A VERMELHO !

A cena protagonizada por Katsouranis e Luisão no Estádio do Bonfim merece-me as seguintes apreciações:
1- Creio antes de mais que, sem querer desculpabilizar ninguém, se está a empolar demasiado uma ocorrência, que não foi mais nem menos do que poucas semanas antes havia acontecido entre jogadores do Sporting no Funchal, não originando então tamanha polémica.
2- Compreendo que no calor da luta, no envolvimento no jogo, na obsessão pela vitória, os jogadores se possam pontualmente exceder, ainda que a imagem pública do grupo tenha sempre que ser preservada, aspecto que Luisão e Katsouranis manifestamente negligenciaram.
3- Julgo que é incomparavelmente mais grave o comportamento de Katsouranis, que reagiu de forma injustificadamente agressiva a um pertinente reparo de um dos capitães de equipa, ainda que a atitude sequente de Luisão não tenha sido a mais sensata.
4- Concordo e subscrevo na íntegra a atitude de Camacho, que mostrou uma firmeza de liderança que não é muito comum observar-se entre nós, arriscando perder um jogo em nome da manutenção da disciplina da equipa.
5- Penso que os jogadores devam ser penalizados – mais o grego que o brasileiro –, mas nunca esquecendo que se trata de dois importantes elementos do plantel, de dois excelentes profissionais e experientes internacionais, pelo que será avisado manter alguma ponderação. Um pedido de desculpas aos sócios, uma multa, e mais uma semana de suspensão para Katsouranis seriam, no meu ponto de vista, uma resposta adequada e equilibrada ao sucedido.
6- É bom que a instituição Benfica e a sua tão voluntarista como, por vezes, precipitada direcção não queiram acrescentar mais achas à fogueira mediática que já existe em redor deste episódio. Qualquer decisão deverá ficar dentro das paredes do clube, de modo a não se assistir ao triste espectáculo de ser o próprio Benfica a disparar ainda mais balas sobre si próprio. Katsouranis e, sobretudo, Luisão, são jogadores queridos dos benfiquistas, e não é um momento de desnorte que deve pôr em causa anos de uma relação profissional exemplar, e muito menos comprometer uma época desportiva.
7- Tudo o que aqui digo refere-se única e exclusivamente àquilo que vi no Bonfim, entendido como um caso estritamente pontual. Como muita gente, também já ouvi alguns rumores acerca de um suposto mau ambiente no balneário do Benfica, mas tudo o que pudesse adiantar sobre isso não passaria de pura especulação, pois nem eu, nem os leitores, nem os jornalistas o vivem por dentro. Outros problemas que existam, outras soluções terão de ser obviamente equacionadas.
8- Este e outros eventuais casos de indisciplina evidenciam uma tremenda falta de liderança em termos de estrutura futebolística do clube, bem como uma indefinição da própria liderança dentro do campo. Para além da ausência de um director desportivo, não se percebe porque não é Rui Costa o capitão da equipa.

15 comentários:

Anónimo disse...

Nao concordo com o que diz quando compara com o que aconteceu com os lagartos. A gravidade nao foi a mesma, nem de perto nem de longe! Apesar do que me custa como Benfiquista acho que se deve ser totalmente transparente e nao abafar nada este caso gravíssimo. Pela atitude dos dois jogadores sao situações muito diferentes e deve ser exposta e punida fortemente para servir de exemlo de uma vez por todas. Acho que é muito tendencioso e nao me parece saudavel para o meu clube.

Anónimo disse...

Entao a vedeta da bola acha que tudo o que se diz sobre o balneário do SLB é apenas especulação??? Bem, você deve ser daqueles adeptos ingénuos e fundamentalistas, que defendem sempre o seu clube seja como fôr..será que o Rui Costa não se confrontou com o Mister Camacho?..e os outros casos conhecidos?..pois, é tudo mentira..pois é vedeta, você tem razão, grande sanidade que para ali vai..vê-se bem..

Anónimo disse...

Concordo com a tua leitura, é muito parecida com a minha. Espero que o assunto seja tratado com profissionalismo no recato do balneário, o que pelos últimos acontecimentos vindos a público, não me parece ser esse o caminho adoptado, mas sim o do julgaemnto na praça pública tão ao gosto dos media... Tudo o que acontece no Benfica, para o bem e para o mal, é extremamente ampolado (bem sei que é o preço a pagar por sermos os maiores...), por isso a pior coisa que pode acontecer é a direcção do Benfica, na pessoa do seu presidente, querer cavalgar a onda, haja bom senso, ou alguém que lho possa dar!

