SERÁ DESTA ?

Após o fracasso das negociações com Eriksson, a SAD benfiquista (da qual Rui Costa é agora também administrador) parece ter-se voltado para o espanhol Quique Flores, ex-treinador do Valencia, escolhendo-o como próximo alvo de uma escolha que já começa a tardar em demasia. Trata-se de um técnico jovem, sem qualquer título conquistado, mas que apresenta um currículo bastante interessante nos poucos anos que leva de carreira.
Ex-jogador de Real Madrid e Valencia, com 15 chamadas à selecção espanhola, iniciou-se como treinador ao comando dos juniores do Real Madrid. Seguiu depois para o Getafe - na primeira temporada do clube no escalão maior - conseguindo alcançar a manutenção de forma tranquila. Foi então contratado pelo clube de Mestalla, onde em duas épocas conseguiu um terceiro e um quarto lugar, com o respectivo apuramento para a Liga dos Campeões. Nesta prova chegou aos quartos-de-final na temporada passada, sendo apenas eliminado pelo Chelsea com um golo de Essien no último minuto, depois de ter conseguido um promissor empate 1-1 em Stanford Bridge.
Acabou por ser estranhamente despedido já em 2007-08, após duas derrotas consecutivas – em Sevilha para a Liga, e em Trondheim com o Rosenborg para a Champions -, mas o futuro veio a demonstrar o quanto essa decisão terá sido errada. Deixou o Valencia em 3º lugar, e na discussão da passagem aos oitavos-de-final da liga milionária, e foi depois de ter saído (já com Ronald Koeman) que se deu o colapso total da equipa, com a eliminação europeia, e a queda para os últimos lugares da tabela. São aliás sintomáticos os dois resultados verificados imediatamente após o seu despedimento: derrotas em casa com o Real Madrid por 1-5 (!), e com o Rosenborg por 0-2.
Para os nostálgicos de um certo mourinhismo, para quem clama constantemente por técnicos jovens e ambiciosos, esta é porventura a melhor das soluções. Quem por outro lado preze o palmarés e a experiência, não pode deixar de olhar com alguma prudência para este madrileno de 43 anos que, apesar dos bons sinais que já deu, tem ainda toda uma carreira pela frente para mostrar o que realmente vale.

12 comentários:

Peter disse...

Por mim pode vir,lamento é as constantes fugas de informação que continuam no Benfica.

LF disse...

Também espero que venha.
Porque me parece ser bom treinador. E para acabar de vez com as especulações.

Embora ache que não é vergonha nenhuma tentar contratar alguém e não se conseguir. O dinheiro não é elástico, e segundo as últimas notícias, parece que o Chelsea anda atrás de Eriksson...

L. Rodrigues disse...

Precisamente peter. Até podia só saber-se daqui a uma semana, mas ser definitivo. No Benfica não se dá um pum que não saia nos jornais... parece a procuradoria geral da república...

Anónimo disse...

LF

Acho que o Benfica teve mão forte com Eriksson, o técnico tinha de dar uma resposta até 2º feira, pediu mais tempo, não compriu com o acordado, muito obrigado até a proxima

Quique Flores, é um técnico novo e com muita ambição, este tipo de treinadores trabalham muito para se afirmar, ao contrario de técnicos consagrados e em fim de carreira, que podem vir para passar férias e ganhar uns "cobres"

Eu não sou da opinião de se trazer técnicos pela 2ª ou 3ª vez, como era o caso de Eriksson

Gosto de técnicos jovens, com muita ambição e trabalhadores

Esta equipa do Benfica, com alguns retoques e com um treinador competente e trabalhador, pode praticar um bom futebol

Em relação ao atrazo na contratação do treinador, não me parece que possa trazer grandes problémas, o director desportivo contrata os jogadores e o treinador treina-os

LF, como gosta muito de dar o exemplo do fcp, esta é a politica de contratações de pc, o presidente compra e o treinador serve para treinar e preparar os jogos

Com esta lógica tem sempre vários jogadores durante muitos anos no clube, vendendo só um ou dois jogadores e comprando também poucos por época, mantendo sempre uma estrutura muito forte, até porque no fcp, são os treinadores que se adaptam ao plantel e não o contrario

Este é um dos motivos, porque uns ganham e outros perdem

Anónimo disse...

