ACTUALIDADES (EXTRA EURO)

FUTEBOL FORMAÇÃO: Estive no Seixal neste domingo a acompanhar o jogo de iniciados entre o Benfica e o V.Guimarães. Perante bancadas quase repletas, o empate a zero final não deslustra a boa partida a que se assistiu, e mantém o Benfica a depender apenas de si próprio para conquistar o título, a duas jornadas do fim. Aliás também em Juniores e Juvenis o panorama é semelhante, com as equipas encarnadas a discutirem palmo a palmo o título com Sporting e F.C.Porto respectivamente. Na partida a que assisti, destaque para algumas jovens águias, como o lateral-direito e capitão Pedro Almeida (muita classe e personalidade), o médio Toni Sá (bons pés, excelente planta física, mas terá de ganhar mais visão de jogo), o extremo Rui Silva (excelentes pés, mas algo individualista) e o ponta de lança Bakary (muito bom a abrir espaços e a entrar pelas alas, mas com carências na finalização).
HÉLDER POSTIGA: A sua transferência para o Sporting surpreendeu quase toda a gente, incluindo de certo os próprios adeptos do clube da Alvalade.
Tenho para mim que, mais que um negócio desportivo, estamos perante um facto político: uma oportunista aproximação entre F.C.Porto e Sporting.
Como quase sempre tem acontecido desde há décadas, quando o F.C.Porto e Pinto da Costa se sentem acossados, é para o Sporting que se voltam, e é este a dar-lhe as mãos. Os leões, mais do que procurarem vencer, parecem por vezes apenas se preocupar em garantir que o rival Benfica perca, aspecto para o qual o F.C.Porto surge como parceiro ideal. Foi assim quando estalou o Apito Dourado, parece ser assim agora que o dossier corrupção está em cima da mesa da Uefa.
Estranha forma de vida, como dizia a fadista.
Quanto a Postiga propriamente, não me parece que adiante muito ao Sporting nem atrase muito ao F.C.Porto…
YEBDA, JABBOUR, GALINSKI E DENIS: Cheguei a acreditar que a lógica de contratações do Benfica para a nova época fosse enfim mudar, incidindo cirurgicamente em três ou quatro reforços de qualidade indiscutível, preferencialmente portugueses, ou ao menos identificados com o futebol português. Assim foi anunciado, e os nomes de Ricardo Rocha, Marco Caneira, João Pereira, Zé Castro, Tiago, Hugo Viana, Carlos Martins, entre outros correspondiam a esse perfil.
Afinal tudo indica que o caminho seja outro. Que seja aquele que tem sido seguido em anos anteriores, com os resultados que se conhecem.
Quem é Yebda ? Quem é Jabbour ? Quem é Denis ? Quem é Galinski ? Que sabem eles do Benfica ou do campeonato português ? Serão mais alguns para comer marisco e desfrutar do sol de Cascais ? Ou para acabar as noites no Elefante Branco ? Como se pode esperar vencer campeonatos ao F.C.Porto com jogadores assim ? Quem manda afinal no Benfica ?
TAÇA LIBERTADORES: Como nem tudo o que luz é “euro”, esta semana teremos, ainda que tarde e a más horas, a segunda mão das meias-finais da Taça Libertadores. Como prato forte joga-se no Maracanã um Fluminense-Boca Juniors (2-2 na primeira mão), que é uma verdadeira final antecipada da competição. A outra meia-final é discutida entre Quito do Equador e América do México. Terça e quarta à noite na Sport Tv.
CARLOS ALHINHO: Quando despertei para o futebol, Alhinho era defesa-central do Benfica e da selecção nacional. Antes havia passado por Sporting e F.C.Porto, em temporadas que a minha memória já não alcança.
Foi um dos cromos das minhas colecções de criança. Um dos meus ídolos da altura, como o eram todos os jogadores do meu clube, de Bento a Humberto Coelho, de Toni a Chalana, de Sheu a Nené. Foi com tristeza que soube da sua morte, ainda por cima em circunstâncias trágicas.
Fica a referência à memórica de uma figura de topo do futebol português dos anos setenta.

49 comentários:

Anónimo disse...

LF

O problema do Benfica, não são só os dirigentes e jogadores, os sócios e adeptos, que dizem mal só por dizer, também são muito perigosos

O LF gostava de ver esses jogadores portugueses a jogar no Benfica, eu também gostava de ver alguns, agora falta saber quais deles estariam na disposição de jogar no nosso clube

Uma coisa é certa, ou se confia no Rui Costa ou não, esta ira ser a equipa do nosso director desportivo, ainda não foram apresentados todos os reforços e já está a dizer mal, que não os conhece, que são maus para o Benfica

No nosso clube há sempre muito ruido em cada época, os jogadores aparecem aos molhos, fruto do 3 diários desportivos, que tudo fazem para vender á custa do Benfica

Nós acreditamos em tudo, temos de esperar e ver os novos jogadores que são apresentados pelo Benfica, ve-los jogar e perceber se podem ser uteis para se formar uma equipa forte e regular

Em minha opinião, se o Benfica for regular no Estádio da Luz, a diferença para o fcp será deminuta e lutaremos pelo titulo até final da Liga

LF, vamos esperar para tentar perceber as contratações e o seu real valor, não vamos começar a dizer já mal

Eu acredito no Rui Costa e no seu projecto, ou seja ainda não me deu razões para não acreditar, vamos esperar para ver

Vitor Esteves disse...

... é o costume, passamos a vida a dizer que não temos capacidade financeira para competir com os outros que temos que ser mais astutos , procurar melhor com menos dinheiro quando se faz isso "aqui del rei" que são uns desconhecidos que com estes não vamos a lado nenhum, haja paciência. Por acaso a famosa equipa dos "apitos do porto" de mourinho vinda de clubes de segunda linha diz-vos alguma coisa? até parece que o David Luiz era um craque planetário quando chegou ao GLORIOSO e que veio de colosso mundial ...

Anónimo disse...

Muito bem dito:
um facto POLÍTICO, e OPORTUNO -
Aguardam-se desenvolvimentos nesta tão bem sucedida aliança, que tem servido ao Porto para manter a sua hegemonia e ao SCP para se sentar no segundo.

Anónimo disse...

Caro LF,
Quem quer lê, quem não quer não lê!
Será sempre fácil e cómoda a resposta a qualquer comentário crítico a alguns dos seus artigos aqui no seu "blog".
Mas de certezinha que não está a prestar um bom serviço ao SLBenfica, lá isso não!
É endémico, nalgumas gerações de Benfiquistas este tipo de sentimento e comportamento verbal e escrito. Com o avançar da sua idade espero que a sua maturidade lhe permita alguma contenção na exposição do seu pensamento de molde a que com serenidade aqueles que estão à frente desta grande Nau a consigam levar a bom porto.
Isto não obsta a que legitimamente até possa ter razão nalguns dos seus comentários! A forma, é que muitas vezes não a acho muito razoável, sinceramente.
Aguardemos!
Cmpts.
CA

Anónimo disse...

Que raio de coerencia te rege para dizeres a asneirada que disseste sobre as contratações do Benfica?!?!

O mal do Benfica são pessoas como tu, para quem o que joga sao os nomes.

Quem era o Rodriguez por quem todos agora choram? Quem era DiMaria???

Tem juizo...

Anónimo disse...

"Os leões, mais do que procurarem vencer, parecem por vezes apenas se preocupar em garantir que o rival Benfica perca, aspecto para o qual o F.C.Porto surge como parceiro ideal. Foi assim quando estalou o Apito Dourado, parece ser assim agora que o dossier corrupção está em cima da mesa da Uefa"

Um comentário demasiado fundamentalista, clubisticamente falando, para além de idiota.

Recua no tempo e tenta lembrar-te quem pôs o nomes aos bois...do sistema! e aproveita para ler todas as escutas!

sobre a corrupção que está em cima da mesa da Uefa... é caso para dizer que és mesmo esquecido sobre quem beneficia com a condenação do fcp.






40 postas pescada

Anónimo disse...

Ó 40 postas pescada...de rabo na boca,
Perdeste uma boa oportunidade de brilhares.
E brilhares seria ficando calado, imitando o silêncio cúmplice da tua trupe. UM SILÊNCIO TÃO COBARDE que já parece aquele voto de silêncio que vi há anos no filme do "Padrinho".
É um facto que esta é a situação bem acomodatícia, paradigmática do eterno segundo, que já vai em terceiro!
ESTA SIM, É A SITUAÇÃO MAIS IDIOTA QUE EU PODERIA IMAGINAR. Mas vindo de quem vem já não é de admirar. O vosso problema é que miseravelmente têm sobrevivido à custa das sobras e dos restos que "os de lá de cima" vos dão!!!

Anónimo disse...

Caro LF, n concordo consigo sobre as contrataçoes. Este Yebda penso que ja vinha sendo observado, plo SLB, alem do mais é jovem com alguma experiencia, e vem de um campeonato fisicamente robusto. Nao podemos ser tao ambíguos a avaliar esta contrataçao.

40 Postas Pescada, o Dias da Cunha, qd começou a falar do "Sistema", houve mta gente dentro do SCP que o quis ver "porta fora"(alguem me corrija se estiver enganado).
Ja agr, aproveito pra dizer que o clube que + beneficia com o castigo do FCP(caso venha a acontecer) é o Guimaraes, mas pronto, o pessoal gosta sempre de por o "Benfas" ao barulho.

Cumps

Anónimo disse...

PORTO 6 - BENFICA 0;
HÁ QUE INVESTIGAR;
CORRE, CORRE, MATA, MATA....

Anónimo disse...

EXTRA EURO:
Catedrático de Coimbra arrasa suspensão de Pinto da Costa
Corre a todo o vapor a defesa do FC Porto no recurso apresentado ao Conselho de Justiça da Federação

Em causa está o caso em que Pinto da Costa foi condenado a dois anos de suspensão pela Comissão Disciplinar da Liga (CD), no âmbito do processo Apito Final.

O JN teve acesso a um dos quatro pareceres pedidos pelos portistas a alguns dos mais conceituados especialistas jurídicos portugueses, assinado por Manuel da Costa Andrade, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluindo-se que a estratégia dos dragões para conseguir a absolvição do presidente da SAD assenta em três aspectos fundamentais: a impossibilidade de utilização de escutas telefónicas num processo disciplinar desportivo; a falta de credibilidade das declarações de Carolina Salgado, num contexto de comprometimento com a perseguição ao arguido;a fragilidade do acordão da CD da Liga que serviu para condenar Pinto da Costa.

Ricardo Costa, presidente da CD e professor assistente na mesma Faculdade em que Manuel da Costa Andrade é catedrático, é especialmente visado no parecer, acusado de ter condenado o presidente do FC Porto "sem provas susceptíveis de sustentar, no respeito pelos princípios constitucionais do princípio 'in dubio pro reu', a imputação ao arguido de qualquer facto ilícito, disciplinar ou outro".

As críticas a Ricardo Costa são particularmente duras, entendendo-se no parecer que o acordão da Liga valorou o princípio da presunção de culpa, e não o da presunção de inocência. "Na certeza de que julgar é um exigente exercício de renúncia e despojamento e não a gratificante e narcisista exibição de troféus de caça, sob os holofotes a aureolar um inebriante e 'inesquecível' momento de glória", escreve Manuel da Costa Andrade, referindo-se à conferencia de imprensa em que o presidente da CD da Liga anunciou a condenação de Pinto da Costa. "Já causa mais angústia e quase arrepio a serenidade autocomplacente com que se argumenta que os arguidos não podem negar a existência das conversas interceptadas. Para evitar lastros desproporcionados de hipérbole, limitar-nos-emos ao mínimo".

