O DIREITO À INDIGNAÇÃO

Muito se tem falado na reacção de Cristiano Ronaldo aos assobios do público aquando do triste jogo de Braga com a Albânia. Há umas semanas atrás foi Miguel Veloso a criticar os adeptos do seu clube, aconselhando-os a ficar em casa em vez de irem para o estádio vaiar os jogadores. Num e noutro caso, a generalidade dos críticos quase pediu a cabeça dos jogadores, responsabilizando-os por uma suposta falta de respeito para com o público pagante.
Sem esquecer os principescos salários que as estrelas do futebol auferem, sem esquecer – como fazê-lo – as quantias generosamente dispendidas por todos os que amam o jogo e os seus clubes, sacrificando muitas outras coisas para poder estar nos estádios, não creio que Ronaldo e Veloso devam ser condenados pela sua atitude. Pelo contrário, acho mesmo que estão cheios de razão.
Já aqui o disse noutras ocasiões. Não entendo a estupidez das pessoas que vão aos estádios para assobiar a sua própria equipa, algo tão paradoxal como uma espécie de auto-flagelação gratuita. Se no caso do Sporting, não só não recordo como não me interessa muito a origem dos apupos, no jogo da Selecção Nacional eles vieram completamente a destempo, numa fase em que a equipa portuguesa procurava desesperadamente o golo e denotava já uma enorme ansiedade face ao resultado e ao decorrer dos minutos.
Quem é português, quem quer que Portugal ganhe e vai a um estádio supostamente para apoiar, não tem o direito moral de contribuir para a intranquilidade da equipa quando ela mais precisa de ajuda. Se as coisas não estão a correr bem, não é certamente por vontade dos jogadores. É precisamente nesses momentos que eles precisam que o apoio das bancadas lhes dê força para reverter os acontecimentos, e não de quem lhes complique ainda mais a sua tarefa. No final do jogo, então sim, o adepto é livre de manifestar o seu desagrado com o que se passou. Até lá, ou apoia, ou, no mínimo, está calado.
Os “adeptos” – e as aspas não são aqui inocentes – que em Braga assobiaram Cristiano Ronaldo e a selecção contribuíram também para o comprometedor empate. São também responsáveis por ele. Como disse Veloso a propósito do Sporting, ajudavam bem mais a selecção se tivessem ficado em casa.
Entendo perfeitamente a reacção de indignação dos jogadores, acho que é, ao contrário do que se disse, um sinal de maturidade, e vou mesmo mais longe: no meu entender, estádio que assobiasse a selecção, tão depressa não recebia jogos internacionais.
Felizmente que no último domingo os benfiquistas deram uma fantástica demonstração daquilo que defendo. Nem sempre foi assim no passado, e certamente não o será no futuro. A estupidez não tem clube e ataca em todos os estádios.

23 comentários:

Ricardo Campos disse...

Começo a ter pena das marias Amélias ...
Ganham milhões nos seu clubes, e quando chegam á selecção nada fazem... o problema é o Dinheiro?

O Miguel Veloso tem dois pés esquerdos, e deve ter um amante jornalista, visto ser levado ao colo pela comunicação social.

O Ronaldo é carregado em ombros pelo jornal a bola que o quer eleger o melhor jogador do mundo.

Em 66 quando Portugal perdia com a Coreia, um jogador de nome Eusébio pegou na selecção aos ombros e levou-a á vitória final...
Alguma vez existiu algum jogador a voltar a realizar tal proeza?
E querem ser os melhores do mundo.

Anónimo disse...

Esta é uma das raras vezes que concordo com o LF

LF disse...

Ronaldo é dos melhores jogadores do mundo, vem de uma lesão grave e está ainda à procura da melhor forma.

Podemos não simpatizar com o personagem, mas devo dizer que já vi o Ronaldo treinar e é um verdadeiro exemplo para os colegas.

É dos que tem mais a perder, em termos de carreira, caso Portugal não vá ao Mundial.

Não é Eusébio ? Se calhar não.
Não é Eusébio quem quer...

Anónimo disse...

