CAMINHO ABERTO

Com o empate de ontem no Ibrox Park, pode dizer-se que o Sporting passou a assumir o favoritismo da eliminatória. Um empate fora nunca é mau, nuns quartos-de-final de uma competição europeia e num ambiente difícil como aquele, mais saboroso se torna.
A equipa de Paulo Bento não foi brilhante a atacar, mas foi sempre muito sólida a defender, manietando durante grande parte do tempo o jogo dos escoceses. Nos momentos finais o Sporting poderia mesmo ter marcado ganhando assim uma vantagem ainda mais expressiva na eliminatóra, o que, diga-se, também não seria justo para com o futebol corajoso e lutador dos britânicos.
Toda a defesa leonina esteve quase perfeita, e no meio-campo Moutinho e Miguel Veloso também brilharam, sobretudo nos momentos em que era necessário defender. O Sporting conseguiu usar nesta partida uma das armas que mais eficazmente utilizou na época passada, quando ficou à beira de ser campeão: as transições defensivas rápidas e consequentes, cortando espaços e linhas de passe aos adversários, não os deixando pensar nem executar.
Pese embora este bom resultado, e o favoritismo que o Sporting tem do seu lado a partir de agora, o apuramento está longe de ser um facto consumado. O Rangers (ao contrário do rival Celtic) tem feito excelentes resultados jogando fora de casa. É uma equipa que defende bem e é rápida no contra-ataque. O Sporting, não podendo deixar de tomar a iniciativa de jogo - só a vitória lhe interessa -, terá de ser muito cauteloso e paciente, pois um golo sofrido pode ser-lhe fatal.
Nos outros jogos da ronda houve surpresa em Leverkusen, com a copiosa derrota do Bayer diante do emergente e pujante Zenit de Dirk Advocaat, e também em Munique, onde o Getafe (carrasco do Benfica) impôs um empate a um ao grande favorito da prova. Esta equipa espanhola, orientada por Brian Laudrup, com orçamento superior a Benfica e Sporting, está na final da Taça do Rei pelo segundo ano consecutivo, disputa a primeira metade da tabela na liga espanhola, e parece agora bem encaminhada para as meias-finais da Taça Uefa. Quem disse que era um adversário fácil...

Sem comentários: