FRAUDE !!!


Numa jornada determinante para a questão do segundo lugar, eis que a arbitragem voltou a dar sinais de pretender tomar o protagonismo nesta Liga.
Não sei se se trata de premiar o silêncio no decurso de todas as incidências do caso Apito Dourado, ou se é efeito do constante queixume de Paulo Bento e dos adeptos, mas a verdade é que desde há algumas jornadas o Sporting parece estar a ser levado em ombros para a Champions League, algo que o seu presidente já considerou ser o objectivo principal da equipa. De mansinho, queixa aqui, choro ali, clube representado na direcção da liga, clube da simpatia do presidente da liga e do presidente do respectivo conselho de arbitragem, a protecção de que neste momento beneficia o Sporting chega a ser escandalosa.
É impressionante o conjunto de situações em que, sobretudo ao longo desta segunda volta, os leões têm saído beneficiados. Desde o golo fora-de-jogo frente ao F.C.Porto, às grandes penalidades fantasma contra Nacional e E.Amadora (deste resultando a expulsão do guarda-redes Nelson), passando pelo penálti cometido por Grimi no Bonfim e não assinalado, culminando agora neste golo invalidado de forma grotesca por Bruno Paixão ao Sp.Braga, numa altura em que o jogo poderia ter tomado outro rumo, o Sporting bem pode chorar... mas de alegria e alívio, pois há anos que não dispunha de tamanha protecção.
Pior que esta sequência de casos, só mesmo aquilo que tem acontecido nos jogos do Benfica. Apenas na segunda volta, em dez jornadas, conto já sete (!!!) grandes penalidades por assinalar a favor dos encarnados (treze em toda a Liga !!!), e nem uma só assinalada, nem bem, nem mal, no mesmo período ! Junte-se ainda um golo limpo anulado a Nuno Gomes no jogo frente ao Leixões, o penálti ridículo favorecendo o Paços de Ferreira, a um campo inclinado por Vasco Santos no jogo com o União de Leiria, e temos o motivo pelo qual os encarnados não asseguraram ainda a presença na Liga dos Campeões. Aceito que um ou outro daqueles sete penáltis pudessem ser discutíveis, mas na dúvida, nota-se inegavelmente o intuito claro de não marcar nada a favorecer a equipa benfiquista, e de apitar a tudo o que possa servir para a derrotar.
Esta pode ter sido uma jornada decisiva, conforme disse no início. A perspectiva de entrar no estádio do Dragão com uma vantagem de quatro pontos sobre o Sporting seria de extrema importância para o Benfica, pelo que podia tornar-se muito complicado fazer um resultado pior que os leões nesta ronda. Pois foi isso mesmo que aconteceu. Os erros crassos e estranhos dos dois árbitros setubalenses subverteram tudo, e temos neste momento, objectivamente, o Sporting como principal favorito na luta para o segundo lugar.
No meio de tudo isto quase não resta espaço nem vontade de falar de futebol. De dizer por exemplo que os encarnados realizaram a melhor exibição da temporada e mereciam claramente os três pontos. De dizer que o losango é, sem sombra de dúvida, o sistema a que este plantel melhor responde, e que a jogar assim ainda resta esperança de conseguir, caso deixem, alguma coisa nesta temporada. Tudo isto foi destroçado por Lucílio Baptista, justamente um dos árbitros tradicionalmente mais conotados com os leões, o que me fez temer desde logo a sua nomeação para uma jornada como esta.
Chalana tem razão. Luís Filipe Vieira também. Até Rui Costa perdeu naturalmente a cabeça. Havia até motivos para serem bem mais duros, mas entende-se o receio dos castigos. É preciso dizer bem alto que o rei vai nu. Ao contrário do que pensava, a postura de “calimero” parece estar a dar resultados, e o campeonato ameaça seriamente ficar subvertido.
Mais valia entregar logo cinco milhões de euros a Soares Franco, e jogar-se de forma limpa até ao fim. Pelo menos salvaguardava-se o espectáculo. Assim é que não !
PS: Infelizmente não disponho de imagens ou meios técnicos para compilar estes lances e apresentá-los todos. Deixo o desafio aos especialistas (por exemplo o Bakero), para que exponham tudo isto, de modo a manter bem acesa a luz da memória, e desmascarar o embuste em que se está a tornar este campeonato.

15 comentários:

Anónimo disse...

Que exagero!!! Que alarido desproporcionado, quem é que agora está ser choramingas … Alinhas-te no discurso oficial. Quais são as razões de queixa objectivas que têm da arbitragem do Lucilio Baptista? O pior juízo de arbitragem este fim de semana foi a grande penalidade não assinalada por mão na bola do Nelson, esse lance sim! foi um erro grosseiro. A pertença falta sobre o Abel merece mais o beneficio da dúvida, são dois bracarenses que disputam a bola e o defesa fica entalado. Alem disso o Sporting vencia por 2-0 enquanto que no Bessa persistia o empate. Se quiseres ser coerente, na tua classificação real terás de atribuir os 3 pontos ao Boavista. Vou aguardar..

