A DESPEDIDA DE UM CRAQUE

Pode ter sido campeão pelo Sporting, pode ter jogado no Boavista e no Sp.Braga, pode mesmo ter sido adepto do F.C.Porto, mas foi no Benfica que passou indiscutivelmente os melhores anos da sua carreira.
Foi quase sempre capitão de equipa, e tido por treinadores e colegas como um excelente profissional. Brilhou em 1994 - quem não se lembra dos 3-6 ? -, e ao longo das temporadas seguintes lutou, muitas vezes sozinho, contra a descaracterização do futebol benfiquista levada a cabo por Artur Jorge e Manuel Damásio. Saiu contra a sua vontade, empurrado por Vale e Azevedo e Heynckes, numa das decisões mais incompreensíveis de sempre do futebol português - recordo que se estava à porta de um Europeu, no qual Portugal brilhou e João Pinto marcou.
Chocou-me profundamente vê-lo ser assobiado na Luz quando lá regressou com a camisola do Boavista numa das últimas temporadas (e nessa ocasião fiz questão de o aplaudir de pé diante dos que, estupidamente, o vaiavam). Afinal de contas trata-se de um dos melhores jogadores do Benfica de toda a década de noventa, e de alguém que, noutro contexto, podia ter ficado a marcar, ainda mais, a história do clube.
Põe hoje ponto final na sua carreira. Se calhar já o deveria ter feito há uma ou duas épocas atrás, mas nada fará esquecer o perfume e a classe dos seus melhores momentos.
Adeus João Pinto, e muito obrigado pelos dois mundiais de sub-20, pelos 3-6 de Alvalade, pelas taças de 1993 e 1996, pelos golos no Benfica (mais de 60) e na selecção nacional (mais de 20), e por muitos momentos de bom futebol.
FOTO: "Vedeta ou Marreta"

16 comentários:

Anónimo disse...

Foi de facto um grande jogador.
Faltou-se se calhar uns anitos lá fora e sua projecção internacional teria sido muito mais visível.

Mas foi dos melhores jogadores que já vi jogar.
Aquele cabeçeamento à Inglaterra...

ulisses disse...

inexplicável os assobios na Luz.
A irracionalidade das multidões...

(abraço ao João pinto)

Anónimo disse...

um dos notáveis da historia do slb..marcou uma geraçao (a minha pelo menos) e houve a infelicidade (nossa, adeptos, e dele) de estar no SLB no pior momento da sua ja longa história.

Um jogador deste calibre merecia sem dúvida 3,4 ou mais títulos nacionais com a papoila saltitante vestida..

É para mim, um grande símbolo do Sport Lisboa e Benfica

Saudaçoes Benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Aprendi a respirar e a vibrar pelo Benfica depois daquela exibiçao em alvalade, nunca mais me esqueço de tal momento. Para mim enquanto adepto do benfica, João, és e serás um símbolo não so do Benfica como igualmente do futebol. Obrigado

Saudações benfiquistas

Peter disse...

A sua saída do glorioso para mim foi mais um dos muitos erros de gestão desportiva do Benfica,tive oportunidade de expressá-lo na luz quando a sua rescisão foi noticiada, assim como na dispensa do Mourinho.Também achei uma estupidez os assobios de que ele foi vítima no Estadio da Luz.Até sempre João e obrigado pelo teu maravilhoso futebol.

Anónimo disse...

Deixem lá lampiões!!! Aquilo que não ganhou na luz veio ganhar a Alvalade!!!

GRANDE ARTISTA JOÃO PINTO!!!

É O MAIOR!!!!!!!!

Peter disse...

Até parece que ele em Alvalade ganhou muito mais coisas que na Luz.Quanto muito ganhou uma supertaça que no Benfica não conseguiu devido áquelas roubalheiras escandalosas que acontecia sempre que o Benfica disputava uma supertaça com o fcp.

Anónimo disse...

Obrigado João

Leandro Gomes disse...

Grande jogador!

www.vamdp.pt.vu

Anónimo disse...

Mas quem é este atrasado do Peter, percebes de futebol à brava oh charolês...Então as grandes diferenças são:

4 Épocas...

Títulos no Sporting

1 Campeonato, 1 Taça e 1 Supertaça

8 Épocas...

Títulos no benfica

1 Campeonato, 3 Taças...

Epá...teve de penar um bocadinho para ganhar praticamente o mesmo...


URSOSSSSSSS

Anónimo disse...

Correção ... no Benfica 1 Campeonato e 2 Taças...

A outra taça foi no Boavista....

Anónimo disse...

Exactamente.

Peter disse...

Ò anónimo, burro és tu porque aquilo que eu disse foi que a única coisa que o JVP ganhou no Sporting a mais que no Benfica foi uma supertaça.

P.S. E para confirmar a tua burrice o JVP no Benfica não ganhou 3 mas sim 2 taças de Portugal.92/93 e 95/96 a única Taça de Portugal que o Benfica venceu após estas duas foi já com o Camacho em 2003/04 ok. E o Burro sou eu!? Ahhhhhhhhhhhhhh.

Anónimo disse...

Otário...já vens tarde...

Peter disse...

Mais vale tarde que nunca, Paspalho.

Tiago Pinto disse...

não há dúvida que foi de águia ao peito que mais brilhou e encantou. basta ver a expressão dele quando assina o contrato vitalicio e a cara quando assina com o Sporting para perceber o quanto ele se dedicava ao Benfica...

www.footballdependent.blogpost.com

abraços

tiago