"E a lembrar que aí está uma afirmação que os Torquemadas da Inquisição não desdenhariam. Também eles fizeram história (triste) sobre a tranquilidade e a serenidade de que os acusados, afinal, não podem negar a existência das conversas", acrescenta o catedrático, num ataque cerrado a Ricardo Costa.

Este parecer, já enviado ao Conselho de Justiça da FPF, juntamente com outro assinado por Damião Cunha, professor de Direito do Processo Penal da Faculdade de Direito do Porto, a que se juntarão mais dois a enviar nos próximos dias, pretende desmontar o acordão, argumentando que, sem a possibilidade de utilização de escutas, restavam à CD as declarações de Carolina Salgado para chegar a uma condenação de Pinto da Costa.

Relativamente à impossibilidade de utilização das escutas telefónicas, Manuel da Costa Andrade escreve que o processo disciplinar da Liga "consegue pela porta de trás o que a Constituição lhe veda pela porta da frente, subvertendo o direito processual penal, degradando-o de um ordenamento preordenado à protecção de direitos fundamentais, num entreposto de contrabando de escutas para o processo disciplinar, e fugindo à vigilância da Constituição da República".

Sobre Carolina Salgado, lê-se no parecer que "não tendo esse depoimento sido controlado pela defesa nem corroborado por outras provas, a sua credibilidade é nula. A sua valoração seria ilegal e inconstitucional. Retiradas as escutas, todo o edifício probatório da CD fica suspenso e preso pelo fio das declarações de Carolina Salgado. Um fio, por sua vez, muito ténue, mesmo irrelevante, sobretudo se desguarnecido da indispensável corroboração que só as escutas poderiam assegurar", diz o catedrático.

LF disse...

Catn,

Infelizmente já vi este filme muitas vezes. Ando a vê-lo há 15 anos.

Verão após verão começa-se tudo do zero. "Agora é que vai ser", esfrega-se as mãos, enchemo-nos de esperança, e depois chegam as desilusões.

Os males do Benfica estão identificados. Já escrevi aqui linhas e linhas sobre eles.

Um dos erros crassos cometidos ao longo de todos estes anos prende-se com as contratações a eito, de jogadores desconhecidos (autênticos tiros no escuro), inexperientes, nada familiarizados com o futebol português, que descaracterizam o plantel, e que dificilmente poderão ser interpretes da mística benfiquista.

Se o Benfica já tem Katsouranis, Petit, Maxi Pereira e Binya, para além de Romeu Ribeiro e João Coimbra, para quê contratar Yebda ?
Se fosse Paulo Assunção ou Pedro Mendes, percebia-se a intenção de aumentar a qualidade do plantel, mas Yebda ????? Que valor acrescentado trará ao Benfica ?

No ano passado foram Zoro, Bergessio, Butt, Diaz, Sretenovic entre outros.
Na época anterior haviam sido Manduca, Marcel, Robert.
Desde os tempos de King, Luiz Gustavo, Paulão, Marcelo e Mauro Airez, passando pelos de Charles, Harkness, Taument, Thomas etc
Até aos de Pesaresi, Delibasic, entre dezenas ou centenas de outros.
Este anos serão provavelmente Yebda, Jabbour, Golanski, Denis, Buonanotte, Gera e mais alguns.

Os jovens oriundos da formação ficam para trás.
Jogadores da liga portuguesa, com provas dadas, também: veja-se Geromel, João Pereira, Robson, Marcelão, Desmarets, Ghilas, Tiago Gomes,Linz, João Ribeiro, Weldon.

Vende-se Luisão, Katsouranis, Nelson e Nuno Gomes (e veremos se Cardozo também), e está o plantel feito.

Feito por Domingos Soares de Oliveira, feito por Pina Zahavi, feito por Casal, feito sabe-se lá mais por quem.

Em 2008-09 ficamos em 5º lugar e depois queixamo-nos da má sorte, dos árbitros, dos críticos, de nós próprios, do buraco no ozono etc.

Eu gosto muito do Rui Costa, mas temo as influências à volta dele.
Veja-se pelo caso-Cristiano Ronaldo, como o mundo do futebol profissional está empestado de empresários e agentes ávidos de comissões, e como tudo fazem para fazer circular jogadores.
Um director inexperiente como Rui Costa, necessitaria de uma protecção muito grande. Não sei se a terá.

Espero que sejam vocês a ter razão. Mas estou a perder a esperança a cada dia que passa.

Conheço muitas pessoas que estão a prescindir dos lugares cativos, e a deixar de pagar quotas.
Isso é dinheiro que pelos vistos não conta para os dirigentes do Benfica, que ingenuamente pensavam que vendendo o Simão, Ricardo Rocha, Tiago, Miguel, Manuel Fernandes, Anderson prescindindo de Karagounis, Miccoli etc, podiam ser capazes de ganhar alguma coisa.

LF disse...

Vitor Esteves,

David Luíz não é nenhum fora de série. É um jovem com algum talento à procura de construir o seu futuro, que veio para o Benfica já com alguns problemas físicos, que temo sejam crónicos.
Aliás o Benfica não tem nenhum fora de série. Os que tinha vendeu-os.
E com esta lógica, tenho a certeza que se David Luiz, Di Maria, Adu ou outro qualquer milagrosamente conseguirem brilhar neste clube, de imediato serão também vendidos, pois o Benfica parece que não quer jogadores bons no plantel - quer apenas "bons negócios", e tralha para encher.
Se não temos capacidade financeira para competir com o Porto, não nos digam que somos candidatos ao título.
O Benfica tem um potencial enorme para criar receitas. Tem é sido de uma incompetência atroz na forma como utiliza o dinheiro, parecendo haver gente lá dentro interessada em que não se ganhem títulos.

LF disse...

CA,

Como já tenho dito, tudo o que escrevo de modo crítico sobre o Benfica é fruto do meu grande amor ao clube.
É por isso que me custa vê-lo cometer sistematica e repetidamente os mesmos erros.

Se não gostasse tanto do Benfica estava-me nas tintas para quem contrata ou quem dispensa.

Os termos em que o faço são por vezes os termos da indignação, que me parecem justificados e justificáveis.

As primeiras palavras que disse na vida foram Benfica e Bola. Estou perto de receber o emblema de prata, tenho lugar cativo na Luz, sou accionista da SAD.
Há gente na direcção do Benfica que nunca foi benfiquista. Que na hora das derrotas mais amargas, enquanto muitos adeptos choram desolados, sai do estádio em sorrisos e divertidas cavaqueiras com dirigentes adversários.

O nosso clube está doente, e é preciso curá-lo. Não disfarçar a doença e fingir que ela não existe.

Isso sim, seria prestar um mau serviço ao Benfica.

LF disse...

Geração Benfica,

Oxalá te possa dar razão no fim da época.

A minha coerência é a de também apontar o que está mal.

Rodriguez não é nenhum Simão.
As suas declarações da passada semana são aliás um exemplo de mística e de amor à camisola...

Di Maria (idem, idem) assim que cá chegou disse logo que no fim da época queria ir para o Chelsea.

É disto mesmo que o Benfica precisa...
É assim que se constroi uma equipa coesa, ganhadora e disposta a comer a relva.
Ora...

LF disse...

40 postas de pescada,

Como já aqui escrevi, não sei se o Benfica desportivamente beneficiará alguma coisa em estar na Champions e não na Uefa.

Quanto à relação Porto-Sporting, é manifesta a predisposição de uma certa facção leonina para, através do Porto, tentar prejudicar o Benfica, recuperando algo do projecto Roquette, nomeadamente quando defendia que, só havendo lugar para dois na Liga dos Campeões (como era na altura, e como vai voltar a ser no futuro), só haveria espaço para dois grandes clubes em Portugal (segundo essa lógica Sporting e Porto).

Enquanto o Sporting se entretiver a combater o rival de Lisboa, e a fazer alianças com o Porto, será este a levar a melhor de forma sistemática.
Nos momentos chave, nos momentos em que o Porto deu sinais de vacilar, o Sporting deixou sempre o Benfica sozinho no terreno de combate, com medo ainda assim os encarnados não recuperassem um papel hegemónico.
Veja-se a reacção dos sportinguistas ao título de 2004-05.

O resultado de tudo isto é que, mesmo com conjunturais segundos lugares no campeonato, no palmarés histórico o Sporting passou para terceiro clube sendo claramente ultrapassado pelo Porto.

Dias da Cunha foi o único a entender isto, mas talvez por esse motivo foi descartado.

Anónimo disse...

"Os leões, mais do que procurarem vencer, parecem por vezes apenas se preocupar em garantir que o rival Benfica perca"

Mas que afirmação ridicula.
Deve ter sido o "dr" LFV que começou a guerra contra o Sistema. Pois sim. Esse populista e oportunista apenas se aproveitou para se colar a essa luta. Lá fora pelas outras ligas é comum ver os clubes negociarem entre si. E isso só incentiva os bons jogadores, que por uma razão ou por outra não têm oportunidades na sua equipa, se possam manter no campeonato português jogando com maior regularidade, nem que seja num rival. Quando parece haver sinais de uma progressão na mentalidade em Portugal, lá vêm estes "velhos do restelo", munidos do seu preconceito, afirmarem que estes negócios ou alianças (Lol) apenas têm como intuito prejudicar o SLB. Será que o Manchester também se queixou do mesmo quando Arsenal e Chelsea trocaram jogadores? Haja sensatez...
O Sporting não luta para ver o Benfica perder, mas sim para ser vencedor. Ajudar o FCP? Devo-lhe perguntar qual foi o clube português que este ano venceu 3 vezes o FCP, em 4 encontros. Qual foi o clube português que roubou dois troféus ao FCP.
E já que fala em alianças, lembre-se da forma como ganharam aquele que ficou conhecido como o "campeonato da vergonha".

MILTON TEIXEIRA

LF disse...

Ruben,

Yebda joga no...Le Mans.
Acha que é com jogadores do Le Mans que o Benfica vai ser campeão nacional e disputar as provas europeias ?

Anónimo disse...

Ó anónimo,
Campeonato da vergonha é o dos 20 e tal penaltys do Jardel. Esse é que é o verdadeiro campeonato da vergonha!!!
Sempre a memória curta a funcionar para estes iluminados que vivem das "raspas" dos "andrades"!!!

LF disse...

Eduardo,

As questões processuais que apresenta esse tal professor (advogado dos dragões e não um isento comentador como sugere), são um belo exemplo da forma como funciona a nossa justiça, herdada de uma fase da nossa história pós PIDE, em que era necessário encher os arguidos de todas as garantias e mais alguma, ainda assim não fossem parar ao Tarrafal outra vez.

Há escutas objectivas, que toda a gente leu e ninguém desmentiu. Provam claramente práticas, senão criminais, pelo menos desportivamente irregulares.
Mas como existe uma alinea qualquer, de um qualquer decreto, que supostamente obriga a que as escutas tenham de ser precedidas de uma autorização prévia, que por sua vez fará decorrer um prazo e que carecerá de uma assinatura, de uma audiência e mais blá, blá, blá, ficaria tudo em águas de bacalhau, não se punia ninguém e continuariamos alegremente a caminho da anarquia criminal, que é para onde de facto, infelizmente, caminhamos. Veja-se o caso Casa Pia...

Por essas teorias nenhum crime seria punido. Tal como o polícia de trânsito, caso queira, arranja sempre motivo para multar, também um advogado encontra sempre alibís para proteger o seu patrocinado ou protegido, por mais absurdos que possam ser à luz de qualquer tipo de racionalidade objectiva, mesmo que fundamentados em preceitos e códigos obtusamente juridicialistas .