LF disse...

Estás a delirar...

Até aceitaria a mão do Nélson, se bem que a do jogador do Boavista é inegavelmente muito mais clara (até porque desvia a bola do caminho da baliza).
O lance do Petit e do Léo, uma dupla falta na mesma jogada, não merece discussão.
É claro que darei os três pontos ao Benfica.

Quanto ao golo do Braga, só um faccioso como sei que tu és pode admitir qualquer benefício de qualquer dúvida.
O golo é limpíssimo !!
Como o Sporting ganhou 2-0 terei de lhe conceder os pontos. Mas quem viu o jogo sabe muito bem a importância que teve aquele lance naquele momento.

Não se trata de alinhar em nenhum discurso oficial. Só não escrevi antes do Luis Filipe Vieira falar porque a seguir ao jogo tive vontade de acabar com o blog, de me ir deitar, de deixar de ver futebol para o resto da vida. Se tivesse escrito nessa altura, seria certamente muito mais duro, e talvez mal educado. Preferi esperar e escrever mais a frio.

Acho que o discurso oficial pecou por defeito. Eu ameaçaria retirar a equipa do campeonato, ou jogar com os juniores o que falta.
É toda a segunda volta a ser prejudicados e forma desavergonhada.

Anónimo disse...

É urgente manter a cabeça bem fria. Não vi o jogo todo, só parte da segunda parte, e não me parece que o penalti tão falado seja assim tãio evidente, julgo até que o não é... o outro não consigo ter uma opinião, as imagens não ajudam. Eu compreendo esta frustação, custa após uma segunda parte de luxo (o que eu vi) não se ganhar após perdidas dificeis de aceitar, enfim, não podemos ser iguais aos lagartos! O golo anulado ao Braga é de facto inacreditável, não há explicação possível, uma vergonha...
Mas, como sempre disse, o Benfica não merece sequer o terceiro lugar e não se vai aguentar no ... terceiro (oxalá me engane), espero que no final da época os sócios retirem as conclusões devidas (eu já as tirei)e mandem esta direcção para o local que à muito merecem... e que tenham a intelig~encia miníma de não se deixarem levar mais uma vez por um discurso miserável e derrotista, onde a culpa é sempre dos outros e de uma possível conspiração vinda de onde não se sabe bem de onde...

LF disse...

Brytto,

Não misturemos as coisas.
A época foi má. Sobre a direcção já disse muitas vezes o que penso. Mas nada disso tem que ver com o que se tem passado nas últimas semanas nos relvados.

De facto não deves ter visto bem o jogo. Os penáltis são os dois claros, embora admita que possa ter havido um contra (o tal do Nelson).
Mas não foram só esses lances. Isto é a gota de água.
E o penalti a favor do Paços ? e o golo anulado contra o Leixões ? e o penalti do Sporting contra o Estrela ? e agora este golo do Braga ?
Temos que ter memória.
O Benfica está a ser amplamente prejudicado, sobretudo desde há umas jornadas para cá.
Pode ser tudo uma questão de azar. Não tenho provas para dizer que este ou aquele árbitro querem que o Sporting vá à champions.
Mas objectivamente o Benfica tem sido muitissmo prejudicado. E Cristo só houve um.

Ter a cabeça fria não é levar uma estalada na cara e ficar à espera de levar outra.
O mal do Benfica é muitas vezes ter demasiadas pessoas com a cabeça fria. Se há um livre duvidoso a partir do qual o Benfica marca um golo, cai o Carmo e a Trindade a denunciar o escândalo. Quando acontecem coisas como neste fim-de-semana parece que tem de ficar toda a gente calada, em nome da "cabeça fria", do "desportivismo", do "bom perder" e outras tretas que só nos fizeram perder campeonatos.

Não contem comigo para isso !

O Benfica não merece o segundo lugar ? E o Sporting, merece ?
Não é isso que está em causa.
O que está em causa é a verdade desportiva que está a ser adulterada.
Quando o Benfica perdeu pontos justamente fui o primeiro a reconhecê-lo. Basta pesquisar nos arquivos o que eu tenho escrito nos últimos meses.
Agora jogou muito bem e foi escandalosamente ROUBADO !

Anónimo disse...

LF

Estou totalmente de acordo, mas ontem foi demais

Num lance há dois penaltys descarados, o arbitro até podia não ver o primeiro sobre Petit, mas sobre o Léo, não pode haver duvidas, o jogador do Boavista foi ao lance de pé em riste, só por esta atitude deveria ter sido marcado livre indirecto, mesmo sem contacto, agora com contacto tem de ser livre directo, dentro da area tem de ser penalty

Fala-se, que o Benfica não merece ficar em 2º lugar e porque é que os outros merecem ?