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com o seu ponto e vista, no entanto, parece-me que o nosso presidente, caracterizado pelo seu bom-senso, está a criar efeito de elefante numa casa de porcelanas. Caramba, quando é que o homem aprende a conter-se?
Em relação ao anónimo gostaria que ele contasse o que vai pelo balneário do SLB, pelos visto ele está muito bem informado!
FS

Anónimo disse...

LF

Para já, um bom ano de 2008.

Em relação ao caso Luisão/katso, penso que deveriam ser severamente punidos, em partes iguais

Luisão, como Capitão, não deveria ter sido tão exuberante nos protestos, ou então deveria conhecer melhor o seu colega de equipa, é claro que Katso, um jogador "rassudo" e que dá sempre o seu melhor em campo, não podia ficar indiferente a estes protestos, somente por ter falhado um passe e quando Petit, poderia ter parado o contrataque do Setúbal

Em minha opinião, jogadores a falharem passes, a falhar golos e a falhar cortes, que ás vezes até dão em golo, todos têm, não percebi esta repreenção publica de Luisão a um jogador que ninguem tem nada a apontar e que sempre deu tudo á equipa

Então Nuno Gomes e Quim pedem pacência aos adeptos e os proprios jogadores não têm pacência entre eles, não gostam de assobios e é um Capitão a apontar o dedo, publicamente, a um seu colega, quando este faz um mau passe, que ele (Luisão)faz muitos durante um jogo, há aqui qualquer coisa que não está a bater certo

Porque será que Luisão não "refila" com Nuno Gomes quando falha golos de baliza aberta, ou Cardozo, ou Luis Filipe que passa um jogo a falhar passes ou a falhar cortes, esses sim que dão golos como o do Vit. Setúbal, com Luis Filipe a ser "comido" como um infantil

A atitude de Luisão não esteve correcta, tal como não esteve correcta a resposta de Katso, punição igual para ambos

LF disse...

Caro Jorge Martins,

Não vejo francamente onde esteja a diferença face ao episódio Liedson/Vukcevic. Afinal ninguém esmurrou ninguém, e praticamente nem chegou a haver contacto físico entre os dois jogadores.

Foi contudo uma situação grave, que deve ser punida, mas com serenidade, bom senso e recato, colocando os interesses do clube acima de qualquer exibicionismo autoritarista.

LF disse...

Anónimo,

Também eu gostaria que me contasse o que se passa dentro do balneário do Benfica, pois eu não o sei.

Diga-me já agora também se conhece ou conheceu algum balneário profissional, onde todos querem ganhar, e onde nunca se tenha verificado uma discussão, ou uma troca de opiniões mais acalorada.

LF disse...

Brytto,

Ouvindo as declarações de Vieira durante o dia de ontem, temi que voltasse a imperar o populismo, a demagogia, o voluntarismo e a fanfarronice, infelizmente tão comum no presidente do Benfica.
Ao saber, já à noite, que a suspensão de Luisão tinha sido levantada, descansei um pouco mais.

Para crucificar o Benfica e os seus jogadores, já bastam os adversários. Não devem ser os benfiquistas, e muito menos o presidente, a fazê-lo.
Punir sim, mas com peso e medida, sem precipitações, levando em conta a importância dos jogadores para a equipa, e o seu passado no clube.

É óbvio que conviria a Porto e Sporting que Luisão e Katsouranis fossem sumariamente despedidos, amputando o Benfica de dois titulares indiscutíveis a meio da temporada.
Percebe-se, também por isso, a campanha mediática em torno deste caso.

LF disse...

FS,

Efectivamente LFV necessitava de um assessor a seu lado apenas para lhe tapar a boca de vez em quando.
A sua vontade de aparecer, de falar, de se exibir já se vai tornando insuportável, parecendo que está sempre em campanha eleitoral.
LFV está no Benfica há sete anos, e apenas venceu um campeonato, e mesmo assim com grande dificuldade e dramatismo. Ter crédito na banca não impede de se ter que fazer este balanço, que em termos desportivos começa a ser pouco menos que caótico.

É verdade que o Benfica se credibilizou, que conseguiu aumentar as suas receitas (embora sem que elas servissem para diminuir o gigantesco passivo), e esses méritos ninguém tira à direcção.
Mas cada vez mais me vai assaltando a questão: será Vieira o homem certo para o passo seguinte ? e cada vez a resposta me vai parecendo mais clara...

LF disse...

Catn,
Agradeço e retribuo os votos de um bom ano, e já agora que seja extensivel também aos nossos clubes...

