PARTICULAR...OU TALVEZ NÃO

A quatro meses do início do Euro 2008, a selecção nacional tem hoje o seu mais duro teste antes da competição. Pela frente tem, nem mais nem menos, a selecção campeã do mundo, a poderosa Squadra Azzurra.
Sendo um jogo particular - e estes jogos de preparação para as grandes competições são normalmente bem a sério -, não deixa todavia de ser importante garantir um bom resultado, quer como forma de preservar o prestígio alcançado enquanto vice-campeão europeu e quarto classificado no último Mundial, quer sobretudo para afastar os fantasmas causados por uma qualificação difícil e acidentada, facto com o qual já estávamos pouco habituados a lidar. Diga-se que uma selecção como a Itália é a adversária ideal para isso.
Nesta fase importa também afinar estratégias, ganhar coesão, e começar a fazer escolhas. Neste último aspecto será pacífico esperar que todos os 19 convocados para este jogo possam ter boas hipóteses de fazer parte da lista final, tal como um lote de ausentes onde eu englobaria os lesionados Pepe, Simão Sabrosa e Nuno Gomes, e ainda Miguel, Tiago, João Moutinho e Miguel Veloso. Resumindo, teremos então um conjunto de 26 jogadores de onde deverá muito provavelmente sair a lista final de 23.
Na expectativa, embora com menores chances de fazer parte da escolha final estão nomes como os guarda-redes Eduardo, Paulo Santos, Beto, Daniel Fernandes, Ricardo Baptista e Hilário, os defesas Tonel, Abel, Nelson, Ricardo Rocha, Manuel da Costa, Nuno Valente e Antunes, para além do gravemente lesionado Jorge Andrade, os médios Manuel Fernandes, Pedro Mendes, Carlos Martins, Hugo Viana e Pele e os avançados Duda, João Paulo, João Tomás, Boa Morte, Vaz Tê e Hélder Postiga, este vítima do acréscimo de opções resultante do aparecimento de Makukula ao mais alto nível. Temos portanto um total de mais de meia centena de jogadores com capacidades para entrar na selecção, o que tem de nos deixar tranquilos quanto ao presente e quanto ao futuro.
Quanto ao sistema de jogo a apresentar, hoje e no Europeu, ele obviamente não deverá fugir do 4-2-3-1 que Scolari sempre tem utilizado, praticamente desde que chegou a Portugal. Com extremos como Cristiano Ronaldo, Quaresma, Simão e Nani, e com poucas alternativas para a posição de ponta-de-lança, nem poderia ser de outro modo.
Muito embora a opção táctica esteja definida, bem se pode dizer que na equipa titular para Junho próximo apenas Ricardo, Ricardo Carvalho, Deco e Cristiano Ronaldo têm, para já, lugar garantido. Isto se – que o diabo seja cego… – nenhum deles se lesionar até lá. A grande esperança dos portugueses reside precisamente na possibilidade de Ronaldo (indiscutivelmente o melhor jogador europeu da actualidade) manter a super-forma que tem evidenciado no seu clube, e se assim for, tudo se pode esperar de Portugal. Até mesmo um título!
Recordemos que no caminho para a final, a equipa nacional não terá que enfrentar França, Itália, Holanda ou Espanha, selecções que constam de outro alinhamento, sendo a Alemanha o nosso mais perigoso adversário até às meias-finais.
Já que estamos em tempo de selecção, e como forma de abrir a discussão que sempre acontece nestas ocasiões, VEDETA DA BOLA deixa desde já a sua lista de 23 para o Europeu de Junho próximo, naturalmente conjuntural e sujeita a reavaliação nos próximos meses. Ei-la:
GUARDA-REDES: Ricardo, Quim e Rui Patrício
DEFESAS: Bosingwa, Miguel, Fernando Meira, Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Marco Caneira e Paulo Ferreira
MÉDIOS: Petit, Maniche, Deco, Raul Meireles e Tiago
AVANÇADOS: Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Makukula, Nani e Hugo Almeida

2 comentários:

Anónimo disse...

Quê, Eugénio, essa é então a nossa equipa, que tamém dizem das quinas?

E o tal onze sai dessa fornada?

Para sermos campeões? De quê?

"Deixa-me rir...", diz um cantador, com'é o nome?, do Algarbe?...

E já tendes sorte se os mais jogadores dos demais lotes do tal Oropeu forem uns nabiços, parecidos com tais nabos!...

Ai, sim, deixa-me rir... que o sargentão, tamém, não merece mais, carago!...

Anónimo disse...

excuse, que de repente julguei-me em terras da "Bola na Área"...