Sabe LF, nós perdemos muito tempo a dizer mal de nós proprios, dizemos mal dos adeptos, do Presidente, dos treinadores, dos jogadores, de como jogamos, das tácticas, enfim dizemos mal de tudo

Deveriamos estar mais atentos ao que nos estão a fazer, foi necessario vir o Chalana dizer o obvio e depois o presidente, para nós acordar-mos e ver que foram muitos penaltys roubados e arbitragens contra as nossas cores

Em relação ao jogo, pouco há a dizer, só me lembro de uma palavra "massacre", penso que durante 7 meses perdemos o bom futebol que estes jogadores nos podiam ter dado

LF, estamos na luta, agora praticamos um futebol vistoso, com dinamica e com os jogadores a saberem o que devem fazer em campo

Pedro Neto disse...

Detectei duas gralhas: é AF Madeira, e não Funchal, e o penalty na 24ª jornada é a centro de Léo, e não de Nélson. Quanto ao resto, excelente trabalho.

LF disse...

Obrigado pelas correcções.
O essencial mantém-se.

LF disse...

Já corrigi a AF Madeira, e o centro de Léo, e ainda o árbitro da 2ª jornada que foi Lucílio Baptista, e a mão do Boavista foi de Angulo e não de Moisés.

É o que dá fazer as coisas à pressa...

Anónimo disse...

Que pena que eu tenho de não haver mais gente com memória. É bom encontrar alguém que se ainda lembre que logo nos dois primeiros jogos do campeonato fomos roubados, não jogámos bem, é certo, mas se o sr.árbitro marca o que manifestamente ACONTECEU o inicio da época teria sido diferente(e o meio e o fim e o passado e o futuro...). É que quando outras equipas estão a jogar mal, o sr.árbrito ( às vezes até o mesmo duma semana para a outra...) esquece-se de marcar um fora-de-jogo, ou não vê que uma bola saiu, ou INVENTA uma grande penalidade e essas equipas galvanizam-se e até pode ser que acabem por ganhar, num campeonato inteiro, dois ou três jogos justamente. São esses que servirão de exemplo para embandeirar nos merdia por jornalistas com critérios muito próprios.

Invasão de campo. Temos de mostrar a nossa revolta. Nós somos muitos e andamos a ser enxovalhados por uns quantos.




Já chega

António Lopes da Costa disse...

Isto é um disparate pegado. O Paraty roubou um penalty ao Benfica? Essa é gira. Ah! E, em qualquer parte do Mundo, o futebol é um desporto de contacto físico e tirar a bola não dá direito a penalty.
Ficam por dizer os penalties contra o Benfica que não foram marcados. Fica-se por falar da arbitragem vergonhosa nos dois jogos entre Benfica e Sporting. E muitas outras coisas...
O Benfica não ganhou no Bessa porque teve azar e não ficará em segundo porque não jogou durante o ano o suficiente para ficar. O resto é conversa...

Unknown disse...

Desde que na mesma semana se marca um penalty por um corte com a cabeça de um jogador do Estrela e num derby seguinte o árbitro desautoriza o fiscal-de-linha por mão do Katsouranis, mandando seguir o jogo, acredito que qq benfiquista tem a verdadeira noção do que deve ou não ser um penalty!

LF disse...

A Taça da Liga não me interessa nada.
No campeonato o Benfica beneficiou de 5 penáltis, 4 convertidos, sem que qualquer deles suscitasse a mais pequena dúvida, especulação ou protesto.

Isto significa pelo menos que: Na dúvida, quando é a favor do Benfica, não se marca. E por vezes provavelmente até na certeza...

Quanto a penáltis não assinalados contra o Benfica, houve de facto dois, curiosamente ambos frente ao Sporting (Romagnoli na primeira volta e Vukcevic na segunda), mas em jogos nos quais também ficaram por marcar penalidades a favor do Benfica.
Nesta última jornada também admitiria que tivesse sido assinalado o do Nélson.

Digam-me se houve mais !
13 - 3 não está mal, pois não ?

jbernardo disse...

Só com os penalties por marcar, eram 14 pontos. Desconta ao grémio da fruta os 8 golos irregulares, que valeram também cerca de 14 pontos, e vê como se fabrica um "campeão".
Não é só caso de levar as osgas ao colo para o segundo lugar. É mais um campeonato em que o primeiro lugar foi claramente comprado no supermercado.

Anónimo disse...

Caro amigo, olhe que o seu blogue tem muito valor, mas seja um pouco mais imparcial. 13 penaltys contra. E favor? Pelo menos ponha aí aquele que o Katsuranis admitiu que fez sobre o romagnoli. Assim perde a credibilidade. ou o do Luís Filipe frente à Naval na figueira..e mais existem, como o do Leo em alvalade e por aqui me fico porque ha mais. seja honesto porque até gosto de ler o que escreve.

Anestesiado disse...

És hilariante...
Definitivamente...hilariante...

E esqueceste rapidamente dos jogos em que foram beneficiados (os 2 com o sporting por exemplo...) e o último campeonato que vos deram de bandeja...

Vá lá que os 3 da académica não foram por culpa do árbitro...