SE FAZEM ISTO AOS DELES, IMAGINEM O QUE NÃO FARÃO AOS OUTROS:


O jogador do FCP Paulo Assunção está hesitante em renovar contrato. Se não o fizer será um jogador livre no final da próxima época. O Paulo Assunção foi anteontem ameaçado à saída do centro de estágio do FCP ( no Olival) e queixou-se à polícia.

O FCP diz que vai apurar os factos. Talvez, mas com calma: primeiro ainda tem de descobrir quem é que cercou e ameaçou Adriaanse, em 2006, também à saída do centro de estágio do FCP, no Olival (parece que as imagens das câmaras de videovigilância são demasiado nítidas).

No Blog Mar Salgado.

Anónimo disse...

Não quer considerar Héctor Cúper no lote de possíveis treinadores do Sport Lisboa e Benfica?

LF disse...

Catn,
Os jovens são normalmente mais ambiciosos, mas falta-lhes experiência, o que num treinador também é muito importante.
Acredito que as pessoas aprendem ao longo da vida, pelo que quanto mais velhas são, desde que sejam inteligentes, mais sabem.

Mas isto não significa que esteja contra a possível contratação de Quique Flores.


Quanto ao Hector Cuper, não o inclui porque me limitei aqueles de quem se falava na altura em que promovi a sondagem.
Mas devo dizer que não simpatizo muito com a figura. Parece-me demasiado ditatorial e antipático.
Aprecio lideres fortes. Não ditadores.

Anónimo disse...

Ó eduardinho,
Não venhas para aqui fazer as tuas traquinices, ok, miúdo?
PC

Anónimo disse...

Eu pessoalmente, estou contra a contratação de Kike Flores.
Não basta ter boa aparência, vestir bem e ter um boa imprensa para se ser bom treinador... muito menos para ser clone do Mourinho que é o que este tipo de decisão parece ter subjacente.
Não basta colocar aqui estatisticas (que até não são nada por aí além) para se concluir que estamos perante uma boa escolha, há que se analisar com que equipas e em que circunstâncias os resultados foram obtidos.
Eu conheço este treinador, no Valência teve excelentes equipas e em condições favoráveis, pois o Real andava de rastos e o Barça estava a começar a ganhar força, e nunca fez nada de especial.
A sua relação com os jogadores nem sempre é pacifica, é-lhe apontada falta de mentalidade ganhadora nos momentos decisivos (invarivelmente perdia jogos cruciais), e é um treinador extremamente defensivo.
Há que saber o que se vai buscar e não procurar um perfil que não se conhece mas que aparenta ser bom... só aparenta, por se ser jovem, eloquente e ambicioso(caracteristica que não lhe reconheço) nesta fase não podemos dar um tiro no escuro, até porque se fala em contratos até 2011.
Em suma, eu diria que Kike Flores é um treinador tipo Carvalhal, só com a diferença que teve oportunidade de treinar melhores equipas e de ser espanhol, sendo que nestes caso parece que um toque internacional fica sempre bem.

Anónimo disse...

Treinadores defensivos não podem ter grande futuro no Benfica...

O melhor Treinador do SLB, pelo menos nos últimos 40 Anos, foi o Sr. Trapatoni e parece-me que aos Sócios e Adeptos apenas agradou o Campeonato conquistado...

eduardo disse...

Não percam os próximos episódios de: "Rui Costa, O Mendigo...."

Anónimo disse...

dudu, eduardinho,
Lá vens tu outra vez com as tuas traquinices!
Sei que estás hoje muito rabujento e "hipercinético", com a consulta de ontem. Foi dia de pediatra e para teu bem já ficaste"bàcinado". É assim com a garotada!
Vá! Diz Bom-dia ao "blog" e já sabes, chichi...cama
PC