O mal da justiça portuguesa tem sido precisamente o peso que se dá a questões processuais e de garantia, que não fazem qualquer sentido e subvertem aquilo que objectivamente é o essencial.

Não me admiro que Pinto da Costa venha a ser ilibado. Mas se o for, deve-o ao verdadeiro cancro que é a nossa justiça, alicerçada em retóricas processuais como a desse tal professor.

Anónimo disse...

Eu nao sou anonimo, sou Milton!
Desafio-o a mostrar quantos desses "20 penalties" terão sido mal assinalados. Sim nós sabemos, aquele na Luz. E mais quantos? 2? 3? E quantos ficaram por assinalar nesse mesmo ano? Só vêem o que vos interessa... Facciosos!

MILTON T.

Vitor Esteves disse...

Caro LF :
O meu comentário prendia-se única e exclusivamente com a questão dos reforços serem ou não conhecidos e terem ou não qualidade, acho que devemos dar o beneficio da dúvida, já que temos que esperar por 2009 mais vale que o façamos com alguma esperança...
A questão de contratar jogadores da nossa liga é pertinente, mas será que os clubes ao saberem que é o BENFICA o interessado não abrem logo a boca?
De resto, concordo consigo na restante argumentação até porque o critério economicista desta direcção é evidente.
P.S: As informações de que dispõe (lesão q D Luiz já trazia e outras)não estão ao alcance de todos pelo que nós os que não temos informação "extra" só podemos falar pelo que vamos sabendo na comunicação. Já agora LF = ?

Cumprimentos,

LF disse...

Vítor,

O que ouvi sobre David Luíz é que o Real Madrid esteve interessado nele antes do Benfica e acabou por desistir, supostamente devido a uma lesão grave que o central já havia tido aos 15/16 anos, e que voltou a repetir duas vezes no Benfica (na pré-época e em Guimarães). Ao que se sabe, tal lesão prende-se com um ligeiro problema morfológico do pé, que obriga a cuidados especiais, calçado específico etc.

Aprecio as qualidades do jogador, e espero que este problema possa ser definitivamente ultrapassado.

Anónimo disse...

Sobre o FCP fora da Champions, há que DIVULGAR E DENUNCIAR os comportamentos que estão no rescaldo desse tema:

Chico Espertices da FPF:
http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/06/denunciar-preciso.html

e
Perigo para quem trabalhou para que se fizesse justiça:
http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/06/denuncia-parte-ii.html

Anónimo disse...

... quem trabalhou para que se fizesse justiça?
ó "geraçãobenfica": apenas te desejo o mesmo, ou seja, que num eventual dia em que, por iniciativa tua ou arrastado por outrem, vejas os teus bens, os teus interesses, a tua liberdade, a tua vida, nas "mãos da justiça", que as regras, processuais e não processuais, e os mecanismos e instrumentos judiciais, sejam usados com a mesma discricionariedade, arbitrariedade, despotismo, atropelos sobre atropelos, e que tal uso não seja inocente, mas fortemente intencional e direccionado para te causar dano; quero ver-te respirar, então, e clamar. Pensa nisso.

Anónimo disse...

Já sei, vão rotulá-lo de Portista; pois que mais sabem fazer perante certas evidências?

Ainda assim,"percam" lá dois ou três minutos e invistam na isenção e na imparcialidade;
Vá lá, coragem;

F. C. Porto: Argumentação de Ricardo Costa contestada
01h00m

A batalha jurídica entre o F. C. Porto e a Comissão Disciplinar da Liga está ao rubro. Agora, foi a vez do director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra empunhar armas pelas teses do F. C. Porto.

A dar mais relevo e impacto a este posicionamento, José de Faria Costa, professor catedrático e personalidade insigne no mundo do Direito Penal e do Processo Penal, recentemente homenageado pelos magistrados de S. Paulo, é superior hierárquico do assistente da FD, Ricardo Costa, o presidente da CD que suspendeu Pinto da Costa, o presidente dos dragões, por dois anos, o que lhe confere uma autoridade, nesta matéria, inquestionável.

Assim, o director contraria, publicamente, o assistente, numa situação curiosa e singular. No parecer elaborado, e que acompanha o recurso do presidente portista para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Faria Costa contesta, veementemente, as teses do assistente da UC, com especial ênfase na inadmissibilidade da validação das escutas efectuadas em inquérito-crime e em sede de processo disciplinar.
O especialista em Direito Penal, chega a corrigir, mesmo, o sentido dado a citações de uma das suas obras e que constam em vários acórdãos assinados pelos membros daquele órgão da Liga. Neste ponto, Faria Costa esclarece que, antes da audiência de julgamento, a transcrição de escutas é um mero meio de prova de indícios e não algo que se traduza em factos dados como provados.

É este o caso de Pinto da Costa e de outros visados em processos disciplinares na justiça desportiva que, antes dos julgamentos, estão a ver usadas contra si intercepções efectuadas no âmbito processo Apito Dourado.

No parecer daquele professor doutorado, argumenta-se que o uso de escutas, num processo disciplinar, viola o direito de defesa. Isto pela simples e cristalina razão de que o órgão disciplinar da Liga não dispõe dos suportes magnéticos das intercepções. É que pode dar-se o caso das conversas estarem mal transcritas e nenhum visado poder corrigi-las, no processo disciplinar, sem ouvir as conversas gravadas.

O catedrático salienta, por outro lado, que a informação dos processos-crime pode ser, efectivamente, usada no processo disciplinar.

Todavia, para assentar factos como provados, a CD teria de recorrer a outros meios de prova, legalmente admissíveis, que não as próprias escutas, como, por exemplo, depoimentos. A este propósito, sobre as declarações de testemunhas - como no caso de Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa e um dos suportes mais determinantes das decisões tomadas -, Faria Costa mostra-se contra a atribuição de uma credibilidade total antes da decisão final do julgamento.

Um argumento que serve para concluir que, se um facto for dado como provado num processo-crime, poderá, também, ser classificado como verídico num processo disciplinar.

Refira-se, ainda, que a CD da Liga deu, ontem, por concluídas as suas respostas aos diversos recursos que se encontram no Conselho de Justiça e que, fundamentalmente, assentam nos acórdãos que fundamentaram as suas sentenças.

Entre estas, destacam-se, pela sua relevância, os dois anos de suspensão do presidente do F. C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, por tentativa de corrupção e a despromoção do Boavista à Liga de Honra, por coacção a agentes da arbitragem, além de multas significativas.

Para além destes processos mais mediáticos em causa, no CJ estarão recursos - cuja documentação totaliza cerca de cem mil folhas -, do árbitro Augusto Duarte e da União de Leiria, entretanto despromovido, desportivamente ao segundo escalão do futebol profissional, e do seu presidente, João Bartolomeu.

O parecer de Faria Costa junta-se aos de Germano Marques da Silva, membro do Conselho Superior do Ministério Público e professor de Direito Penal, na Universidade Católica, de Manuel Costa Andrade, penalista na UC e que tem defendido uma "redução drástica" do número de escutas telefónicas, na investigação policial e de Damião da Cunha.

São, pois, "pesos pesados" do Direito Penal que defendem as posições de Pinto da Costa contra as interpretações da lei por parte do órgão que tutela a disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Agora, o conflito vai terminar no CJ, órgão de última instância da justiça futebolística, sem direito a recurso, muito brevemente, numa reunião ainda, sem agenda marcada.

Anónimo disse...

mais umas pérolas...


Cervan e Cunha Leal no complô contra o FC Porto

Ontem ao fim da tarde, Marinho Neves escreveu o seguinte no seu blog:
«Acabei de ter a informação de fonte segura e credível que a UEFA já determinou, muito embora ainda não seja ainda oficialmente conhecida, que o FC Porto fica de fora da Liga dos Campeões devido à condenação dos portistas no processo Apito Final.
Segundo me garantiram também, toda a informação que despoletou este castigo e que mereceu um apurado estudo jurídico teve como chefe de operação, Silvio Cervan sempre muito bem apoiado por Cunha Leal.
Também sei que uma figura de grande peso na FPF, à revelia de Gilberto Madaíl foi quem elaborou todo o processo que enviou para a UEFA, fornecendo meticulosas informações que deram origem ao castigo.
Estas três personagens andam borradas de medo e o caso não é para menos. Aproveitem, vão passar férias .... longas.»

Vinda de quem vem, será que esta informação é credível?

Bem, ainda recentemente, no programa ‘Prós e Contras’, Dias da Cunha afirmou que tudo o que sabe sobre o “Sistema” aprendeu com Marinho Neves. Ena!

Outro que não poupa nos elogios a Marinho Neves é o leixonense e benfiquista Eugénio Queirós que, em 16 de Maio, escrevia o seguinte no blog que partilha, entre outros, com o ex-árbitro José Leirós:
«O autor do primeiro best-seller do futebol luso, o famoso "Golpe de Estádio", sempre foi um repórter de mão cheia. Fui seu colega de banca muitos anos e conheço a seiva que lhe corre nas veias e o gosto pela reportagem que tem.»

Desta vez, Marinho Neves vem dizer que a operação montada junto da UEFA, para prejudicar o FC Porto, foi coordenada por um vice-presidente do SLB – Sílvio Cervan –, apoiado pelo ex-dirigente do SLB e homem que Luis Filipe Vieira colocou na Liga de Clubes – Cunha Leal –, juntamente com “uma figura de grande peso na FPF”.

Este tipo de informações não surpreende os portistas. Todos sabemos que o FC Porto está a ser alvo de um complô, que envolve pessoas do SLB, da Liga de Clubes e da FPF.
O que é novidade é isto ser dito e escrito por uma pessoa que gosta tanto do FC Porto e do Pinto da Costa, como eu gosto do SLB e do “orelhas” (forma carinhosa como a Carolina d’Arc trata o presidente do Benfica).

LF disse...

Eu por mim nem precisaria de escutas.
Há anos que sabia o que se passava, e até estranho a hipócrita surpresa que alguns manifestaram quando o caso estoirou.

É ridículo discutir-se a validade legal das escutas - estão feitas, estão feitas. Mal ou bem, mostram uma pequena parte do que se passou.

Assim não vamos a lado nenhum. Nem no Apito Dourado, nem na Operação Furacão, nem na Casa Pia. Será a impunidade total. O paraíso dos criminosos, sobretudo os criminosos poderosos.
É por isso que concordo com o recurso a jurados. A justiça é uma coisa demasiado importante para ficar apenas nas mãos dos juristas, verdadeiros masturbadores da interpretação de textos e de normas.

LF disse...

Qual é o blog de Marinho Neves ?

Anónimo disse...

LF,

Jogadores provenientes do Nice, Le Mans, St Etiénne reforçam o Lyon. Se são bons para o Lyon, porque não serão para o benfica?. o problema está em não acreditarmos na prospecção do nosso clube: para algo ela existe, e se os relatórios recolhidos são positivos, porque não apostar nesses jogadores?

uma ligeira correcção: é Golansky, nao Galansky.dono da lateral direita da polónia, que vem demonstrando apresentar uma excelente geração.provado na qualificação para o euro.

saudações portistas

LF disse...

Gato escaldado de água fria tem medo...

Vitor Esteves disse...

pelo que foi escrito o suposto que pode muito bem ser blog do marinho neves é o blogdabola.blogspot.com

Anónimo disse...

Caro LF;
de tento o ler sobre escutas, muito gostaria que reproduzisse, fielmente, aqui no blog, para que todos possam ver o respectivo teor e avaliar a respectiva substância e gravidade.

E, já agora, post as outras, vindas do Sul, e explique porque razão umas sim e outras não;
o "sistema" vigente já não vos interessa;


Afinal de contas, cuspir para o ar não é desafio por aí além.
fico à espera.

Anónimo disse...

Caro LF;
de tanto o ler sobre escutas, muito gostaria que reproduzisse, fielmente, aqui no blog, as de que tanto fala, para que todos possam ver o respectivo teor e avaliar a respectiva substância e gravidade.

E, já agora, post as outras, vindas do Sul, e explique porque razão umas sim e outras não;
o "sistema" vigente já não vos interessa atacar.

Afinal de contas, "cuspir para o ar" não é desafio por aí além.
fico à espera.

Anónimo disse...

Ora cá está, mais uma magistrada PORTISTA, cujo apelido ("MATA MOUROS") não deixa espaço para dúvidas:

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
«A juíza Fátima Mata Mouros respondeu, na semana passada, numa aula de um curso de Direito do Desporto, organizado pela Faculdade de Direito de Lisboa, a uma pergunta que muitos juristas e dirigentes desportivos fazem a propósito do processo Apito Final:


Pode haver [recurso a] escutas num processo disciplinar desportivo?

"A pergunta parece não ter sentido, porque a letra da lei neste domínio é de uma linearidade inultrapassável. Portanto a resposta poderia ser simplesmente não", afirmou a magistrada judicial e autora do livro Sob Escuta.

Apesar da rejeição, Mata Mouros procurou aprofundar o tema. "De tão definitiva, todavia, aquela resposta não consegue impedir alguma insatisfação: mas porquê?", questionou. "Se a matéria evidenciada pelas escutas constitui crime, ou ilícito de qualquer outra natureza, se o ilícito está demonstrado, qual a razão para não ser punido ou, sancionado?"

Às duas perguntas, a juíza lembrou que "a auto justiça" imposta pelo "vínculo de justiça desportiva" não pode significar "a completa preclusão da competência dos órgãos jurisdicionais do Estado, quando estão em causa direitos fundamentais dos cidadãos cuja lesão é constitucionalmente garantida através do recurso aos tribunais":
"A Constituição proíbe toda a ingerência das autoridades nas telecomunicações, salvo os casos ressalvados na lei em matéria de processo penal - e não para outros efei

Anónimo disse...

Caso Deco: Artigo de ‘O Jogo’ foi combinado
Jornalista apanhado

António Tavares-Teles, jornalista de ‘O Jogo’ e autor da crónica semanal naquele diário intitulada ‘O Pato’, foi apanhado nas escutas telefónicas do ‘Apito Dourado’ a combinar um texto com Pinto da Costa, que iria ser publicado no dia seguinte no jornal desportivo. A conversa foi interceptada a 28 de Novembro de 2003 e foi o jornalista que contactou o dirigente desportivo.

Pelo que se pode ler da transcrição da referida escuta telefónica percebe-se também que, além de ter sido combinado, o teor do texto era falso, já que, conforme assumiu Pinto da Costa noutra conversa telefónica, servia apenas como forma de “pressão” e de “chantagem” para com os elementos do Conselho Disciplinar da Liga de Clubes.

Segundo o CM apurou, estavam ambos a referir-se ao caso que ficou conhecido como a ‘bota de Deco’ e Tavares-Teles disse a Pinto da Costa que na sua crónica semanal iria insinuar que o jogador brasileiro estaria disposto a abandonar a selecção nacional se fosse sujeito a um castigo elevado, depois de ter sido acusado de agredir um árbitro.

Tavares-Teles perguntou depois ao dirigente portista se já tinha falado com Deco para que aquele não o desmentisse no dia seguinte. “O gajo não é maluco o suficiente para dizer que não é nada, que é tudo mentira?”, perguntou o jornalista, sendo de imediato “descansado” pelo dirigente. “Eu falo com o Antero e ele avisa”, garantiu, minutos antes de ligar ao jogador a pedir-lhe para ele não desmentir o jornalista. “Dei uma entrevista hoje à ‘Bola’, eu já tinha marcado com o gajo e o Antero tinha falado comigo. [...] Disse o básico, o normal [...] mas agora não sei se isso prejudica”, justificou-se Deco, garantindo Pinto da Costa que a entrevista podia na mesma ser publicada. “Se for o caso, fala com o Antero para a entrevista não sair”, terminou o jogador.

Outra conversa, envolvendo Pinto da Costa e Antero Henriques, actual director-geral da SAD portista, confirma que tudo não passava de uma farsa. “Esta do ‘Pato’. Já sabia que o presidente era um génio, mas esta é espectacular”, diz o dirigente ao líder azul e branco.

O CM ouviu Tavares-Teles, que recusou explicar a referida conversa, dizendo que tudo estava esclarecido no texto que escreveu na edição do passado sábado no jornal ‘O Jogo’ (onde falava das escutas que envolviam dirigentes do Benfica).


CONVERSAS

As três conversas de Pinto da Costa – com Tavares-Teles, Deco e Antero Henriques – mostram que a ameaça de abandonar a selecção foi apenas uma forma de chantagem. A ideia foi do presidente da SAD do Porto.

PINTO DA COSTA COM TAVARES-TELES

TT - Então? Olha pá, eu já escrevi aquele história do Deco [...] o Manuel Tavares estava a querer pôr aquilo em grande destaque, pá!

PC - Não, não! Tem mais impacto aí.

TT- Entretanto, o Porto vai jogar e os gajos vão perguntar ao Deco! O Deco o que é que vai dizer?

PC - Ó pá, o Deco vai dizer que está a pensar! [ ]

TT - O gajo não é maluco o suficiente para dizer que não, que não é nada, que é tudo mentira?

PC- Não!, eu falo com o Antero e ele avisa! [ ]

PC - Um abraço!

TT - Tem aqui coisas muito giras! Lê isto, amanhã

PINTO DA COSTA COM DECO

PC - Olha, amanhã, como sabes, nós metemos o recurso do teu castigo, não é?

[...] e vai sair aquela coisa do ‘Pato’ [...] que é como forma de pressão para o Conselho! Portanto, se alguém te perguntar se é verdade, tu dizes: “Na altura própria, direi ”

PINTO DA COSTA COM ANTERO

A - Esta do ‘Pato’, do Deco, vou-lhe dizer uma coisa, pá! Eu sabia que o presidente era um génio mas esta!, foda-se!

PC - Como é que vem?

A - Vem espectacular, pá!

PC - Como é que está?

A - Acho que é uma chantagem fantástica!...

Anónimo disse...

JORGE MENDES

"O GAJO É LÁ DA POLÍCIA, EM GAIA, TEM ALGUM INTERESSE"

Pinto da Costa pediu ao empresário para ‘observar’ um guarda-redes, que um comissário da Polícia de Gaia lhe pediu para contratar. O empresário diz que o jogador não é para o Porto, mas o dirigente insiste, e aproveita também para tentar saber se o polícia tem algum interesse.

Pinto da Costa (PC) - Olhe uma coisa... você conhece? ... aquele jogador, um gajo chamado Colaço, que é guarda-redes do Fão...? Sabe quem é?

Jorge Mendes (JM) - Ó pá, aquilo é da zona lá do Carlos... é da zona dele... é capaz... ele mora ali ao pé, como ele vê muito essa equipa... mas eu posso perguntar!

PC - Pergunte só...

JM- ... Não lhe vou dizer já!

PC-- É que veio aqui um... gajo, que é irmão dele...

JM- Ahhhhhh! Espere aí! Espere aí!

PC- Um gajo que é...

JM- Não é nada disso! Já sei o que é que você está a falar! Está a falar do comissário da Polícia!

PC-- Exacto!

JM- É pá, mas ouça lá! – Isto aqui estamos a falar os dois! – esqueça lá o guarda-redes, caralho!

PC-- Não vale nada?

JM- Ó pá, é normal... é normal... - a indicação que eu tenho, que nunca o vi, mas não é para o Porto nem pensar nisso! Nem coisa que se pareça!

PC-- Não, não!... mas ele também não era para o Porto! Ele, era “para ver se o puxava... se ajudava o rapaz, que ele era seu jogador, estava a jogar”...

JM- Ele disse-me, ontem... ele foi, ontem, lá ao meu escritório! Não me lar... está sempre... anda sempre atrás de mim, foi lá ontem, ao escritório o gajo!

PC - Um gajo magrinho, não é?

JM- Sim, magrinho... é comissário da Polícia!

PC - Exacto!

JM- Que é... que é... pronto! que está a jogar muito bem, não sei quê! Mas eu não sei o nível dele! Mas eu posso perguntar, depois digo-lhe!

PC-- Pergunte e ... e, depois, diga-me! É que o gajo é comissário lá da Polícia, em Gaia, tem sempre interesse!

JM- Está bem! Olhe uma coisa...

PC-- E veja lá se sabe como... se o polícia vale alguma coisa!

JM- Está! Eu digo-lhe alguma coisa!

PC-- OK! Está!

JM- Até já, até já!

Anónimo disse...

PINTO DA COSTA

Horas depois do caso Mourinho, Antero Henriques, dirigente da SAD, prepara com Pinto da Costa as primeiras explicações para negar os insultos de Mourinho e o caso da camisola rasgada.

Antero Luís (A) - Foda-se! Não dormi um caralho! Estou com uma enxaqueca, pá.

Pinto da Costa (PC) - Filhos da puta.... [...] Tínhamos morto esta merda ontem [...]

A - Embora eu ache que o Mourinho, no final, também se exaltou muito!

PC - É, um bocado.

A - É! Aquela história de dizer que o Rui Jorge morreu em campo e...

PC - Ele disse aonde?

A - Ele diz que disse cá em baixo, disse cá em baixo, junto a... quando estava a malta toda ali! Mas eu liguei para a ‘Bola’ e para o ‘Jogo’ a desmentir! A dizer que ele estava a dizer que era mentira!

PC - Não, não! Não... não é desmentir! A gente tem é de processar o gajo que diz! [...]

A - É... e em relação à camisola, também tem de se arranjar ali uma tanga, presidente!

PC - Arranjar que ele foi provocar para a porta do balneário!

A - É. E que o Mourinho disse que: “Esta camisola é indigna de ser trocada. Porque se a tivesse rasgado não a mandava outra vez para o balneário do Sporting.” [...] É! Temos de arranjar aí uma tanga, senão saímos por baixo desta merda toda.

PC - Mas já falou com o Mourinho, não?

A - Não, não, não. Vou agora com ele ver o Rio Ave, agora, às quatro horas!

PC - É... mas diga-lhe, é pá! Ele que não preste dec... diga-lhe só...

A - Não, por isso é que vou com ele! Por isso é que vou com ele!

PC - E amanhã é um processo-crime contra...

A - É...

PC - Esse Bettencourt e os jornais carago!

A - É que esse gajo é mesmo um cobarde!


VALENTIM LOUREIRO

No dia 2 de Fevereiro, Pinto da Costa toma conhecimento de que Mourinho terá um processo disciplinar e que não haverá qualquer processo contra Liedson, jogador do Sporting, que alegadamente teria agredido Jorge Costa. Zangado, liga para Valentim Loureiro a pedir explicações.

Valentim Loureiro (VL) - Estou!

Pinto da Costa (PC) - Sr. presidente, como está?

VL - Ilustre amigo!

PC - Eu estou um bocado fodido com o meu amigo!

VL - Comigo?

PC - Então! Eu falo-lhe no Liedson... o Liedson não apanha nada, põe um processo disciplinar ao Mourinho!!!

VL - Isso ainda não está decidido, pois não?

PC - Está! Então! O processo disciplinar

VL - Eu cheguei agora à Liga [...] Como é que você sabe?

PC - Oh...

VL - Foi algum comunicado?

PC - Estou a dizer-lhe! Processo disciplinar ao Mourinho!

VL - Ó pá, desconheço isso em absoluto! Cheguei agora!

PC - E ao Liedson nada! [...] Vai um gajo à televisão dizer que o Paulino, que o Paulino que é um atrasado mental disse uma coisa e pronto! E o treinador tem um processo disciplinar!

VL - Jorge, eu vou ver isso, está bem?

PC - Está!


ADELINO CALDEIRA

Quatro horas depois de ter falado com Valentim, Pinto da Costa recebe um telefonema de Adelino Caldeira, também administrador da SAD, que já conhecia o relatório do árbitro.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Adelino Caldeira (AC) - Estive a ver o relatório, pá... ali há uma coisa complicada! O... aquele cabrão de Braga, o Paulino, sabe quem é?

PC - Sim, sim...

AC - O gajo escreve que viu! A história da camisola! [...] É o que ele escreve, presidente!

PC - Oh!

AC - Pois, está bem! Agora, ó presidente, das duas uma: ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe foram contar... ou se o gajo mantém essa versão no relatório, no mínimo uma semana, no mínimo!

PC - É um filho da puta! [...] Quem se dá.... quem se dá bem com ele é o Zé Mário!

AC - Ó presidente, quer que eu fale com ele?

PC - O Zé. Eu falo com o Zé Mário!

AC - É que... atenção! Ou o gajo chega lá... o gajo, o gajo não chega lá a dizer que viu! Porque ele... porque ele, depois diz a seguir: e quanto à afirmação veio contar-me o Bettencourt! Portanto!

PC - Ah!

AC - ...o que se presume que ele viu! Agora o que ele pode dizer – como está lá escrito no relatório! – “Não, a mim também me contaram!”

PC - Pois.

AC - Ó pá! É tão simples quanto isso! É que se não aquilo dá um mês de pena mínima, no caso dos treinadores é reduzido para 25 por cento!... é pá, que dá um mínimo de uma semana... [...] Não tem hipótese nenhuma mas... ó pá, pode dar e depois e... estes cabrões ... pode dar sempre duas a três semanas. E se eles derem por exemplo três meses – por causa do passado do Mourinho! – ou quatro... 25 por cento é um mês não é? [...]

PC - É... mas eu falo com ele amanhã.


PINTO DA COSTA

No dia seguinte, 4 de Fevereiro, Pinto da Costa e Antero falam logo pela manhã. Antero Henriques está preocupado com Mourinho que entende não ter recebido a necessária solidariedade dos dirigentes portistas.

Pinto da Costa (PC) - Estou!

Antero Henriques (A) - Devia ir a Gaia, que o gajo está todo atrofiado!

PC - Porquê? Lá por causa...

A - Estive agora a falar com ele, diz que não sente da parte do clube... uma defesa que vai... que vai... vai avançar sozinho!

PC - Não sente, da parte do clube?

A - Não!

PC - Uma grande defesa???

A - Disse-lhe: “Ó pá, isso não tem jeito nenhum!” ...diz: “Ó pá, mas pronto! Não, não sinto uma solidariedade pá... as pessoas vão dizer que... pá... pede desculpa ao Sporting” e o caralho... [...]

PC - Não! Nós já ontem pusemos uma coisa no site...

A - Eu sei, eu sei, eu sei. Mas ó presidente, eu acho que devíamos ir com uma queixa-crime para cima do delegado da Liga se fosse possível!

PC - Isso é a minha ideia!

A - Se fosse possível... falar com o Adelino, se é tecnicamente possível... Avançar já com essa merda!


VALENTIM LOUREIRO

Minutos depois de terminar a conversa, Pinto da Costa telefona a Valentim e ameaça que os jogadores não vão à Luz se Mourinho for punido. A intenção no entanto nunca existiu, como se comprova em outros telefonemas.

Pinto da Costa (PC) - Eu precisava de falar consigo porque isto está a tomar proporções que vai dar uma bronca do carago!

Valentim Loureiro (VL) - Então?

PC - Eu estou aqui no centro de estágio... e os jogadores estão reunidos...

VL - Hum...

PC - e querem faltar ao jogo da Luz!

VL - Faltar?

PC - Sim...

VL - Oh!

PC - Perdem os três pontos, não há problema!

VL - Oh, oh, oh.

PC - Não querem e o Mourinho vai processar judicialmente o delegado da Liga! Já entregou a um advogado!

VL - Hum... Você vem para baixo?

PC - Eu... eu estou aqui, estou a falar com eles... estão reunidos [...] Depois vou para a torre das Antas!

VL - Então ligue-me, lá para o meio-dia.


ANTERO HENRIQUES

O actual número dois do Porto depois de se reunir com José Mourinho liga a Pinto da Costa a contar-lhe o estado de espírito do treinador. Por sua vez, Pinto da Costa relata a Antero a conversa com Valentim e conta-lhe que disse que os jogadores ameaçavam não ir à Luz.

Pinto da Costa (PC) - Esteve com o homem?

Antero (A) - [...] Ele está um bocado atrofiado... mas ó presidente, ele também é incoerente, percebe? [...] Como é que correu com o Major, presidente?

PC - Ó pá, disse-lhe que havia a bomba de podermos dia 14 .... faltar! Ele entrou em pânico ... e eu disse-lhe: “Ó Major, eu sei que não adianta nada, mas pelo menos, olhe, vamos ter a oportunidade de dizer ao mundo do futebol porque é que temos de fazer isto!”


ADELINO CALDEIRA

Terminado o telefonema com Antero, Pinto da Costa telefona a Adelino Caldeira e conta-lhe da ameaça de não jogarem com o Benfica. Ao administrador da SAD, Pinto da Costa diz que aquilo não passou de uma tanga e que serviu para assustar Valentim. Caldeira promete ligar depois ao Major a meter “veneno” sobre a mesma matéria. E no dia seguinte volta a ligar a Pinto da Costa porque já “conseguira” mudar o relatório do observador.

Adelino Caldeira (AC) -Ameaçou com o Estádio do Benfica?

Pinto da Costa (PC) - Exacto, fiz uma tanga quando estava a falar com ele, de modo que o gajo ficou em pânico. [...]

AC - O relatório, segundo o relatório, diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo o que escreveu! Portanto melhor que isto é impossível!

PC - É impossível, está bem! [...]

AC - Portanto o relatório limpa tudo completamente, OK?

PC - OK.

AC - Diz exactamente isso. Claro que o gajo vai ser sacrificado, se calhar vai ter de lhe deitar a mão, mas também o gajo foi um filho da puta, escreveu primeiro portanto... que se lixe, né?


GOMES DA SILVA

Adelino Caldeira diz a Pinto da Costa que falou com o juiz Gomes da Silva, da Comissão Disciplinar da Liga, porque Mourinho só podia ser ouvido após ter recebido a nota de culpa.

Adelino Caldeira (AC)- Antes do sr. ligar pedi uma chamada para o Gomes da Silva. Foi combinado entre mim, o dr. Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. Porque eu quero que ele seja acusado só naquele artigo que dá multa, que foi o que nós combinámos.


ANTERO HENRIQUES: INCIDENTES DESMENTIDOS AOS JORNAIS

“Ele disse cá em baixo, junto a.... quando estava a malta toda. Mas eu já liguei para a ‘Bola’ e para o ‘Jogo’ a desmentir! A dizer que era mentira!”

CALDEIRA QUER MUDAR DEPOIMENTO

“Ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá dizer que não viu mas que lhe vieram contar [...] ou se o gajo mantém a versão é uma semana no mínimo.”

PINTO DA COSTA: AMEAÇA DE BOICOTE NA LUZ

“Fiz uma tanga [os jogadores não irem jogar à Luz] quando estava a falar com ele de modo que o gajo [Valentim] ficou em pânico.”

J. BETTENCOURT: RELATÓRIO FOI MUDADO

“O relatório limpa tudo [...] diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo o que escreveu! Melhor era impossível.”

GOMES DA SILVA: COMBINAR COM JUIZ DATA DA AUDIÇÃO

“Foi combinado entre mim, o dr. Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. [...] Foi isso o que nós combinámos”

Anónimo disse...

Pinto da Costa sabe que o delegado da Liga escreveu que se tratou de uma agressão. Telefona a Valentim Loureiro a protestar pelo teor do relatório.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Valentim Loureiro (VL) - Então, ilustre presidente!

PC - Como?

VL - dono do prédio das Antas!

PC - Já sei!

VL - Fala o inquilino! Está tudo bem ou quê?

PC - Olhe não está nada tudo bem, que lá o delegado da Liga é um filho da puta!

VL - Quem é o gajo?

PC - É

VL - Eu não sei, nem sei quem foi O sr. Óscar!

PC - É mas é um o gajo é mentira! Eu estive a ver as imagens

VL - Ah, já?

PC - o gajo atira ostensivamente bota para o chão e o gajo diz que o atingiu atirou ostensivamente a bota ao árbitro e que o atingiu, o que não é verdade! VL - Mas o árbitro mas o árbitro também não diz qualquer coisa disso?

PC - Não, o árbitro diz que lhe lançou lançou a em direcção a ele a bota (...) agora, o outro é que diz que atirou ostensivamente, o que é mentira! ( ) Ó pá, é fodido ser expulso injustamente

VL - Eu percebo, eu percebo.

PC - e reage, pá!, que o gajo é que lhe tira a bota o gajo diz: “Saltou-lhe a bota.”

VL - Mas, ó Jorge, você veja veja aí com os seus serviços como as coisas poderiam conduzir-se para minorar os efeitos, pá ponha aí alguém a estudar isso, pá!

PC - Pois, isso já estão!

VL - a estudar isso porque a estudar essa merda porque é esta coisa e que vem nos jornais é estúpido.

PC - Aquele Paraty Paraty é uma merda! Nem

VL - Ó pá uma merda

PC - não tem categoria para um jogo daqueles!

VL - Sim, não o gajo ali chegava, matava a jogada e tal

PC - Já sabe quem saiu para a Taça?

VL - Quem?

PC - Porto-Boavista! ( )

VL - Lá vai o Boavista descansar, caralho. Foda-se!, o caralho!


PINTO DA COSTA

Pinto da Costa fala com Pinto de Sousa sobre o relatório de Paraty. Que já garantira ao presidente da arbitragem que não iria utilizar a expressão “agressão”.

Pinto de Sousa (PS) - Olha, é o seguinte (...)

Já falámos portanto, eu dá-me ideia que não vai utilizar a expressão “agressão”, de modo nenhum!... portanto, ele até disse, muito contritamente: “Não, eu não sou vilão!” e, portanto, não vai utilizar a frase portanto, será o comportamento incorrecto, etc., etc., pronto!, e isso foi o e até, inclusivamente, ele disse: “Já estou estou a ser convocado pelo Conselho de Disciplina ” até podias dizer ao Adelino Caldeira que ele vai ser ouvido pela Comissão Disciplinar da Liga ( ) Não convém dizer nada só nós é que sabemos, não é?

PC - Claro, claro!

PS - ( ) Agora, ficaria bem, pá, ouve lá!, e ajudava muito, vê lá se podias fazer isso, pá, que alguém do FC Porto, talvez o Reinaldo Teles e o Deco telefonarem a pedir desculpa, pá! ( ) vês algum inconveniente nisso?

PC - O Reinaldo não vejo problema (...)

PS - E o Deco! E o Deco!

PC - Ó!, muito menos! Ah, ah, ah!

