está provado que são de evitar. Quique não o evitou, pondo-se a jeito de uma escandalosa e dramática eliminação.
Espero que esta noite sirva de lição para o Benfica, de forma a que passe a enfrentar este tipo de jogos com outra filosofia. Fazer descansar dois ou três jogadores é uma coisa, revolucionar todo o onze é outra bem diferente. A menos que a Taça de Portugal seja vista pelo grupo de trabalho como uma prova a prescindir, o que me parece bem mais grave, sobretudo num clube que há vários anos não sabe o que é conquistar um troféu.

21 comentários:

Ricardo Campos disse...

as reservas do benfica com dificuldades em vencer o Penafiel...
Convençam-se que o plantel do benfica é fraquinho... não se iludam.

Anónimo disse...

De facto, estivemos muito abaixo daquilo que seria expectável...é-me sempre dificil de entender que suplentes do SLBenfica não comam a relva cada vez que têm a sua oportunidade...

também me parece muito dificil de entender que uma equipa que milita na divisão na qual milita o Penafiel tenha um estofo físico de tal ordem, ao ponto de correr 120 minutos, toda a equipa, com tal intensidade, com tal pressão...aliada a calma dos seus jogadores e ao seu posicionamento táctico, em bloco...

será caso para dizer que brilhante será o futuro do futebol portugues quando um segunda linha de clubes assim se apresenta..terei de tentar assistir a mais jogos...mas não deixa de fazer uma certa...comichão!!

toda a vida ouvir meu pai dizer que "antes dos jogos europeus, jogamos sempre mal....", que seja, que se aprenda com este fim de domingo e se arrase o maravilhoso estadio olimpico de Berlim...

eu acredito...saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Valeu só pela grande lição dada pelos adeptos benfiquistas, não me lembro dum comportamneto semelhante a este nos últimos anos (à inglesa)... deveria ser sempre assim, os adeptos são para apoiar, quando não se gosta,quanto muito, assobia-se no fim.
Afinal, para quem ainda tinha dúvidas, não temos somente mais adeptos, mas também temos os melhores adeptos!...

Anónimo disse...

Gostei da qualidade de passe do reys.
gostei do esforço do ariza
gostei da violencia do bynia
gostei da eficacia do suazo

gostei de tudo...

Anónimo disse...

Caro LF eu acho que o Quique arriscou ao alterar demasiado o 11 do Benfica,mas quer me parecer a mim que depois do que se passou ele tirou as conclusões necessárias em relação a determinados jogadores.Sofremos muito e até podiamos ter sido eliminados,mas acho bem que ele faça este tipo de experiências para ver com quem pode realmente contar.Em relação a certos jogadores só podemos chegar á conclusão que não souberam aproveitar a oportunidade que lhes foi concedida,portanto depois não se queixem de ser pouco utilizados.
Parabéns ao Rui Quintas e ao Penafiel pela excelente exibição e parabéns aos nossos adeptos que nunca perderam a serenidade e apoiaram incondicionalmente a equipa apesar da exibição pobre.O coração Benfiquista é grande felizmente.

LF disse...

Mas também me parece que é injusto tirar-se conclusões sobre jogadores, quando foram lançados às feras numa equipa sem rotinas, sem colectivismo, sem ritmo.
Cada um daqueles jogadores lançado individualmente na equipa principal, teria seguramente muito mais hipóteses de brilhar.

Ainda assim, como já disse, Balboa e Urreta, especialmente estes dois, desiludiram-me bastante.

Quanto aos adeptos foi de facto impressionante o apoio. Inesperado, mesmo.

playmaker disse...

Ora aqui está um comentário que parece mais apropriado ao que aconteceu ontem à noite.

freamunde allez disse...

Sem perdão nao!!

Há que começar a perceber que os clubes mais pequenos treinam todos os dias e tambem sabem jogar a bola!!

visita:


www.freamundeallez.blogspot.com

RN disse...

Caro LF,

Concordo consigo no que diz respeito às rotinas dos jogadores. Aliás, essa ideia de "dar uma oportunidade" aos jogadores menos utilizados revela-se quase sempre um presente envenenado, justamente pelas razões enumeradas por LF.

Ainda assim, independentemente de todas as considerações que se possam fazer sobre a qualidade do jogo do nosso SLB, creio ser realista reconhecer que, desde há vários anos, clubes como o Benfica e Porto (especialmente estes...) tem demonstrada uma enorme falta de interesse por esta competição.

RN disse...