Não me parece que um jogador por ser mais temperamental ou não, tenha o direito de se dirigir a um capitão de equipa naqueles termos.
Há também que considerar que Luisão gesticulou, vociferou, e virou as costas, sendo o grego que insistiu no confronto.

Muitas vezes, no Benfica e em todos os clubes, se assiste a repreensões de uns jogadores a outros. Mas as coisas normalmente ficam por aí, como neste caso deveriam ter ficado.

Acho que Luisão também deve ser punido, mas não da mesma forma.

A propósito de Katsouranis, além de ter chegado tarde das férias, convenhamos que também não tem jogado nada. Aliás, retirando dois ou três meses a meio da temporada passada, o grego foi sempre um jogador inconstante, com baixas de forma demasiado pronunciadas.
A sua história no Benfica começou com um longo período de adaptação, depois veio essa fase exuberante, seguida de um final de época penoso sob o ponto de vista físico, que o chegou a sentar no banco de suplentes (por exemplo no jogo com o Espanhol).
Esta temporada sacrificou-se como central, mas desde aí pouco ou nada fez de relevante.
Deu-me sempre a sensação de que podia fazer muito mais.
Se calhar bem merecia o puxão de orelhas...

Mas espero bem que continue de águia ao peito.

Anónimo disse...

LF

Esta situação, está ainda por clarificar e deveria ser muito bem contada pelo LFV

Não me parece que este "arrufo" entre estes jogadores, seja assim tão importante, como o estão a fazer, há aqui mais qualquer coisa, de certeza

Ontem quando estava a ouvir o "Dia Seguinte" da SIC Noticias, percebi que pode haver outras intenções por parte do Benfica, o futuro presidente do Benfica Fernando Seara :), dizia a certa altura, que o Benfica estava a fazer um "forcing" junto da Juventus para emprestar Tiago, ou será que queria dizer, vender ?

Depois da venda de Diego Souza para o Palmeiras e da possivel venda de Katsouranis para um clube espanhol, ou alemão, ou mesmo grego, o Benfica fica com verba mais que suficiênte para comprar o passe de Tiago á Juventus

Será esta a "jogada" de LFV ???

Anónimo disse...

LF

Esta situação, está ainda por clarificar e deveria ser muito bem contada pelo LFV

Não me parece que este "arrufo" entre estes jogadores, seja assim tão importante, como o estão a fazer, há aqui mais qualquer coisa, de certeza

Ontem quando estava a ouvir o "Dia Seguinte" da SIC Noticias, percebi que pode haver outras intenções por parte do Benfica, o futuro presidente do Benfica Fernando Seara :), dizia a certa altura, que o Benfica estava a fazer um "forcing" junto da Juventus para emprestar Tiago, ou será que queria dizer, vender ?

Depois da venda de Diego Souza para o Palmeiras e da possivel venda de Katsouranis para um clube espanhol, ou alemão, ou mesmo grego, o Benfica fica com verba mais que suficiênte para comprar o passe de Tiago á Juventus

Será esta a "jogada" de LFV ???

LF disse...

Já há alguns meses que ouvi falar da hipótese Tiago, pois logo desde a pré-época houve problemas com a sua adaptação à Juventus.
Ao que ouvi não seria apenas o Benfica o interessado, pois o F.C.Porto e o Sporting também o queriam.
Não sei se a sua cedência por empréstimo será possível. Mas quanto à aquisição do passe (talvez uns 12 ou 13 milhões), embora a mesma se tornasse aparentemente viável com a venda de Katso por 10 milhões (que será o que o Benfica pede, mas também não sei se alguém dará) e Diego por 4 milhões, punha-se depois o problema do salário do jogador, que deve ser muito mais elevado que o dos principais jogadores do Benfica.
Ou ele estaria disposto a baixá-lo consideravelmente, com vista a tentar garantir a presença no Euro 2008, ou de certo o negócio esbarraria aí.

Quando se diz que o Benfica não quis o Miccoli por 4 milhões, e contratou o Cardozo por 10, esquece-se que Miccoli ganhava 200 mil euros por mês, e Cardozo veio ganhar 80 ou 90.
Enquanto o valor dos passes é recuperável numa futura venda (sendo um investimento), o valor dos salários é apenas um custo.

Mário Manuel Furtado disse...

Stuações sempre tistes que não DEVIAM ACONTEÇER no nosso clube.
Amigo LF não sei se já viu o nosso BLOGUE
http://lacobrigolagos.blogspot.com/
Vamos adiçionar o link do VEDETA DA BOLA,se quiser fazer o mesmo com o nosso esteja á vontade.
Abraço

LF disse...

Com todo o gosto caro Mário.
Continue a aparecer.