PS - Porquê?

PC - Mas foi ele que deu a ideia, não?

PS - Foi ele que deu a ideia, pá ( ) Pelo menos podiam pedir-lhe desculpa, não é?

PC - Mas ele, quem?

PS - Ele! Ele, Paraty!, como é evidente!


ADELINO CALDEIRA

Adelino Caldeira telefona a Pinto da Costa a dar-lhe conta da punição que será aplicada a Deco.

Adelino Caldeira (AC) - Olhe, não comente até segunda-feira se não eles apanham o meu informador!... mas deu três jogos!

Pinto da Costa (PC) - Está bem era o que calculava, não é?

AC - Não, calculava dois e estava com medo dos gajos, porque os gajos realmente são uns cabrões, pá! Agravaram em um até mandou proposta para o instrutor! Para nós é igual porque ele não jogar no Marítimo é igual mas é uma filha da putice destes gajos! Ainda gozaram lá com a situação, os cabrões!


DECO

Pinto da Costa fala com Deco e combina que o jogador deverá ameaçar que não joga na Selecção. Só assim poderá atemorizar a Federação para que diminua o castigo.

Pinto da Costa (PC) - Estou!

Deco (D) - Sim.

PC - Estou! É presidente! (...) Estou-te a falar pelo seguinte amanhã, como sabes nós metemos o recurso do teu castigo, não é? (...) e vai sair naquela coisa do “Pato”

D - Hum

PC - uma coisa a dizer do género de: “Pode estourar uma bomba ofendido com o que foi dito aquele termo de “indigno” e o castigo”.

D - Hum.

PC - e tal... “Pode estourar uma bomba, que é possível que o Deco, desgostoso com a perseguição ” – dentro daquilo que tu dissestes hoje!

D - Sim, sim

PC - “ofendido com a perseguição que lhe está a ser feita, se calhar, vai pedir dispensa de jogar no no na Selecção ou no Europeu” uma coisa assim, estás a perceber?

D - Hum, hum!

PC - que é como forma de pressão para

D - Hum, hum

PC - para o Conselho! Portanto, se amanhã alguém te perguntar se isso é verdade, se não é, o que pensas, tu dizes: “Desculpe, sobre isto não falo nem uma palavra! Na altura própria, eu eu direi ”


ANTERO HENRIQUES

Pinto da Costa recebe uma chamada de Antero Rodrigues, que já está a par da pressão exercida sobre a Federação e comenta a ameaça de Deco não jogar.

PC - Sim?

A - Presidente, bom dia!

PC - Então?

A - Esta do “Pato”, do Deco vou-lhe dizer uma coisa, pá!... eu sabia que o presidente era um génio mas esta!, foda-se!

PC - Como é que vem?

A - Vem espectacular, pá!

PC - Como é que está?

A - Acho que é uma chantagem fantástica!...


GILBERTO MADAÍL

Pinto da Costa recebe uma chamada de Gilberto Madaíl e faz a mesma ameaça. Diz que Deco admite abandonar a Selecção por causa do castigo da Liga.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Gilberto Madaíl (GM) - Como é que está o meu amigo?

PC - Óóó, oó!, então? ( )

PC - Olhe, eu preciso de falar com o meu amigo, mas tem tempo (...) é só depois do Real Madrid. O Deco vai tomar uma posição sobre a Selecção

GM - Ai é? Hum

PC - é! Porque aquilo é muito grave o que foi dito, nós já temos a informação de que quem escreveu aquilo foi o próprio presidente do Conselho de Disciplina e entendo que se não houver uma reparação, se ele é indigno, não deve jogar pela Selecção!... (...)

GM - Mas o presidente do Conselho de Disciplina já escreveu?

PC - escreveu no relatório no acórdão, quando foi castigado ( ) ele diz que se não houver uma reparação, seja de quem for, ou da Federação a desmarcar-se do

GM - Não, tem que ser!

PC - daquilo, ele ele, depois do Real Madrid vai pedir escusa da Selecção!

GM - Hum presidente, eu vou ver isso obrigadinho por me ter avisado!


VALENTIM LOUREIRO

A Federação diminui o castigo a Deco e Pinto da Costa telefona a Valentim Loureiro a dar-lhe conta disso.

PC - Estou, sr. Major! Como está?

VL - Então como é que vai o meu amigo? Está na Madeira, cara no bananal!

PC - Então mais uma mais uma vez desautorizados !

VL - Em quê?

PC - No Deco! Baixou de três para dois!

VL - Já se sabia, carago!

PC - Já se sabia? Mas é uma esses gajos não têm vergonha, caralho!, se tivessem vergonha.

VL - Ó Jorge!

PC - Eu vou eu vou sabe o que é que vou dizer?

VL - Ó você vai dizer!

PC - “É é pena que para ser juiz não seja preciso ter vergonha!”

VL - Ó não diga isso.

PC - Eles depois que me processem!

VL - Hum, não diga isso, pá! As várias instâncias podem sempre ( ) os tribunais é a mesma coisa! Você não viu agora o caso do Ritto e da Rita e dessa gente toda.

PC - Ó ó Major, o que é engraçado é que é sempre é sempre do

VL - Enquanto, enquanto lá estiver o Mortágua, é assim, pá!

PC - É e enquanto estiver o Cebola

VL - é a resposta é a resposta que eles podem dar, pá!

PC - É ?

VL - É!

PC - Então que “deiam”! Que “deiam”! ( )

PC - Major, Major!

VL - Diga!

PC - mas você, um dia vamos os três Eu, você e o Mortágua e depois o Mortágua conta-lhe coisas!

VL - Óptimo! Pronto ! Se ele me contar, pá sei lá! Sei lá disso! Mas quê?!, do Gomes da Silva?

PC - O pior de todos é um tal Cebola

VL - O Cebola... mas eu nem sei quem ele é o Cebola eu só conheço este gajo e um rapaz agora novo, que apareceu de Famalicão ou não sei quê!, pá!... substituiu um outro gajo que foi para Timor ou para o caralho, pá! De resto, nem os conheço, pá! Cebola ?!... Cebola, até cheira mal, pá! Cebola

PC - É de Coimbra! É um gajo de Coimbra

VL - Não sei quem é! E e e é quê? do Benfica?

PC - Não sei o que é! Sei que é o mais anti-Porto possível! Isto dito pelo Mortágua!

Anónimo disse...

Eduardo, ainda continuas a acreditar que isto tudo não passa de um complô??

MILTON TEIXEIRA

Anónimo disse...

Público: Declarações de Carolina Salgado terão servido para descodificar o nexo de causalidade em que Jacinto Paixão pedia ao empresário António Araújo que lhe arranjasse, por exemplo, “fruta” e as prostitutas que se diz terem sido um serviço oferecido pelo FC Porto à equipa de arbitragem...

PC: Fruta? Fruta como eu todos os dias ao pequeno-almoço, que faz muito bem à saúde.

Público: Refiro-me à conversa telefónica gravada entre si e António Araújo...

PC: O FC Porto e António Araújo, este como representante do Corinthians Alagoano, mantinham entre si uma conta corrente relativa à transferência de jogadores e quando [ele] me falou em fruta pensei que se referia a uma verba que vinha reclamando de uma dívida do FC Porto, tendo-lhe por isso dito que tinha sido já enviada, como de facto fôra.



ESCUTAS ANTES DO JOGO
A 24 de Janeiro de 2004, antes do jogo FC Porto e Estrela da Amadora (2-0), Jorge Nuno Pinto da Costa foi apanhado nas escutas, com António Araújo.
António Araújo – “Ó senhor presidente, ligaram a pedir a fruta para logo à noite. Posso levar essa fruta à vontade? [...] É que eu dou conhecimento ao senhor presidente, porque também não há necessidade de eu estar sempre a dispor [a pagar do seu bolso, segundo versão da Polícia Judiciária].”
Pinto da Costa – “A fruta já foi mandada.”
António Araújo – “Mas essa fruta é daquela para dormir. É para o homem que vai ter consigo à tarde, o JP[Jacinto Paixão, refere a PJ e o MP], é rebuçado para logo à noite...”
Pinto da Costa – “Mas é [...] para dormir, o JP?...”
António Araújo – “Ele ligou a pedir rebuçado...”
Pinto da Costa – “Ahh! Sim, sim, diga que sim senhor.”
António Araújo – “Café com leite [mulata], café [negra] e leite [branca]”, referindo-se à cor das prostitutas brasileiras que pediu a uma amiga, Cláudia Gomes.

LF disse...

Eduardo pediu, a vontade foi-lhe feita.
Algumas nunca eu tinha lido...

Anónimo disse...

Pois é caro LF. Eu não sei porque é que o FCP não foi julgado também nestes casos pela CD da Liga. Não sei se seria punido com descida de divisão, uma vez que a COAÇÃO que existe neste caso não é sobre os homens do apito (o que aconteceu com o Boavista). Mas o que aqui está transcrito é muito grave. Ameaças a G.Madail e Valentim para reduzir castigos. Ameaças para serem alterados relatórios. Ofertas de emprego para "agradar a um polícia interessante", etc etc. Escandaloso, é apenas o que tenho a dizer.

MILTON TEIXEIRA

Anónimo disse...

Todas estas escutas foram publicadas pelo CM. Eu copiei tudo para Word e guardei os links, mas infelizmente as páginas já não se encontram disponíveis, não sei porquê.

Acho uma pouca vergonha os acusados virem tentar a anulação do processo com base na utilização ilegal das escutas, AO MESMO TEMPO QUE CLAMAM INOCÊNCIA, a pés juntos. No fundo estão a passar um atestado de estupidez a todos os portugueses, não vos parece ?!
Aí estou completamente de acordo com o LF. Não eram precisas escutas para todos sabermos que há anos isto se passava/passa no futebol. Há 20 anos Marinho Neves escreveu-o! Há pouco mais de 10 anos, tivemos o caso Calheiros. E ainda os quinhentinhos.

Estes individuos que defendem o PC são completamente CEGOS!!! Tentam arranjar desculpas para tudo mas não conseguem ver o OBVIO! No fundo eu até percebo, não querem admitir que viveram estes anos iludidos. Se se chegassem ao pé de mim e me dissessem que a minha mãe não é minha mãe, eu também não quereria acreditar, certo? Agora eles vêem que todas as alegrias que tiveram nos ultimos anos foram falseadas e furjadas. Foram compradas!

Eu não tenho a mais pequena dúvida: PC é culpado. E não foi por não terem recorrido do castigo, isso apenas foi mais uma confirmação. Que se faça justiça... Para já, a decisão está tomada: Porto fora da champions na próxima época. Peca por escassa esta decisão, deviam ter levado 2 ou 3 anos de suspensão. Vamos ver no que dá o recurso dos habilidosos...

MILTON TEIXEIRA

Anónimo disse...

LF,

o "cebola" jogou no PSG e nc conseguiu se impor no clube(penso eu).
Apenas acho que a contrataçao do yebda pode vir a ser interessante, mas como é óbvio, nao vou por as maos no fogo para defender esta contrataçao...

Cumps.

Anónimo disse...

A acusação a Pinto da Costa e os diálogos

Relativo à inquirição de Pinto da Costa, aqui pode ler todas as acusações feitas pelo Ministério Público ao presidente do FC Porto, e cuja defesa o Sportugal apresenta no artigo principal.