Espero estar enganado, mas desde a pré-época que tenha a firme convicção que o Balboa se vai revelar como o maior flop dos últimos anos.

E pensar que custou 4,5 milhões de euros...

LF disse...

Eu quero acreditar que, tendo vindo do Real Madrid, Balboa tenha algum valor.
Mas, para além de as referências que ouvi desde Madrid não serem as melhores, desde a primeira vez que o vi aquecer (no Estoril) que me perturbou a sua enorme passividade e indiferença. Sempre a passo, com o rosto fechado, sem um pingo de entusiasmo, sem um sorriso, sem uma palavra.


Quanto à falta de interesse pela taça eu até a compreendo no Porto, que tem sido sempre campeão.
No Benfica é intolerável.
Espero que o clube e a equipa façam tudo para vencer a Taça de Portugal e a Taça da Liga, ao fim e ao cabo os troféus que, com um bocadinho de sorte, estão mais à mão de semear.

Louve-se a este propósito a atitude de Paulo Bento, que sempre tem levado todas as provas a sério.
Pena para ele que no seu clube aparentemente não valorizem a conquista de troféus.

Quem me dera que o Benfica tivesse conquistado duas supertaças e duas taças de Portugal nas duas últimas épocas...

Anónimo disse...

Concordo com a sua anse. Mas mesmo as reservas do Benfica sem rotinas de jogo deveriam e poderiam ter feito muito melhor. Faltou principalmente atitude, garra, vontade de ganhar, de correr. Já contra o Leixões com os titulares foi a mesma coisa. Os jogadores do benfica já mostraram que têm valor. Mas não se compreende como correr tanto e com tanta vontade como no jogo do nápoles e sporting, e mesmo contra o Porto, e depois contra estas equipas os jogadores acomodam-se e deixam o jogo correr. Não percebo!!!!!!!

Saudações benfiquistas

Ricky_cord disse...

Mais um grande jogo e uma grande vitória como atestam os grandes festejos no final.

Anónimo disse...

Lá está, o Penafiel foi a melhor equipa da 2ª divisão dos ultimos 10 anos! Se fosse contra o Porto abriam as pernas!

LF disse...

Ricky,

Qual é o mal de festejar uma vitória que o desenrolar do jogo tornou difícil ?

O futebol é afinal o quê ? Não serve apenas para festejarmos as vitórias ?

Quando o Porto foi campeão europeu depois de derrotar o Mónaco deveria festejar menos por ser com esse adversário ?
Ou quando ganhou a Taça Intercontinental ao...(como se chamava mesmo o adversário ?) ?

Anónimo disse...

Parece que foi ao campeão sul americano desse ano, como de costume...

LF disse...

...que tal como o campeão europeu desse ano, foi um intruso no meio de uma história de grandes a que não pertencia.

Como se chamava mesmo ?

Será que eles não se terão também esquecido de quem lhes ganhou ?

angelodias disse...

O qual o nome do intruso? Benfica? Não me parece...Por muito que vos custe o FCPorto foi campeão europeu e mundial quando o futebol já era a cores. E se um jogador se magoar pode entrar outro...

angelodias disse...

Os adeptos do Nottingham Forest também se acham os melhores do Mundo. Pudera...Ganharam duas taças dos Campeões a seguir ao Benfica...

LF disse...

O Benfica foi a sete finais.
A última das quais quase 30 anos depois da primeira.

Anónimo disse...

Sinal + do jogo: Reyes.
Para quem duvidava se o espanhol daria o litro em jogos "menos grandes", ficou a prova.
Só espero que continue com aquela atitude.

Sinal - do jogo: Balboa.
Tinha uma oportunidade para brilhar ou, no mínimo, se mostrar. Brilho nem vê-lo. E pouco se mostrou. Tímido, escondido, pouco ambicioso. É flop.

Sinal + ou - do jogo: Luisão.
Que é fortíssimo no jogo aéreo, já todos sabemos. Que é um defesa de qualidade, idem. Mas no Benfica importa que todos os jogadores de campo saibam transportar uma bola para o ataque. Seja entrando com ela dominada, seja em passe longo ou curto. Luisão não evoluiu neste aspecto, nem um pouco. E fica fácil manietar o 1º momento de ataque do Benfica. Os adversários já entenderam: fecham-se os caminhos com uma cortina de meio-campo, um avançado a pressionar Sidnei e... bola no pé de Luisão. É certinho que vai sair passe curto a queimar ou pontapé longo sem nexo. A rever...