Caro LF eu embora como Benfiquista nunca assobiei o Benfica e nem mesmo a selecção durante algum jogo excepto no fim do mesmo.Tenho que respeitar quem assobia durante o jogo porque está no seu direito.Aquilo que o M.Veloso disse se eu fosse sócio do Sporting ficava indignado,porque o M.Veloso esquece-se quem é que lhe paga o ordenado que é concerteza bem mais elevado que grande parte dos portugueses.Ainda mais de 1 jogador que parece estar mais interessado em penteados,desfiles de moda e aparecer em revistas cor-de-rosa, em vez de realmente se aplicar naquilo que realmente o sustenta.Quanto ao Ronaldo ele é de facto 1 jogador fabuloso, no entanto tb toda a gente sabe que ainda é muito imaturo nalgumas coisas.O LF lembra-se do jogo em que o Benfica eliminou o Manchester,nós na bancada cada vez que ele tocava na bola assobiávamos-o e ele enervou-se e fez um jogo mediocre e devia ter sido expulso.Quando foi substituído fez o dedo para a bancada, ou seja uma total falta de maturidade.O LF viu o Figo a responder a alguma provocação quando regressou a Barcelona pelo R.Madrid.E o tratamento dado pelos adeptos do barça foi brutal, e o Figo com a sua grande classe passou ao lado e nunca respondeu a nenhuma provocação.E ainda por cima vão dar a braçadeira de capitão a um miúdo destes que ainda não tem mentalidae/maturidade e se calhar nunca vai ter para essa função.Aquilo que devia ser o trajecto normal de 1 jogador está a ser acelerado e mal com consequências negativas para a carreira do miúdo.Os capitães da selecção deviam ser o N.Gomes,R.Carvalho,Quim e o Deco porque são os que tem as qualidades que 1 capitão deve ter.O Pélé que participou em 4 Mundiais e ganhou 3 nem no último no México em 70 foi capitão, era o Carlos Alberto.E este miúdo já o é ? Isto é ridículo.

LF disse...

São situações diferentes.
Assobiar adversários é uma coisa. Os jogadores da própria equipa é outra.

As pessoas têm de entender que ao assobiar estão a contribuir para as derrotas.
É claro que ninguém as pode prender por isso, mas então não se digam "adeptos", pois na verdade estão no estádio a favorecer o adversário.

A questão da braçadeira de capitão é pertinente, mas não tem, quanto a mim, a ver com o episódio dos assobios.
Mas do onze inicial que jogou com a Albânia, quem poderia ser o capitão ????
Com franqueza não sei.
Mais um motivo para ter alinhado Nuno Gomes, algo que nem adeptos de Porto e Sporting entendem como não aconteceu.

Anónimo disse...

Mas 1 jogador que se digne de se considerar profissional tb tem que estar preparado para os assobios dos próprios adeptos,aliás qualquer trabalhador de outra àrea quando é chamado à razão ou criticado duramente pelos seus superiores hierárquicos ou colegas ou clientes tem de responder positivamente (se estas forem justas atenção, que foi o caso do jogo em Braga)e não amuar como os jogadores de futebol fazem, até porque se amuam o despedimento é quase certo(de trabalhadores doutros ramos).O capitão devia ter sido o Quim porque com as ausências do N.Gomes (do 11 inicial) do R.Carvalho e do Deco(por lesão) é o jogador que mais serenidade apresenta.Até podem dizer que 1 guarda-redes não deve ser capitão, eu discordo e relembro que o Baía no Euro 2000 foi e bem.LF você lembra-se por exemplo do Zahovic no Benfica que a determinada altura era assobiado porque não se esforçava,eu não o assobiei mas que realmente via-se pouca aplicação da parte do jogador via-se.Ò Trapattoni bastou 3/4 meses dispensou-o logo.

angelodias disse...

Então agora não se pode assobiar? Jogadores idolatrados por tudo e todos e que estão a jogar contra uma equipa que o melhor jogador deve ganhar 30 euros por mês e devemos permanecer impávidos e serenos? Ver que estão ali a fazer um frete e aqui o burro que pagou bilhete bate palmas? Eu no meu trabalho se faço algo mal o meu chefe não vai esperar pelo fim do projecto para me "assobiar"...Isso lhe garanto.
Nada disto vai mudar até porque mesmo quando o Benfica ganhava algo já se assobiava...

LF disse...