I. Superliga 2003/2004
Jogo Nacional-Benfica (22.02.04)
Árbitro – Augusto Duarte (AD)
Dia 17.02.04, 19:29 – Rui Alves, presidente do Nacional telefona a António Araújo (AA)
18.02.04, 18:39 – AA contacta Augusto Duarte (AD)
18.02.04, 18:02 – AA liga a Rui Alves, presidente do Nacional
19.02.04, 12:55 – AA liga a Luís Gonçalves (ligado à SAD)
20:00 – AA encontra-se com Augusto Duarte no café “Ferreirinha”
Há ainda registo de mais contactos entre AA e Augusto Duarte, Augusto Duarte com Fernando Gomes, e AA com Fernando Gomes

Jogo Beira-Mar-FC Porto (18.04.04)
Árbitro – Augusto Duarte
16.04.04, 10:56 – AA contacta várias vezes AD
AA combina com Pinto da Costa (PC) encontro com AD à noite
AA e AD encontram-se na igreja das Antas. Depois reúnem-se com PC, o encontro demora cerca de uma hora e meia.
18.02.04, 23:51 – depois do jogo PC liga a Pinto de Sousa, que estava com AD, e comenta que o árbitro não tinha beneficiado muito o FC Porto.

II. Taça de Portugal, época 2002/2003
Final da Taça
26.05.03, 14:47 – PC conversa com Pinto de Sousa e sugere vários nomes de árbitros para a Final. Isidoro Rodrigues, António Costa e Pedro Henriques. “Qualquer um destes três à sua escolha”, afirma.
3.06.04, 19:52 – PC telefona a Pinto de Sousa e acrescenta o nome de Bruno Paixão
1.07.04 - Pinto de Sousa telefona a João Rodrigues, e diz que consegue que Pedro Henriques fique em 3.º. Os dois primeiros árbitros não estavam no país, o que seria uma justificação plausível para a nomeação de Pedro Henriques.

Pinto de Sousa explica a António Garrido que Pedro Henriques passou de 4.º para 3.º lugar, devido a “factores de correcção”. No mesmo dia (16:23) PC telefona a Pinto de Sousa.

Jogo FC Porto-Maia (17.12.03)
Árbitro – Nuno Almeida
Resultado: FCP 3-0
O presidente da Comissão de Arbitragem escolheu o árbitro depois de consultar PC que lhe disse “bom árbitro”. PC também escolheu um dos assistentes, Paulo Januário, e disse: “está bem, ajuda”.

III. Supertaça – Época 2002/2003
Final da Supertaça entre Leiria e FCP (12.08.03). Resultado: FCP 1-0
30.07.03 – PC indicou a Pinto de Sousa o árbitro Pedro Proença. Pinto de Sousa aceitou a “sugestão”.

IV. Caso “Deco” - Boavista-FC Porto
24.10.03, 14:24 – Valentim Loureiro (VL) telefona a PC por causa de Deco ter atirado uma bota ao árbitro, disposto a intervir para minorar a penalização
29.10.03 - Pinto de Sousa fala com Paulo Paraty e convence o árbitro a evitar a expressão “agressão” e a utilizar “comportamento incorrecto”.
19:19 – Pinto de Sousa liga a PC e diz o que falou com o árbitro, e diz para Deco ou Reinaldo Teles pedirem desculpa ao árbitro.
30.10.03, 14:16 – VL telefona ao Dr. E. Medeiros (da LPFP) para saber quem era o juiz do Caso Deco e pergunta se é “um gajo acessível ou se é uma merda”.
14:44 – VL fala com o magistrado
14:46 – VL liga ao filho João Loureiro
22:50 – VL liga ao Dr. E. Medeiros “no sentido de serem feitos todos os esforços para Deco ser suspenso antes do jogo com o Boavista”
Isso não aconteceu e Deco só foi suspenso a 22.11.03
29.10.03, 20:56 – VL telefona a pessoa identificada para que a RTP só passe as primeiras imagens (relativas ao chão, sendo que as segundas se referiam ao árbitro): “Ouça lá, se não houver branqueamento da situação (...) aquilo no mínimo são 3 meses, pá, no mínimo, que é a negra a 50%, pá”.


Caso disciplinar de Pinto da Costa - Caso Maniche
Dr. Lourenço Pinto liga a PC e convence-o a falar com VL sobre a queixa do Benfica, em Outubro de 2003.
5.01.04 – PC e VL almoçam juntos
14:36 – VL liga ao juiz desembargador e este confirma que o processo seria arquivado e que PC já sabia, de antemão, que seria esse o despacho.
15:10 – VL liga à esposa e refere que almoçou com PC e que este lhe ofereceu um relógio de ouro do Centenário do FC Porto.

Caso do processo disciplinar a José Mourinho/ jogo Sporting-FC Porto
O roupeiro do Sporting leva 2 camisolas de Rui Jorge (n.º 23) para trocar com Jorge Costa e Deco, que foram devolvidas, e uma delas vinha rasgada, tendo-lhe sido explicado: “o mister mandou dizer que a tinha rasgado e ainda para dizer ao Rui Jorge que queria que ele morresse em campo”.
Adelino Caldeira, jurista do FCP, toma conhecimento do delegado da Liga ao jogo (Paulino de Carvalho, de Braga), e informa PC. Há contactos com o delegado da Liga. PC reúne com VL, Adriano Caldeira e juiz desembargador Gomes da Silva.

Anónimo disse...

No reinado do actual presidente do FCPORTO tem acontecido umas cenas "engraçadas" lá por aquele clube, e aqui vão umas com muita "piada" publicadas no Jornal Expresso, e também já tem vindo publicadas em outros jornais

20.11.1988 – Em Aveiro, Carlos Pinhão de A BOLA foi agredido no final de Beira Mar-Fcporto. O MP não acompanhou a queixa por falta de provas. No mesmo dia, Martins Morim, do mesmo jornal quando abandonava o estádio foi empurrado por um grupo de indivíduos entre os quais identificou Tonio Maluco. O guarda Abel disse aos jornalistas que “era melhor do que cair por uma ribanceira”

5.3.1989 – Eugênio Queirós do Correio da Manhã, foi violentamente empurrado para fora do corredor de acesso à cabine do Fcporto no Estádio do Restelo. Apresentou queixa na PJ que acabou arquivada por não conseguir identificar os agressores

24.9.1989 – João Freitas de A BOLA foi agredido perto dos balneários das Antas. Foi assistido no Hospital de Santo António e identificou Virgílio Jesus e um tal Armando entre os agressores. A queixa foi arquivada porque a testemunha principal o agente da PSP Oliveira Pinto, disse que não se lembrava nada

4.10.1990 - Manuela Freitas do jornal Publico na véspera do jogo Portadown-Fcporto, foi ameaçada e insultada no hall do hotel por integrantes da comitiva portista

24.10.1990 – José Saraiva, chefe da redacção do jornal de Noticias, foi agredido de madrugada à porta de casa. Não identificou os ofensores. O JN publicara uma noticia envolvendo Pinto da Costa num caso de investigação pela PJ de Aveiro

1.9.1992 – Pinto da Costa, o filho e Joaquim Pinheiro intimidam o jornalista António Paulino e forçam a entrada do Expresso, no Porto, procurando descobrir quem fora o autor de uma noticia envolvendo Alexandre Pinto da Costa

11.12.1994 - Marinho Neves da Gazeta dos Desportos, foi agredido por dois seguranças afectos ao FCPORTO após ter publicado uma reportagem sobre os meandros da arbitragem. Fez queixa à PJ acompanhada da foto dos agressores, e apresentou quatro testemunhas que nunca foram ouvidas

10.3.1993 – Paulo Martins da RTP, no final de um jogo nas Antas, com o Famalicão, foi agredido em directo. Não houve queixa judicial

17.7.2003 – Uma semana após ter dado uma entrevista ao Expresso, Filomena Morais, estava a sair de casa com a filha, quando o ex-marido Pinto da Costa acompanhado do motorista forçou a entrada da residência e esbofeteou-a Foi observada no Hospital Pedro Hispano e fez uma participação à PSP. No dia seguinte, o presidente do Fcporto também apresentou queixa por agressão

6.4.2006 – Carolina acusa Pinto da Costa, o seu motorista e um segurança de a terem agredido a pontapé, na casa da Madalena, bem como à irmã, grávida na altura. O motorista retirava um faqueiro de casa e ameaçou que lhe espetava uma chave num olho. Foram observadas no Hospital Santos Silva e apresentaram queixa na GNR

Nota:
Lindo, não é. Todas estas barbaridades que o expresso publicou, e outros jornais, e nada foi feito, é como nunca se tivesse passado nada

Vivemos num país onde as agressões dos senhores ligados ao Fcporto fazem o que querem. O clube, e as gentes da cidade do Porto, não tem culpa de terem lá estes "facínoras", que até hoje não tiveram qualquer castigo. É como se nunca se tivesse passado nada, e quase todos os dias os jornais trazem noticias desta pouca vergonha!

Anónimo disse...

As pressões exercidas para que Deco, jogador do FC Porto, não fosse punido no caso que ficou conhecido como o da ‘bota’ – um incidente ocorrido no final de Outubro de 2003, num jogo Boavista-FC Porto, arbitrado por Paulo Paraty – podem ser conhecidas através da leitura das escutas telefónicas no âmbito do processo ‘Apito Dourado’. As transcrições estão anexas ao processo e sustentam uma das certidões que se mantém em investigação no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto. Pinto da Costa e Valentim Loureiro estão indiciados por tráfico de influências. Mas as conversas envolvem muitos outros intervenientes. Designadamente, Antero Henriques e Adelino Caldeira, dirigentes portistas, e também Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Pinto de Sousa, dirigente da arbitragem.


Punido inicialmente com três jogos de suspensão, o castigo foi diminuído para dois, por intervenção da Federação. Pinto da Costa tinha falado dias antes com Gilberto Madaíl, alertando-o de que Deco ameaçava não jogar pela Selecção e não representar Portugal no europeu.

Nas mesmas escutas anexas ao inquérito ‘Apito Dourado’, pode ainda ler-se uma conversa de Pinto da Costa com Pinto de Sousa onde o dirigente da arbitragem garante ao líder portista que já falara com o árbitro Paulo Paraty. O receio de ambos era que o relatório falasse de uma agressão, mas Pinto de Sousa deixa Pinto da Costa descansado: “Eu dá-me a ideia de que não vai utilizar a expressão agressão, de modo nenhum!”

Para as autoridades, este caso assumiu especial gravidade por se tratar de um dos principais jogadores. Deco era uma peça fundamental na equipa que meses depois se sagrou campeã europeia e foi também um dos atletas cuja transferência rendeu uma mais elevada maquia para os cofres do clube.

Estas escutas são anteriores ao caso Mourinho, que o CM noticiou na edição de ontem, mas fazem parte da mesma investigação. Na certidão enviada para o DIAP do Porto, Carlos Teixeira, magistrado de Gondomar, alertou ainda para a alegada promiscuidade com os magistrados que presidiam os órgãos disciplinares da Liga. Mais uma vez, o nome dos juízes foi referido nas escutas.


LEIA TUDO SOBRE O QUE ELES DISSERAM NAS ESCUTAS

VALENTIM LOUREIRO

“O gajo diz que atirou ostensivamente a bota ao árbitro”

Pinto da Costa sabe que o delegado da Liga escreveu que se tratou de uma agressão. Telefona a Valentim Loureiro a protestar pelo teor do relatório.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Valentim Loureiro (VL) - Então, ilustre presidente!

PC - Como?

VL - dono do prédio das Antas!

PC - Já sei!

VL - Fala o inquilino! Está tudo bem ou quê?

PC - Olhe não está nada tudo bem, que lá o delegado da Liga é um filho da puta!

VL - Quem é o gajo?

PC - É

VL - Eu não sei, nem sei quem foi O sr. Óscar!

