AS CONTAS DE SANTOS

Fernando Santos referiu-se antes do derby ao facto de este Benfica ser, segundo ele, o melhor dos últimos anos, recorrendo à estatística para o demonstrar.
Os números não são tudo na vida, mas a verdade é que dão razão ao engenheiro.
Efectivamente, desde a temporada de 1993-94, quando Toni orientava uma equipa onde brilhavam os jovens João Pinto, Rui Costa e os brasileiros Isaías e Mozer, que o Benfica não tinha amealhado tantos pontos à 27ª jornada, contando inclusivamente com a temporada do título de Trappatoni e as duas de Camacho. Acresce que, é preciso recuar ainda mais (até ao ano anterior de 1992-93) para descobrir uma equipa do Benfica com menos golos sofridos que os dezoito que sofreu na corrente temporada – quanto a golos marcados, três épocas houve em que o registo foi melhor. Também desde há 14 anos que não se assistia a uma sequência de tantos jogos sem perder como a série que o Benfica de Fernando Santos ainda mantém (18 jogos consecutivos), e com boas hipóteses de prosseguir pela próxima época adentro.
Vejamos os dados época a época, sempre à 27ª ronda, e considerando para facilitar sempre o critério dos 3 pontos por vitória:

92-93 60 pontos (46/14 golos) Treinadores: Ivic/Toni
93-94 63 (60/21) Toni
94-95 53 (48/24) Artur Jorge
95-96 57 (44/25) Artur Jorge/Mario Wilson
96-97 51 (45/21) Paulo Autuori/Mário Wilson/ Manuel José
97-98 52 (45/24) Manuel José/Mário Wilson/Souness
98-99 56 (58/20) Souness/Shéu
99-00 54 (44/25) Heynckes
00-01 48 (46/29) Heynckes/Mourinho/Toni
01-02 51 (52/20) Toni/Jesualdo
02-03 56 (57/20) Jesualdo/Camacho
03-04 57 (50/24) Camacho
04-05 54 (45/26) Trappatoni
05-06 53 (41/22) Koeman
06-07 58 (50/18) Fernando Santos

4 comentários:

Anónimo disse...

LF

As estatísticas valem o que valem, mas nem sempre dizem tudo

Depois de Toni, entrou o Sr. Artur Jorge, que destruiu uma equipa que estava formada, entraram Kings e companhia, ficando o Benfica com a pior equipa de sempre, passados alguns anos entra Souness com os Britanicos como Thomas e etc., foram os anos negros de Vale e Azevedo

Quando entrou o Presidente Vilarinho, comecou a ser formada uma equipa, que mais tarde foi Campeã com o Sr. Trappatoni

Portanto, julgo que não se deve comparar ou se se comparar falta dizer, que durante essa época o Benfica viveu os piores anos da sua existência, correndo serio risco de fechar as portas, como é lógico as equipas não poderiam ser boas e os problémas eram mais que muitos, chegando o Benfica a dever varios meses de ordenados aos seus jogadores, alguns desertaram, tendo o Presidente de ir atrás deles para voltarem, que condições tinham os treinadores dessas épocas, que estabilidade tinham, que tranquilidade podiam ter jogadores e treinadores

É muito comodo dizer que os actuais resultados são melhores, podera !!!
O Benfica actualmente é um clube estável, com melhores condições a todos os níveis e com uma Direcção do clube e da SAD bastante credivél

Não se pode comparar, quem comparar não está a ser serio e está mandar areia para os olhos dos Benfiquistas, está somente a salvar a sua pele, porque os objectivos da época falhou-os todos

LF disse...

Tem razão.
Estas comparações são sempre subjectivas.
Para além dos factos que refere há também que contar com as performances dos adversários - por exemplo no ano de Trappatoni contámos com um Porto longe do seu melhor, enquanto nos anos de Camacho o Benfica só não foi bi-campeão devido à força do super-Porto de Mourinho.

Apenas quis ilustrar as palavras de Fernando Santos, compilando os dados e partilhando-os com os leitores. Podia até ter acrescentado que também desde 1994 o Benfica nunca passou dos quartos-de-final de uma prova europeia, tal como fez este ano, batendo inclusivamente o record de jogos internacionais numa época.

Obviamente que, como benfiquista, não estou absolutamente nada contente com os resultados da equipa.
Se a responsabilidade é maioritariamente de Fernando Santos ? Bem... isso é outra questão.

Mas também é interessante verificar que Sporting e Porto não têm feito épocas muito mais conseguidas, e aparentemente estão satisfeitos com os seus técnicos.

Anónimo disse...

Temos também de acrescentar que esta época, de facto, os opositores estão muito mais fracos que em anos anteriores...

LF disse...

É verdade.
Não só Sporting e Porto, como a generalidade dos clubes (Braga, Marítimo, Boavista, Setúbal etc).
Com excepção do Belenenses, julgo que ninguém melhorou nada neste último ano.
É a crise económica, que para além de tirar as grandes estrelas aos melhores clubes, tira agora também os bons e os razoáveis jogadores às equipas do meio da tabela, que se vêm motivados a emigrar para a Roménia, Holanda, Chipre, segunda divisão espanhola, etc.
Fica o refugo...