Não confundam as reprimendas de um chefe( neste caso seria comparável ao treinador), com os assobios das bancadas durante o jogo.
A questão é que no futebol, a pressão negativa do público prejudica a equipa.
Se o espectáculo é mau, assobia-se no fim. Não chega ?

Kid Bengala disse...

Caro lf,
eu estive em braga no jogo portugal albânia e o que se passou foi exactamente o contrário, o publico apoiou a selecção sempre que esta precisou e sempre que se ouvia assobios ou eram dirigidos para o guarda redes da albânia que demorava uma eternidade a repor a bola em jogo, ou quando o jogo parava porque um jogador da albânia "precisava" de receber assistência ou mesmo quando a albânia tinha a posse de bola tudo o resto foi apoio incondicional à selecção que apenas se traduziu em assobios aquando do apito final do arbitro altura em que todos tinham direito para estar revoltados com a fraca exibição, até porque portugal jogou a segunda parte toda contra 10!!?? Acho que temos o direito enquanto adeptos que pagam para ver a sua selecção e que apoiam a mesma até à exaustao, mostrar o nosso desagrado quando não somos capazes de derrotar uma selecção "de segunda linha" em nossa casa! jogando a segunda parte toda com mais um jogador, no entanto na minha opinião quem está a errar não são os jogadores é sim o nosso seleccionador.
Cumprimentos.

LF disse...

Se esse desagrado for demonstrado no fim, aceita-se perfeitamente.

Eu não estive em Braga, mas pela tv viu-se e ouviu-se que Ronaldo, ao deixar fugir uma bola, foi assobiado. E viu-se bem a sua reacção.

Se foi uma situação pontual, tanto melhor.

Kid Bengala disse...

Sim nesse aspecto de vez em quando saltava a "tampa" aos adeptos quando um jogador deixava fugir uma bola ou quando a dominava mal fruto de pura falta de concentração e aí sim, não o vou negar, ouvia-se alguns assobios mas nada que não fosse imediatamente abafado com cânticos ecoando o nome de portugal por todo o estádio. Posso afirmar que no geral o apoio à selecção foi muito acima da média e completamente aceitável e posso também afirmar que não foi por causa disso que portugal empatou em casa e a jogar contra 10 na segunda parte contra uma modesta albânia.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Não entendo o repentino e, ao que parece, generalizado pudor quanto aos assobios e outras manifstações de desagrado, assim como não entendo que estes sejam necessariamente produtores de efeitos negativos;
nunca vi nenhum jogador reclamar dos aplausos, merecidos, quando jogam com qualidade e deslumbram... porque carga de água hão-de faz~e-lo quando jogam manifestamente mal, quando a sua entrega ao jogo é pouca ou nenhuma? cadê o direito à indignação de quem paga?
ou os jogdores não passam de um bando de putos imaturos?

Ricardo Campos disse...

não entendo pq é que as pessoas ficam escandalizadas com os assobios...
o povo tem de demonstrar o seu desagrado de alguma maneira...

Anónimo disse...

LF

Estou de acordo, que o publico tambem tem direito á indignação, tal como os jogadores devem escolher o momento de demonstrar a sua indignação

C.Ronaldo foi em pleno relvado, para o publico e paras as câmaras da TV, com um palavriado impróprio para um Capitão de equipa, Ronaldo deveria pedir desculpas por ter deixado passar aquela bola, isso não é baixa de forma, é falta de concentração

Eu acho, que os jogadores deveriam ter a humildade suficiênte, e perceber que estavam a fazer um mau trabalho e que o publico não podia estar contente, se Portugal estivesse a jogar contra a Espanha ou outra equipa de top europeu, aceitava que o apoio do publico podia ser determinante, agora contra a Albânia, por favor

Do Miguel Veloso, só digo o seguinte, havia o publico ficar em casa a ver as novelas e ele tinha de ir para as passereles, e aí não podia ser suplente, nem mandar bocas a quem lhe dá de comer, devia ter juizo e seguir o exemplo que tem lá em casa, agora tenho de admitir que os Sportingistas estão a fazer a vontade ao Miguel Veloso, pois no jogo contra o Basileia para a Champions, tinham 27 mil espectadores, tantos quanto o Benfica teve contra o Penafiel para a Taça de Portugal (desse jogo nem me quero lembrar)