PC - É mas é um o gajo é mentira! Eu estive a ver as imagens

VL - Ah, já?

PC - o gajo atira ostensivamente bota para o chão e o gajo diz que o atingiu atirou ostensivamente a bota ao árbitro e que o atingiu, o que não é verdade! VL - Mas o árbitro mas o árbitro também não diz qualquer coisa disso?

PC - Não, o árbitro diz que lhe lançou lançou a em direcção a ele a bota (...) agora, o outro é que diz que atirou ostensivamente, o que é mentira! ( ) Ó pá, é fodido ser expulso injustamente

VL - Eu percebo, eu percebo.

PC - e reage, pá!, que o gajo é que lhe tira a bota o gajo diz: “Saltou-lhe a bota.”

VL - Mas, ó Jorge, você veja veja aí com os seus serviços como as coisas poderiam conduzir-se para minorar os efeitos, pá ponha aí alguém a estudar isso, pá!

PC - Pois, isso já estão!

VL - a estudar isso porque a estudar essa merda porque é esta coisa e que vem nos jornais é estúpido.

PC - Aquele Paraty Paraty é uma merda! Nem

VL - Ó pá uma merda

PC - não tem categoria para um jogo daqueles!

VL - Sim, não o gajo ali chegava, matava a jogada e tal

PC - Já sabe quem saiu para a Taça?

VL - Quem?

PC - Porto-Boavista! ( )

VL - Lá vai o Boavista descansar, caralho. Foda-se!, o caralho!


PINTO DA COSTA

Pinto da Costa fala com Pinto de Sousa sobre o relatório de Paraty. Que já garantira ao presidente da arbitragem que não iria utilizar a expressão “agressão”.

Pinto de Sousa (PS) - Olha, é o seguinte (...)

Já falámos portanto, eu dá-me ideia que não vai utilizar a expressão “agressão”, de modo nenhum!... portanto, ele até disse, muito contritamente: “Não, eu não sou vilão!” e, portanto, não vai utilizar a frase portanto, será o comportamento incorrecto, etc., etc., pronto!, e isso foi o e até, inclusivamente, ele disse: “Já estou estou a ser convocado pelo Conselho de Disciplina ” até podias dizer ao Adelino Caldeira que ele vai ser ouvido pela Comissão Disciplinar da Liga ( ) Não convém dizer nada só nós é que sabemos, não é?

PC - Claro, claro!

PS - ( ) Agora, ficaria bem, pá, ouve lá!, e ajudava muito, vê lá se podias fazer isso, pá, que alguém do FC Porto, talvez o Reinaldo Teles e o Deco telefonarem a pedir desculpa, pá! ( ) vês algum inconveniente nisso?

PC - O Reinaldo não vejo problema (...)

PS - E o Deco! E o Deco!

PC - Ó!, muito menos! Ah, ah, ah!

PS - Porquê?

PC - Mas foi ele que deu a ideia, não?

PS - Foi ele que deu a ideia, pá ( ) Pelo menos podiam pedir-lhe desculpa, não é?

PC - Mas ele, quem?

PS - Ele! Ele, Paraty!, como é evidente!


ADELINO CALDEIRA

Adelino Caldeira telefona a Pinto da Costa a dar-lhe conta da punição que será aplicada a Deco.

Adelino Caldeira (AC) - Olhe, não comente até segunda-feira se não eles apanham o meu informador!... mas deu três jogos!

Pinto da Costa (PC) - Está bem era o que calculava, não é?

AC - Não, calculava dois e estava com medo dos gajos, porque os gajos realmente são uns cabrões, pá! Agravaram em um até mandou proposta para o instrutor! Para nós é igual porque ele não jogar no Marítimo é igual mas é uma filha da putice destes gajos! Ainda gozaram lá com a situação, os cabrões!


DECO

Pinto da Costa fala com Deco e combina que o jogador deverá ameaçar que não joga na Selecção. Só assim poderá atemorizar a Federação para que diminua o castigo.

Pinto da Costa (PC) - Estou!

Deco (D) - Sim.

PC - Estou! É presidente! (...) Estou-te a falar pelo seguinte amanhã, como sabes nós metemos o recurso do teu castigo, não é? (...) e vai sair naquela coisa do “Pato”

D - Hum

PC - uma coisa a dizer do género de: “Pode estourar uma bomba ofendido com o que foi dito aquele termo de “indigno” e o castigo”.

D - Hum.

PC - e tal... “Pode estourar uma bomba, que é possível que o Deco, desgostoso com a perseguição ” – dentro daquilo que tu dissestes hoje!

D - Sim, sim

PC - “ofendido com a perseguição que lhe está a ser feita, se calhar, vai pedir dispensa de jogar no no na Selecção ou no Europeu” uma coisa assim, estás a perceber?

D - Hum, hum!

PC - que é como forma de pressão para

D - Hum, hum

PC - para o Conselho! Portanto, se amanhã alguém te perguntar se isso é verdade, se não é, o que pensas, tu dizes: “Desculpe, sobre isto não falo nem uma palavra! Na altura própria, eu eu direi ”


ANTERO HENRIQUES

Pinto da Costa recebe uma chamada de Antero Rodrigues, que já está a par da pressão exercida sobre a Federação e comenta a ameaça de Deco não jogar.

PC - Sim?

A - Presidente, bom dia!

PC - Então?

A - Esta do “Pato”, do Deco vou-lhe dizer uma coisa, pá!... eu sabia que o presidente era um génio mas esta!, foda-se!

PC - Como é que vem?

A - Vem espectacular, pá!

PC - Como é que está?

A - Acho que é uma chantagem fantástica!...


GILBERTO MADAÍL

Pinto da Costa recebe uma chamada de Gilberto Madaíl e faz a mesma ameaça. Diz que Deco admite abandonar a Selecção por causa do castigo da Liga.

Pinto da Costa (PC) - Estou?

Gilberto Madaíl (GM) - Como é que está o meu amigo?

PC - Óóó, oó!, então? ( )

PC - Olhe, eu preciso de falar com o meu amigo, mas tem tempo (...) é só depois do Real Madrid. O Deco vai tomar uma posição sobre a Selecção

GM - Ai é? Hum

PC - é! Porque aquilo é muito grave o que foi dito, nós já temos a informação de que quem escreveu aquilo foi o próprio presidente do Conselho de Disciplina e entendo que se não houver uma reparação, se ele é indigno, não deve jogar pela Selecção!... (...)

GM - Mas o presidente do Conselho de Disciplina já escreveu?

PC - escreveu no relatório no acórdão, quando foi castigado ( ) ele diz que se não houver uma reparação, seja de quem for, ou da Federação a desmarcar-se do

GM - Não, tem que ser!

PC - daquilo, ele ele, depois do Real Madrid vai pedir escusa da Selecção!

GM - Hum presidente, eu vou ver isso obrigadinho por me ter avisado!


VALENTIM LOUREIRO

A Federação diminui o castigo a Deco e Pinto da Costa telefona a Valentim Loureiro a dar-lhe conta disso.

PC - Estou, sr. Major! Como está?

VL - Então como é que vai o meu amigo? Está na Madeira, cara no bananal!

PC - Então mais uma mais uma vez desautorizados !

VL - Em quê?

PC - No Deco! Baixou de três para dois!

VL - Já se sabia, carago!

PC - Já se sabia? Mas é uma esses gajos não têm vergonha, caralho!, se tivessem vergonha.

VL - Ó Jorge!

PC - Eu vou eu vou sabe o que é que vou dizer?

VL - Ó você vai dizer!

PC - “É é pena que para ser juiz não seja preciso ter vergonha!”

VL - Ó não diga isso.

PC - Eles depois que me processem!

VL - Hum, não diga isso, pá! As várias instâncias podem sempre ( ) os tribunais é a mesma coisa! Você não viu agora o caso do Ritto e da Rita e dessa gente toda.

PC - Ó ó Major, o que é engraçado é que é sempre é sempre do

VL - Enquanto, enquanto lá estiver o Mortágua, é assim, pá!

PC - É e enquanto estiver o Cebola

VL - é a resposta é a resposta que eles podem dar, pá!

PC - É ?

VL - É!

PC - Então que “deiam”! Que “deiam”! ( )

PC - Major, Major!

VL - Diga!

PC - mas você, um dia vamos os três Eu, você e o Mortágua e depois o Mortágua conta-lhe coisas!

VL - Óptimo! Pronto ! Se ele me contar, pá sei lá! Sei lá disso! Mas quê?!, do Gomes da Silva?

PC - O pior de todos é um tal Cebola

VL - O Cebola... mas eu nem sei quem ele é o Cebola eu só conheço este gajo e um rapaz agora novo, que apareceu de Famalicão ou não sei quê!, pá!... substituiu um outro gajo que foi para Timor ou para o caralho, pá! De resto, nem os conheço, pá! Cebola ?!... Cebola, até cheira mal, pá! Cebola

PC - É de Coimbra! É um gajo de Coimbra

VL - Não sei quem é! E e e é quê? do Benfica?

PC - Não sei o que é! Sei que é o mais anti-Porto possível! Isto dito pelo Mortágua!



RELATÓRIO DO DELEGADO (Pinto da Costa)

“O delegado da Liga é um filho da puta. (...) Diz que o atingiu. Atirou ostensivamente a bola ao árbitro... E que o atingiu, o que não é verdade.”

POSIÇÃO DO ÁRBITRO (Pinto de Sousa)

“Já falámos. (...) Eu dá-me a ideia de que não vai utilizar a expressão agressão, de modo nenhum! (...) será o comportamento incorrecto.”

DECO AMEAÇA NÃO JOGAR

“Se calhar vai pedir dispensa de jogar no Europeu. (...) É uma forma de pressão para o Conselho. Portanto, se amanhã alguém te perguntar se isso é verdade, se não é, o que pensas, tu dizes: ‘Desculpe, sobre isso não falo nem um a palavra. Na altura própria eu... eu direi’.”

CASTIGO DE DECO DESCE DE TRÊS PARA DOIS JOGOS

“Mais uma vez desautorizados. (...) No Deco, baixou de três para dois! Sabe o que eu vou dizer? (...) É pena que para se ser juiz não seja preciso ter vergonha.”

NOTAS

DECO FOI PARA BARCELONA

Deco saiu do FC Porto no final da época 2003/2004, quando o clube se sagrou campeão europeu. Nos últimos anos, foi um dos mais rentáveis negócios dos azuis-e-brancos.

15 MILHÕES EM CAIXA

O acordo com o Barcelona, oficializado a 6 de Julho de 2004, estabeleceu o pagamento de 15 milhões e a aquisição dos direitos desportivos do jogador Ricardo Quaresma.

AGRESSÃO DAVA SUSPENSÃO

A agressão ao árbitro poderia ser punida com vários meses de suspensão. Dois anos antes, um caso semelhante tivera como interveniente João Pinto, durante o Mundial da Coreia/Japão.

JOGADOR FUNDAMENTAL

Na época 2003/2004 o FC Porto ganhou os mais importantes títulos nacionais e europeus. A participação de Deco era fundamental para alcançar os objectivos portistas.

JUIZ NEGA PEDIDOS

O juiz António Mortágua assegurou ontem ao CM que nem ele nem qualquer um dos seus dois filhos “tem ou teve qualquer contrato de trabalho” celebrado com a Câmara Municipal de Gondomar.

Anónimo disse...

O Eduardinho fugiu

Anónimo disse...

Esta literatura é fascinante.

Uma sugestão:
Estas transcrições deviam estar num blog à parte, para serem consultadas a qualquer altura. Não deviam estar escondidas nos comentários.

Abraços