NAUFRÁGIO

O Benfica desperdiçou dois pontos na Figueira da Foz e assim comprometeu ainda mais as suas hipóteses de ser campeão nacional.
Os encarnados podem queixar-se de uma grande penalidade não assinalada por Paulo Paraty ainda na primeira parte, mas podem sobretudo queixar-se de si próprios, pois durante quase dois terços do jogo pouco ou nada fizeram para justificar a vitória. A falta de Miccoli e Nuno Gomes fez-se sentir bastante pois nem o esforçado mas inconsequente Fonseca, nem o desastrado Paulo Jorge estiveram particularmente felizes. Também Karagounis nada fez que justificasse a titularidade em detrimento de Nuno Assis.
Durante toda a primeira parte o Benfica repousou, talvez na expectativa de que o jogo tarde ou cedo se acabasse por resolver sozinho (quem sabe como acontecera há quinze dias com o Sporting no mesmo local). A equipa de Fernando Santos foi então um conjunto amorfo, sem chama, sem ideias e muito dependente dos desequilíbrios que Simão fosse capaz de criar.
O jogo foi-se arrastando de forma sonolenta, e assim chegou ao intervalo.
Na segunda parte, depois de um período incaracterístico, os sinos tocaram e o Benfica procurou então fazer pela sua vida. A entrada de Mantorras e sobretudo a saída de um Paulo Jorge completamente desfasado da realidade da equipa e do jogo, deram ao Benfica uma maior acutilância, toda a equipa subiu, arriscando bastante nos contra-ataques dos da casa, e as oportunidades sucederam-se. Foi então a vez de Taborda brilhar na baliza dos figueirenses, e de algum azar impedir o Benfica de concretizar o golo de uma vitória que poderia manter acesa a vela do título.
Em termos individuais há que destacar Simão e Katsouranis, os únicos com um rendimento consentâneo com uma candidatura ao título. Pela negativa já falei de Paulo Jorge, de Kikin que todavia me parece precisar fundamentalmente de ritmo para se poder tornar útil, e de Karagounis.
Sejamos realistas. O Benfica poderá ficar hoje a 11 (onze !!) pontos do F.C.Porto, ainda que com menos um jogo, justamente após uma jornada na qual era lícito depositar alguma esperança de recuperação pontual. Os portistas têm patenteado uma regularidade competitiva a toda a prova, e a partir da segunda volta ainda poderão aparecer “reforçados” com Pedro Emanuel, Anderson e Sokota. Não parece lógico esperar que venham a vacilar o suficiente para permitir veleidades ao Benfica, ou mesmo ao Sporting.
A triste realidade do Benfica é esta: está praticamente afastado do título quando ainda nem chegámos ao natal. As razões para isso são múltiplas, tendo sido algumas delas já aqui tratadas noutros momentos. Desde um deficiente planeamento da época a algum azar, passando também por alguma falta de comando dentro e fora do campo.
Uma coisa é certa, este plantel pode e deve fazer muito mais. Tem a Taça Uefa e a Taça de Portugal para o demonstrar, não esquecendo que o segundo lugar na Liga dá acesso directo à Champions.
Pontuações: Quim 3, Nelson 3, Luisão 3, R.Rocha 3, Léo 3, Petit 3, Katsouranis 4, Karagounis 2, Paulo Jorge 1, Fonseca 2, Simão 4, Mantorras 2 e Nuno Assis 2.
Melhor benfiquista em campo: Simão Sabrosa.

2 comentários:

Anónimo disse...

LF

Mais uma vez, aqui estamos a lamentar uma exibição do Benfica e um resultado, que nos deixa fora da luta pelo titulo, no caso do fcp ganhar na madeira

Mais uma vez , eu venho dizer, que o problema passa pela mentalidade dos jogadores e do treinador, é muito estranho, que o Benfica, não ganhe fora de casa, no seu estádio o Benfica é muito superior ás outras equipas e marca muitos golos, fora, jogam na retranca á espera do golo aparecer, muitas das vezes dando o controlo do jogo aos seus adversários e esperando por um contra ataque para poder criar perigo

Na minha opinião, este é um problema para o Presidente da SAD, clarificar, perante os adeptos, alguem tem de ter a culpa destes acontecimentos, isto da sorte e do azar, e dos paninhos quentes, já não pega

O Benfica, não pode perder pontos sistemáticamente fora de casa, porque esses pontos, são muitos contos ( quero dizer euros), que o Benfica não pode perder, a taça UEFA não chega, vencer a Taça de Portugal não chega, podem dar troféus, mas os clubes necessitam de dinheiro, para manter os seus melhores jogadores e serem competitivos a nível nacional e internacional

A equipa do Benfica, pode ser e deve ser muito competitiva, é formada por internacionais de vários países, agora, tem de ter um comandante, que os obrigue a jogar e que os mentalize, que podem ganhar em todos os estádios, embora, eu pense que um jogador do Benfica, não necessite de mentalização para jogar sempre para ganhar

Para o ano é que é
Para o ano, não vamos dar hipoteses

LF disse...

Pois é.
A coisa está preta. Ou melhor, está..azul e branca.

A falta de Miccoli e Nuno Gomes não pode ser desculpa, até porque a do segundo foi arquitectada por ele próprio.

Estou a ficar bastante descrente desta equipa, pois o Benfica tem bons jogadores no plano técnico, mas muitos deles carecem de mentalidade ganhadora.
Não chega ganhar ao Sporting (único grande resultado deste Benfica), pois para ser campeão é necessário vencer de semana a semana, como o Porto faz (embora por vezes com bastante sorte e fragilidades adversárias), independentemente das polémicas, do cansaço, da meteorologia, ou seja que raio for.

Com o andar da carruagem, já ficaria satisfeito com uma vitória na Taça de Portugal e umas meias finais da Uefa, além do segundo lugar no campeonato claro.