Queria ainda falar do Treinador, Carlos Queiroz, depois de um jogo miserável da nossa equipa, vir dizer que os jogadores fizeram tudo o que lhes era possivel, é brincar com os portugueses, ele teve um dia muito mau (como os jogadores)o nosso 11 foi muito mau, aquele trio do meio campo foi pessimo, não percebi a sua intenção

Em resumo, o que eu quero dizer, é que os jogadores devem puxar pelo publico e demonstrar que querem fazer um bom trabalho, tenho a certeza que qualquer pessoa que vai a um estádio, gastar o seu dinheiro (que tanto lhe custa a ganhar) vai para apoiar a sua equipa e com vontade de ver os jogadores a jogar bem e ganhar os jogos, não vai para assobiar, Portugal poderia até não jogar bem, mas tinha a obrigação de ganhar aquele jogo

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. Faltou só abordar as razões que levam as pessoas a fazê-lo. Quanto a mim, é basicamente uma questão cultural, enquanto nos países anglo-saxónicos a racionalidade impera sobre a emotividade já nos latinos é precisaemnte o contrário, com todas as vantagens e defeitos que isso acarreta...

Kramer disse...

Continuas em grande LF. Há mto q n vinha aqui mas vejo q manténs a qualidade habitual.
Abraço
Kramer
http://controversiasdofutebol.blogspot.com

LF disse...

Aurelio e Catn,

A questão é a de como entendemos o papel do adepto face ao jogo.

Se é entendido com um mero consumidor/cliente do espectáculo (como parece ser a vossa perspectiva), tem naturalmente todo o direito de se manifestar.

Se se posicionar como parte integrante do espectáculo, interpretando um papel de apoio à sua equipa (tal como eu entendo o futebol), então não pode assobiar nunca a sua equipa, salvo no final dos jogos.

Das duas interpretações parece-me que a segunda faz mais sentido, pois de contrário não valia a pena haver bancadas nos estádios, e viamos tudo pela televisão.

Quando uma equipa joga EM CASA, espera-se que tenha as bancadas do seu lado e não do lado do adversário.

LF disse...

Brytto,

Não creio que tenha só a ver com racionalidade o facto de em Inglaterra, por exemplo, nunca se assobiar as equipas.
Penso que tem também a ver com paixão pelo jogo.

Tenho defendido muitas vezes que o português não gosta de futebol. Gosta de discussão, de polémica, dos casos de arbitragem, de dizer mal da equipa do outro quando ganha, e de dizer mal da sua quando perde. Tem do futebol uma noção meramente instrumental, que lhe permite achincalhar o adversário em caso de vitória, ou aliviar as suas frustrações na própria equipa em caso de derrota.

O britânico (por exemplo) tem, pelo contrário, paixão sobretudo pelo jogo. Vive-o naturalmente de forma bem diferente, e bem mais positiva. Toma uma posição de generosidade face ao clube de que gosta, e apoia-o incondicionalmente em todas as situações.

LF disse...

Kramer,

Obrigado.
Vai aprecendo.

Ricardo Campos disse...

caro LF:

se a comida que te servem em casa não for boa, tu reclamas, certo?

o mesmo se passa no futebol, as pessoas estão sempre a espera do melhor, ou então do esforço maximo para obter melhores resultados, coisa que ultimamente na selecção deixou-se de ver ainda no tempo so scolari.

p.s. o 25 de abril trouxe a liberdade de as pessoas se expressarem da maneira que entenderem

LF disse...

Reclamo só depois de a provar, e não enquanto está a ser feita.


Os adeptos que não sentem necessidade de ajudar as suas equipas, não lhes fazem falta nenhuma.
Ninguém vai ser preso por assobiar, mas também não se podem chamar "adeptos". Talvez apenas "clientes".

Ricardo Campos disse...

clientes... talvez tenhas razão... o futebol é um espectaculo, os artistas são bem pagos, logo existe necessidade de haver um bom serviço prestado...

Anónimo disse...

Acho que assobios por parte dos adeptos em situações como a do portugal - albânia são perfeitamente justificados uma vez que o público estava indignado não contra a exibição portuguesa mas sim contra aquela atitude de verdadeiro "frete", que os jogadores portugueses estavam a ter naquele jogo